No IntMUD:
- Corrigido bug: Operador % e funções int e intdiv não estavam lidando com números muito grandes
- Corrigido bug na versão compilada para Windows: só estava reconhecendo data atual e data de arquivos até o ano 2038
- Variáveis Arqsav agora permitem ler e salvar até 65535 objetos ao invés de 4000
- Criadas funções Salvarcod e Senhacod em Arqsav
- Versão do programa mudou para 1.14a
No MUD:
- Corrigido bug em misc:evento e misc:tempo; aparece quando dois jogadores estão na sala teste067 e vão para leste. Quando um volta para oeste outro não recebe as outras mensagens do misc:tempo.
- Corrigido bug: se um jogador usar ataque de área em uma sala que não permite ataque entre jogadores, pode acertar animais de outros jogadores
- Corrigido bug: ao criar um item que agrupa em um personagem que já tem o item, não está agrupando se foi definido "Ataque min" ou "Ataque max" pelo comando Eitem
- Corrigido bug: comando Chamar não estava informando os outros jogadores que o jogador trouxe um animal de volta
- Corrigido bug: comando Ordenar estava permitindo ataques rápidos (sem o tempo de espera após cada ataque)
- Corrigido bug em atk1_usar1, atk1_usar2 e atk1_usar3: para mensagens personalizadas, $mens não estava com os personagens corretos
- Corrigido bug no item teste055 (faca de fogo): podia realizar um ataque mesmo que o alvo já esteja morto
- Corrigido bug: comando Carea estava aceitando nomes com espaço e com acentuação mas não criava a área
- Corrigido bug: se sair de um grupo com o comando Seguir e tiver um animal solto na sala, o comando Grupo dava impressão que o animal solto não pertence mais ao jogador
- Corrigido: usar a função dirsala(direção) em triggers ao invés de usar dir_[direção] diretamente
- Teclando apenas AC mostra as últimas mensagens no canal AC
- Teclando apenas Rezou mostra as últimas mensagens dos comandos Rezar e Rezou
- Quando um PNJ escolhe um animal, agora a mensagem vem do comando Econfig, 16 Comandos Jogadores, Animal
- Comando Quem no novo padrão dos menus
- Adicionado caracter \e (para adicionar espaço no início ou no fim) ao editar textos de menus; está explicado ao teclar adm cores
- Adicionados submenus "Personagem na sala" e "Jogador imortal na sala" no menu "14 Mensagens" do comando Econfig
- Comando Estat agora mostra atributos de ataque e de defesa, exemplo: (-20% danos)
- No comando Estat, tipo, raça e classe agora são pegos das opções Texto do menu do comando Etipo
- Opção "Descrição sala" do comando Eperso agora é um menu com várias posições
- Adicionada opção "Descrição com dono" no comando Eperso
- Quantidade máxima de animais reserva agora pode chegar a 500
- Animais soltos agora também aparecem no comando Animal
- Animais que estão no jogador podem ir para a sala automaticamente durante a batalha, se forem do tipo que protege o dono
- Função animalnum de personagem mudou para função misc:personum
- Função animal2nome de personagem deixou de existir; usar misc:persodentro no lugar
- Mudaram as opções de "Lugar após domar" do menu "Domar e montar" do comando Eperso
- No menu do comando Animal, opções para os mostrar os animais dos personagens mudaram
- Criada função persodomador, documentada em mud/doc/08-perso.txt
- Variáveis contr e persobat agora são funções, documentadas em mud/doc/08-perso.txt
- Funções internas acertahab e acertasala no comando Renascer (classes cmd_renascer em mud/config/cmd.int e h_cmd_renascer em mud/cmd/renascer.int)
- As senhas agora são guardadas codificadas na memória (teclar "cmd senha" não deve mostrar a senha pura)
- No comando Esala, opção "31 Embaralhar saídas"
- Criado evento, cmd_dirsala, documentado em doc/13-eventos.txt
- Criada função dirsalaitem para salas, documentada em doc/07-salas.txt
- Criada sala teste176 com exemplo de sala cujas saídas são embaralhadas
- Função rastrearsala de itens e personagens agora retorna se faltarem menos de 1000 instruções para ser cancelada (debug.exec < 1000)
- Permitido 48 tipos de item ao invés de 31, porque agora estão em variáveis de texto
- Nos comandos Ehab e Emag, a opção "5 Arma" passa a ser o menu "5 Requer", com a opção "1 Arma" e os itens que deve e não deve vestir e/ou carregar
- No comando Econfig, menu "14 Mensagens", "18 Habilidades e magias", criadas opções "8 Vestir item", "9 Não vestir item", "10 Carregar item" e "11 Não carregar item"
- Funções Tipoiteminv e Tipoitemvestir para personagens, documentadas em mud/doc/08-perso.txt
- Documentada variável mudavida em mud/doc/11-hab.txt
- Criadas magias Fecha Saída (e o efeito Fecha Saída) e Armadura Solitária (e o efeito Armadura Solitária)
- Criada sala teste177 para explicar as magias Fecha Saida e Armadura Solitária
- Criadas funções $mens.msala1 e $mens.msalatodos1, documentadas no arquivo doc/03-mensagens.txt e usadas no efeito Fecha Saída
Programa para converter arquivos TXT em RTF, juntando linhas para formar parágrafos quando necessário.
No IntMUD:
- Corrigido bug no SSL: não estava respeitando algumas limitações de SslWrite()
- Criada função vartrocacod, documentada no arquivo manual.txt
- Criado arquivo testes/vartroca.int para testar a função vartrocacod
- Versão do programa mudou para 1.13
No MUD:
- Corrigido bug: ao criar atalho que digita duas vezes seguida um comando como "chat oi", o segundo comando não estava respeitando as permissões do jogador
- Corrigido bug no comando Carregar: ao carregar mais de um item, poderia aparecer qualquer texto no lugar da quantidade
- Corrigido bug: Habilidades e magias de área estavam agindo também sobre personagens do grupo que estão em outras salas
- Corrigido bug: Eventos cmd_chamaramin e cmd_chamouanim não estavam funcionando
- Corrigito bug: O volume dos animais no comando Animal estavam sendo adicionados no personagem
- Adicionada constante varadd, semelhante à variável persoadd, no arquivo mud/misc/comum.int
- No comando Econfig, menu "6 Herda" as opções "Mensagem morreu" e "Mensagem desmaiou" saíram e entraram "Morreu perso", "Morreu outros" e "Desmaiou"
- No comando Econfig, menu "14 Mensagens", submenu "16 Habilidades e magias comuns", foram adicionadas as opções "Só luta com animal" e "Só luta sem animal"
- No comando Eperso em personagens que usam animais, foi criada a opção "15.Personagem luta" no menu "28 Comportamento"
- No comando Etipo foram adicionadas as opções "Personagem luta", "Morreu perso" e "Morreu outros" para jogadores
- Criada função mudaobjeto dos personagens (vide mud/doc/08-perso.txt)
- Criada função mudaobjdono em itens, personagens e efeitos, usada pela função mudaobjeto
- Criado evento cmd_mudaobjeto (vide mud/doc/13-evento.txt)
- Criado comando Evoluir
- Criadas opções no comando Eperso: Evolui nível, Evolui para, Evolui com e Evolui mensagem
- Criada função misc:persodentro, documentada em mud/doc/14-comandos.txt
- Comando Item agora pode ser usado para evoluir animais
- Criada sala teste173 para explicar sobre evoluir animais
- Criada sala teste174 com um rato fraco, para evoluir o lagarto vermelho
- Econfig, menu "14 Mensagens, submenu "13.Ganhar/perder experiência" mudou de nome para "13.Experiência e nível"
- Mensagens de subir de nível e chegar ao nível máximo saíram do menu "1.Mensagens do jogo" e foram para o menu "13.Experiência e nível"
- Comandos para idiomas: Lidioma, Cidioma, Eidioma, Aidioma
- Criado idioma Élfico
- Comando Idioma agora permite também escolher um idioma
- Comando Idioma adicionado no menu "16 Comandos Jogadores" do comando Econfig
- Comando Falar está respeitando o idioma escolhido
- Vendedores e professores agora podem não negociar dependendo do idioma que o jogador estiver falando
- Adicionado menu "14 Loja e aulas" no menu "14 Mensagens" do comando Econfig
- Adicionadas mensagens no menu "23 Loja e aulas" do comando Eperso
- Menu "6 Herda" do comando Econfig agora possui submenus para melhor organização
- Criada função $mens.mfalar2 para enviar mensagem de personagem falando
- Na sala teste174: exemplo de animal que evolui via trigger (quando ficar com menos de 50% de vida)
- Na sala teste175: exemplo de personagem envolvendo idiomas
- Documentado $mens.mfalar2 no arquivo mud/doc/03-mensagens.txt
- Evento cmd_falou agora possui também o idioma e quanto sabe do idioma
- Criada função misc:removeevento, documentada no arquivo doc/13-evento.txt e usada no personagem teste048 (sala teste175)
No IntMUD:
- Corrigido bug no WebSocket ao receger mensagens com mais de 64 KBytes
- Corrigido bug em prog.apagar
- Versão mudou para 1.12b
No MUD:
- Corrigido bug: Comando destrancar não estava destrancando itens
- Corrigido bug: Opções "Ordenar Alvo" e "Ordenar Outros" do menu do comando Ordenar
- Corrigido bug: Animal de estimação pacífico estava entrando em combate quando o dono é atacado
- Corrigido bug no comando Renascer, na mensagem "Você precisa chegar no nível $m para renascer."
