No IntMUD:
- Corrigido bug: Em variáveis debug, comparar debug.exec com qualquer número estava resultando em falso.
- Incluído -std=c++11, para usar o padrão C++11 (não estava compilando em alguns sistemas)
No MUD:
- Função rastrearsala volta a funcionar com essa mudança no IntMUD
No IntMUD:
- Corrigido bug: Atribuir um valor à variável textopos.linha não estava mudando a linha do textopos
- Corrigido bug: Comparações com variáveis de textovar estavam erradas; exemplo, digitar "cmd var.z_moedas_==0" no MUD, quando o jogador não tem moedas, estava retornando 0 (falso)
No MUD:
- Corrigido bug: Personagem clone da sala teste194 estava clonando o primeiro jogador que conseguisse ver o PNJ, não o primeiro jogador visível ao PNJ
No IntMUD:
- Corrigido bug: ao mudar o programa, se mudar o tamanho da variável txt1 a txt512 (ex. de txt10 para txt8) não estava acertando o texto corretamente
- Corrigido bug, o seguinte código estava resultando em t="aaaa" ao invés de t="aa":
txt4 t = "a"
t += t- Corrigido bug: socket.abrirssl não estava funcionando quando o servidor tem vários domínios em um mesmo IP
- SSL agora carrega corretamente em iOS: procura por arquivos .dylib ao invés de .so
- Criada variável ArqMem com funcionalidades básicas, por enquanto sem utilidade, descrita no arquivo doc/manual.txt
- Função Msg de ArqTxt mudou de nome para Escr
- ArqExec agora pode executar um programa sem esconder a janela no Windows; vide função Abrir no manual.txt
- A verificação do tempo decorrido no Linux, usado principalmente por Inttempo, agora usa um relógio monotônico do sistema (que não é afetado se data/hora atual mudar)
- Função Renomear de Arqdir agora tem o mesmo comportamento no Windows: se o novo arquivo já existir, é substituído.
- Funções Antes, Depois, Objantes, Objdepois, Removeantes e Removedepois de Listaitem agora retornam a própria variável Listaitem
- Funções Antes e Depois de Textopos agora retornam a própria variável Textopos
- Criada função Inverter de Listaobj
- Criada função Txttipovar, retorna o tipo de uma variável, documentada no arquivo doc/manual.txt
Outros arquivos:
- Arquivo testes/listaobj.int foi melhorado: uso de cores e de Epara ao invés de Enquanto
- Adicionado arquivo testes/listaobj2.int - demonstração básica sobre listaobj
No MUD:
- Corrigido bug: Animais conseguem usar magias e habilidades de nível acima do nível atual
- Corrigido bug: Ao reiniciar o MUD com Diag Reset, teclar Adm passa a mostrar a ajuda do comando Aarea
- Corrigido bug: Não estava avisando sala perigosa na direção SE
- Corrigido bug: As opções "14 Som trancou" e "15 Som destrancou" do comando Esai não estavam funcionando
- Corrigido bug: O comando Saídas não mostra nomes corretos das salas cujo título foi alterado com o comando Stitulo
- Corrigido bug: Quando o nome do efeito (opção 1 do comando Eef) tem cores, teclar Efeito seguido do nome do efeito não acha o efeito
- Corrigido bug: Atacar à distância digitando o nome do alvo, como "revolver s camundongo", não estava funcionando
- Corrigido bug: Ao atacar à distância, a mensagem do ataque estava vindo duas vezes para quem ataca
- Corrigido bug: A mensagem da habilidade Arco e flecha era "Você lança um arco" ao invés de "Você lança uma flecha"
- Corrigido bug: O comando Dhab com ataque automático não estava calculando os danos se o personagem não tinha a habilidade
- Corrigido bug: Estavam faltando mensagens de apenas fome no comando Econfig, menu "14 mensagens"
- Corrigido bug: Quando um animal é solto automaticamente devido à batalha, não vem mensagem dizendo que o animal foi solto
- Corrigido bug nas mensagens: $p1 não estava mostrando você/ti
- Corrigido bug: "Lutando com você" estava trocado com "Lutando com alguém" na descrição do personagem na sala nos comandos Eperso e Econfig
- Corrigido bug: Hab/Magia de identificação não estava mostrando raça/classe/subclasse como no comando Estat
- Criada opção "2 Nível insuficiente animal" no submenu "20 Habilidades e magias comuns" do menu "14 Mensagens" do comando Econfig
- Corrigido bug: ao renascer, só estava verificando o nível dos itens para saber se o personagem pode continuar vestindo
- A opção "3 Desc de noite" do comando Esala agora aparece vazia quando não houver descrição de noite
- Na const admordem, arg0=nome da classe
- Criada opção "18 Conflita com itens" do comando Eitem
- O colete da sala teste028 não pode ser usado com coisas com metal, como a faca e os óculos
- Possibilidade de enviar mensagens depois de um tempo, vide ADM CORES
- Linhas com texto e som, são enviados os textos e os sons, mas se tiver apenas sons, são enviados somente os sons. Não é enviada uma linha vazia.
