logotipo LianeTTS Sintetizador de voz LianeTTS


Conhecendo o LianeTTS
    O que é o LianeTTS
    Demonstração online
    Possibilidades de uso
Uma breve história do LianeTTS
    Cenário
    Política de acessibilidade
    Oportunidade de negócio
Usando o sistema LianeTTS
    Instalação (Linux apenas)
    Uso por linha de comando
    Uso interativo
    Criando programas com síntese de voz
Detalhamento técnico
    Arquitetura do sistema
    Arquivos de configuração
    Funcionamento do MBROLA
    Lista de fonemas
    A base BR4
    Configuração avançada
    Outros temas correlatos
Equipe
    Desenvolvedores
    Suporte técnico
    Colabore com o projeto
    Instituições participantes


Outros temas correlatos


Gnome-Orca

1- Apresentação

Orca é um leitor de tela programável livre, de código aberto. Para leitura, o Orca utiliza-se de sintetizadores de fala ou braille, possuindo também ferramenta de ampliação, ajudando assim a fornecer acesso especial a aplicações e kits de ferramentas que suportam o AT-SPI (por exemplo, o ambiente de trabalho Gnome). O desenvolvimento do Orca tem sido coordenado pelo Accessibility Program Office of Sun Microsystems, Inc. com contribuições de muitos membros da comunidade.

Fonte: http://live.gnome.org/Orca.pt_BR

2- Download/Instalação

A partir do GNOME 2.16, o leitor de tela Orca tornou-se parte da plataforma GNOME. Como resultado, Orca já é fornecido por padrão em uma variedade de distribuições de sistema operacional, incluindo Open Solaris, Fedora, e Ubuntu.

No Ubuntu, o Orca é identificado pelo pacote gnome-orca. Alguns detalhes do pacote poderão ser vistos se executado "aptitude show gnome-orca" num Terminal Shell.

Obs: o pacote do gnome-orca nativo do Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) apresentou instabilidade no carregamento do módulo sd_generic, impossibilitando o uso do LianeTTS.


Speech-dispatcher

1- Apresentação

O projeto Speech Dispatcher provê uma camada de software de alto nível, independente do hardware, para síntese de fala através de uma interface simples, estável e bem documentada.

Este backend ignora a camada de Fala do Gnome, permitindo um mapeamento mais simples da API de fala do Orca para a lógica da API do Speech Dispatcher. Recursos avançados não suportados pela Fala do Gnome podem ser usados desta maneira. Podem ser obtidas vantagens adicionais como uma menor latência e uma melhor estabilidade.

O Speech Dispatcher fornece drivers para sintetizadores de fala não suportados pela Fala do Gnome, entre eles o LianeTTS que utiliza o driver genérico sd_generic.

Fontes: http://live.gnome.org/Orca/SpeechDispatcher.pt_BR
http://www.freebsoft.org/speechd

2- Download/Instalação

No link do Free(b)soft (vide link acima) sempre é disponibilizada para download a última versão estável do Speech Dispatcher, que trata-se de um tarball (pacote tar.gz) contendo os arquivos fontes a serem compilados. Entretanto, muitas distribuições disponibilizam em seus repositórios (Mirrors) um pacote de fácil instalação já contendo os binários (resultado da compilação).

Por exemplo, no Ubuntu para instalação do pacote (.deb) basta executar "$ sudo aptitude install speech-dispatcher" que todas as dependências (outros pacotes necessários) também serão instaladas.

Caso seja necessário compilar o Speech Dispatcher, serão também necessários os seguintes componentes:

- glib 2.0 (http://www.gtk.org)
- libdotconf 1.0 (http://www.azzit.de/dotconf/)
- pthreads
- gcc and GNU make (http://www.gnu.org)
- festival-freebsoft-utils 0.3+ (optional) (http://www.freebsoft.org/festival-freebsoft-utils)

Para compilar o projeto todo, incluindo o serviço do Speech Dispatcher, todos os módulos e clientes:
basta simplemente extrair o tarball com os fontes e mudar para o diretório speech-dispatcher-<version>;
e executar o comando "make all", conforme exemplo abaixo:

$ tar -xzvf speech-dispatcher-0.7.1.tar.gz
$ cd speech-dispatcher-0.7.1
$ ./configure
$ make all
$ sudo make install

Observações: 1) maiores informações sobre a compilação podem ser encontradas no arquivo INSTALL integrante do diretório fonte do Speech Dispatcher;
2) No caso do Ubuntu, talvez sejam necessárias as instalações dos pacotes libao-dev, libaudio-dev e flite1-dev para a compilação.

3- Integrando o LianeTTS

Uma vez instalado o sistema de fala LianeTTS, para integração do LianeTTS ao speech-dispatcher se faz necessária a inclusão da linha abaixo no arquivo /etc/speech-dispatcher/speechd.conf :

AddModule "lianetts" "sd_generic" "lianetts-generic.conf"

E claro, já deve ter sido baixado ou copiado o arquivo lianetts-generic.conf para a pasta /etc/speech-dispatcher/modules .


Cartinha Envie carta para o projeto LianeTTS