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Curso: "Sistema Braille"
CURSO DO SISTEMA BRAILLE
2004
Público Alvo:
- Professores e Especialistas que atuam na Rede Regular da Educação
Básica que atendem alunos com deficiência visual;
- Professores dos Centros de Atendimento Especializado para portadores
de deficiência visual CAE-DV;
- Outras pessoas envolvidas com a questão da deficiência
visual.
Carga horária:
80 horas
Organização:
Maria Angela Bassan Sierra, Angela
Mari Labatut e Rita de Fátima Carvalho Biazetto.
Justificativa:
Considerando que, através da leitura, as pessoas
podem adquirir os conhecimentos básicos e o aperfeiçoamento
que as capacitam a tornar-se membros integrantes da sociedade e através
do livro as pessoas acompanham a evolução literária
e científica, amplia seus conhecimentos e sua formação,
a pessoa cega, enquanto cidadã, com certeza, necessita ter
acesso a este mundo das letras, para que possa ter igualdade de oportunidades.
O Sistema Braille, criado pelo francês Louis Braille, foi editado
pela primeira vez em 1829, é um sistema de leitura e escrita
que tem substituído com eficiência e facilidade a palavra
impressa em tinta ou manuscrita.
Esse sistema utiliza o tato como substituto da visão na leitura.
A palavra em Braille significa para a pessoa cega o que a palavra
em tinta significa para a pessoa que vê. Cabendo ao professor,
proporcionar à pessoa cega o acesso a este sistema, criando
mecanismos e instrumentos que propiciem a este aluno condições
para seu desenvolvimento, respeitando suas limitações
e potencialidades. O aluno cego, como qualquer outra pessoa, é
capaz de aprender e vir a conquistar sua independência, desde
que lhe seja oferecida uma educação adequada.
Os professores que atuam diretamente com os deficientes visuais, ou
indiretamente, através do Ensino Regular, necessitam dominar
o Sistema Braille para que a inclusão realmente aconteça,
justificando-se assim a realização do Curso em questão.
Objetivos:
-
Capacitar professores para o ensino do Sistema Braille, através
de conhecimento teórico de todas as combinações
possíveis do alfabeto Braille;
-
Instrumentalizar o professor, através de atividades práticas,
envolvendo o uso da reglete (instrumento manual utilizado pelos cegos
para a escrita Braille), e da máquina Perkins( máquina
de datilografia em Braille), sempre fazendo o registro e posterior
leitura e transcrição de palavras e textos;
-
Proporcionar ao professor acesso e conhecimento das Normas Técnicas
de transcrição Braille.
Conteúdos:
-
Histórico de Sistema Braille;
-
Período Preparatório;
-
Metodologia do Sistema Braille;
3.1 Escrita;
3.2 Leitura;
3.3 Transcrição;
3.4 Uso da Máquina Perkins.
Metodologia:
Avaliação
As alunas serão avaliadas através de atividades práticas
entregues no decorrer do curso.
Bibliografia
ALMEIDA, Maria da Gloria de Souza, Guia Teórico para Alfabetização
em Braille.
Instituto Benjamin Constant. Rio de Janeiro. 1995.
LEMOS, Edison Ribeiro, ett alii. Louis Braille sua vida e seu sistema.
Fundação Dorina
Nowill para cegos.
PARPINELLI, E.P.,SAMBATTI, S. M. Sistema Braille – Metodologia
de Ensino.
Londrina. 1995.
CÓDIGO MATEMÁTICO UNIFICADO PARA LÍNGUA PORTUGUESA.
Adaptado
Pela Comissão Brasileira do Braille. União Brasileira
de Cegos (UBC).
SISTEMA BRAILLE PADRÃO – Guia Prático para Transcrição
Braille. MEC – SEESP
BRASIL – Ministério da Educação. Grafia
Braille para a Língia Portuguesa / Secretaria de
Educação Especial – Brasília: MEC; SEESP,
2002.
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