No IntMUD:
- Em alguns sistemas, o IntMUD não conseguiam carregar o SSL (conexão segura) porque não achava a função função SSL_get_peer_certificate; agora procura também por SSL_get1_peer_certificate
- Internamente, o IntMUD agora passa a usar TLS_method sempre que possível; pela documentação do OpenSSL, as outras funções _method ficaram obsoletas
Nota: Quem não está tendo problemas com conexão segura não precisa atualizar
No MUD:
- Corrigido bug em Etipo: a opção "Ataque automático" não estava aparecendo
- Corrigido bug: ao criar um item ou personagem, não estava acertando a variável objnum (a quantidade total de objetos)
- Corrigido bug: A opção "Chave" do comando Eitem não estava aparecendo
- Acrescentadas opções Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3 no comando Econfig, "8 Herda", "3 Personagens"
- No comando Econfig, menu "1 Como ativar o MUD", a opção "14 Caracteres de uma vez" agora é também o tamanho máximo de uma mensagem para o jogador e foram criadas as opções 16 e 17
- No comando Econfig, menu "1 Como ativar o MUD", as opções 14 a 17 agora vão de 100 a 100 mil
- Criados comandos de administração Ordenacl, Ordenaarq e Nitem
- Comando Econfig, menu "14 Mensagens", submenu "16 Experiência e nível" agora tem mensagens de moedas ganhas e divididas
- Criado menu com mensagens de fim da batalha nos comandos Econfig (no menu 14 Mensagens), Eperso e Etipo
- Criadas mensagens do corpo de um personagem morto no menu "Quando morre" dos comandos Econfig (no menu 14 Mensagens), Eperso e Etipo
- Usuários podem consultar o histórico de mensagens dos comandos Falar, Gritar, Sussurrar, Gchat, Chat e Novatos
- Criadas mensagens do corpo de um personagem morto no menu "Quando morre" dos comandos Econfig (no menu 8 Herda), Eperso e Etipo
- Criada opção "3 Descrição sala" no comando Econfig, menu "8 Herda", submenu "2 Itens"
- Opção "Descrição sala" dos itens agora aceita $p (nome do item) e mais algumas sequências com $
- Constantes descpos dos itens mudaram de nome para descsala; essa constante corresponde à opção "Descrição sala" do comando Eitem
- Criada sala teste167, com um robõ que ao ser vencido em batalha, deixa uma carcaça
- Adicionado menu "Outras descrições" com mais algumas opções no comando Eitem
- A bolsa da área de teste, item teste005 da sala teste024, agora tem uma descrição diferente ao olhar para ela quando está aberta
- Comandos Dhab, Dmag, etc. agora mostram danos por segundo sem casas decimais após a vírgula
- Função execgolpe do arquivo cmd/ataque.int agora só calcula o resultado do ataque, não muda os pontos de vida do personagem alvo
- Magia/hab de retorno para transportar jogador para uma área que o jogador já visitou
- Nos comandos Esala e Earea, criada opção "15 Área visitada"
- No comando Earea, criadas opções para região da área e sala de retorno
- Criada habilidade Voltar: permite voltar a uma área já visitada, com algumas limitações
- Atualizada a descrição da sala teste049, sobre Retornar em níveis baixos
- Criadas salas teste188 e teste189 para explicar sobre a habilidade Voltar
- Apagada a magia Volta, porque aparentemente não está sendo usada
- Comandos Lhab, Lmag e Ltec agora informam também se for do tipo Identificar e se for do tipo Retornar
- No comando Econfig, menu "17 Renomear comandos", foi criado o submenu "7 Textos nas mensagens"
- O menu do comando Equip no comando Econfig agora tem as opções "4 Alvo não existe" e "5 Não possui animal"
- Ao teclar "adm mens", são mostrados também os textos com $ definidos no comando Econfig
- Criada função $mens.tp, documentada em doc/03-mensagens.txt
- Criada opção no comando Etipo: Sala ao renascer
- Quando um jogador entra no MUD derrubando outro que estava com o mesmo personagem (exemplo, porque a conexão "congelou"), o histórico dos comandos Falar, Gritar, Gchat, Sussurrar e Telepatia é transferido da conexão antiga para a nova
- Criada opção "6 Menu de entrada" no Econfig
- Opção "Para de seguir" foi do menu do comando Config para o menu do comando Seguir
- Criado menu "Comandos personagem" (para poder desabilitar Dormir, Sentar, Descansar, Montar) nos comandos Etipo e Eperso
- O robô da sala teste187 agora não dorme, não descansa e não senta