- Corrigido bug: ao editar uma classe com o comando Ecl, a opção de salvar estava ordenando as constantes conforme a constante admordem
- Integrantes do grupo não entram em combate se forem pacíficos
- No comando ordenar: Agora o animal não obedece dependendo do nível do animal e do jogador
- Adicionada opção "No próprio personagem" no menu "16 Habilidades e magias comuns" do menu "14 Mensagens" do comando Econfig
- Criado comando de administração Diag (comandos de diagnóstico)
- Agora o MUD diferencia letras minúsculas de maiúsculas nas senhas dos personagens (antes passava para letras minúsculas)
- Criado comando Item e opções "26.Comando Item" no comando Eitem
- Criados comandos Ltec, Ctec, Etec e Atec, para técnicas de itens
- Criada sala teste172 com dois itens que podem ser usados com o comando Item
- Arquivo config/hab.int foi dividido em config/hab.int, config/magia.int e config/tecnica.int
- Documentadas as funções animalmais, animaltot, animalnum, animal2mais, animal2tot, animal2nome Em doc/08-perso.txt
- Adicionado menu 14 Entrar/sair item em 14 Andar pelo jogo em 14 Mensagens no comando Econfig
- Acrescescentadas mensagens de entrando no item e saindo dele no comando Eitem, 11 Dentro
- A barraca da sala teste161 agora contém mensagens personalizadas de entrou e saiu
- No comando Eef, opção 7, a palavra "são" estava repetida duas vezes
No MUD:
- Corrigido bug: personagem sentado em um item que está flutuando não entra em uma sala que precisa estar flutuando ou voando para entrar
- Corrigido bug: evento cmd_social não estava sendo chamado ao digitar um comando social sem argumentos
- Personagem Curandeira (teste028) não estava curando/atacando animais do jogador
- Adicionada opção "Sexo Msg" no comando Eliq
- Nas mensagens de esvaziou/encheu/bebeu (comandos Esvaziar, encher, beber): $m=nome do líquido, $1=aspecto, 2=um ou uma, $3=o ou a
- Comandos Empunhar, Vestir, Remover, Sjog, Salvar e Senha no novo padrão dos menus
- Criado comando Ordenar
- Opção "4 Mensagens perso vestir" no menu "20 Vestir itens" do comando Econfig
- Em cmd_morreu, agora arg3 = corpo do personagem morto ou null se não deixou corpo
- Evento cmd_persomorreu: chamado para o próprio personagem quando morreu
- Agora é possível usar habilidades e magias em um animal do comando Animal digitando o número do animal como sendo o personagem alvo
- No comando Econfig: Mover e Habcomum do menu "17 Comandos Jogadores" agora são os submenus "Andar pelo jogo" e "Habilidades e magias" do menu "15 Mensagens"
- No comando Econfig: Adicionados vários submenus no menu "14 Mensagens"
- No comando Econfig: Retirada opção "Avisar fome e sede" do menu "Configurações do MUD"
- No comando Econfig: Adicionado submenus "Ganhar/perder experiência" no menu "14 Mensagens"
- Adicionado tipo de alvo nos comandos Ehab e Emag: Todos do grupo; não é ataque
- Personagem Faixa Preta da sala teste031 agora ensina Cura Massiva (uma magia de grupo)
- Criadas variáveis em itens e personsagens: var.z_ident, var.z_descnome, var.z_descpos, var.z_descpadr e var.z_msexo (vide ADM NOMES)
- Explicação sobre como atribuir nomes a um item ou personagem ao teclar ADM NOMES
- Comandos Comprar e Vender mudam a quantidade de moedas do vendedor
- Opções está escuro e está cego no menu Mensagens/Andar pelo jogo/Todas as direções do comando Econfig
- Opção está sobrio no menu Mensagens/Fome e sede personagem do comando Econfig
- Documentadas funções descnome2 e msexo2 em mud/doc/06-comum.txt
No IntMUD:
- Corrigido bug no console na versão para Linux
No MUD:
- Corrigido bug no comando Econfig/Ataques e batalha/Nível animais: não permitia atacar se esse número fosse negativo
- Corrigido bug: jogador podia atacar os próprios animais (bug nas funções mesmogrupo e donogrupo)
- Corrigido bug: ao atacar o próprio personagem, vinha a mensagem: "Atacar outro integrante do grupo?"
- Corrigido bug: o comando Grupo podia ser usado em animais do próprio jogador (nesse caso, deixava de ser do jogador)
- Corrigido bug: o comando Sentar estar usando a mensagem do comando Econfig, menu 18, sentar, opção "Sentou chão perso" ao invés de "Sentou chão outros"
- Corrigido bug: opção "30.Lugares" do comando Eitem permitia sentar se não estivesse definido (estivesse com
0) - Corrigido bug: personagem sentado em um item que se move conseguia fugir da luta digitando uma direção
- Corrigido bug: sentado ou montado, o jogador conseguia entrar em lugares não permitidos a jogadores
- Corrigido bug: personagens não seguiam outros personagens montados ou sentados
- Corrigido bug: era possível capturar um animal e manter ele na sala mesmo já possuindo um animal solto na sala
- Corrigido bug: Se não é possível ir em uma direção e o jogador está sentado em um item ou animal, o jogador não recebia a mensagem
- Corrigido bug: Mensagem ao fugir para baixo era "Você fugiu para cima"
- Corrigida magia Criar Fonte e outras habilidades/magias: estava criando mesmo se a magia falhasse
- Habilidade Roncar volta a funcionar
- Opções "2.Condição Batalha" e "3.Condição Montaria" das habilidades e magias foi substituída pelo menu "2.Posição"
- Animais na sala agora lutam em grupo (atacam se atacarem o jogador e vice-versa)
- Ao ir para outra sala sentado em um item, agora diz os nomes dos personagens sentados
- Comando Capturar muda o dono original do animal mesmo se ele não for para o comando Animal
- Comando Estat agora mostra o dono original do animal mesmo que seja o próprio jogador
- Comando Info agora mostra também o limite de jogadores e de PNJs na sala
- Quantidade de PNJs na sala agora significa PNJs sem dono (animais dos jogadores não contam)
- Ao usar a função mudadono para soltar um animal na sala, agora o animal continua pertencendo ao jogador
- Criada função mudadomador (somente animais na sala): define quem possui o animal (vide arquivo mud/doc/08-perso.txt)
- Criada função listagrupo em comum.int (vide mud/doc/06-comum.txt)
- Comando Reserva agora permite pegar animais da sala e soltar na sala
- Comandos Comer, Beber, Provar, Encher, Esvaziar, Recitar e Resgatar no novo padrão dos menus
- Comando Grupo agora mostra também os animais dos jogadores
- Quando não está em grupo, o comando Grupo mostra os animais do jogador
- Comando Econfig, menu 17, Mover, menu 1, mensagem do animal cansado
- Comando Econfig, menu 15 agora são Mensagens do jogo, da hora e da posição dos personagens
- Criada sala teste171 com um exemplo de animais e montaria
- Ao mudar de sala montado em um animal, o animal e quem está montado não aparecem na descrição da sala
- Ao mudar de sala, quem está montado não recebe a mensagem que o animal mudou de sala
- Digitando apenas Montar, agora mostra aonde o jogador está montado ou sentado
- Eventos cmd_mover e cmd_moveu agora possuem argumento arg7 = personagem no controle (quem deve receber mensagens se não conseguiu mover)
No IntMUD
- Corrigido bug: ao rodar em um terminal, ao fechar o programa, não estava restaurando totalmente o terminal
No MUD:
- Corrigido bug: Comando seguir estava dizendo "Você segue alguma coisa" ao invés de dizer o nome do personagem
- Corrigido bug: Comando Econfig, ao editar o comando Falar, as opções "Falar perso" e "Falar outros" não estavam funcionando
- Corrigido bug: Comando Econfig, ao editar o comando Ver, as opções para mostrar nível, raça, classe e volume não estavam funcionando
- Corrigido bug: ao fugir de uma luta, a mesma mensagem estava sendo enviada para todos os personagens da sala
- Corrigido bug: efeito congelado permitia fugir de uma luta
- Corrigido bug na classe mensvis: o nome do item não aparecia no comando Schat
- Corrigido bug: diversas habilidades e magias estavam com mensagens aonde não deveria ter
- Teclando Telepatia sem nenhum argumento agora mostra o histórico das mensagens telepáticas
- Opção no comando Eitem: "31.Move mobília" (permite andar pelo MUD sentado em um item)
- Comando Estat agora mostra ataque, defesa, precisão e evasão de forma mais clara
- Comando Eitem: opção "Move mobília"
- Comando Eperso: opção "Domar e montar"
- Criados comandos Chamar, Despedir, Montar e Desmontar
- Comando Soltar agora traz um animal do comando Animal para a sala
- Eventos cmd_pegaranim, cmd_despediranim, cmd_soltaranim, cmd_chamaranim, cmd_daranim
- Um animal não se perde do dono ao passar por uma sala escura
- Quando um PNJ não vê um jogador, não persegue e não ataca
- Adicionada opção "Animal não obedece" no comando Mover da opção 18 do comando Econfig
- Comandos Acordar, Doar, Dormir e Social no novo padrão dos menus
- Opção Habcomum do menu 18 do comando Econfig: todas as habilidades e magias
- Opção nos menus de habilidades e magias: Condição montaria
- Criada magia Combatente, ensinada na sala teste031: cria um ajudante se você estiver lutando em grupo
- Criado personagem teste041, para a magia combatente
- Função desccarga em perso.int (vide mud/doc/08-perso.txt)
- Função donogrupo em comum.int (vide mud/doc/06-comum.txt)
No IntMUD:
- Criado novo protocolo em Socket: proto=8 significa modo binário; dados são enviados e recebidos em hexadecimal
- Telatxt.proto agora pode ser 0 ou 1 (antes era 0 ou 6)
- Versão do IntMUD mudou para 1.12
No MUD:
- Volta a ser permitido caracteres especiais (como $P, $S, etc) nas descrições das salas
- Corrigido bug: não estava removendo um item que depende da posição 1 (rosto) quando o personagem estava com algum efeito
- Corrigido bug: classe admordena estava chamando config:salvar ao rodar o MUD
- Corrigido bug: itens que podem produzir luz estavam aparecendo como (Brilhando) mesmo estando apagados
- Criado menu no comando Econfig: Comandos Jogadores
- Vários comandos no padrão dos novos menus (opção 18 do comando Econfig)
- Opção "Taxa de falha" dos comandos ehab e emag foi substitída por "Falha iniciante", "Falha perito" e no menu "Ataque", a opção "Pode falhar"
- Opções $K, $L, $K1 e $L1 nas mensagens (primeiro e segundo objetos citando o dono)
- Eventos cmd_nivel1 e cmd_nivel2, acontecem quando o personagem sobe de nível (vide mud/doc/13-eventos.txt)
- Opções nome e descrição do comando Etipo quando o personagem for feminino
- O programa Corrige agora aceita curingas asterisco e interrogação. O que tornou isso possível foi compilar com GCC/MinGW.
- Adicionado o código fonte no pacote; isso torna possível compilar e rodar o programa no Linux.
