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Atualizações

* 14/9/2024 IntMUD 1.15b MUD baseado na revisão 657

No IntMUD:

  1. Corrigido bug: Em variáveis debug, comparar debug.exec com qualquer número estava resultando em falso.
  2. Incluído -std=c++11, para usar o padrão C++11 (não estava compilando em alguns sistemas)

No MUD:

  1. Função rastrearsala volta a funcionar com essa mudança no IntMUD

* 31/8/2024 IntMUD 1.15a MUD baseado na revisão 656

No IntMUD:

  1. Corrigido bug: Atribuir um valor à variável textopos.linha não estava mudando a linha do textopos
  2. Corrigido bug: Comparações com variáveis de textovar estavam erradas; exemplo, digitar "cmd var.z_moedas_==0" no MUD, quando o jogador não tem moedas, estava retornando 0 (falso)

No MUD:

  1. Corrigido bug: Personagem clone da sala teste194 estava clonando o primeiro jogador que conseguisse ver o PNJ, não o primeiro jogador visível ao PNJ

* 25/8/2024 IntMUD 1.15 MUD baseado na revisão 655

No IntMUD:

  1. Corrigido bug: ao mudar o programa, se mudar o tamanho da variável txt1 a txt512 (ex. de txt10 para txt8) não estava acertando o texto corretamente
  2. Corrigido bug, o seguinte código estava resultando em t="aaaa" ao invés de t="aa":
    txt4 t = "a"
    t += t
  3. Corrigido bug: socket.abrirssl não estava funcionando quando o servidor tem vários domínios em um mesmo IP
  4. SSL agora carrega corretamente em iOS: procura por arquivos .dylib ao invés de .so
  5. Criada variável ArqMem com funcionalidades básicas, por enquanto sem utilidade, descrita no arquivo doc/manual.txt
  6. Função Msg de ArqTxt mudou de nome para Escr
  7. ArqExec agora pode executar um programa sem esconder a janela no Windows; vide função Abrir no manual.txt
  8. A verificação do tempo decorrido no Linux, usado principalmente por Inttempo, agora usa um relógio monotônico do sistema (que não é afetado se data/hora atual mudar)
  9. Função Renomear de Arqdir agora tem o mesmo comportamento no Windows: se o novo arquivo já existir, é substituído.
  10. Funções Antes, Depois, Objantes, Objdepois, Removeantes e Removedepois de Listaitem agora retornam a própria variável Listaitem
  11. Funções Antes e Depois de Textopos agora retornam a própria variável Textopos
  12. Criada função Inverter de Listaobj
  13. Criada função Txttipovar, retorna o tipo de uma variável, documentada no arquivo doc/manual.txt

Outros arquivos:

  1. Arquivo testes/listaobj.int foi melhorado: uso de cores e de Epara ao invés de Enquanto
  2. Adicionado arquivo testes/listaobj2.int - demonstração básica sobre listaobj

No MUD:

  1. Corrigido bug: Animais conseguem usar magias e habilidades de nível acima do nível atual
  2. Corrigido bug: Ao reiniciar o MUD com Diag Reset, teclar Adm passa a mostrar a ajuda do comando Aarea
  3. Corrigido bug: Não estava avisando sala perigosa na direção SE
  4. Corrigido bug: As opções "14 Som trancou" e "15 Som destrancou" do comando Esai não estavam funcionando
  5. Corrigido bug: O comando Saídas não mostra nomes corretos das salas cujo título foi alterado com o comando Stitulo
  6. Corrigido bug: Quando o nome do efeito (opção 1 do comando Eef) tem cores, teclar Efeito seguido do nome do efeito não acha o efeito
  7. Corrigido bug: Atacar à distância digitando o nome do alvo, como "revolver s camundongo", não estava funcionando
  8. Corrigido bug: Ao atacar à distância, a mensagem do ataque estava vindo duas vezes para quem ataca
  9. Corrigido bug: A mensagem da habilidade Arco e flecha era "Você lança um arco" ao invés de "Você lança uma flecha"
  10. Corrigido bug: O comando Dhab com ataque automático não estava calculando os danos se o personagem não tinha a habilidade
  11. Corrigido bug: Estavam faltando mensagens de apenas fome no comando Econfig, menu "14 mensagens"
  12. Corrigido bug: Quando um animal é solto automaticamente devido à batalha, não vem mensagem dizendo que o animal foi solto
  13. Corrigido bug nas mensagens: $p1 não estava mostrando você/ti
  14. Corrigido bug: "Lutando com você" estava trocado com "Lutando com alguém" na descrição do personagem na sala nos comandos Eperso e Econfig
  15. Corrigido bug: Hab/Magia de identificação não estava mostrando raça/classe/subclasse como no comando Estat
  16. Criada opção "2 Nível insuficiente animal" no submenu "20 Habilidades e magias comuns" do menu "14 Mensagens" do comando Econfig
  17. Corrigido bug: ao renascer, só estava verificando o nível dos itens para saber se o personagem pode continuar vestindo
  18. A opção "3 Desc de noite" do comando Esala agora aparece vazia quando não houver descrição de noite
  19. Na const admordem, arg0=nome da classe
  20. Criada opção "18 Conflita com itens" do comando Eitem
  21. O colete da sala teste028 não pode ser usado com coisas com metal, como a faca e os óculos
  22. Possibilidade de enviar mensagens depois de um tempo, vide ADM CORES
  23. Linhas com texto e som, são enviados os textos e os sons, mas se tiver apenas sons, são enviados somente os sons. Não é enviada uma linha vazia.
  24. Eventos cmd_configmoedas e cmd_ganhaexp, documentados no arquivo doc/13-eventos.txt
  25. Adicionadas mensagens de personagem pegando moedas no comando Econfig, "14 Mensagens", "16 Experiência, nível e moedas"
  26. Criada sala teste190 com uma magia que aumenta moedas ganhas ao matar PNJ mas diminui a experiência ganha e um professor que ensina mais e mais barato para anões
  27. Criada opção "Tipos imunes" do comando Eef: personagens imunes ao efeito
  28. Criada opção "Ao renascer" no comando Eef e na opção "8 Herda" do comando Econfig
  29. Mensagens de saiu da sala e entrou na sala quando o personagem muda de sala ao renascer
  30. Vários eventos agora também são chamados para o objeto que processa o comando
  31. Criados eventos cmd_msg_ver, cmd_msg_olhar e cmd_msg_ident
  32. A maioria das opções do comando Econfig agora pode ser apagada (revertida para o valor padrão)
  33. Criada classe h_config, arquivo misc/config.int, com os valores padrão do comando Econfig
  34. Criada opção "Imprecisão não ver" no menu "16 Ataque" dos comandos Ehab, Emag e Etc e no menu "8 Herda" do comando Econfig
  35. Criadas opções "15 Perde precisão ver" e "16 Perde precisão não ver" no comando Etipo
  36. Criadas opções "7 Perde precisão ver" e "8 Perde precisão não ver" no menu "34 Atributos" do comando Eperso
  37. Criadas salas teste191 e teste192, com continuação da explicação nas salas teste056 a teste058
  38. Criadas salas teste193 e teste194 para demonstrar um personagem clone, teste053

Nota: Esta versão do MUD funciona também com a versão 1.14c do IntMUD, de 14/5/2023

* 14/5/2023 IntMUD 1.14c MUD baseado na revisão 608

No IntMUD:

  1. Em alguns sistemas, o IntMUD não conseguiam carregar o SSL (conexão segura) porque não achava a função função SSL_get_peer_certificate; agora procura também por SSL_get1_peer_certificate
  2. Internamente, o IntMUD agora passa a usar TLS_method sempre que possível; pela documentação do OpenSSL, as outras funções _method ficaram obsoletas

Nota: Quem não está tendo problemas com conexão segura não precisa atualizar

No MUD:

  1. Corrigido bug em Etipo: a opção "Ataque automático" não estava aparecendo
  2. Corrigido bug: ao criar um item ou personagem, não estava acertando a variável objnum (a quantidade total de objetos)
  3. Corrigido bug: A opção "Chave" do comando Eitem não estava aparecendo
  4. Acrescentadas opções Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3 no comando Econfig, "8 Herda", "3 Personagens"
  5. No comando Econfig, menu "1 Como ativar o MUD", a opção "14 Caracteres de uma vez" agora é também o tamanho máximo de uma mensagem para o jogador e foram criadas as opções 16 e 17
  6. No comando Econfig, menu "1 Como ativar o MUD", as opções 14 a 17 agora vão de 100 a 100 mil
  7. Criados comandos de administração Ordenacl, Ordenaarq e Nitem
  8. Comando Econfig, menu "14 Mensagens", submenu "16 Experiência e nível" agora tem mensagens de moedas ganhas e divididas
  9. Criado menu com mensagens de fim da batalha nos comandos Econfig (no menu 14 Mensagens), Eperso e Etipo
  10. Criadas mensagens do corpo de um personagem morto no menu "Quando morre" dos comandos Econfig (no menu 14 Mensagens), Eperso e Etipo
  11. Usuários podem consultar o histórico de mensagens dos comandos Falar, Gritar, Sussurrar, Gchat, Chat e Novatos
  12. Criadas mensagens do corpo de um personagem morto no menu "Quando morre" dos comandos Econfig (no menu 8 Herda), Eperso e Etipo
  13. Criada opção "3 Descrição sala" no comando Econfig, menu "8 Herda", submenu "2 Itens"
  14. Opção "Descrição sala" dos itens agora aceita $p (nome do item) e mais algumas sequências com $
  15. Constantes descpos dos itens mudaram de nome para descsala; essa constante corresponde à opção "Descrição sala" do comando Eitem
  16. Criada sala teste167, com um robõ que ao ser vencido em batalha, deixa uma carcaça
  17. Adicionado menu "Outras descrições" com mais algumas opções no comando Eitem
  18. A bolsa da área de teste, item teste005 da sala teste024, agora tem uma descrição diferente ao olhar para ela quando está aberta
  19. Comandos Dhab, Dmag, etc. agora mostram danos por segundo sem casas decimais após a vírgula
  20. Função execgolpe do arquivo cmd/ataque.int agora só calcula o resultado do ataque, não muda os pontos de vida do personagem alvo
  21. Magia/hab de retorno para transportar jogador para uma área que o jogador já visitou
  22. Nos comandos Esala e Earea, criada opção "15 Área visitada"
  23. No comando Earea, criadas opções para região da área e sala de retorno
  24. Criada habilidade Voltar: permite voltar a uma área já visitada, com algumas limitações
  25. Atualizada a descrição da sala teste049, sobre Retornar em níveis baixos
  26. Criadas salas teste188 e teste189 para explicar sobre a habilidade Voltar
  27. Apagada a magia Volta, porque aparentemente não está sendo usada
  28. Comandos Lhab, Lmag e Ltec agora informam também se for do tipo Identificar e se for do tipo Retornar
  29. No comando Econfig, menu "17 Renomear comandos", foi criado o submenu "7 Textos nas mensagens"
  30. O menu do comando Equip no comando Econfig agora tem as opções "4 Alvo não existe" e "5 Não possui animal"
  31. Ao teclar "adm mens", são mostrados também os textos com $ definidos no comando Econfig
  32. Criada função $mens.tp, documentada em doc/03-mensagens.txt
  33. Criada opção no comando Etipo: Sala ao renascer
  34. Quando um jogador entra no MUD derrubando outro que estava com o mesmo personagem (exemplo, porque a conexão "congelou"), o histórico dos comandos Falar, Gritar, Gchat, Sussurrar e Telepatia é transferido da conexão antiga para a nova
  35. Criada opção "6 Menu de entrada" no Econfig
  36. Opção "Para de seguir" foi do menu do comando Config para o menu do comando Seguir
  37. Criado menu "Comandos personagem" (para poder desabilitar Dormir, Sentar, Descansar, Montar) nos comandos Etipo e Eperso
  38. O robô da sala teste187 agora não dorme, não descansa e não senta
  39. Criada função podeposicao para checar posições válidas de um personagens, documentada em doc/08-perso.txt

* 7/11/2022 IntMUD 1.14c MUD baseado na revisão 589

No IntMUD:

  1. Corrigido bug: o programa caía ao salvar arquivo via Prog (pelo IntMUD) com uma const com 4096 caracteres ou mais
  2. Corrigido bug: Os operadores de bit estavam funcionando com textos quando o segundo operador é um texto ao invés do primeiro operador
  3. Suporte ao openssl 1.1, além do openssl 1.0
  4. Versão do programa mudou para 1.14c

No telnet.int:

  1. Agora consegue reproduzir sons do MUD (protocolo MSP) com pacote de sons via programa ffplay (faz parte do ffmpeg)
  2. Ao pressionar a tela F8, ele abre a porta 1963 para conexões locais (da mesma máquina) para Telnet e Papovox

No MUD:

  1. Corrigido bug: Ao tentar entrar em item do tipo container com uma sala na opção "3 Sala/item entrar" do menu "11 Dentro" do comando Eitem, diz que o item está fechado
  2. Corrigido bug: Comandos vender e avaliar estavam aceitando qualquer item
  3. Corrigido bug: PNJs, ao se movimentarem pelo MUD, não estavam verificando a sala destino via função dirsala das salas
  4. Corrigido bug em mensagens que vêm com "Tecle M para mais": se as linhas forem bastante longas, pode não vir mensagem nenhuma
  5. Corrigido bug no comando Doar: não estava doando
  6. Corrigido bug quando há uma música contínua e um som em um menu (ex. som da sala no comando Esala): não estava tocando música como contínua
  7. Corrigido bug no personagem teste033 da sala teste146: não estava enviando mensagem para o jogador
  8. Corrigido bug: PNJs estavam usando habilidades e magias não agressivas nos oponentes durante a luta, ao invés de usar nos aliados
  9. Corrigido bug: Habilidades e magias que mudam pontos de vida, mana e/ou movimento estavam diminuindo esses atributos quando eles estiverem acima do máximo
  10. Corrigido bug: Ao entrar no MUD, não estava reproduzindo o som da sala se o personagem do jogador já estava no MUD
  11. Sons da sala não são mais repassados para quem está monitorando o jogador
  12. Ao assumir um PNJ ou voltar para o próprio personagem, agora reproduz o som da sala se os dois personagem estiverem em salas diferentes
  13. Criada opção "31 Som de noite" dos comandos Esala e Earea
  14. Novas opções no comando Ecasa para definir as chaves das casas (nome, descrição, etc.)
  15. Se a fechadura de um item for uma casa (Comando Eitem, 11 Dentro, 11 Fechadura), a chave da casa tranca e destranca e quem tem a chave da casa consegue entrar sem precisar destrancar
  16. Mensagens do menu "11 Dentro" do comando Eitem foram para o agora menu "23 Sons e mensagens"
  17. Criada opção "5 Entrou perso" do menu "23 Sons e mensagens" do comando Eitem
  18. Ao entrar nos portais das salas teste159 e teste160, agora vem a mensagem "Você atravessa o portal"
  19. Ao teclar ADM SOM, agora também é explicado as regras para os nomes dos arquivos de som
  20. Criadas opções Abriu, Fechou, Trancou e Destrancou para o personagem e para os outros no menu "23 Sons e mensagens" do comando Eitem
  21. Criados menus "16 Msg andar" e "17 Msg abrir fechar" no comando Esai
  22. No comando Econfig, menu "18 Andar pelo jogo", cada saída possui a opção "1 Nome da porta"
  23. Criada sala teste186, com frases personalizadas para abrir, fechar, trancar, destrancar e atravessar
  24. Função mudaporta das salas mudou e foram criadas as funções mudaporta0, mudaporta2 e mudaporta3, documentadas no arquivo mud/doc/07-salas.txt
  25. Comando "config +sala" agora só mostra as salas que também são visíveis pelo comando Lsala
  26. Criada opção Config +saidas2, para mostrar as saídas separadas por vírgulas
  27. Função txtsai das salas agora retorna somente as saídas, separadas por espaço
  28. Habilidades e magias de identificar agora informam se o jogador não perde o item ao entrar em uma sala que mata
  29. Nos comandos Ehab, Emag e Etec, menu "16 Ataque", agora existem mais opções nas variáveis Ataque1 e Ataque2
  30. No comando Econfig, menu "6 Herda" submenu "4 Ataques", é possível definir os valores padrão da variável Ataque2
  31. Criados comandos Ditem, Dmag1, Dmag2 e Dmag3 para calcular danos causados pelos comandos Item, Comer, Beber e Recitar
  32. Apagado comando Dtec porque agora existe o comando Ditem
  33. Argumentos da função execgolpe, no arquivo cmd/ataque.int, mudaram, vide arquivo doc/11-hab.txt
  34. Em qualquer mensagem, \dv é uma vírgula que desaparece se não for seguida de espaço
  35. Personagem teste007, da sala teste031, agora se chama "João, o mercenário" (algumas vezes com uma vírgula depois do nome)
  36. Opções 3 a 10 do comando Eperso (palavras chave, descrições e sexo) mudaram
  37. Mensagens na sala de desconectado, reconectado e jogador entrando e saindo, no comando Econfig, 14 Mensagens, 8 Personagem entrando
  38. Posições secundárias ao vestir ou empunhar um item (comando Eitem)
  39. Conhecimento necessário (habilidades, magias e idiomas) para poder vestir ou empunhar um item (comando Eitem)
  40. O editor de textos dos menus agora aceita 16000 caracteres ao invés de 2000
  41. Adicionado log do comando Autoapagar no menu "13 Arquivos de log" do comando Econfig
  42. Criada opção "24 Sala inicial" no comando Etipo
  43. Criado comando Mudamoedas
  44. Função dentrocasa dos personagens agora pode ter um argumento, a sala (vide mud/doc/08-perso.txt)

