METODOLOGIA DO USO DO SOROBÃ
2004
Público Alvo:
- Professores e Especialistas que atuam na Rede Regular da Educação
Básica que atendem alunos com deficiência visual;
- Professores dos Centros de Atendimento Especializado para portadores
de deficiência visual CAE-DV;
- Outras pessoas envolvidas com a questão da deficiência
visual.
Carga horária:
80 horas
Organização:
Equipe do CAP-Maringá: Maria Angela Bassan Sierra, Angela
Mari Labatut e Rita de Fatima Carvalho Biazetto.
Horário:
Das 8h as 12h - 13h15min as 17h15min
Local:
Usina do Conhecimento - Maringá
Senac - Umuarama
Justificativa:
O Sorobã que é um recurso didático
para facilitar a aprendizagem do cálculo e é até
hoje bastante utilizado pelos japoneses. Foi adaptado para o deficiente
visual e chegou ao Brasil a partir de 1949 . Através dele é
possível realizar, com eficiência, todos os cálculos
exigidos na Educação básica.
Através da experiência do uso do sorobã, é
possível ao aluno deficiente visual realizar os cálculos
que os demais alunos fazem utilizando o lápis, com rapidez
e eficiência.
Instrumentalizar o professor em relação a metodologia
do Sorobã é uma forma de socializarmos conhecimento,
e caminharmos para uma educação que respeita a diversidade
e ao mesmo tempo dá condições para que os “diferentes’
possam também usufruir do saber sistematizado.
Objetivos:
- Capacitar professores para o ensino da metodologia do Sorobã,
através do conhecimento da forma de operacionalização
das 4 operações;
- Instrumentalizar o professor, através do conhecimento da
metodologia e de atividades práticas, utilizando o sorobã
Conteúdos:
- Histórico do sorobã
- Período Preparatório
- Metodologia do sorobã
3.1 Adição
3.2 Subtração
3.3 Multiplicação
3.4 Divisão
Metodologia:
- Aulas teóricas
- Exercícios práticos no sorobã
Cronograma:
Maringá
MÊS |
DIA |
Março |
12 |
Abril |
16 |
Maio |
14 |
Junho |
04 |
Julho |
02 |
Agosto |
13 |
Setembro |
10 |
Outubro |
01 e 22 |
Novembro |
19 |
Umuarama
MÊS |
DIA |
Março |
26 |
Abril |
30 |
Maio |
21 |
Junho |
18 |
Julho |
-- |
Agosto |
20 |
Setembro |
17 |
Outubro |
8 |
Novembro |
12 |
Avaliação
As alunas serão avaliadas através de atividades práticas
realizadas no decorrer do curso.
Bibliografia
CÓDIGO MATEMÁTICO UNIFICADO PARA LÍNGUA PORTUGUESA.
Adaptado
pela Comissão Brasileira do Braille. União Brasileira
de Cegos – UBC.
KAWAMURA, Utako. Apostila de Metodologia do Ensino do Sorobã.
Curitiba. 1988.
MONTEIRO, Elma Santos Leite. O uso Paralelo da Reglete e Sorobã
na
Aprendizagem da Matemática. Salvador.1983.
SAMBATTI, S.M. e PARPINELLI, E. Sorobã – Técnica
Operatória. Londrina.