- Eventos cmd_configmoedas e cmd_ganhaexp, documentados no arquivo doc/13-eventos.txt
- Adicionadas mensagens de personagem pegando moedas no comando Econfig, "14 Mensagens", "16 Experiência, nível e moedas"
- Criada sala teste190 com uma magia que aumenta moedas ganhas ao matar PNJ mas diminui a experiência ganha e um professor que ensina mais e mais barato para anões
- Criada opção "Tipos imunes" do comando Eef: personagens imunes ao efeito
- Criada opção "Ao renascer" no comando Eef e na opção "8 Herda" do comando Econfig
- Mensagens de saiu da sala e entrou na sala quando o personagem muda de sala ao renascer
- Vários eventos agora também são chamados para o objeto que processa o comando
- Criados eventos cmd_msg_ver, cmd_msg_olhar e cmd_msg_ident
- A maioria das opções do comando Econfig agora pode ser apagada (revertida para o valor padrão)
- Criada classe h_config, arquivo misc/config.int, com os valores padrão do comando Econfig
- Criada opção "Imprecisão não ver" no menu "16 Ataque" dos comandos Ehab, Emag e Etc e no menu "8 Herda" do comando Econfig
- Criadas opções "15 Perde precisão ver" e "16 Perde precisão não ver" no comando Etipo
- Criadas opções "7 Perde precisão ver" e "8 Perde precisão não ver" no menu "34 Atributos" do comando Eperso
- Criadas salas teste191 e teste192, com continuação da explicação nas salas teste056 a teste058
- Criadas salas teste193 e teste194 para demonstrar um personagem clone, teste053
Nota: Esta versão do MUD funciona também com a versão 1.14c do IntMUD, de 14/5/2023
No IntMUD:
- Em alguns sistemas, o IntMUD não conseguiam carregar o SSL (conexão segura) porque não achava a função função SSL_get_peer_certificate; agora procura também por SSL_get1_peer_certificate
- Internamente, o IntMUD agora passa a usar TLS_method sempre que possível; pela documentação do OpenSSL, as outras funções _method ficaram obsoletas
Nota: Quem não está tendo problemas com conexão segura não precisa atualizar
No MUD:
- Corrigido bug em Etipo: a opção "Ataque automático" não estava aparecendo
- Corrigido bug: ao criar um item ou personagem, não estava acertando a variável objnum (a quantidade total de objetos)
- Corrigido bug: A opção "Chave" do comando Eitem não estava aparecendo
- Acrescentadas opções Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3 no comando Econfig, "8 Herda", "3 Personagens"
- No comando Econfig, menu "1 Como ativar o MUD", a opção "14 Caracteres de uma vez" agora é também o tamanho máximo de uma mensagem para o jogador e foram criadas as opções 16 e 17
- No comando Econfig, menu "1 Como ativar o MUD", as opções 14 a 17 agora vão de 100 a 100 mil
- Criados comandos de administração Ordenacl, Ordenaarq e Nitem
- Comando Econfig, menu "14 Mensagens", submenu "16 Experiência e nível" agora tem mensagens de moedas ganhas e divididas
- Criado menu com mensagens de fim da batalha nos comandos Econfig (no menu 14 Mensagens), Eperso e Etipo
- Criadas mensagens do corpo de um personagem morto no menu "Quando morre" dos comandos Econfig (no menu 14 Mensagens), Eperso e Etipo
- Usuários podem consultar o histórico de mensagens dos comandos Falar, Gritar, Sussurrar, Gchat, Chat e Novatos
- Criadas mensagens do corpo de um personagem morto no menu "Quando morre" dos comandos Econfig (no menu 8 Herda), Eperso e Etipo
- Criada opção "3 Descrição sala" no comando Econfig, menu "8 Herda", submenu "2 Itens"
- Opção "Descrição sala" dos itens agora aceita $p (nome do item) e mais algumas sequências com $
- Constantes descpos dos itens mudaram de nome para descsala; essa constante corresponde à opção "Descrição sala" do comando Eitem
