Partindo do pressuposto que todo o indivíduo
tem direito ao acesso e permanência na escola, à apropriação
do saber sistematizado e à construção do conhecimento
e entendendo a diferença como condição humana
só podemos conceber a Educação Especial hoje
como um todo, e não como segmentos isolados, categorizados
como minorias sociais.
A Educação de pessoas com deficiência visual,
devido sua história de anos de práticas sociais segregadoras,
inclusive quanto ao acesso ao saber sistematizado tem, na atualidade,
se defrontado com novos paradigmas que estão mudando as representações
sociais em torno das pessoas com deficiência e evidenciando
que elas podem ser participantes e capazes, desde que sejam propiciadas
as condições, o respeito e a valorização
de suas diferenças e lhes sejam oferecidas oportunidades.
A formação de professores, dentro deste contexto de
ensino na diversidade, é essencial para a efetivação
da inclusão. É o professor especializado que, através
de atendimento nas áreas específicas e também
no apoio ao professor da classe comum, irá tornar possível
o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência
visual.
Destacamos aqui alguns aspectos da educação de pessoas
com deficiência visual que são essenciais para seu desenvolvimento
integral:
• Locomoção e mobilidade independentes;
• Domínio do Código Braille;
• Adaptações para alunos com deficiência
visual;
• Uso do Sorobã como instrumento de cálculo.
Buscando capacitar professores que atuam diretamente na educação
de pessoas com deficiência visual, em busca de uma ensino de
qualidade, é que está sendo proposto o presente projeto.
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