- Criada função podeposicao para checar posições válidas de um personagens, documentada em doc/08-perso.txt
No IntMUD:
- Corrigido bug: o programa caía ao salvar arquivo via Prog (pelo IntMUD) com uma const com 4096 caracteres ou mais
- Corrigido bug: Os operadores de bit estavam funcionando com textos quando o segundo operador é um texto ao invés do primeiro operador
- Suporte ao openssl 1.1, além do openssl 1.0
- Versão do programa mudou para 1.14c
No telnet.int:
- Agora consegue reproduzir sons do MUD (protocolo MSP) com pacote de sons via programa ffplay (faz parte do ffmpeg)
- Ao pressionar a tela F8, ele abre a porta 1963 para conexões locais (da mesma máquina) para Telnet e Papovox
No MUD:
- Corrigido bug: Ao tentar entrar em item do tipo container com uma sala na opção "3 Sala/item entrar" do menu "11 Dentro" do comando Eitem, diz que o item está fechado
- Corrigido bug: Comandos vender e avaliar estavam aceitando qualquer item
- Corrigido bug: PNJs, ao se movimentarem pelo MUD, não estavam verificando a sala destino via função dirsala das salas
- Corrigido bug em mensagens que vêm com "Tecle M para mais": se as linhas forem bastante longas, pode não vir mensagem nenhuma
- Corrigido bug no comando Doar: não estava doando
- Corrigido bug quando há uma música contínua e um som em um menu (ex. som da sala no comando Esala): não estava tocando música como contínua
- Corrigido bug no personagem teste033 da sala teste146: não estava enviando mensagem para o jogador
- Corrigido bug: PNJs estavam usando habilidades e magias não agressivas nos oponentes durante a luta, ao invés de usar nos aliados
- Corrigido bug: Habilidades e magias que mudam pontos de vida, mana e/ou movimento estavam diminuindo esses atributos quando eles estiverem acima do máximo
- Corrigido bug: Ao entrar no MUD, não estava reproduzindo o som da sala se o personagem do jogador já estava no MUD
- Sons da sala não são mais repassados para quem está monitorando o jogador
- Ao assumir um PNJ ou voltar para o próprio personagem, agora reproduz o som da sala se os dois personagem estiverem em salas diferentes
- Criada opção "31 Som de noite" dos comandos Esala e Earea
- Novas opções no comando Ecasa para definir as chaves das casas (nome, descrição, etc.)
- Se a fechadura de um item for uma casa (Comando Eitem, 11 Dentro, 11 Fechadura), a chave da casa tranca e destranca e quem tem a chave da casa consegue entrar sem precisar destrancar
- Mensagens do menu "11 Dentro" do comando Eitem foram para o agora menu "23 Sons e mensagens"
- Criada opção "5 Entrou perso" do menu "23 Sons e mensagens" do comando Eitem
- Ao entrar nos portais das salas teste159 e teste160, agora vem a mensagem "Você atravessa o portal"
- Ao teclar ADM SOM, agora também é explicado as regras para os nomes dos arquivos de som
- Criadas opções Abriu, Fechou, Trancou e Destrancou para o personagem e para os outros no menu "23 Sons e mensagens" do comando Eitem
- Criados menus "16 Msg andar" e "17 Msg abrir fechar" no comando Esai
- No comando Econfig, menu "18 Andar pelo jogo", cada saída possui a opção "1 Nome da porta"
- Criada sala teste186, com frases personalizadas para abrir, fechar, trancar, destrancar e atravessar
- Função mudaporta das salas mudou e foram criadas as funções mudaporta0, mudaporta2 e mudaporta3, documentadas no arquivo mud/doc/07-salas.txt
- Comando "config +sala" agora só mostra as salas que também são visíveis pelo comando Lsala
- Criada opção Config +saidas2, para mostrar as saídas separadas por vírgulas
- Função txtsai das salas agora retorna somente as saídas, separadas por espaço
- Habilidades e magias de identificar agora informam se o jogador não perde o item ao entrar em uma sala que mata
- Nos comandos Ehab, Emag e Etec, menu "16 Ataque", agora existem mais opções nas variáveis Ataque1 e Ataque2
- No comando Econfig, menu "6 Herda" submenu "4 Ataques", é possível definir os valores padrão da variável Ataque2
- Criados comandos Ditem, Dmag1, Dmag2 e Dmag3 para calcular danos causados pelos comandos Item, Comer, Beber e Recitar
- Apagado comando Dtec porque agora existe o comando Ditem
- Argumentos da função execgolpe, no arquivo cmd/ataque.int, mudaram, vide arquivo doc/11-hab.txt
- Em qualquer mensagem, \dv é uma vírgula que desaparece se não for seguida de espaço