No MUD:
- Corrigido bug: Equip estava mostrando sempre todas as posições
- Corrigido bug: os comandos Csoc, Chab, Cmag, Cef, Cmod, Ctipo, Csom, Carea e Cperm não estavam verificando corretamente alguns nomes
- Corrigido bug: Comando aprender não estava funcionando quando uma habilidade ou magia pode ser aprendida por mais de uma raça/classe
- Criados líquidos e os comandos Lliq, Cliq, Eliq e Aliq
- Eventos cmd_beber e cmd_bebeu agora possuem mais um argumento: o líquido
- Criados comandos Encher e Esvaziar
- Opção no comando Eperso, em Quando morre / Corpo: 4 Deixa itens e moedas na sala, não deixa corpo
- Criada função $mens.mp, documentada em doc/03-mensagens.txt
- Criado evento cmd_reset, quando ocorre reset de área, documentado em doc/13-evento.txt
- Comando Efeito seguido do nome de um efeito que está afetando seu personagem agora mostra informações dos atributos do efeito
- Comando Nível agora aparece na lista de comandos (ao teclar AJUDA INFO)
- Criada opção "Pontos de aula" nas habilidades e magias e no menu Herda do comando Econfig
- Mensagem de sala perigosa por perto agora vem antes do título da sala
- Criada magia Flechas Enfurecidas; usa 3 flechas (são itens que agrupam) e é ensinado na sala teste150
- Criada aljava (bolsa de flechas): ao comprar, na sala teste31, vem com 30 flechas dentro; há uma explicação na sala teste170
- Opções "Começa a amanhecer", "Amanheceu", etc. do menu Mensagens do comando Econfig agora foram para o menu "Mensagens hora"
- Criadas opções "Você/Tu" e "Você/Ti" no menu Mensagens do comando Econfig
- Criadas sequências de caracteres $P1, $Q1, $A1, $B1, $O1 e $N1 para mensagens
- Adicionado argumento nos eventos em cmd_atacar e cmd_atacou: tipo de alvo: 0=principal, 1=segundário (em ataques de área)
- Mensagens em alguns comandos agora são enviadas $mens.mp() ao invés de arg0.msg()
No IntMUD:
- Corrigido bug: prog.inifunccl com dois argumentos, quando o segundo argumento não é um texto vazio, estava pulando a primeira variável/constante da classe
- Criadas funções txtproclin, txtproclinmai e txtproclindif
- Criadas funções matdeg e matrad, que convertem um valor real para graus e radianos (por thgcode)
- Criada função matpi para obter mais facilmente o número pi (por thgcode)
- Versão mudou para 1.11
No MUD:
- Pequenas correções: colete (item teste014) não podia ser vestido, $mens.msgvisdir não estava funcionando
- Corrigido bug: Opções 8, 9 e 10 do menu Herda do comando Config não estavam funcionando
- Corrigido bug: comando Estat não estava mostrando fome, sede e embriaguez para administradores
- Corrigido bug: quando um jogador entra no MUD, estava indo para o arquivo de log "Criou" ao invés de "Entrou"
- Corrigido bug: comandos Aperso, Aitem e Asala não estavam funcionando com dois ou mais nomes
- Corrigido bug: ao olhar para um personagem nível 0, o valor de renascer nunca aparecia
- Opção no comando Eperso, em Comportamento: Msg luta individual
- Opção no menu Comportamento do comando Eperso: Alvo dos ataques (quando está sendo atacado por vários personagens)
- Opção no menu Herda do comando Econfig: Alvo dos ataques
- Para os menus: criada classe "opc_vetorhex", que funciona como "opc_vetor" porém os números são textos em hexadecimal
- Pode-se definir até 48 posições para o comando vestir (antes eram 30)
- Comando Som foi desmembrado em Lsom, Csom, Esom e Asom, e ADM SOM mostra a lista de comandos e notas sobre os sons
- Comando Asala agora informa o título da sala
- Quando um PNJ estiver ajudando outro, ataques secundários de um não atinge o outro
- Adicionada mensagem do comando Fim no comando Econfig
- Modificadores: foi retirada a descrição para os jogadores, porque não estava sendo usada
- Criado sistema de dicas aleatórias (no menu 16 Comandos do comando Econfig e o comando CONFIG +DICAS)
- Opção Config +som (comando Config) agora são duas opções: config +som1 +som2
Nota: Usuários com CONFIG +SOM ou com CONFIG +IMORTAL terão de usar o comando CONFIG novamente para acertar as opções SOM e IMORTAL
No IntMUD:
- Cada instrução agora pode ter até 8192 bytes (antes era 2048 e não estava mais aceitando a constante admordem do arquivo mud/obj/sala.int)
- Corrigido bug em prog.renomear para renomear uma classe da seguinte forma: p.renomear("a z", "a_z")
- Corrigido bug: estava ignorando o segundo argumento de prog.inifunccl
- Arquivo teste/prog.int foi modificado para testar melhor prog.inifunccl
- Criadas funções Matcima e Matbaixo (vide manual.txt)
- Versão do programa mudou para 1.10a
No MUD:
- Corrigido bug: não estava atualizando corretamente mensagens das habilidades e magias (arquivo hab.int) na versão lançada em 12/2/2017
- Corrigido bug: Opção Comportamento/Movimentar não estava funcionando em PNJs do tipo simples
- Corrigido bug: comando Saidas estava mostrando as saídas invisíveis e estava mostrando nomes das sala quando a porta está fechada
- Criadas funções msgsominv, msgsomvis, mtodos1som, mtodos2som, mvis1som e mvis2som de $mens, vide mud/doc/03-mensagens.txt
- Menu Sons nos comandos Eperso e Eitem
- Sons abriu/fechou/trancou/destrancou no comando Esai
- Criada classe opc_listaperso, para listas de personagens em menus
- Criada opção "Pede ajuda" no menu Comportamento do comando Eperso
- Nomes dos atalhos do comando Eperm agora podem ter letras acentuadas
- No comando Econfig, a opção "Taxa de manutenção" agora aceita números quebrados, como 0.5
- Opção txtlinha para os menus foi removida (era usada para agrupar várias mensagens dos ataques em uma única constante)
- Evento cmd_mover agora possui 6 argumentos e foi criado evento cmd_moverdest
- Eventos cmd_moveu e cmd_moveudest agora são semelhantes à cmd_mover e cmd_moverdest
- Opção em itens: vestir sexo (se só homens ou só mulheres podem vestir e empunhar)
- Criada sala teste165: ao soltar um item, ele é transportado para uma das salas teste145, teste146 ou teste147
- Criada sala teste166: em um vaso nasce uma erva a cada 5 minutos, e cada erva que o jardineiro receber, ele dá 20 moedas em troca
- Criada sala teste167: Item aparentemente com salas e bilhete para entrar no item
No MUD:
- Corrigido bug: Comando Reset volta a funcionar para ressetar uma área inteira
- Corrigido bug: No comando Eperm, menu "Atalhos de admin", opção "3 Ajuda" dos atalhos volta a funcionar
- Corrigido bug: experiência para subir de nível era mostrada com dígitos após a vírgula
- Criada opção no comando Econfig, menu "Herda": Consome / Espera
- Criado personagem clone, sala teste164
- Menu Herda do comando Econfig agora possui essas opções: "Objetos máximo" (estava no menu Limites) e "Objetos inventário" (estava como Objetos máximo)
- Opção "Objetos máximo" do comando Eperso foi desmembrada em "Objetos inventário" e "Objetos máximo"
- Acrescentada opção $N nas mensagens: nome do segundo objeto (exemplo, munição usada)
- Internamente, as mensagens de ataques (nos comandos Ehab e Emag) agora são uma constante por mensagem ao invés de uma constante para 20 mensagens
- Agora pode-se usar $mens.p(
) para enviar mensagens para a área ou para o mud (está documentado em doc/03-mensagens.txt) - No comando Econfig: menu Comandos agora está dividido em um submenu para cada comando
- No comando Econfig: opções do menu Limites parte dos menus Mensagens foram para o menu Comandos
- No comando Econfig: criadas opções "Linhas PDesc", Sala renascer e mensagens do comando Capturar
- No comando Econfig: criada opção Sala renascer, no comando Renascer
- Mensagens de jogador entrando e saindo agora podem ser mudadas pelo comando Econfig
- Criadas opções Prompt e BPrompt do menu Criar e salvar personagem do comando Econfig
- Vida, mana, movimentos, ataque, defesa, precisão e esquiva agora podem ser números negativos. Isso foi feito para corrigir problemas nos cálculos dos atributos.
- Experiência dos personagens volta a ser um número inteiro de 0 a 4294967295
- Documentada função ganhaexp no arquivo mud/doc/08-perso.txt
- Efeito Dreno de Mana foi modificado para levar em consideração pontos de mana negativos
- Criadas funções para personagens, documentadas em doc/08-perso.txt: pvidaok e estadopos
No MUD:
- Corrigido bug: opção de fechar porta ao passar não estava funcionando
- Corrigido bug: quando um personagem olha para a câmera na sala teste159, os outros recebiam a mensagem: Fulano olha para .
- Corrigido bug: opção "Jogadores na sala" do comando Esala não estava funcionando
- Corrigido bug: era possível atacar um jogador em sala pacífica estando em outra sala
- Magia Raio Confusão agora não funciona se o alvo estiver cego ou se estiver usando algo nos olhos
- Personagem Faixa Preta, na sala teste031, agora ensina Raio Confusão
- Criadas opções Exp máxima no comando Econfig/Ataques e no comando Etipo
- Criado comando Nivel
- Opção "Persegue jogadores" do comando Eperso agora aceita três opções: Não, Mesma área se atacarem, Qualquer lugar se atacarem
- Opção "Tempo lembra" do comando Eperso agora também está no menu Herda do comando Econfig
- Quando um ataque usa munição do inventário, o nível do personagem precisa ser maior ou igual ao nível da munição
- Adicionada explicação do nível da munição na sala teste151
- Classes cmdfim_ mudaram de nome para cmd_ com variável objnivel=4
- Efeitos Rouquidão e Congelado mudaram devido a mudanças nos comandos
- Ataques que requerem uma arma que o personagem não está empunhando têm menos prioridade (exemplo, se houver atirar_revolver e atirar_flecha e o jogador teclar apenas atirar)
- Criado comando Ires: reset que acontece quando a sala é criada
- Mudada descrição da sala teste162
- Criado comando Pexp, para mostrar a experiência ganha ao vencer um personagem na batalha
- Opção "Arquivos de log" do comando Econfig agora permite gravar canal AC, Falar, Gritar, Telepatia e Sussurrar
- Criada função rastrearsala em itens e personagens, para obter o caminho até uma sala
- Opção "Experiência ganha" do comando Econfig foi desmembrada em "Experiência nível 0" e "Experiência por nível"
- Ao agrupar e matar um personagem, os personagens do grupo que estiverem na mesma sala e não lutaram também ganham experiência
- Criada opção no comando Econfig: Exp alvos secundários
- Não é possível carregar uma arma se o nível do personagem estiver abaixo do nível da munição
- Criado comando Responder
No MUD:
- Corrigido bug: o nível necessário para poder usar uma habilidade ou magia era a opção Nível Perito ao invés de Nível Iniciante
- Corrigido bug: personagem não estava aprendendo habilidade/magia quando o nível do jogador estava entre os níveis iniciante e perito
- Corrigido bug: ao atravessar uma porta trancada do tipo que fecha ao passar, a porta era destrancada
- Criada opção "Dias salvar" no comando Eperm e apagada opção "Dias salvar admin" do comando Econfig
- Ao consultar informações de uma habilidade ou magia (comandos hab, magia e aulas), agora é mostrado o nível da primeira aula e o nível perito
- Criado comando Doar
- Opção "13 Tipo de produto" do comando Econfig mudou para menu "13 Tipo de item"
- A opção "17 Tipo de produto" do comando Eitem agora mostra os tipos implícitos conforme o tipo de item
- Criadas opções "Salas de doação", "Itens doados" e "Itens não doados" nos comandos Earea e Esala e no menu Herda do comando Econfig
- Criada sala teste122 e salas à leste desta para explicar salas de doação
- Criado comando de administração Iobj e opção Iobj em Comandos de administração do comando Eperm
- Criadas funções para salas: dirsala e diritem (vide mud/doc/07-salas.txt)
- Criada opção Salas, no menu Dentro do comando Eitem, exceto nos itens que agrupam
- Comando Pegar não pega itens que possuem salas dentro
- Criada sala teste161 para demonstrar um item com duas salas dentro.
