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Atualizações

* 14/5/2023 IntMUD 1.14c MUD baseado na revisão 608

No IntMUD:

  1. Em alguns sistemas, o IntMUD não conseguiam carregar o SSL (conexão segura) porque não achava a função função SSL_get_peer_certificate; agora procura também por SSL_get1_peer_certificate
  2. Internamente, o IntMUD agora passa a usar TLS_method sempre que possível; pela documentação do OpenSSL, as outras funções _method ficaram obsoletas

Nota: Quem não está tendo problemas com conexão segura não precisa atualizar

No MUD:

  1. Corrigido bug em Etipo: a opção "Ataque automático" não estava aparecendo
  2. Corrigido bug: ao criar um item ou personagem, não estava acertando a variável objnum (a quantidade total de objetos)
  3. Corrigido bug: A opção "Chave" do comando Eitem não estava aparecendo
  4. Acrescentadas opções Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3 no comando Econfig, "8 Herda", "3 Personagens"
  5. No comando Econfig, menu "1 Como ativar o MUD", a opção "14 Caracteres de uma vez" agora é também o tamanho máximo de uma mensagem para o jogador e foram criadas as opções 16 e 17
  6. No comando Econfig, menu "1 Como ativar o MUD", as opções 14 a 17 agora vão de 100 a 100 mil
  7. Criados comandos de administração Ordenacl, Ordenaarq e Nitem
  8. Comando Econfig, menu "14 Mensagens", submenu "16 Experiência e nível" agora tem mensagens de moedas ganhas e divididas
  9. Criado menu com mensagens de fim da batalha nos comandos Econfig (no menu 14 Mensagens), Eperso e Etipo
  10. Criadas mensagens do corpo de um personagem morto no menu "Quando morre" dos comandos Econfig (no menu 14 Mensagens), Eperso e Etipo
  11. Usuários podem consultar o histórico de mensagens dos comandos Falar, Gritar, Sussurrar, Gchat, Chat e Novatos
  12. Criadas mensagens do corpo de um personagem morto no menu "Quando morre" dos comandos Econfig (no menu 8 Herda), Eperso e Etipo
  13. Criada opção "3 Descrição sala" no comando Econfig, menu "8 Herda", submenu "2 Itens"
  14. Opção "Descrição sala" dos itens agora aceita $p (nome do item) e mais algumas sequências com $
  15. Constantes descpos dos itens mudaram de nome para descsala; essa constante corresponde à opção "Descrição sala" do comando Eitem
  16. Criada sala teste167, com um robõ que ao ser vencido em batalha, deixa uma carcaça
  17. Adicionado menu "Outras descrições" com mais algumas opções no comando Eitem
  18. A bolsa da área de teste, item teste005 da sala teste024, agora tem uma descrição diferente ao olhar para ela quando está aberta
  19. Comandos Dhab, Dmag, etc. agora mostram danos por segundo sem casas decimais após a vírgula
  20. Função execgolpe do arquivo cmd/ataque.int agora só calcula o resultado do ataque, não muda os pontos de vida do personagem alvo
  21. Magia/hab de retorno para transportar jogador para uma área que o jogador já visitou
  22. Nos comandos Esala e Earea, criada opção "15 Área visitada"
  23. No comando Earea, criadas opções para região da área e sala de retorno
  24. Criada habilidade Voltar: permite voltar a uma área já visitada, com algumas limitações
  25. Atualizada a descrição da sala teste049, sobre Retornar em níveis baixos
  26. Criadas salas teste188 e teste189 para explicar sobre a habilidade Voltar
  27. Apagada a magia Volta, porque aparentemente não está sendo usada
  28. Comandos Lhab, Lmag e Ltec agora informam também se for do tipo Identificar e se for do tipo Retornar
  29. No comando Econfig, menu "17 Renomear comandos", foi criado o submenu "7 Textos nas mensagens"
  30. O menu do comando Equip no comando Econfig agora tem as opções "4 Alvo não existe" e "5 Não possui animal"
  31. Ao teclar "adm mens", são mostrados também os textos com $ definidos no comando Econfig
  32. Criada função $mens.tp, documentada em doc/03-mensagens.txt
  33. Criada opção no comando Etipo: Sala ao renascer
  34. Quando um jogador entra no MUD derrubando outro que estava com o mesmo personagem (exemplo, porque a conexão "congelou"), o histórico dos comandos Falar, Gritar, Gchat, Sussurrar e Telepatia é transferido da conexão antiga para a nova
  35. Criada opção "6 Menu de entrada" no Econfig
  36. Opção "Para de seguir" foi do menu do comando Config para o menu do comando Seguir
  37. Criado menu "Comandos personagem" (para poder desabilitar Dormir, Sentar, Descansar, Montar) nos comandos Etipo e Eperso
  38. O robô da sala teste187 agora não dorme, não descansa e não senta
  39. Criada função podeposicao para checar posições válidas de um personagens, documentada em doc/08-perso.txt