- Personagem teste007, da sala teste031, agora se chama "João, o mercenário" (algumas vezes com uma vírgula depois do nome)
- Opções 3 a 10 do comando Eperso (palavras chave, descrições e sexo) mudaram
- Mensagens na sala de desconectado, reconectado e jogador entrando e saindo, no comando Econfig, 14 Mensagens, 8 Personagem entrando
- Posições secundárias ao vestir ou empunhar um item (comando Eitem)
- Conhecimento necessário (habilidades, magias e idiomas) para poder vestir ou empunhar um item (comando Eitem)
- O editor de textos dos menus agora aceita 16000 caracteres ao invés de 2000
- Adicionado log do comando Autoapagar no menu "13 Arquivos de log" do comando Econfig
- Criada opção "24 Sala inicial" no comando Etipo
- Criado comando Mudamoedas
- Função dentrocasa dos personagens agora pode ter um argumento, a sala (vide mud/doc/08-perso.txt)
No MUD:
- Corrigido bug: ao digitar o nome de um comando social que não existe, o MUD não diz o que o usuário digitou
- Corrigido bug: os comandos Ijog e Infojog não estavam pegando o texto definido no comando Etipo para classes e raças
- Corrigido bug: as mensagens de "não negocio com" não estavam pegando o texto definido no comando Etipo para classes e raças
- Corrigido bug: opção Config +Chat não estava funcionando
- Corrigido bug: as opções "Falha iniciante" e "Falha perito" não estavam funcionando corretamente de ataque
- Corrigido bug: não estava mostrando algumas opções nos comandos "config" e "ajuda comunica"
- Corrigido bug ao soltar animal em batalha: não estava gerando evento cmd_soltouanim
- Ao apagar uma sala aonde está um jogador, o jogador era tirado do MUD. Agora vai para outra sala.
- Criadas opções Config +Musica1 +Musica2 para habilitar música de fundo independente dos efeitos sonoros
- Adicionados os nomes femininos para os tipos Anão, Humano e Elfo
- Em menus em que se digita o nome do som, é possível colocar dois ou mais sons, separados por espaço.
- Adicionada opção no comando Esala: a mensagem ao embaralhar as saídas
- Os eventos cmd_atkenv e cmd_atkrec agora podem adicionar valores aos danos de batalha e decidir se tem esquiva
- Adicionado arquivo doc/perguntas.txt com algumas perguntas e respostas sobre o MUD
- Mudaram os argumentos da função execgolpe, documentada no arquivo mud/doc/11-hab.txt
- Criado ônibus que anda, item teste078, e paradas de ônibus, salas teste179, teste180 e teste181
- Criada opção "30 Pode seguir" no comando eitem: se o comando Seguir reconhece o item
- Função rastrearsala agora tem opção "s" que significa retornar as salas ao invés das direções
- Criada função rastrearsaladir, para rastrear guardando as últimas rotas na memória
- Criadas funções msg e msgtodos para itens com salas internas
- Criado menu "17 Renomear comandos" do comando Econfig
- Criada opção "11 Condição personagem" no menu "14 Mensagens" do comando Econfig
- Comandos Dar, Pegar, Soltar, Nivel, Responder, Rezar, Prompt e Lançar agora estão na opção "16 Comandos Jogadores" do comando Econfig
- Criado menu "22 Condição personagem" no comando Etipo
- Criada opção "6 Descrição condição" no comando Eperso
- Opção "23 Soltar itens" do comando Esala agora só tem "0 Permitido, 1 Não permitido, 2 Destrói"
- Criadas opções "24 Msg perso soltar", "25 Msg outros soltar", "26 Msg perso pegar" e "27 Msg outros pegar" no comando Esala
- Criadas opções "Olhar dentro", "Está vazio", "Pegou item" e "Soltou item" no menu "11 Dentro" do comando Eitem
- No comando Eitem, itens do tipo simples agora podem ser containers do tipo sempre aberto
- Exemplos de mesa, árvore e sala em que ao soltar itens, eles caem, salas teste183 a teste185
- Comandos Emocao, Rezar, Bug e Ideia agora vêm habilitados por padrão
- A sintaxe dos comandos agora faz parte dos textos de ajuda dos comandos (editável pela opção na opção "16 Comandos Jogadores" do comando Econfig)
- Função estadopos dos personagens mudou de nome para desccond
- Criada função temdomador para personagens, vide arquivo mud/doc/08-perso.txt
- Constantes "nulo" e "classe" ao criar menus, vide arquivo mud/doc/14-comandos.txt
- Código dos menus ficou menor com o uso da const classe
Única mudança: O programa (intmud.exe) volta a funcionar no Windows XP.