- Criada sala teste167, com um robõ que ao ser vencido em batalha, deixa uma carcaça
- Adicionado menu "Outras descrições" com mais algumas opções no comando Eitem
- A bolsa da área de teste, item teste005 da sala teste024, agora tem uma descrição diferente ao olhar para ela quando está aberta
- Comandos Dhab, Dmag, etc. agora mostram danos por segundo sem casas decimais após a vírgula
- Função execgolpe do arquivo cmd/ataque.int agora só calcula o resultado do ataque, não muda os pontos de vida do personagem alvo
- Magia/hab de retorno para transportar jogador para uma área que o jogador já visitou
- Nos comandos Esala e Earea, criada opção "15 Área visitada"
- No comando Earea, criadas opções para região da área e sala de retorno
- Criada habilidade Voltar: permite voltar a uma área já visitada, com algumas limitações
- Atualizada a descrição da sala teste049, sobre Retornar em níveis baixos
- Criadas salas teste188 e teste189 para explicar sobre a habilidade Voltar
- Apagada a magia Volta, porque aparentemente não está sendo usada
- Comandos Lhab, Lmag e Ltec agora informam também se for do tipo Identificar e se for do tipo Retornar
- No comando Econfig, menu "17 Renomear comandos", foi criado o submenu "7 Textos nas mensagens"
- O menu do comando Equip no comando Econfig agora tem as opções "4 Alvo não existe" e "5 Não possui animal"
- Ao teclar "adm mens", são mostrados também os textos com $ definidos no comando Econfig
- Criada função $mens.tp, documentada em doc/03-mensagens.txt
- Criada opção no comando Etipo: Sala ao renascer
- Quando um jogador entra no MUD derrubando outro que estava com o mesmo personagem (exemplo, porque a conexão "congelou"), o histórico dos comandos Falar, Gritar, Gchat, Sussurrar e Telepatia é transferido da conexão antiga para a nova
- Criada opção "6 Menu de entrada" no Econfig
- Opção "Para de seguir" foi do menu do comando Config para o menu do comando Seguir
- Criado menu "Comandos personagem" (para poder desabilitar Dormir, Sentar, Descansar, Montar) nos comandos Etipo e Eperso
- O robô da sala teste187 agora não dorme, não descansa e não senta
- Criada função podeposicao para checar posições válidas de um personagens, documentada em doc/08-perso.txt
No IntMUD:
- Corrigido bug: o programa caía ao salvar arquivo via Prog (pelo IntMUD) com uma const com 4096 caracteres ou mais
- Corrigido bug: Os operadores de bit estavam funcionando com textos quando o segundo operador é um texto ao invés do primeiro operador
- Suporte ao openssl 1.1, além do openssl 1.0
- Versão do programa mudou para 1.14c
No telnet.int:
- Agora consegue reproduzir sons do MUD (protocolo MSP) com pacote de sons via programa ffplay (faz parte do ffmpeg)
- Ao pressionar a tela F8, ele abre a porta 1963 para conexões locais (da mesma máquina) para Telnet e Papovox
No MUD:
- Corrigido bug: Ao tentar entrar em item do tipo container com uma sala na opção "3 Sala/item entrar" do menu "11 Dentro" do comando Eitem, diz que o item está fechado
- Corrigido bug: Comandos vender e avaliar estavam aceitando qualquer item
- Corrigido bug: PNJs, ao se movimentarem pelo MUD, não estavam verificando a sala destino via função dirsala das salas
- Corrigido bug em mensagens que vêm com "Tecle M para mais": se as linhas forem bastante longas, pode não vir mensagem nenhuma
- Corrigido bug no comando Doar: não estava doando
- Corrigido bug quando há uma música contínua e um som em um menu (ex. som da sala no comando Esala): não estava tocando música como contínua