- Criada opção no comando Econfig: mensagem do canal AC
No IntMUD:
- Corrigido bug: debug.cmd não estava considerando as variáveis do código; exemplo, em "refvar l=1\nret l" não estava retornando 1, que é a variável l
- Função textopos.add agora retorna quantas linhas foram adicionadas
- Criada função textopos.addpos, que funciona como textopos.add, porém posiciona o textopos após o texto que foi adicionado
- Criadas funções textopos.txtmd5 e textopos.txtsha1
- Salvar jogos (com arqsav) está mais seguro, porque o IntMUD salva em um arquivo temporário (intmud-temp.txt) e depois renomeia para o arquivo sav correspondente
- Quando uma variável estiver em uma função, é possível atribuir um valor inicial a ela, com a sintaxe: tipo nome-da-variável = valor
- Versão mudou para 1.10
No MUD:
- Corrigido bug: Comando Descarregar não estava descarregando a arma que o personagem está empunhando
- Corrigido bug: Digitar no MUD "cmd pnivel=0,recalc=1" não executava a segunda instrução: recalc=1
- Corrigido bug: no comando Eitem, nos itens completos, o menu de armas estava na opção 21 ao invés da 11, ocultando assim o menu de atributos
- Corrigido bug: nas lutas, personagens não jogador só estavam atacando com o ataque automático
- Corrigido bug: em itens que produzem luz, quando a luz se apagava sozinha, não estava gerando eventos cmd_apagou
- Corrigido bug em $mens.mtodos2: só estava enviando a mensagem para o próprio personagem
- Corrigidas algumas tags no código HTML do acesso via navegador
- Opções de ataques dos comandos Ehab e Emag foram colocadas em um submenu e foram adicionadas mais opções nesse submenu
- Apagado comando Atklog e criados comandos Dhab e Dmag no lugar
- Apagada sala teste122 porque explicação sobre conhecimento do golpe foi substituída pelas opções força iniciante e força perito dos ataques
- A opção 26 do comando Eperso, quando não definida agora aparece "
Bater" (vindo do Econfig) ao invés de " " - Criado comando Sjog
- Casas dos jogadores agora podem ter até 20 salas
- Ao comprar uma casa, as permissões das salas (comando Sjog) são apagadas
- As descrições das salas teste139 e teste140 (tempo de espera) foram reformuladas
- Acrescentada opção "Olhar mostra volume" no menu "Comandos" do comando Econfig
- Criado menu "Herda" no comando Econfig
- A opção "22 Movimentos ataque" dos comandos Earea e Esala agora é a 7
- Nos itens: opção precisão arma mudou para taxa de falha
- Nas habilidades e magias: opção precisão mudou para taxa de falha
- Criados comandos Md5salvar e Md5checar
- Usuários controlando PNJs agora entram em salas que não permitem PNJs e salas que não permitem jogadores
- O personagem e a casa são salvos quando alguém compra ou vende uma casa
- Corrigido bug: comando Info estava mostrando quantidade errada de itens ao todo
- Checagem de volume e quantidade de itens e personagem agora está concentrada na função cabedentro
- Comando Config agora mostra opções desativas (quando tem um hífen na frente) em minúsculas
- Criadas opções para tipos, quando forem raças de jogadores: volume e peso mínimo e máximo e se pode sentir fome e sede
- Criadas opções para tipos, quando forem jogadores: ataque automático (sem arma)
- Criadas opções "Condição efeitos" e "Anula efeitos" para os efeitos
No IntMUD:
- Corrigido bug em Varfunc que pode derrubar o programa em algumas situações
- Criado operadores ++, -- e ??, com explicação nos tópicos 13.2 e 13.5 do manual
- As funções Antes e Depois de Textovar e Textoobj agora podem ter mais um argumento: o prefixo do nome da variável
- A função Criar agora não funciona quando Exec for menor que 500; vide tópico 2.2 do manual.txt
- Versão mudou para 1.09
No MUD:
- Comando Identificar não estava mostrando opções dos menus de atributos Números ao vestir e Sim/não ao vestir
- Corrigido bug: quando corpo de um PNJ se desfaz e itens vão para a sala, os que agrupam estavam indo para a sala na quantidade de 65535
- Corrigido bug: função cmd_vestiu não estava sendo chamada
- Corrigido bug: ao salvar personagem do jogador, quem renasceu sempre deveria ser considerado veterano
- Corrigido bug: dependendo do tamanho do arquivo de sons, não lia o arquivo inteiro ao ativar o MUD
- Corrigido bug: opção 8 (nota vida/mana/vigor) da opçao 11 (Afeta o alvo) dos menus Ehab e Emag não estava funcionando
- Corrigido bug: Comandos Csai e Csai2 não estavam verificando permissões
- Comando Mudler agora acerta a ordem das classes tal qual estão nos arquivos
- Diversos arquivos foram mudados para usar os operadores ++, -- e ??
- Criado comando de administração: Larq
- Criada opção "Alcance da arma" nos comandos Ehab, Emag e Eitem
- Magia fogo agora pode atacar à distância
- Ao teclar hab e a habilidade ou magia e a magia, agora é mostrada a sintaxe do comando
- Quando um ataque causa danos em vários personagens, agora vem uma mensagem informando os danos nos personagens secundários
- Nos ataques que acertam vários personagens, só se recebe experiência do alvo principal
- Novas opções para o comportamento dos PNJs: Lembra, Persegue jogadores, Desvia ataque e Anda ataque
- Opção nas salas: Quantidade máxima de jogadores
- Quantidade de movimentos dos ataques é baseado na opção "Movimentos ataque" da sala
- Algumas opções do menu do comando Eitem foram para o submenu 10.Dentro
- Criada opção para itens: que itens podem ser colocados dentro
- Criada sala teste148 com magia e efeito Proteção de luz
- Criada sala teste149 e caixa de fósforo (teste050) que permite colocar palitos apagados dentro
- Criados comandos Psala, Pitem e Pperso
- Criada opção para comportamento dos personagens: Tempo persegue
- Tipo de arma Mangual mudou para Arco e flecha, e Arma exótica mudou para Revolver
- Criadas salas teste150 e teste151, com exemplos de armas com munição
- Criada sala teste152, com uma faca que causa danos de fogo quando acerta o alvo
- O ajudante da sala teste096 entra em outras salas mesmo lotadas ou que PNJ não entra
No Manual.txt:
- Tópico 13.7 (Operadores de bit com textos) foi alterado de acordo com as mudanças no IntMUD
No IntMUD:
- Corrigido bug: função textovar.total estava retornando 0
- Corrigido bug: textovar.valorini e textovar.valorfim não estavam funcionando corretamente quando o nome da variável termina com espaço
- Corrigido bug: variáveis numéricas de Textovar (terminam com sublinhado ou arroba) que não existem eram lidas como se fosse um texto vazio ao invés de "0"
- Agora pode-se usar os operadores =, ==, !=, <=, <, >= e > com variáveis TextoVar
- Criadas funções txtbith, intbith e txthex
- Quando se trata de textos, operadores de bit agora funcionam de forma diferente; vide tópico 13.7 do manual.txt
- Versão do programa mudou para 1.08
No MUD:
- Corrigido bug: funções cmd_comer, cmd_comeu, cmd_beber e cmd_bebeu não estavam sendo chamadas
- Criada opção no comando Eperm: Atalhos para comandos de administração
- Criado comando Mdesc
- Criado comando Schat e as respectivas opções no comando Econfig
- Criado comando de administração Cmdi
- Criadas funções $mens.msg, $mens.msgvis e $mens.msginv
- Função $mens.proc mudou de nome para $mens.txt
- Criada classe Mensvis para enviar mensagens como se personagens e itens estivessem sempre visíveis
- Itens agora podem ter efeitos e modificadores
- Personagens podem ter modificadores
- Agora itens que agrupam só agrupam com outros que possuem as mesmas variáveis da variável var do item
- Criados comandos para modificadores: Lmod, Cmod, Emod, Amod
- Atributos para efeitos e modificadores em itens: ataque mínimo e máximo e precisão
- Criado afiador de facas, sala teste147, para demonstrar efeitos e modificadores em itens
- Criado modificador Afiado (classe f_afiado do arquivo config/efeito.int), para a sala teste147
- Documentadas funções para obter personagem e item - tópico 2 do arquivo mud/doc/14-comandos.txt
Diversos:
- Criado diretório progs-int para os programas pequenos escritos na linguagem do IntMUD
- Acrescentado arquivo progs-int/txtparaint.int
- Adicionado programa para converter arquivos de som e imagem para Base64 (arquivo progs-int/imgbase64.int)
No IntMUD:
- Variáveis TextoVar agora possuem mais tipos de variáveis e a função Tipo
- Corrigido bug: em determinada situação, ao juntar dois textos, estava truncando o segundo em 16384 caracteres, por isso o comando Mudler ficou com problema
- Versão do programa mudou para 1.07
No MUD:
- Corrigido bug na opção Ataque/Nível animais do comando Econfig
- Corrigido bug nos comandos Ares e Sres: ao sair do MUD e entrar novamente, esses comandos não aceitavam mais adicionar personagens e itens
- Corrigido bug nos comandos Ares e Sres: não funcionavam sem argumentos quando estivessem restritos à área aonde o jogador tem permissão
- Corrigido bug: comando Ban não estava bloqueando jogadores que entram através de um chat
- Adicionado comando Md5Cl, principalmente para saber se uma classe está igual em dois MUDs
- Código do comando Mudler mudado para funcionar com TextoVar
- Ataques manuais (quando se digita para atacar) não funcionam mais se o nível do personagem estiver abaixo do nível do ataque
- Após renascer (comando Renascer), agora é possível escolher as novas raças/classes de todas as raças/classes que o jogador já completou
- Adicionadas opções no acesso via navegador
- No acesso via navegador, agora leitores de tela, como o NVDA, devem informar sobre mensagens que chegam do jogo
- Comando Atalhos agora diz quantos atalhos existem
- Criadas opções no comando EPerm para permitir o comando Tele somente entre área de edição e uma outra sala
