CAP - Maringá "Uma realidade desde 2001"

"Sonho que se sonha sozinho é só um sonho, sonho que se sonha junto é realidade".

Principal
Atividades  
Proj. Assinatura
Proj. Informatica
Proj. Especificidades
Proj. Sorobã
Proj. Braille

Curso: "Sistema Braille"


CURSO DO SISTEMA BRAILLE
2004


Público Alvo:

  • Professores e Especialistas que atuam na Rede Regular da Educação Básica que atendem alunos com deficiência visual;
  • Professores dos Centros de Atendimento Especializado para portadores de deficiência visual CAE-DV;
  • Outras pessoas envolvidas com a questão da deficiência visual.

Carga horária:

80 horas

Organização:

 Maria Angela Bassan Sierra, Angela Mari Labatut e Rita de Fátima Carvalho Biazetto.


Justificativa:

Considerando que, através da leitura, as pessoas podem adquirir os conhecimentos básicos e o aperfeiçoamento que as capacitam a tornar-se membros integrantes da sociedade e através do livro as pessoas acompanham a evolução literária e científica, amplia seus conhecimentos e sua formação, a pessoa cega, enquanto cidadã, com certeza, necessita ter acesso a este mundo das letras, para que possa ter igualdade de oportunidades.
O Sistema Braille, criado pelo francês Louis Braille, foi editado pela primeira vez em 1829, é um sistema de leitura e escrita que tem substituído com eficiência e facilidade a palavra impressa em tinta ou manuscrita.
Esse sistema utiliza o tato como substituto da visão na leitura. A palavra em Braille significa para a pessoa cega o que a palavra em tinta significa para a pessoa que vê. Cabendo ao professor, proporcionar à pessoa cega o acesso a este sistema, criando mecanismos e instrumentos que propiciem a este aluno condições para seu desenvolvimento, respeitando suas limitações e potencialidades. O aluno cego, como qualquer outra pessoa, é capaz de aprender e vir a conquistar sua independência, desde que lhe seja oferecida uma educação adequada.
Os professores que atuam diretamente com os deficientes visuais, ou indiretamente, através do Ensino Regular, necessitam dominar o Sistema Braille para que a inclusão realmente aconteça, justificando-se assim a realização do Curso em questão.

Objetivos:

  • Capacitar professores para o ensino do Sistema Braille, através de conhecimento teórico de todas as combinações possíveis do alfabeto Braille;

  • Instrumentalizar o professor, através de atividades práticas, envolvendo o uso da reglete (instrumento manual utilizado pelos cegos para a escrita Braille), e da máquina Perkins( máquina de datilografia em Braille), sempre fazendo o registro e posterior leitura e transcrição de palavras e textos;

  • Proporcionar ao professor acesso e conhecimento das Normas Técnicas de transcrição Braille.

Conteúdos:

    1. Histórico de Sistema Braille;

    2. Período Preparatório;

    3. Metodologia do Sistema Braille;
      3.1 Escrita;
      3.2 Leitura;
      3.3 Transcrição;
      3.4 Uso da Máquina Perkins.

Metodologia:

  • Aulas teóricas;

  • Exercícios práticos com reglete e máquina Perkins;

  • Atividades de transcrição.

Avaliação

As alunas serão avaliadas através de atividades práticas entregues no decorrer do curso.

Bibliografia

ALMEIDA, Maria da Gloria de Souza, Guia Teórico para Alfabetização em Braille.
Instituto Benjamin Constant. Rio de Janeiro. 1995.

LEMOS, Edison Ribeiro, ett alii. Louis Braille sua vida e seu sistema. Fundação Dorina
Nowill para cegos.

PARPINELLI, E.P.,SAMBATTI, S. M. Sistema Braille – Metodologia de Ensino.
Londrina. 1995.

CÓDIGO MATEMÁTICO UNIFICADO PARA LÍNGUA PORTUGUESA. Adaptado
Pela Comissão Brasileira do Braille. União Brasileira de Cegos (UBC).

SISTEMA BRAILLE PADRÃO – Guia Prático para Transcrição Braille. MEC – SEESP

BRASIL – Ministério da Educação. Grafia Braille para a Língia Portuguesa / Secretaria de
Educação Especial – Brasília: MEC; SEESP, 2002.