- Corrigido bug no personagem teste033 da sala teste146: não estava enviando mensagem para o jogador
- Corrigido bug: PNJs estavam usando habilidades e magias não agressivas nos oponentes durante a luta, ao invés de usar nos aliados
- Corrigido bug: Habilidades e magias que mudam pontos de vida, mana e/ou movimento estavam diminuindo esses atributos quando eles estiverem acima do máximo
- Corrigido bug: Ao entrar no MUD, não estava reproduzindo o som da sala se o personagem do jogador já estava no MUD
- Sons da sala não são mais repassados para quem está monitorando o jogador
- Ao assumir um PNJ ou voltar para o próprio personagem, agora reproduz o som da sala se os dois personagem estiverem em salas diferentes
- Criada opção "31 Som de noite" dos comandos Esala e Earea
- Novas opções no comando Ecasa para definir as chaves das casas (nome, descrição, etc.)
- Se a fechadura de um item for uma casa (Comando Eitem, 11 Dentro, 11 Fechadura), a chave da casa tranca e destranca e quem tem a chave da casa consegue entrar sem precisar destrancar
- Mensagens do menu "11 Dentro" do comando Eitem foram para o agora menu "23 Sons e mensagens"
- Criada opção "5 Entrou perso" do menu "23 Sons e mensagens" do comando Eitem
- Ao entrar nos portais das salas teste159 e teste160, agora vem a mensagem "Você atravessa o portal"
- Ao teclar ADM SOM, agora também é explicado as regras para os nomes dos arquivos de som
- Criadas opções Abriu, Fechou, Trancou e Destrancou para o personagem e para os outros no menu "23 Sons e mensagens" do comando Eitem
- Criados menus "16 Msg andar" e "17 Msg abrir fechar" no comando Esai
- No comando Econfig, menu "18 Andar pelo jogo", cada saída possui a opção "1 Nome da porta"
- Criada sala teste186, com frases personalizadas para abrir, fechar, trancar, destrancar e atravessar
- Função mudaporta das salas mudou e foram criadas as funções mudaporta0, mudaporta2 e mudaporta3, documentadas no arquivo mud/doc/07-salas.txt
- Comando "config +sala" agora só mostra as salas que também são visíveis pelo comando Lsala
- Criada opção Config +saidas2, para mostrar as saídas separadas por vírgulas
- Função txtsai das salas agora retorna somente as saídas, separadas por espaço
- Habilidades e magias de identificar agora informam se o jogador não perde o item ao entrar em uma sala que mata
- Nos comandos Ehab, Emag e Etec, menu "16 Ataque", agora existem mais opções nas variáveis Ataque1 e Ataque2
- No comando Econfig, menu "6 Herda" submenu "4 Ataques", é possível definir os valores padrão da variável Ataque2
- Criados comandos Ditem, Dmag1, Dmag2 e Dmag3 para calcular danos causados pelos comandos Item, Comer, Beber e Recitar
- Apagado comando Dtec porque agora existe o comando Ditem
- Argumentos da função execgolpe, no arquivo cmd/ataque.int, mudaram, vide arquivo doc/11-hab.txt
- Em qualquer mensagem, \dv é uma vírgula que desaparece se não for seguida de espaço
- Personagem teste007, da sala teste031, agora se chama "João, o mercenário" (algumas vezes com uma vírgula depois do nome)
- Opções 3 a 10 do comando Eperso (palavras chave, descrições e sexo) mudaram
- Mensagens na sala de desconectado, reconectado e jogador entrando e saindo, no comando Econfig, 14 Mensagens, 8 Personagem entrando
- Posições secundárias ao vestir ou empunhar um item (comando Eitem)
- Conhecimento necessário (habilidades, magias e idiomas) para poder vestir ou empunhar um item (comando Eitem)
- O editor de textos dos menus agora aceita 16000 caracteres ao invés de 2000
- Adicionado log do comando Autoapagar no menu "13 Arquivos de log" do comando Econfig