* 7/11/2022 IntMUD 1.14c MUD baseado na revisão 589

No IntMUD:

  1. Corrigido bug: o programa caía ao salvar arquivo via Prog (pelo IntMUD) com uma const com 4096 caracteres ou mais
  2. Corrigido bug: Os operadores de bit estavam funcionando com textos quando o segundo operador é um texto ao invés do primeiro operador
  3. Suporte ao openssl 1.1, além do openssl 1.0
  4. Versão do programa mudou para 1.14c

No telnet.int:

  1. Agora consegue reproduzir sons do MUD (protocolo MSP) com pacote de sons via programa ffplay (faz parte do ffmpeg)
  2. Ao pressionar a tela F8, ele abre a porta 1963 para conexões locais (da mesma máquina) para Telnet e Papovox

No MUD:

  1. Corrigido bug: Ao tentar entrar em item do tipo container com uma sala na opção "3 Sala/item entrar" do menu "11 Dentro" do comando Eitem, diz que o item está fechado
  2. Corrigido bug: Comandos vender e avaliar estavam aceitando qualquer item
  3. Corrigido bug: PNJs, ao se movimentarem pelo MUD, não estavam verificando a sala destino via função dirsala das salas
  4. Corrigido bug em mensagens que vêm com "Tecle M para mais": se as linhas forem bastante longas, pode não vir mensagem nenhuma
  5. Corrigido bug no comando Doar: não estava doando
  6. Corrigido bug quando há uma música contínua e um som em um menu (ex. som da sala no comando Esala): não estava tocando música como contínua
  7. Corrigido bug no personagem teste033 da sala teste146: não estava enviando mensagem para o jogador
  8. Corrigido bug: PNJs estavam usando habilidades e magias não agressivas nos oponentes durante a luta, ao invés de usar nos aliados
  9. Corrigido bug: Habilidades e magias que mudam pontos de vida, mana e/ou movimento estavam diminuindo esses atributos quando eles estiverem acima do máximo
  10. Corrigido bug: Ao entrar no MUD, não estava reproduzindo o som da sala se o personagem do jogador já estava no MUD
  11. Sons da sala não são mais repassados para quem está monitorando o jogador
  12. Ao assumir um PNJ ou voltar para o próprio personagem, agora reproduz o som da sala se os dois personagem estiverem em salas diferentes
  13. Criada opção "31 Som de noite" dos comandos Esala e Earea
  14. Novas opções no comando Ecasa para definir as chaves das casas (nome, descrição, etc.)
  15. Se a fechadura de um item for uma casa (Comando Eitem, 11 Dentro, 11 Fechadura), a chave da casa tranca e destranca e quem tem a chave da casa consegue entrar sem precisar destrancar
  16. Mensagens do menu "11 Dentro" do comando Eitem foram para o agora menu "23 Sons e mensagens"
  17. Criada opção "5 Entrou perso" do menu "23 Sons e mensagens" do comando Eitem