No IntMUD:
- Corrigido bug: Operador % e funções int e intdiv não estavam lidando com números muito grandes
- Corrigido bug na versão compilada para Windows: só estava reconhecendo data atual e data de arquivos até o ano 2038
- Variáveis Arqsav agora permitem ler e salvar até 65535 objetos ao invés de 4000
- Criadas funções Salvarcod e Senhacod em Arqsav
- Versão do programa mudou para 1.14a
No MUD:
- Corrigido bug em misc:evento e misc:tempo; aparece quando dois jogadores estão na sala teste067 e vão para leste. Quando um volta para oeste outro não recebe as outras mensagens do misc:tempo.
- Corrigido bug: se um jogador usar ataque de área em uma sala que não permite ataque entre jogadores, pode acertar animais de outros jogadores
- Corrigido bug: ao criar um item que agrupa em um personagem que já tem o item, não está agrupando se foi definido "Ataque min" ou "Ataque max" pelo comando Eitem
- Corrigido bug: comando Chamar não estava informando os outros jogadores que o jogador trouxe um animal de volta
- Corrigido bug: comando Ordenar estava permitindo ataques rápidos (sem o tempo de espera após cada ataque)
- Corrigido bug em atk1_usar1, atk1_usar2 e atk1_usar3: para mensagens personalizadas, $mens não estava com os personagens corretos
- Corrigido bug no item teste055 (faca de fogo): podia realizar um ataque mesmo que o alvo já esteja morto
- Corrigido bug: comando Carea estava aceitando nomes com espaço e com acentuação mas não criava a área
- Corrigido bug: se sair de um grupo com o comando Seguir e tiver um animal solto na sala, o comando Grupo dava impressão que o animal solto não pertence mais ao jogador
- Corrigido: usar a função dirsala(direção) em triggers ao invés de usar dir_[direção] diretamente
- Teclando apenas AC mostra as últimas mensagens no canal AC
- Teclando apenas Rezou mostra as últimas mensagens dos comandos Rezar e Rezou
- Quando um PNJ escolhe um animal, agora a mensagem vem do comando Econfig, 16 Comandos Jogadores, Animal
- Comando Quem no novo padrão dos menus
- Adicionado caracter \e (para adicionar espaço no início ou no fim) ao editar textos de menus; está explicado ao teclar adm cores
- Adicionados submenus "Personagem na sala" e "Jogador imortal na sala" no menu "14 Mensagens" do comando Econfig
- Comando Estat agora mostra atributos de ataque e de defesa, exemplo: (-20% danos)
- No comando Estat, tipo, raça e classe agora são pegos das opções Texto do menu do comando Etipo
- Opção "Descrição sala" do comando Eperso agora é um menu com várias posições
- Adicionada opção "Descrição com dono" no comando Eperso
- Quantidade máxima de animais reserva agora pode chegar a 500
- Animais soltos agora também aparecem no comando Animal
- Animais que estão no jogador podem ir para a sala automaticamente durante a batalha, se forem do tipo que protege o dono
- Função animalnum de personagem mudou para função misc:personum
- Função animal2nome de personagem deixou de existir; usar misc:persodentro no lugar
- Mudaram as opções de "Lugar após domar" do menu "Domar e montar" do comando Eperso
- No menu do comando Animal, opções para os mostrar os animais dos personagens mudaram
- Criada função persodomador, documentada em mud/doc/08-perso.txt
- Variáveis contr e persobat agora são funções, documentadas em mud/doc/08-perso.txt
- Funções internas acertahab e acertasala no comando Renascer (classes cmd_renascer em mud/config/cmd.int e h_cmd_renascer em mud/cmd/renascer.int)
- As senhas agora são guardadas codificadas na memória (teclar "cmd senha" não deve mostrar a senha pura)
- No comando Esala, opção "31 Embaralhar saídas"
- Criado evento, cmd_dirsala, documentado em doc/13-eventos.txt
- Criada função dirsalaitem para salas, documentada em doc/07-salas.txt
- Criada sala teste176 com exemplo de sala cujas saídas são embaralhadas
- Função rastrearsala de itens e personagens agora retorna se faltarem menos de 1000 instruções para ser cancelada (debug.exec < 1000)
- Permitido 48 tipos de item ao invés de 31, porque agora estão em variáveis de texto
- Nos comandos Ehab e Emag, a opção "5 Arma" passa a ser o menu "5 Requer", com a opção "1 Arma" e os itens que deve e não deve vestir e/ou carregar
- No comando Econfig, menu "14 Mensagens", "18 Habilidades e magias", criadas opções "8 Vestir item", "9 Não vestir item", "10 Carregar item" e "11 Não carregar item"
- Funções Tipoiteminv e Tipoitemvestir para personagens, documentadas em mud/doc/08-perso.txt
- Documentada variável mudavida em mud/doc/11-hab.txt
- Criadas magias Fecha Saída (e o efeito Fecha Saída) e Armadura Solitária (e o efeito Armadura Solitária)
- Criada sala teste177 para explicar as magias Fecha Saida e Armadura Solitária
- Criadas funções $mens.msala1 e $mens.msalatodos1, documentadas no arquivo doc/03-mensagens.txt e usadas no efeito Fecha Saída
Programa para converter arquivos TXT em RTF, juntando linhas para formar parágrafos quando necessário.