- Criada opção "24 Sala inicial" no comando Etipo
- Criado comando Mudamoedas
- Função dentrocasa dos personagens agora pode ter um argumento, a sala (vide mud/doc/08-perso.txt)
No MUD:
- Corrigido bug: ao digitar o nome de um comando social que não existe, o MUD não diz o que o usuário digitou
- Corrigido bug: os comandos Ijog e Infojog não estavam pegando o texto definido no comando Etipo para classes e raças
- Corrigido bug: as mensagens de "não negocio com" não estavam pegando o texto definido no comando Etipo para classes e raças
- Corrigido bug: opção Config +Chat não estava funcionando
- Corrigido bug: as opções "Falha iniciante" e "Falha perito" não estavam funcionando corretamente de ataque
- Corrigido bug: não estava mostrando algumas opções nos comandos "config" e "ajuda comunica"
- Corrigido bug ao soltar animal em batalha: não estava gerando evento cmd_soltouanim
- Ao apagar uma sala aonde está um jogador, o jogador era tirado do MUD. Agora vai para outra sala.
- Criadas opções Config +Musica1 +Musica2 para habilitar música de fundo independente dos efeitos sonoros
- Adicionados os nomes femininos para os tipos Anão, Humano e Elfo
- Em menus em que se digita o nome do som, é possível colocar dois ou mais sons, separados por espaço.
- Adicionada opção no comando Esala: a mensagem ao embaralhar as saídas
- Os eventos cmd_atkenv e cmd_atkrec agora podem adicionar valores aos danos de batalha e decidir se tem esquiva
- Adicionado arquivo doc/perguntas.txt com algumas perguntas e respostas sobre o MUD
- Mudaram os argumentos da função execgolpe, documentada no arquivo mud/doc/11-hab.txt
- Criado ônibus que anda, item teste078, e paradas de ônibus, salas teste179, teste180 e teste181
- Criada opção "30 Pode seguir" no comando eitem: se o comando Seguir reconhece o item
- Função rastrearsala agora tem opção "s" que significa retornar as salas ao invés das direções
- Criada função rastrearsaladir, para rastrear guardando as últimas rotas na memória
- Criadas funções msg e msgtodos para itens com salas internas
- Criado menu "17 Renomear comandos" do comando Econfig
- Criada opção "11 Condição personagem" no menu "14 Mensagens" do comando Econfig
- Comandos Dar, Pegar, Soltar, Nivel, Responder, Rezar, Prompt e Lançar agora estão na opção "16 Comandos Jogadores" do comando Econfig
- Criado menu "22 Condição personagem" no comando Etipo
- Criada opção "6 Descrição condição" no comando Eperso
- Opção "23 Soltar itens" do comando Esala agora só tem "0 Permitido, 1 Não permitido, 2 Destrói"
- Criadas opções "24 Msg perso soltar", "25 Msg outros soltar", "26 Msg perso pegar" e "27 Msg outros pegar" no comando Esala
- Criadas opções "Olhar dentro", "Está vazio", "Pegou item" e "Soltou item" no menu "11 Dentro" do comando Eitem
- No comando Eitem, itens do tipo simples agora podem ser containers do tipo sempre aberto
- Exemplos de mesa, árvore e sala em que ao soltar itens, eles caem, salas teste183 a teste185
- Comandos Emocao, Rezar, Bug e Ideia agora vêm habilitados por padrão
- A sintaxe dos comandos agora faz parte dos textos de ajuda dos comandos (editável pela opção na opção "16 Comandos Jogadores" do comando Econfig)
- Função estadopos dos personagens mudou de nome para desccond
- Criada função temdomador para personagens, vide arquivo mud/doc/08-perso.txt
- Constantes "nulo" e "classe" ao criar menus, vide arquivo mud/doc/14-comandos.txt
- Código dos menus ficou menor com o uso da const classe
Atualizações antigasÚnica mudança: O programa (intmud.exe) volta a funcionar no Windows XP.