  18. Ao entrar nos portais das salas teste159 e teste160, agora vem a mensagem "Você atravessa o portal"
  19. Ao teclar ADM SOM, agora também é explicado as regras para os nomes dos arquivos de som
  20. Criadas opções Abriu, Fechou, Trancou e Destrancou para o personagem e para os outros no menu "23 Sons e mensagens" do comando Eitem
  21. Criados menus "16 Msg andar" e "17 Msg abrir fechar" no comando Esai
  22. No comando Econfig, menu "18 Andar pelo jogo", cada saída possui a opção "1 Nome da porta"
  23. Criada sala teste186, com frases personalizadas para abrir, fechar, trancar, destrancar e atravessar
  24. Função mudaporta das salas mudou e foram criadas as funções mudaporta0, mudaporta2 e mudaporta3, documentadas no arquivo mud/doc/07-salas.txt
  25. Comando "config +sala" agora só mostra as salas que também são visíveis pelo comando Lsala
  26. Criada opção Config +saidas2, para mostrar as saídas separadas por vírgulas
  27. Função txtsai das salas agora retorna somente as saídas, separadas por espaço
  28. Habilidades e magias de identificar agora informam se o jogador não perde o item ao entrar em uma sala que mata
  29. Nos comandos Ehab, Emag e Etec, menu "16 Ataque", agora existem mais opções nas variáveis Ataque1 e Ataque2
  30. No comando Econfig, menu "6 Herda" submenu "4 Ataques", é possível definir os valores padrão da variável Ataque2
  31. Criados comandos Ditem, Dmag1, Dmag2 e Dmag3 para calcular danos causados pelos comandos Item, Comer, Beber e Recitar
  32. Apagado comando Dtec porque agora existe o comando Ditem
  33. Argumentos da função execgolpe, no arquivo cmd/ataque.int, mudaram, vide arquivo doc/11-hab.txt
  34. Em qualquer mensagem, \dv é uma vírgula que desaparece se não for seguida de espaço
  35. Personagem teste007, da sala teste031, agora se chama "João, o mercenário" (algumas vezes com uma vírgula depois do nome)
  36. Opções 3 a 10 do comando Eperso (palavras chave, descrições e sexo) mudaram
  37. Mensagens na sala de desconectado, reconectado e jogador entrando e saindo, no comando Econfig, 14 Mensagens, 8 Personagem entrando
  38. Posições secundárias ao vestir ou empunhar um item (comando Eitem)
  39. Conhecimento necessário (habilidades, magias e idiomas) para poder vestir ou empunhar um item (comando Eitem)
  40. O editor de textos dos menus agora aceita 16000 caracteres ao invés de 2000
  41. Adicionado log do comando Autoapagar no menu "13 Arquivos de log" do comando Econfig
  42. Criada opção "24 Sala inicial" no comando Etipo
  43. Criado comando Mudamoedas
  44. Função dentrocasa dos personagens agora pode ter um argumento, a sala (vide mud/doc/08-perso.txt)

* 13/3/2022 IntMUD 1.14a MUD baseado na revisão 568

No MUD:

  1. Corrigido bug: ao digitar o nome de um comando social que não existe, o MUD não diz o que o usuário digitou
  2. Corrigido bug: os comandos Ijog e Infojog não estavam pegando o texto definido no comando Etipo para classes e raças
  3. Corrigido bug: as mensagens de "não negocio com" não estavam pegando o texto definido no comando Etipo para classes e raças
  4. Corrigido bug: opção Config +Chat não estava funcionando
  5. Corrigido bug: as opções "Falha iniciante" e "Falha perito" não estavam funcionando corretamente de ataque
  6. Corrigido bug: não estava mostrando algumas opções nos comandos "config" e "ajuda comunica"
  7. Corrigido bug ao soltar animal em batalha: não estava gerando evento cmd_soltouanim
  8. Ao apagar uma sala aonde está um jogador, o jogador era tirado do MUD. Agora vai para outra sala.
  9. Criadas opções Config +Musica1 +Musica2 para habilitar música de fundo independente dos efeitos sonoros
  10. Adicionados os nomes femininos para os tipos Anão, Humano e Elfo
  11. Em menus em que se digita o nome do som, é possível colocar dois ou mais sons, separados por espaço.
  12. Adicionada opção no comando Esala: a mensagem ao embaralhar as saídas
  13. Os eventos cmd_atkenv e cmd_atkrec agora podem adicionar valores aos danos de batalha e decidir se tem esquiva
  14. Adicionado arquivo doc/perguntas.txt com algumas perguntas e respostas sobre o MUD
  15. Mudaram os argumentos da função execgolpe, documentada no arquivo mud/doc/11-hab.txt
  16. Criado ônibus que anda, item teste078, e paradas de ônibus, salas teste179, teste180 e teste181
  17. Criada opção "30 Pode seguir" no comando eitem: se o comando Seguir reconhece o item
  18. Função rastrearsala agora tem opção "s" que significa retornar as salas ao invés das direções
  19. Criada função rastrearsaladir, para rastrear guardando as últimas rotas na memória
  20. Criadas funções msg e msgtodos para itens com salas internas
  21. Criado menu "17 Renomear comandos" do comando Econfig
  22. Criada opção "11 Condição personagem" no menu "14 Mensagens" do comando Econfig
  23. Comandos Dar, Pegar, Soltar, Nivel, Responder, Rezar, Prompt e Lançar agora estão na opção "16 Comandos Jogadores" do comando Econfig
  24. Criado menu "22 Condição personagem" no comando Etipo
  25. Criada opção "6 Descrição condição" no comando Eperso
  26. Opção "23 Soltar itens" do comando Esala agora só tem "0 Permitido, 1 Não permitido, 2 Destrói"
  27. Criadas opções "24 Msg perso soltar", "25 Msg outros soltar", "26 Msg perso pegar" e "27 Msg outros pegar" no comando Esala
  28. Criadas opções "Olhar dentro", "Está vazio", "Pegou item" e "Soltou item" no menu "11 Dentro" do comando Eitem
  29. No comando Eitem, itens do tipo simples agora podem ser containers do tipo sempre aberto
  30. Exemplos de mesa, árvore e sala em que ao soltar itens, eles caem, salas teste183 a teste185
  31. Comandos Emocao, Rezar, Bug e Ideia agora vêm habilitados por padrão
  32. A sintaxe dos comandos agora faz parte dos textos de ajuda dos comandos (editável pela opção na opção "16 Comandos Jogadores" do comando Econfig)
  33. Função estadopos dos personagens mudou de nome para desccond
  34. Criada função temdomador para personagens, vide arquivo mud/doc/08-perso.txt
  35. Constantes "nulo" e "classe" ao criar menus, vide arquivo mud/doc/14-comandos.txt
  36. Código dos menus ficou menor com o uso da const classe

* 25/1/2021 IntMUD 1.14b MUD baseado na revisão 550

Única mudança: O programa (intmud.exe) volta a funcionar no Windows XP.

* 11/1/2021 IntMUD 1.14a MUD baseado na revisão 550

No IntMUD:

  1. Corrigido bug: Operador % e funções int e intdiv não estavam lidando com números muito grandes
  2. Corrigido bug na versão compilada para Windows: só estava reconhecendo data atual e data de arquivos até o ano 2038
  3. Variáveis Arqsav agora permitem ler e salvar até 65535 objetos ao invés de 4000
  4. Criadas funções Salvarcod e Senhacod em Arqsav
  5. Versão do programa mudou para 1.14a

No MUD:

  1. Corrigido bug em misc:evento e misc:tempo; aparece quando dois jogadores estão na sala teste067 e vão para leste. Quando um volta para oeste outro não recebe as outras mensagens do misc:tempo.
  2. Corrigido bug: se um jogador usar ataque de área em uma sala que não permite ataque entre jogadores, pode acertar animais de outros jogadores
  3. Corrigido bug: ao criar um item que agrupa em um personagem que já tem o item, não está agrupando se foi definido "Ataque min" ou "Ataque max" pelo comando Eitem
  4. Corrigido bug: comando Chamar não estava informando os outros jogadores que o jogador trouxe um animal de volta
  5. Corrigido bug: comando Ordenar estava permitindo ataques rápidos (sem o tempo de espera após cada ataque)
  6. Corrigido bug em atk1_usar1, atk1_usar2 e atk1_usar3: para mensagens personalizadas, $mens não estava com os personagens corretos
  7. Corrigido bug no item teste055 (faca de fogo): podia realizar um ataque mesmo que o alvo já esteja morto
  8. Corrigido bug: comando Carea estava aceitando nomes com espaço e com acentuação mas não criava a área
  9. Corrigido bug: se sair de um grupo com o comando Seguir e tiver um animal solto na sala, o comando Grupo dava impressão que o animal solto não pertence mais ao jogador
  10. Corrigido: usar a função dirsala(direção) em triggers ao invés de usar dir_[direção] diretamente
  11. Teclando apenas AC mostra as últimas mensagens no canal AC
  12. Teclando apenas Rezou mostra as últimas mensagens dos comandos Rezar e Rezou
  13. Quando um PNJ escolhe um animal, agora a mensagem vem do comando Econfig, 16 Comandos Jogadores, Animal
  14. Comando Quem no novo padrão dos menus
  15. Adicionado caracter \e (para adicionar espaço no início ou no fim) ao editar textos de menus; está explicado ao teclar adm cores
  16. Adicionados submenus "Personagem na sala" e "Jogador imortal na sala" no menu "14 Mensagens" do comando Econfig
  17. Comando Estat agora mostra atributos de ataque e de defesa, exemplo: (-20% danos)
  18. No comando Estat, tipo, raça e classe agora são pegos das opções Texto do menu do comando Etipo
  19. Opção "Descrição sala" do comando Eperso agora é um menu com várias posições
  20. Adicionada opção "Descrição com dono" no comando Eperso
  21. Quantidade máxima de animais reserva agora pode chegar a 500
  22. Animais soltos agora também aparecem no comando Animal
  23. Animais que estão no jogador podem ir para a sala automaticamente durante a batalha, se forem do tipo que protege o dono
  24. Função animalnum de personagem mudou para função misc:personum
  25. Função animal2nome de personagem deixou de existir; usar misc:persodentro no lugar
  26. Mudaram as opções de "Lugar após domar" do menu "Domar e montar" do comando Eperso
  27. No menu do comando Animal, opções para os mostrar os animais dos personagens mudaram
  28. Criada função persodomador, documentada em mud/doc/08-perso.txt
  29. Variáveis contr e persobat agora são funções, documentadas em mud/doc/08-perso.txt
  30. Funções internas acertahab e acertasala no comando Renascer (classes cmd_renascer em mud/config/cmd.int e h_cmd_renascer em mud/cmd/renascer.int)
  31. As senhas agora são guardadas codificadas na memória (teclar "cmd senha" não deve mostrar a senha pura)
  32. No comando Esala, opção "31 Embaralhar saídas"
  33. Criado evento, cmd_dirsala, documentado em doc/13-eventos.txt
  34. Criada função dirsalaitem para salas, documentada em doc/07-salas.txt
  35. Criada sala teste176 com exemplo de sala cujas saídas são embaralhadas
  36. Função rastrearsala de itens e personagens agora retorna se faltarem menos de 1000 instruções para ser cancelada (debug.exec < 1000)
  37. Permitido 48 tipos de item ao invés de 31, porque agora estão em variáveis de texto
  38. Nos comandos Ehab e Emag, a opção "5 Arma" passa a ser o menu "5 Requer", com a opção "1 Arma" e os itens que deve e não deve vestir e/ou carregar
  39. No comando Econfig, menu "14 Mensagens", "18 Habilidades e magias", criadas opções "8 Vestir item", "9 Não vestir item", "10 Carregar item" e "11 Não carregar item"
  40. Funções Tipoiteminv e Tipoitemvestir para personagens, documentadas em mud/doc/08-perso.txt
  41. Documentada variável mudavida em mud/doc/11-hab.txt
  42. Criadas magias Fecha Saída (e o efeito Fecha Saída) e Armadura Solitária (e o efeito Armadura Solitária)
  43. Criada sala teste177 para explicar as magias Fecha Saida e Armadura Solitária
  44. Criadas funções $mens.msala1 e $mens.msalatodos1, documentadas no arquivo doc/03-mensagens.txt e usadas no efeito Fecha Saída

* 31/8/2020 E-mail do yahoo retirado dos e-mails para contato

* 2/7/2020 Programa Txtrtf

Programa para converter arquivos TXT em RTF, juntando linhas para formar parágrafos quando necessário.