Atualizações antigasNo IntMUD:
- Corrigido bug no SSL: não estava respeitando algumas limitações de SslWrite()
- Criada função vartrocacod, documentada no arquivo manual.txt
- Criado arquivo testes/vartroca.int para testar a função vartrocacod
- Versão do programa mudou para 1.13
No MUD:
- Corrigido bug: ao criar atalho que digita duas vezes seguida um comando como "chat oi", o segundo comando não estava respeitando as permissões do jogador
- Corrigido bug no comando Carregar: ao carregar mais de um item, poderia aparecer qualquer texto no lugar da quantidade
- Corrigido bug: Habilidades e magias de área estavam agindo também sobre personagens do grupo que estão em outras salas
- Corrigido bug: Eventos cmd_chamaramin e cmd_chamouanim não estavam funcionando
- Corrigito bug: O volume dos animais no comando Animal estavam sendo adicionados no personagem
- Adicionada constante varadd, semelhante à variável persoadd, no arquivo mud/misc/comum.int
- No comando Econfig, menu "6 Herda" as opções "Mensagem morreu" e "Mensagem desmaiou" saíram e entraram "Morreu perso", "Morreu outros" e "Desmaiou"
- No comando Econfig, menu "14 Mensagens", submenu "16 Habilidades e magias comuns", foram adicionadas as opções "Só luta com animal" e "Só luta sem animal"
- No comando Eperso em personagens que usam animais, foi criada a opção "15.Personagem luta" no menu "28 Comportamento"
- No comando Etipo foram adicionadas as opções "Personagem luta", "Morreu perso" e "Morreu outros" para jogadores
- Criada função mudaobjeto dos personagens (vide mud/doc/08-perso.txt)
- Criada função mudaobjdono em itens, personagens e efeitos, usada pela função mudaobjeto
- Criado evento cmd_mudaobjeto (vide mud/doc/13-evento.txt)
- Criado comando Evoluir
- Criadas opções no comando Eperso: Evolui nível, Evolui para, Evolui com e Evolui mensagem
- Criada função misc:persodentro, documentada em mud/doc/14-comandos.txt
- Comando Item agora pode ser usado para evoluir animais
- Criada sala teste173 para explicar sobre evoluir animais
- Criada sala teste174 com um rato fraco, para evoluir o lagarto vermelho
- Econfig, menu "14 Mensagens, submenu "13.Ganhar/perder experiência" mudou de nome para "13.Experiência e nível"
- Mensagens de subir de nível e chegar ao nível máximo saíram do menu "1.Mensagens do jogo" e foram para o menu "13.Experiência e nível"
- Comandos para idiomas: Lidioma, Cidioma, Eidioma, Aidioma
- Criado idioma Élfico
- Comando Idioma agora permite também escolher um idioma
- Comando Idioma adicionado no menu "16 Comandos Jogadores" do comando Econfig
- Comando Falar está respeitando o idioma escolhido
- Vendedores e professores agora podem não negociar dependendo do idioma que o jogador estiver falando
- Adicionado menu "14 Loja e aulas" no menu "14 Mensagens" do comando Econfig
- Adicionadas mensagens no menu "23 Loja e aulas" do comando Eperso
- Menu "6 Herda" do comando Econfig agora possui submenus para melhor organização
- Criada função $mens.mfalar2 para enviar mensagem de personagem falando
- Na sala teste174: exemplo de animal que evolui via trigger (quando ficar com menos de 50% de vida)
- Na sala teste175: exemplo de personagem envolvendo idiomas
- Documentado $mens.mfalar2 no arquivo mud/doc/03-mensagens.txt
- Evento cmd_falou agora possui também o idioma e quanto sabe do idioma
- Criada função misc:removeevento, documentada no arquivo doc/13-evento.txt e usada no personagem teste048 (sala teste175)