- Adicionadas opções no comando Eperso para personagens do tipo simples andarem pelo MUD e comerem corpos
- Criada opção no comando Eperso, em Quando morre, Corpo: Deixa corpo com itens e moedas, depois vão para sala
- Quando um personagem come um corpo (opção comer corpos), agora são gerados eventos cmd_comer e cmd_comeu
No IntMUD:
- Corrigido bug ao ler com prog qualquer instrução que tenha arg8
- Implementado protocolo WebSocket
- ArqTxt agora lê também arquivos em formato binário; vide função Abrir de ArqTxt
- Corrigido bug que acontece com o seguinte código:
classe teste
telatxt tela # Variável tela não é do tipo comum
func iniclasse
teste:tela.proto # Aqui tenta-se acessar a variável tela como se fosse do tipo comum- Versão mudou para 1.06
No MUD:
- Corrigido bug: ao remover um arquivo .int o comando Mudler dizia que o arquivo não existe
- Comando Mperm agora permite também definir a área aonde um jogador tem permissão
- Mais opções no comando Eperm
- Criada opção Atrib Texto em Eperso, Eitem, Eef e Eperm: define o texto que aparece entre parênteses antes do nome do personagem
- Efeitos Congelado e Chama Protetora foram mudadas para usar a opção Atrib Texto
- Criada opção Nível animais no menu Ataques do comando Econfig
- Quando um animal é criado ou muda de dono, é atualizado quem é o primeiro dono do animal (no comando Estat)
- Adicionado suporte a HTTP (aceitar conexões via navegador)
- Instruções do arquivo mud/doc/01-ativar-o-mud.txt sobre como rodar no Linux foram reformuladas
- Criado comando de administração Mudaexp
- Pequenas mudanças nos textos do comando Adm (índice dos comandos para administradores)
No IntMUD:
- Corrigido bug com heranças, do tipo: Se A herda B que por sua vez herda C, mudar uma instrução herda na classe C bagunça as heranças
- Corrigido bug ao ler com prog uma expressão com dois ou mais operadores unitários seguidos (exemplo: !!1)
- O programa ficou um pouco mais rápido para acessar variáveis (principalmente as definidas na própria função) e funções predefinidas
- Criadas funções txtconv, txtrev e arqdir.barra
- Operadores de bit & | ^ ~ << >> agora funcionam diferente quando o primeiro operador for texto; vide tópico 13.7 do manual.txt
- Versão do programa mudou para 1.05
No MUD:
- Corrigido bug: comando Infojog não podia ser usado quando o personagem do jogador estava dormindo
- Corrigido bug: comando Infojog permitia nomes incompletos de jogadores online, por isso era possível saber quando um jogador estava online
- Corrigido bug: ataques de área, quando matam um alvo secundário, não estavam apresentando a mensagem do golpe
- Corrigido bug: a opção "11.Morre ao entrar" do comando Esala estava incompleto (no comando Earea está completo)
- Corrigido bug: quando um PNJ que carrega um item do tipo grupo morre, eram transferidos 65535 itens para o corpo, não importa quantos itens ele tinha
- Corrigido bug: comandos Bug e Ideia não enviavam mensagem de retorno para o jogador se ele estivesse dormindo
- Corrigido bug: existiam alguns comandos de administração (raca1, perso1, email1, etc) que não produziam efeito, porque os nomes de algumas classes estavam errado
- Corrigido bug: o comando dar não permitia dar itens para personagens com a opção Objetos máximo = 1
- Adicionadas funções para atualizar personagens/itens $admrecalc.atuperso e $admrecalc.atuitem, documentadas em mud/doc/06-comum.txt
- Pequenas mudanças devido à otimização no IntMUD: algumas variáveis de classe foram movidas para dentro da função que a usa
- Possibilidade de uma raça ou classe existir somente para homens ou somente para mulheres, pelo comando Etipo
- Criado comando AOBJ: apaga todos os objetos de uma classe
- Criado comando LHERDA
- Comando HERDA mudou de nome para EHERDA
- Comando LCL agora pode listar somente as classes com mais objetos
- Criados comandos LPERM, CPERM, EPERM, APERM (e muitas mudanças no código do MUD); vide ADM PERM
- Opções "Quem mostra admin" e "Quando alguém entra avisar" do comando Econfig foram removidas porque já pode ser feito com o comando MPERM
- Atualizada a documentação das mensagens (arquivo mud/doc/03-mensagens.txt)
Adicionado programa ServMUD (arquivos servmud.int e servmud.txt)
No MUD:
- Criado comando Ivar para informar variáveis criadas dinamicamente de salas, itens e personagens
- Corrigido bug: explicações do comando Ideia (ao teclar Ajuda Ideia) estavam erradas
- Corrigido bug: o comando aulas não estava mostrando nível, quanto consome, etc. para magias de retorno e de identificação
- Corrigido bug: os atributos dos animais que o jogador carrega podiam alterar os atributos do próprio jogador
- Corrigido bug: jogadores dormindo não recebiam mensagens telepáticas (comando telepatia)
- Ao entrar em sala que mata, agora sempre mostra a descrição completa, mesmo para jogadores com Config -Desc
- Mensagens do MUD se conectando como Bot agora vão para arquivo de log
- Alterado a ajuda dos comandos Ccl e Ecl
- Comandos Litem e Lperso agora mostram quantidades
- Corrigido bug no comando Mudler, quando há muitas classes
- Adicionadas opções para salas que matam: morre e perde itens, morre e perde dinheiro
- Adicionada sala teste146 na área de teste: Checando hora e enviando mensagens telepáticas
- Corrigido bug no comando log: datas como 30/9 (mais antiga) estava vindo antes de 3/10 (mais recente)
- Mensagens de errou o alvo em habilidades e magia foram divididas em errou e o alvo se esquivou
- Mudadas mensagens das habilidades bater, socar e chutar
- Criadas opções no comando Econfig (em 21.Ataques) para definir a habilidade de esquiva
- Personagem Faixa Preta (sala teste031) agora ensina a habilidade Esquiva
- Corrigido bug: ao alterar atributo do tipo de personagem (comando etipo), não estava atualizando os personagens que já estão no jogo
- Criado comando Infojog, para jogadores
No IntMUD:
- Classe TVarExec estava herdando TExec sem necessidade
- Corrigido bug em relação a quais arquivos o programa pode alterar e quais não pode
- Corrigido bug em Socket, quando um evento de Socket altera um objeto que contém o Socket
- Algumas alterações internas no código do Socket
- Versão do IntMUD mudou para 1.04a
No telnet.int:
- O protocolo (Telnet, Telnet seguro, Papovox) é escolhido ao digitar o endereço, ao invés das teclas F5, F6, F7
No MUD:
- Corrigido bug: Comando Rdesc não estava salvando a descrição quando um imortal edita uma descrição fora da própria casa
- Corrigido bug: Administrador que está controlando um PNJ (comando PNJ) não recebia mensagens telepáticas
- Corrigido bug: Jogadores dormindo não recebiam mensagens do comando Rezou
- Corrigido bug: não estava apagando jogos antigos
- Corrigido bug: quando um jogador possui casas, o comando Mudanome não estava passando as casas para o novo nome
- Corrigido bug: personagens pacíficos podiam atacar e podiam receber ataques quando são alvo secundário (ataques de área)
- Corrigido bug: $mens.mmud1 e $mens.mmudtodos1 não estavam enviando mensagem para admin que estiver controlando um PNJ
- Criadas duas funções para enviar mensagens para todos do mud exceto na mesma sala: $mens.mmudS e $mens.mmudtodosS
- Textos de atributos, como Invisível, Flutuando, etc. podem ser colocados em linhas separadas
- Acrescentadas explicações nas salas teste103 e teste104 sobre textos de atributos em linhas separadas
- Para percorrer longas distâncias, agora é possível digitar as direções na sequência, separadas por espaço. Vide AJUDA MOVER
- Comandos Listarsav e Apagarsav mudaram de nome para Lsav e Asav
- Criado comando Esav, para editar um jogo salvo na forma de texto
- Criado comando de administração Log, para ver os arquivos de log
- Criado comando Bug e opções correspondentes no Econfig, para jogadores informarem sobre bugs
- Criado comando Ideia e opções correspondentes no Econfig
- O personagem teste032, na sala teste143, agora detecta quando alguém está invisível, oculto ou anda em silêncio
- Criadas opções rbot e rbot2 no comando Econfig, 1 Como ativar o MUD, 2-11 Porta/Bot
- Comandos Infojog, Infohab, Infomag e Infoe mudaram de nome para Ijog, Ihab, Imag e Ief
- Comando Ijog agora mostra o tempo total de jogo
- Comando Ijog sem argumentos agora mostra aonde cada jogador está
- Comando Info agora mostra informações sobre quem está seguindo quem
- Os comandos Csala e Cdir agora criam sala sem definir título e descrição
- Comando Etipo permite definir o nome da raça ou classe que aparecerá no comando Quem
- A opção Config +Quem foi tirada porque o comando InfoJog já dá essa informação
- Opção no Econfig para avisar quando tem sala perigosa por perto
No MUD:
- Corrigido bug: quando um personagem subia de nível, estava subindo centenas de níveis de uma vez
No IntMUD:
- Corrigido bug: estava usando memcpy quando deveria ser memmove no socket
- Corrigido bug em socket.conectar: às vezes não conectava com erro "Operation already in progress"
- Criada função matpow
- Criada variável ArqExec - permite executar programas
- Criadas opções Completo e ArqExec
- Adicionado arquivo testes/exec.int, para testar ArqExec
- Função socket.msg e evento _msg de socket agora possuem mais um argumento: tipo de mensagem; usado somente no Papovox
- Versão do IntMUD mudou para 1.04
No Minichat:
- Criado protocolo #bot2 exatamente como o #bot, mas informa os endereços IP ao bot
No MUD:
- Corrigido bug: Comando gchat não estava funcionando quando está dormindo
- Corrigido bug: Um imortal controlando um PNJ fazia o PNJ herdar algumas características de config +imortal
- Corrigido bug: Quando está no corpo de um PNJ e ele morre, aparecia a frase: Você vê estranhas imagens em seu sonho.