* 17/4/2020 IntMUD 1.13 MUD baseado na revisão 530

No IntMUD:

  1. Corrigido bug no SSL: não estava respeitando algumas limitações de SslWrite()
  2. Criada função vartrocacod, documentada no arquivo manual.txt
  3. Criado arquivo testes/vartroca.int para testar a função vartrocacod
  4. Versão do programa mudou para 1.13

No MUD:

  1. Corrigido bug: ao criar atalho que digita duas vezes seguida um comando como "chat oi", o segundo comando não estava respeitando as permissões do jogador
  2. Corrigido bug no comando Carregar: ao carregar mais de um item, poderia aparecer qualquer texto no lugar da quantidade
  3. Corrigido bug: Habilidades e magias de área estavam agindo também sobre personagens do grupo que estão em outras salas
  4. Corrigido bug: Eventos cmd_chamaramin e cmd_chamouanim não estavam funcionando
  5. Corrigito bug: O volume dos animais no comando Animal estavam sendo adicionados no personagem
  6. Adicionada constante varadd, semelhante à variável persoadd, no arquivo mud/misc/comum.int
  7. No comando Econfig, menu "6 Herda" as opções "Mensagem morreu" e "Mensagem desmaiou" saíram e entraram "Morreu perso", "Morreu outros" e "Desmaiou"
  8. No comando Econfig, menu "14 Mensagens", submenu "16 Habilidades e magias comuns", foram adicionadas as opções "Só luta com animal" e "Só luta sem animal"
  9. No comando Eperso em personagens que usam animais, foi criada a opção "15.Personagem luta" no menu "28 Comportamento"
  10. No comando Etipo foram adicionadas as opções "Personagem luta", "Morreu perso" e "Morreu outros" para jogadores
  11. Criada função mudaobjeto dos personagens (vide mud/doc/08-perso.txt)
  12. Criada função mudaobjdono em itens, personagens e efeitos, usada pela função mudaobjeto
  13. Criado evento cmd_mudaobjeto (vide mud/doc/13-evento.txt)
  14. Criado comando Evoluir
  15. Criadas opções no comando Eperso: Evolui nível, Evolui para, Evolui com e Evolui mensagem
  16. Criada função misc:persodentro, documentada em mud/doc/14-comandos.txt
  17. Comando Item agora pode ser usado para evoluir animais
  18. Criada sala teste173 para explicar sobre evoluir animais
  19. Criada sala teste174 com um rato fraco, para evoluir o lagarto vermelho
  20. Econfig, menu "14 Mensagens, submenu "13.Ganhar/perder experiência" mudou de nome para "13.Experiência e nível"
  21. Mensagens de subir de nível e chegar ao nível máximo saíram do menu "1.Mensagens do jogo" e foram para o menu "13.Experiência e nível"
  22. Comandos para idiomas: Lidioma, Cidioma, Eidioma, Aidioma
  23. Criado idioma Élfico
  24. Comando Idioma agora permite também escolher um idioma
  25. Comando Idioma adicionado no menu "16 Comandos Jogadores" do comando Econfig
  26. Comando Falar está respeitando o idioma escolhido
  27. Vendedores e professores agora podem não negociar dependendo do idioma que o jogador estiver falando
  28. Adicionado menu "14 Loja e aulas" no menu "14 Mensagens" do comando Econfig
  29. Adicionadas mensagens no menu "23 Loja e aulas" do comando Eperso
  30. Menu "6 Herda" do comando Econfig agora possui submenus para melhor organização
  31. Criada função $mens.mfalar2 para enviar mensagem de personagem falando
  32. Na sala teste174: exemplo de animal que evolui via trigger (quando ficar com menos de 50% de vida)
  33. Na sala teste175: exemplo de personagem envolvendo idiomas
  34. Documentado $mens.mfalar2 no arquivo mud/doc/03-mensagens.txt
  35. Evento cmd_falou agora possui também o idioma e quanto sabe do idioma
  36. Criada função misc:removeevento, documentada no arquivo doc/13-evento.txt e usada no personagem teste048 (sala teste175)
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