* 13/3/2022 IntMUD 1.14a MUD baseado na revisão 568

No MUD:

  1. Corrigido bug: ao digitar o nome de um comando social que não existe, o MUD não diz o que o usuário digitou
  2. Corrigido bug: os comandos Ijog e Infojog não estavam pegando o texto definido no comando Etipo para classes e raças
  3. Corrigido bug: as mensagens de "não negocio com" não estavam pegando o texto definido no comando Etipo para classes e raças
  4. Corrigido bug: opção Config +Chat não estava funcionando
  5. Corrigido bug: as opções "Falha iniciante" e "Falha perito" não estavam funcionando corretamente de ataque
  6. Corrigido bug: não estava mostrando algumas opções nos comandos "config" e "ajuda comunica"
  7. Corrigido bug ao soltar animal em batalha: não estava gerando evento cmd_soltouanim
  8. Ao apagar uma sala aonde está um jogador, o jogador era tirado do MUD. Agora vai para outra sala.
  9. Criadas opções Config +Musica1 +Musica2 para habilitar música de fundo independente dos efeitos sonoros
  10. Adicionados os nomes femininos para os tipos Anão, Humano e Elfo
  11. Em menus em que se digita o nome do som, é possível colocar dois ou mais sons, separados por espaço.
  12. Adicionada opção no comando Esala: a mensagem ao embaralhar as saídas
  13. Os eventos cmd_atkenv e cmd_atkrec agora podem adicionar valores aos danos de batalha e decidir se tem esquiva
  14. Adicionado arquivo doc/perguntas.txt com algumas perguntas e respostas sobre o MUD
  15. Mudaram os argumentos da função execgolpe, documentada no arquivo mud/doc/11-hab.txt
  16. Criado ônibus que anda, item teste078, e paradas de ônibus, salas teste179, teste180 e teste181
  17. Criada opção "30 Pode seguir" no comando eitem: se o comando Seguir reconhece o item
  18. Função rastrearsala agora tem opção "s" que significa retornar as salas ao invés das direções
  19. Criada função rastrearsaladir, para rastrear guardando as últimas rotas na memória
  20. Criadas funções msg e msgtodos para itens com salas internas
  21. Criado menu "17 Renomear comandos" do comando Econfig
  22. Criada opção "11 Condição personagem" no menu "14 Mensagens" do comando Econfig
  23. Comandos Dar, Pegar, Soltar, Nivel, Responder, Rezar, Prompt e Lançar agora estão na opção "16 Comandos Jogadores" do comando Econfig
  24. Criado menu "22 Condição personagem" no comando Etipo
  25. Criada opção "6 Descrição condição" no comando Eperso
  26. Opção "23 Soltar itens" do comando Esala agora só tem "0 Permitido, 1 Não permitido, 2 Destrói"
  27. Criadas opções "24 Msg perso soltar", "25 Msg outros soltar", "26 Msg perso pegar" e "27 Msg outros pegar" no comando Esala
  28. Criadas opções "Olhar dentro", "Está vazio", "Pegou item" e "Soltou item" no menu "11 Dentro" do comando Eitem
  29. No comando Eitem, itens do tipo simples agora podem ser containers do tipo sempre aberto
  30. Exemplos de mesa, árvore e sala em que ao soltar itens, eles caem, salas teste183 a teste185
  31. Comandos Emocao, Rezar, Bug e Ideia agora vêm habilitados por padrão
  32. A sintaxe dos comandos agora faz parte dos textos de ajuda dos comandos (editável pela opção na opção "16 Comandos Jogadores" do comando Econfig)
  33. Função estadopos dos personagens mudou de nome para desccond
  34. Criada função temdomador para personagens, vide arquivo mud/doc/08-perso.txt
  35. Constantes "nulo" e "classe" ao criar menus, vide arquivo mud/doc/14-comandos.txt
  36. Código dos menus ficou menor com o uso da const classe

* 25/1/2021 IntMUD 1.14b MUD baseado na revisão 550

Única mudança: O programa (intmud.exe) volta a funcionar no Windows XP.

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