- No comando Quem, não mostra [desconectado] quando admin controla um PNJ
- No comando Quem, com a opção Config +quem, agora mostra aonde os PNJs controlados por jogadores estão
- Corrigido bug: misc:tempo não estava checando as funções herdadas: triggers não funcionavam em um PNJ que herda as funções de outro
- Corrigido bug: comando atalho estava mostrando no máximo 64 mil caracteres em atalhos
- Agora só são mostradas 10 linhas de cada vez para usuários conectados via bot; para os outros são 20 linhas
- Criadas opções no comando Econfig: Renascer nível máximo e Renascer experiência máxima
- Corrigido bug: mensagens do comando gritar não iam para usuários controlando PNJs
- Agora eventos cmd_atacou e cmd_alvofim acontecem depois das mensagens da habilidade ou magia, mas antes do personagem morrer
- Comando "com bot" agora dá mais informações sobre erros ao conectar
- Criados comandos Iperso e Iitem, para saber aonde está um personagem ou um item
- Criado comando Ban2, para banir mesmo quem tem jogo salvo
- Criada opção "Apresentação banido com ban2" no comando Econfig
- Corrigido bug: comando "ban . 0" não estava funcionando
- Criado opção QUEM no comando de administração COM
- Comando Info foi refeito
No telnet.int:
- Teclas PGUP e PGDN permitem acessar o histórico do que foi digitado
No minichat.int:
- Criado comando /p para recarregar o minichat.int (sem precisar reiniciar o programa)
No MUD:
- Corrigido bug: músicas do comando som não estavam sendo tocadas como deveria
- Corrigido bug: identificação do jogador ao entrar no jogo e sair, para administradores, estava pequena demais (20 caracteres)
- Corrigido bug: o evento cmd_atacou estava sendo chamado com result=10 ao invés de result=0 quando matou o alvo (habilidade drenar não drenava quando matava)
- Corrigido bug: não estava aceitando sons e cores nas mensagens das habilidades e magias
- Corrigido bug: comando empunhar não estava checando quantas vezes renasceu
- Corrigido bug: comando som não estava gravando mensagens nos logs
- Função morreu agora não mata imortais
- Comando Lcl agora mostra a quantidade de classes encontradas
- Comando Quem agora só mostra aos administradores quem está criando personagem
- Comando InfoJog agora mostra também conexão de usuários que estão criando personagens
- Comando Ban agora permite expulsar jogadores, mesmo os que estão criando personagens
- Criado comando Relatar
- Criado comando PNJ, para controlar um personagem não jogador
- Comando InfoJog agora mostra também o título que o jogador colocou
- Agora imortais não são desconectados do MUD após algum tempo (não vão para o "vazio")
No IntMUD:
- Estava desconsiderando o último caracter nas senhas dos jogadores (em arqsav)
- Devido a um memcpy no lugar de um memmove, dependendo do compilador e do processador (não na versão para Windows), o prog.salvar poderia corromper arquivos
- Corrigido bug que deixava alterações online em uma classe um pouco lenta: estava refazendo as heranças de todas as classes
- Corrigido bug em serv.abrir: não estava retornando o que deveria
- A versão mudou para 1.03c
No MUD:
- Corrigido bug: o comando Onde não estava mostrando os títulos que os jogadores colocam nas salas das casas
- Corrigido bug: opção do reset "Criar item em um item da sala" estava apenas criando item em outro item
- Corrigido bug: comando Pagar estava mostrando dias MUD sempre em múltiplos de 12
- Corrigido nome do PNJ na área casa: pião
- Após a correção no IntMUD, as senhas dos personagens já criados devem ser digitadas sem o último caracter
- Acrescentado comando TRes, para definir itens e animais que o jogador ganha ao criar um personagem de uma determinada raça ou classe
- Comandos stitulo e sdesc passam a funcionar para administradores em qualquer sala
- Corrigido bug: o comando Aulas não estava verificando corretamente a opção "14.Só negocia com" do personagem
- Comando pagar não estava verificando a opção "14.Só negocia com" do personagem
- Vendedores e professores agora não negociam com quem eles não podem ver e com quem não pode vê-los
- Mensagem da loja fechada de PNJ agora pode ser mudada no comando eperso
- Em sala que não permitem luta entre jogadores: o jogador é avisado ao invés do ataque falhar
- Efeitos de invisibilidade e oculto agora afetam personagens do tipo "simples"
- Criado comando de administração COM
- Opções de abrir porta e de conectar em chat como bot do comando Econfig mudaram
- Diversas constantes de personagens, itens e sala agora recebem arg0 como sendo o personagem
- Variável misc:obj não é mais usada
- Criado comando SOM
- Criada opção: config +som
- Criada opção nos comandos earea e esala: Som da sala
No IntMUD:
- Criada opção "err" no início do arquivo principal
- Documentada opção "err" no tópico 2.5 do manual.txt
- Arquivos .int foram mudados para funcionar a opção "err" do IntMUD
No MUD:
- Corrigido bug: comandos vender e avaliar não estavam funcionando
- Corrigido bug no comando soltar
- Corrigido bug: mensagem "Você vê estranhas imagens em seus sonhos..." estava aparecendo para outros personagens na mesma sala
- Diversos arquivos foram mudados para funcionar com a opção "err" do IntMUD
No MUD:
- Corrigido bug: não estava permitindo usar habilidades e magias pacíficas em personagens que estão no mesmo grupo
- Corrigido bug nos comandos cmdj, echo, infojog, lugar, monit, mudanome, rezou, tele, telepatia: não estavam funcionando com nomes que possuem sublinhado no meio
- Corrigido bug: personagens estavam ganhando o dobro da experiência em relação à versão anterior
- Corrigido bug nos comandos cmdj, echo, lugar, monit, mudanome, rezou, tele, telepatia: não estavam funcionando com nomes que possuem sublinhado no meio
- Corrigido bug na opção "Sala do chat" do menu "Como ativar o MUD" do comando Econfig
- Corrigido bug: não era possível colocar um item em um container que só cabe um item
- Tipos (raça/classe) foram reformulados
- Classes tipo_* mudaram de nome para t_*
- Criado comando Renascer
- Criada opção no comando Econfig: Comandos / Renascer
- Corrigido bug: ao morrer não estava apagando efeitos permanentes
- Vida, mana e movimentos são restaurados ao criar o personagem e após renascer (comando renascer)
- As habilidades e magias escolhidas no comando renascer são acumulativas
- Nível dos itens agora é uma constante: alterar o nível no comando eitem altera o nível de todos os itens
- Criada opção no comando eitem: quantas vezes o personagem precisa renascer para poder usar/vestir o item
- Opção no comando Econfig: mensagem quando chega no nível máximo
- Personagens de nível 0: os comandos ver e olhar não mostram o nível
- Criada sala teste144 para explicar como tornar uma habilidade ou magia R alguma coisa com o comando cmd
- Personagens que não estão acordados não recebem mais a descrição da sala ao serem teletransportados
- Corrigido bug nos eventos dos comandos acordar e dormir
- Documentados eventos cmd_acordar, cmd_acordou, cmd_dormirchao, cmd_dormiuchao, cmd_dormirobj, cmd_dormiuobj
- A documentação dos eventos foi reformulada (arquivo mud/doc/13-eventos.txt)
- Eventos cmd_social1 e cmd_social2 foram substituídos por cmd_social
- Evento cmd_negociar foi substituído por cmd_comprar, cmd_vender e cmd_aprender
- Diversos eventos ganharam um argumento: origem do evento (vide mud/doc/13-evento.txt)
- Comandos pegar, soltar, dar e capturar foram modificados internamente para a modificação nos eventos
- Arquivo pegar.int foi dividido em pegar.int e soltar.int
No IntMUD:
- Corrigido bug: prog.criar não estava criando classe no arquivo principal
- A versão do programa mudou para 1.03a
No MUD:
- Corrigido bug: comando cdir não estava criando sala
- Corrigido bug: comandos csoc e asoc não estavam gerando mensagens no admlog
- Corrigido bug na mensagem de adm, quando muda o nome do jogador e depois ele sai do MUD
- Corrigido bug no comando ESoc, nas opções Posição mínima e Alvo posição mínima
- Corrigido bug no comando SDesc: não estava reconhecendo a casa quando o nome do personagem tem sublinhado _ no meio
- Criada sala teste138: personagem imune a um tipo de golpe e uma bota que potencializa os chutes
- Comando Asai agora informa que saída não existe se ela não estava definida na sala
- Comandos Aitem e Aperso agora informam o nome do item ou personagem
- Comando Inv como administrador foi documentado
- Criada opção no comando Eperso, em Lojas e aulas: Só negocia com
- Criada opção eventos hora na sala
- Fórmula do tempo de espera após digitar um comando que ataca mudou
- Criada opção no comando Econfig: Turno ataque manual
- Criadas salas teste139 a teste142 (quinto andar) para explicar a fórmula do tempo de espera
- Criado comando Grupo e opção no comando Econfig para definir a diferença de nível
- Criado comando GChat e opção no comadno Econfig para mudar a mensagem
- Ataques de área: não acerta aliados do grupo e respeita a opção das salas de jogador contra jogador
- Não é permitido um personagem atacar outro do mesmo grupo
- Não é permitido adicionar personagens no grupo durante a batalha
- Criada sala teste143 (subsolo 2) com um PNJ que age diferente se vê ou não o jogador e se está voando
- Internamente, itens também podem seguir jogadores; criada função seguir (vide mud/doc/06-comum.txt)
- O comando MudaNome agora informa o próprio jogador que o nome do personagem mudou
- No comando InfoJog: agora informa também raça e classe
- No comando Econfig: criado menu limites e acrescentado limite para os comandos Ptitulo e Pdesc
- Evento: Quando um jogo salvo é carregado, é chamada a função cmd_sav de todos os objetos que foram carregados
- Eventos cmd_morrer e cmd_morreu agora possuem outro argumento: quem matou o personagem
- Criadas funções $mens.mareaS e $mens.mareatodosS para enviar mensagens para a área exceto para a mesma sala do personagem
- Adicionados arquivos mud/doc/04-classes.txt, mud/doc/09-casas.txt e doc/contato.txt
No IntMUD:
- Criada instrução incluir, para poder dividir o programa em arquivos em diferentes diretórios
- Criada variável arqprog
- Versão do IntMUD mudou para 1.03
No MUD:
- Corrigido bug: Mensagem de log do comando ccl estava errada
- Criada sala teste137: Quem entrar nessa sala guarda a arma que estiver empunhando
- O MUD foi dividido em vários diretórios
No IntMUD:
- Corrigido bug: Quando a função socket.eventoip está resolvendo um endereço, se o socket for apagado, o programa cai
- Corrigido bug que acontece com o seguinte código:
classe xxx
func iniclasse
prog p
p.apagar("b_casa")- Versão do IntMUD mudou para 1.02h
No MUD:
- Corrigido bug: Comando Autoapagar não estava funcionando
- Corrigido bug: Quando o jogador fica visível a um PNJ agressivo, às vezes o PNJ demorava para começar a atacar
- Garoto da sala teste120 agora não envia mensagens para quem estiver dormindo
- Corrigido bug: Personagens podiam ter com velocidade negativa, e nesse caso, ficavam super rápidos em batalhas
