CAP - Maringá "Uma realidade desde 2001"

"Sonho que se sonha sozinho é só um sonho, sonho que se sonha junto é realidade".

Principal
Atividades  
Proj. Assinatura
Proj. Informatica
Proj. Especificidades
Proj. Sorobã
Proj. Braille

Curso "Metodologia do uso do Sorobã"


METODOLOGIA DO USO DO SOROBÃ
2004


Público Alvo:

  • Professores e Especialistas que atuam na Rede Regular da Educação Básica que atendem alunos com deficiência visual;
  • Professores dos Centros de Atendimento Especializado para portadores de deficiência visual CAE-DV;
  • Outras pessoas envolvidas com a questão da deficiência visual.

Carga horária:

80 horas

 

Organização:

Equipe do CAP-Maringá: Maria Angela Bassan Sierra, Angela Mari Labatut e Rita de Fatima Carvalho Biazetto.


Horário:

Das 8h as 12h - 13h15min as 17h15min

Local:

Usina do Conhecimento - Maringá

Senac - Umuarama


Justificativa:

O Sorobã que é um recurso didático para facilitar a aprendizagem do cálculo e é até hoje bastante utilizado pelos japoneses. Foi adaptado para o deficiente visual e chegou ao Brasil a partir de 1949 . Através dele é possível realizar, com eficiência, todos os cálculos exigidos na Educação básica.
Através da experiência do uso do sorobã, é possível ao aluno deficiente visual realizar os cálculos que os demais alunos fazem utilizando o lápis, com rapidez e eficiência.
Instrumentalizar o professor em relação a metodologia do Sorobã é uma forma de socializarmos conhecimento, e caminharmos para uma educação que respeita a diversidade e ao mesmo tempo dá condições para que os “diferentes’ possam também usufruir do saber sistematizado.

Objetivos:

  • Capacitar professores para o ensino da metodologia do Sorobã, através do conhecimento da forma de operacionalização das 4 operações;
  • Instrumentalizar o professor, através do conhecimento da metodologia e de atividades práticas, utilizando o sorobã

Conteúdos:

    1. Histórico do sorobã
    2. Período Preparatório
    3. Metodologia do sorobã
      3.1 Adição
      3.2 Subtração
      3.3 Multiplicação
      3.4 Divisão

Metodologia:

  • Aulas teóricas
  • Exercícios práticos no sorobã

Cronograma:

Maringá

MÊS
DIA
Março
12
Abril
16
Maio
14
Junho
04
Julho
02
Agosto
13
Setembro
10
Outubro
01 e 22
Novembro
19

 

Umuarama

MÊS
DIA
Março
26
Abril
30
Maio
21
Junho
18
Julho
--
Agosto
20
Setembro
17
Outubro
8
Novembro
12

Avaliação

As alunas serão avaliadas através de atividades práticas realizadas no decorrer do curso.

Bibliografia

CÓDIGO MATEMÁTICO UNIFICADO PARA LÍNGUA PORTUGUESA. Adaptado
pela Comissão Brasileira do Braille. União Brasileira de Cegos – UBC.

KAWAMURA, Utako. Apostila de Metodologia do Ensino do Sorobã. Curitiba. 1988.

MONTEIRO, Elma Santos Leite. O uso Paralelo da Reglete e Sorobã na
Aprendizagem da Matemática. Salvador.1983.

SAMBATTI, S.M. e PARPINELLI, E. Sorobã – Técnica Operatória. Londrina.