Corrigidos os seguintes bugs no MUD:
- Quando ativado como bot e um jogador entra, não está informando o nome do personagem do jogador
- Comando Aulas não está dando informações sobre habilidades e magias
- Ao criar um novo personagem, não está aceitando a senha
- Quando alguém cria um personagem, não está informando os administradores sobre quem é o jogador
- Comando Outros não estava funcionando
- Quando entra no menu para o jogador escolher uma raça, não está enviando a mensagem da lista de raças
Arquivos que mudaram da versão anterior para esta:
- mud-cmd-info.int
- mud-cmd-lojas.int
- mud-jog.int
No MUD:
- Corrigido bug: após pagar a taxa da casa, não estava atualizando a casa como desbloqueada
- Corrigido bug: atalhos não podiam ter o sinal de igual no texto
- Na janela do IntMUD, no MUD, é possível usar as teclas PgUp e PgDn para obter o histórico das últimas 50 linhas que foram digitadas
- Mensagens dos comandos Olhar e Ver mudaram um pouco
- Comando Ptitulo passa a não aceitar alguns caracteres para título do jogador
- Corrigido bug: comandos Ptitulo e Stitulo estavam aceitando textos muito grandes
- No comando Quem, o título do jogador vai antes de textos como [Admin] e [Desconectado]
- Mudada a fórmula para experiência em batalha: quem tirou mais pontos de vida ganha uma fatia maior da experiência
- A experiência em batalha só é dividida igualmente entre os personagens do mesmo jogador, porém beneficia o uso de vários animais
- Criado comando Infojog para mostrar informações de jogador (online ou salvo)
- Criado exemplo na sala teste131: um PNJ que dá uma faca para o jogador se não tiver nenhuma
- Criada sala teste132, para explicar como colocar e tirar efeitos com o comando cmd
- Criadas salas teste133 a teste134 para explicar como lidar com animais com o comando cmd
- Criada sala 135 para explicar como limpar itens que está carregando, habilidades e magias
- Criada opção "Danos diferença de nível" no comando Econfig
- Classe mens permite enviar mensagens para todos da área e do MUD
- Criada sala teste136 para enviar mensagens para a área inteira e para o MUD inteiro
- Criada opção no editor de texto: BT Mostra o conteúdo da área de transferência
- Criada opção no editor de texto: T seguido do novo texto: Troca o texto da opção P na linha atual
- No editor de texto: opção T foi apagada e informação do bloco marcado foi para a opção I
- Comando Salvartudo mudou de nome para Savtudo
- Comando Adm mostra informações de modo semelhante ao comando Ajuda
- Todos os comandos de administração e menus passaram a ser colocados em classes separadas, e por isso tiveram de ser alterados internamente
No MUD:
- Corrigido bug: precisão das habilidades não estava aceitando o valor 101
- Corrigido bug em algumas mensagens
- Corrigido bug ao identificar um personagem: a mensagem estava indo para o personagem alvo
- Corrigido bug: soltar e pegar moedas da casa do jogador não estava indicando que a casa precisa ser salva
- Opção arquivos de log, no comando Econfig
- Criadas três opções no comando Econfig para definir experiência ganha com personagens de nível diferente
- Comandos beber e acender agora dão prioridade a itens que o personagem está carregando
- Uso de nomeobj nos comandos, para permitir digitar, por exemplo, ch_el ao invés de chute_élfico
- Na descrição da sala, a descrição dos imortais está diferente da descrição dos jogadores
- Na descrição da sala, quando alguém está lutando, agora inclui o nome do alvo
- Ao reconectar no jogo, se o personagem está lutando com alguém, vem uma mensagem avisando sobre isso
- Opção na sala: quando sai do jogo e volta, volta em outra sala
- Criado comandos JEcho e SEcho para enviar mensagens para um jogador e para todos da sala
- Criadas três opções no comando Econfig para definir experiência ganha com personagens de nível diferente
- Ao reconectar no jogo, se o personagem está lutando com alguém, vem uma mensagem avisando sobre isso
- Opção na sala: quando sai do jogo e volta, volta em outra sala
- Opção "sala fora da casa" das casas foi removida porque não tem mais necessidade
- Descrições extras diurnas e noturnas; vide comando "adm sala" e a sala casa001
- Comando HORA agora mostra também a data atual no servidor
- Criados os comandos PTitulo, PDesc, STitulo e SDesc
- Criadas opções no comando EConfig: a partir de que nível pode usar os comandos PTitulo e PDesc
- O comando Ajuda cita os comandos Pagar, PTitulo, PDesc, STitulo e SDesc
- Exemplo na sala teste128: algumas frutas que além de alimentar, recuperam vida e mana
- Exemplo na sala teste129: uma poça d'água em que após beber três vezes, desaparece
- Exemplo na sala teste129: o jogador que rir nessa sala é transportado para outra sala
- Exemplos na sala teste130: impede comandos sociais na sala e há um item com efeitos ao colocar e ao remover
No IntMUD:
- Quantidade máxima de itens em nomeobj aumentou de 1 milhão para para 2147483647
- Quando está conectado via Telnet, interpreta Control+C como encerrar a conexão
- Corrigido bug que aparece com o seguinte código:
telatxt t
t.texto = "a\nb\n"
No lugar do \n aparecia uma cara branca na tela na versão para Windows- Corrigido bug que acontece com o seguinte código:
telatxt tela
tela.tecla("*"), tela.texto = "", tela.tecla("BACK")- Versão do IntMUD mudou para 1.02g
No MUD:
- Corrigido bug: identificar item tinha deixado de mostrar alguns atributos do item
- Corrigido bug: era possível atacar a si mesmo com o comando matar
- Imortais percebem quando alguém anda em silêncio
- Quantidade de salas por casa aumentou de 5 para 9
- Mensagem de quando entra na própria casa com a porta fechada foi colocada no comando econfig
- No comando lcasa aparece o nome do jogo salvo se a casa pertence a um jogador
- Ao olhar containers que o personagem está carregando, não aparece mais uma quantidade vaga de moedas
- Quantidade máxima de moedas que pode-se pegar e soltar de uma vez mudou para 1 milhão para 2 bilhões
- Se um jogador ficou visível, os PNJs agressivos começam a atacar
- Criado comando icl: Inicializa uma classe (chama a função iniclasse da classe); vide: adm cod
- Opção para itens: se pode ser pego e a mensagem, quando não pode ser pego
- Criada opção nas saídas das salas e nos itens: se perde a chave quando destranca
- Criada magia Criar Fonte (no arquivo mud-b-hab.int) e o objeto fonte usado na magia (item teste042)
- Criado PNJ que fala uma frase aleatória de tempos em tempos (personagem teeste026, na sala teste120)
- Melhorado acesso via Telnet para o MUD: não mostra a senha na tela e a última linha da tela contém o prompt
- A linha do prompt não aparece mais quando estiver em um menu
- Nas mensagens, $s $t $u passaram a ser apenas "o" ou "a", e $h $i $j são "um" ou "uma"
- Criadas opções em mensagens $f e $g
- Eventos cmd_social1 e cmd_social2 também são executados para o objeto que trata do comando social
- Adicionadas opções no comando Econfig para taxa de manutenção das casas
- Jogador é informado ao destrancar e entrar na casa com pagamento atrasado
- Comando lcasa mostra o tempo para pagar a taxa e se está atrasado
- Acrescentada explicação sobre o menu de mensagens das habilidades e magias, opção "Menu de mensagens : <ajuda>"
- Fórmula de batalha para acertar ou errar os golpes mudou
- Explicação das fórmulas de batalha foi atualizada (a partir da sala teste052)
- Comando Pagar, para pagar a taxa de manutenção da casa (vide sala teste127)
No IntMUD:
- Na versão para Linux, agora abre arquivos ".int" que estiverem marcados como executáveis
No MUD:
- Corrigido bug ao editar e salvar classes grandes com o comando ECL
- Corrigido bug no comando ECL: informava errado os números das linhas que contém erros
- Corrigido bug: era possível pegar uma mobília se tinha alguém sentado/descansando/dormindo nela
- Corrigido bug: PNJs apenas com ataque automático atacavam 4 vezes mais rápido
- Corrigido bug: a velocidade das habilidades e magias ofensivas não estavam sendo consideradas
- Corrigido bug: ataques (habilidades e magias) com força 0 agora podem acertar o alvo, embora não causem danos (o alvo não perde pontos de vida)
- Criado efeito Rouquidão (bloqueia alguns canais de comunicação) e salas teste113 e teste114 com explicações
- Comandos para criar, editar e apagar casas de jogadores; veja os comandos teclando adm casa
- Criadas opções no comando Econfig para as casas dos jogadores
- Acrescentadas opções no comando eperso, em lojas
- Jogadores podem comprar e vender casas
- Chaveiros venderem fechaduras e chaves das casas dos jogadores
- Jogadores que possuem a chave da casa podem entrar sem usar os comandos de destrancar e abrir porta
- Comando salvar agora salva também as casas do jogador
- Criadas duas casas na área de teste, com explicações, salas teste115 a teste118
- Casas e jogos dos jogadores são salvos cada vez que a hora MUD muda (a cada 5 minutos)
- As casas são salvas também se todos os jogadores sairem do MUD
- Criado comando Salvartudo, para salvar todos os jogos e as casas pendentes
- Criado comando ban, para banir usuários (impedir que criem um personagem); vide: adm ban
- Atributo para perceber quando alguém anda em silêncio
- Quantidade de tipos de ataque mudou de 20 para 30
- Criada opção no comando Econfig: quantidade máxima de atalhos (comando Atalho)
- Comando listar mostra informações dos itens como na magia identificar
- Comando listar agora inclui as novas opções de lojas
- Criada opção "Eventos hora" em itens, personagens e efeitos
- Criado relógio que dá badaladas a cada hora, na sala teste002
- Criado comando rezou, para responder a mensagens enviadas com o comando rezar
- Criado atalho sinal de igual para o comando telepatia
- Reconexão: se um jogador estiver usando um personagem salvo e outro entra com o mesmo personagem, o primeiro é derrubado
No IntMUD:
- Corrigido bug em vetores de variáveis int1
- Corrigido bug em txtcod: estava passando letras maiúsculas e letras acentuadas para minúsculas sem acento
- Criada função prog.renomear, para renomear classes
- Quantidade máxima de heranças (diretas + indiretas) por classe aumentou para 50
- Corrigido bug ao salvar e ler conteúdo de textotxt e textovar via arqsav: dependendo de como divide as linhas no arquivo sav, podia remover espaços do texto
- Versão do IntMUD mudou para 1.02f
No MUD:
- Criado comando para administradores: atklog
- Corrigido bug: a opção "Força do ataque automático" do comando Econfig estava sendo ignorada
- Corrigido bug: PNJs estavam agindo como se estivessem com fome e sede extremas
- Mudada a forma como as armas influenciam nos danos de batalha
- Criadas opções $d e $e para mensagens; estão explicadas a teclar adm mens
- Comando QUEM agora mostra lista de imortais e lista de jogadores
- Criado comando rcl, para renomear classes
- Criado tópico no mud.txt: Funcionamento interno das opções dos menus
- Mensagem do corpo dos personagens mudou para "O corpo de/do/da/dos/das..."
- Criado comando autoapagar, para apagar o próprio personagem
- Corrigido alguns bugs em relação a nomes de tipos (raças e classes) compostos (exemplo, meio elfo)
- PNJ agressivo agora ataca se tiver apenas ataque automático
- Criada opção no comando Econfig em Ataque, para definir se ganha ou perde experiência ao matar um personagem de jogador
- Opção Experiência ao morrer, no comando Econfig, agora é quanta experiência perde ao morrer
- Personagens podem subir até 5 níveis de uma vez, dependendo de quanta experiência ganhou
- Corrigido bug: não estava avisando quando um PNJ chega de uma sala que não tinha jogador
- Comandos Salvar e Senha passam a existir sempre
- Área da casa mudou devido à mudança nos comandos Salvar e Senha
- Mensagens ao subir de nível, ao escurecer e ficar claro agora estão no comando Econfig
No IntMUD:
- Criadas funções textovar.valorini, textovar.valorfim, textoobj.valorini e textoobj.valorfim
- Versão do programa mudou para 1.02e
No MUD:
- Nas mensagens de ataques, o objeto é a arma usada (opções $O, $U e $X)
- Comando olhar avisa a todos quando o personagem olha para outro ou para algum item que não está carregando
- Comando ver não avisa os outros personagens
- Criada opção no comando Econfig: experiência do personagem ao matar um jogador
- Quando perde experiência ao matar outro jogador, mostra quanta experiência perdeu
- Tempo entre duas mensagens de fome e sede aumentou 67%
- Criada nova opção para itens em Fonte de luz/Tipo de luz: 7 Automático (acende ao vestir, sem fogo)
- Criado exemplo de item que acende ao vestir: cinto dourado, na sala teste024
- Tamanho máximo das mensagens de ataques mudaram para 512 caracteres
- Quantidade máxima de fome, sede e embriaguês mudou de 160 para 250
- Mensagens das habilidades e magias agora aceitam cores e \n (quebra de linha)
- Sala teste105, com personagem teste023 que desafia o jogador a uma luta
- Sala teste106, com personagem teste024 que dá uma lanterna em troca de 3 palitos de fósforo
- Corrigido bug ao pegar, dar e soltar itens que agrupam: não estava considerando corretamente a quantidade máxima de itens
- Corrigido bug: efeitos dos ataques não estavam atingindo os alvos secundários
- A quantidade máxima de itens que agrupam em um lugar mudou de 255 para 65535
- Opção no Econfig: se mostra mensagens de fome e sede moderada para os outros jogadores
- Ataques de área agora podem ser do tipo "exceto o personagem"
- Opção em Itens / Tipo de arma: pode-se escolher a habilidade usada como ataque automático da arma
- Opção "Tipo de ataque" dos personagens passou a ser a habilidade que o personagem usa nos ataques automáticos
- Opção "Tipos de personagens" do comando Econfig/Ataques passou a ser "Ataque automático sem arma" (quando não for definido o ataque automático no personagem)
- Quantidade de experiência que um PNJ dá (opção Quando morre / Experiência) não está mais limitado a um número de 0 a 1000
- Furtividade (andar em silêncio) não escondem personagens dos imortais
- Criada habilidade Chute Élfico, efeito Dreno de Mana e sala teste107 com explicações
- Sala teste108 para demonstrar como fazer: perder itens e dinheiro, remover todos os itens, jogar itens e dinheiro na sala e transportar jogadores da sala
- Sala teste109: são criadas três camas (cama é um item do tipo completo; só se pode criar uma no reset)
- Sala teste110: óculos que são criados a cada 2 a 3 minutos se não houver nenhum na sala
- Sala teste111: um baú que fecha após um tempo e com moedas que não aparecem em seguida após pegar
- Sala teste112: mesmas chaves da sala teste097, mas não somem nas mãos de personagens não jogador
- Criado controle de banda das mensagens do MUD para os jogadores: no comando Econfig, em "Como ativar o MUD"
- Corrigido bug: um personagem podia dar um item para ele mesmo
- Quantos dias os jogos ficam salvos agora é definido no comando Econfig
No MUD:
- Corrigido bug no menu de edição de habilidades/magias de retorno
- Comando Saídas, para mostrar as saídas óbvias de onde o personagem está
- Comando e canal PVT mudaram de nome para Telepatia
- Criada sala teste103 para demonstrar como cria e apaga um efeito em um trigger
- Criado efeito Chama Protetora, que causa danos no personagem que atacar quem está com esse efeito
- Corrigido opções "Não podem vestir" dos itens e "Somente tipos" das habilidades e magias: não estavam funcionando com nomes de raças e classes com mais de uma palavra
- Corrigido bug: o reset não estava criando itens dentro de outros itens
- Corrigido bug: no reset, as chances de um item aparecer dentro de outro eram ignoradas
- Opção "PNJs em uma sala" não afeta mais o reset
- Criada opção no comando Econfig para mostrar ou não nível e raça/classe nos comandos ver e olhar
- Comando Efeitos seguido do nome do efeito que está afetando o personagem agora mostra informações
- Criado comando Infoe para administradores saberem os efeitos afetando personagem
- Descrições de sala agora permitem alguns caracteres especiais: $P, $Q, $R, $S e $V
- Criado comando Guardar, para colocar itens dentro de outros; comando Soltar continua como antes
- Criada magia Chama Protetora e sala teste104, com algumas explicações
- Corrigidos bugs nos comandos sentar, descansar e dormir: checavam se havia espaço quando o personagem já estava na mobília e as mensagens estavam erradas
- Pode-se definir as mensagens das habilidades e magias de identificação
- Criado: lista de nomes não permitidos para personagens dos jogadores
- Corrigido bug: ao pegar e soltar vários itens de uma vez, quando não é possível pegar/soltar um, estava ignorando os outros itens
- Corrigido bug: o comando "dar tudo" para dar todos os itens não estava funcionando
- Acertado eventos cmd_ver e cmd_olhar (comandos ver e olhar)
- Mensagens do comando Rezar agora podem ser mudadas pelo comando Econfig
- Criado comandos LDESC, EDESC e ADESC, para criação e edição de descrições extras das salas; vide ADM SALA
- Criada opção nas saídas das salas para definir se o nome da saída está no masculino ou feminino, singular ou plural
Nota: Ao atualizar o MUD de uma versão anterior, copie também os novos efeitos (classes e_medo e e_veneno_mortal do arquivo mud-b-efeito.int) e as novas habilidades e magias (classes cmd_retornar, cmd_roncar, cmd_rosnar, magia_drenar_energia e magia_restaurar_vitalidade do arquivo mud-b-hab.int).
No manual.txt:
- Tópico 23 revisado
No MUD casa (primeira tentativa de criar um MUD):
- Comando Sobre agora mostra corretamente a versão do IntMUD
No MUD:
- Corrigido bug nos eventos cmd_bebeu, cmd_comeu e cmd_recitou: não estavam sendo chamados para o próprio item
- Mensagens de sede e fome não mostram aos outros jogadores quando o jogador perdeu pontos de vida
- Corrigido bug no comando sussurrar: estava repetindo o nome do personagem, como se ele tivesse sussurrado o nome dele
- Mensagens do comando Sussurrar agora estão no comando Econfig
- O tempo entre mensagens de fome e sede foi triplicado
- Acerta fome, sede e embriaguês quando morre
- Criado comando Lugar, para executar um comando como se estivesse em outra sala
- Habilidades e magias que jogador ganha quando escolhe uma raça ou classe
- Corrigido bug: o comando matar funcionava com personagens simples (que não entram em batalha)
- Criada sala teste102, com exemplo de poção mortal; usa também o efeito "Veneno Mortal"
- Quando mata um alvo secundário (em ataques que atacam vários PNJs), a mensagem que matou aparece para todos
- Nova opção nas salas e áreas: se sente fome/sede, se não sente ou se fome/sede somem aos poucos
- Nova opção para itens: Se o jogador não perde o item ao entrar em uma sala que mata e perde itens
- Criada habilidade Rosnar e efeito Medo: diminui o ataque do adversário por um tempo
- Criada habilidade Roncar: ataca todos, mas só pode ser usado enquanto estiver dormindo
- Criada magia Restaurar Vitalidade: restaura pontos de vigor
- Criada magia Drenar Energia: o alvo perde 40% dos pontos de vigor e mana
- Pesonagem Faixa Preta, na sala teste031, ensina as novas magias e habilidades
- Corrigido bug: lojas e professores nunca rejeitavam nomes de raças e classes que continham espaço no meio
- Ao ir de um lugar a outro embriagado, vem a mensagem que o personagem foi cambaleando
- Um personagem muito embriagado em pé pode cair sentado
- Comando Matar1 agora permite destruir itens e personagens dentro de outros itens ou personagens
- Foi acrescentada a documentação dos efeitos no arquivo mud.txt
- Acertado eventos dos efeitos
- Opção PNJs entram/não entram na sala mudou para quantidade máxima de PNJs na sala
- Comando Serv mostra mais informações
- Comando Retornar ganhou algumas opções, saiu do comando Econfig e passou a ser editável, como qualquer outra habilidade ou magia de retorno
- Corrigido bug: comer ou beber sentado anulada as magias definidas na comida ou bebida
- Corrigido bug: recitar pergaminho de retorno durante a batalha estava retornando
- Corrigido bug: ao beber uma poção do sono durante a batalha, o alvo era afetado pela poção
No IntMUD:
- Corrigido bug: função ini não era chamada ao criar um objeto se fosse definida como constante
- Corrigido bug na função debug.cmd, quando é retornada uma variável definida no texto do cmd
- Corrigido bug em txtsepara: produzia resultado incorreto em algumas situações
- Função rand com um texto agora funciona diferente: retorna o texto original com os caracteres embaralhados aleatoriamente
- Versão do programa mudou para 1.02d
No MUD:
- Corrigido bug: habilidades e magias que atacam vários personagens ao mesmo tempo não estavam mostrando as mensagens corretas, mais especificamente o nome do personagem alvo
- Corrigido bug: não estava atualizando automaticamente os atributos dos personagens vivos ao editar o personagem
- Corrigido bug: o anão da ilha não deixava mais o personagem passar após receber um soco ou um chute
- Corrigido bug: ao pegar e soltar objetos, vinha mensagem como: Você coloca uma faca em sua uma bolsa.
- Corrigido bug: ao soltar todos os objetos dentro de um container que o personagem está carregando: às vezes dizia que não podia soltar um item dentro dele mesmo.
- Corrigido bug: ao retornar ao MUD sempre aparecia a descrição da sala, mesmo quando o personagem do jogador estava cego
- Corrigido bug: ao comprar um item com volume interno pequeno (exemplo, 10), dizia que não pode carregar tanta coisa
- Corrigido mensagens das magias Sono Profundo, Ver invisível e Ver oculto e da habilidade Endurecer
- Criada sala teste096, com um exemplo de como fazer um ajudante, um personagem que segue o jogador
- Comandos teleentra e telesai agora permitem $P, que é substituído pelo nome do personagem
- Personagens agora podem sentir fome e sede, conforme a configuração
- Criado novo tipo de terreno: deserto (sente sede 3 vezes mais rápido)
- Embriaguês altera mensagens dos comandos falar, gritar e sussurar
- Comando Estat mostra fome, sede e embriaguês para administradores
- Criados comandos beber, comer e recitar
- Pode-se definir em cada item a mensagem ao comer/beber/recitar
- Na sala teste031 agora são vendidos comidas, bebidas, poções e pergaminhos
- Criada sala teste097, com itens que somem após um tempo
- Criadas salas teste099 a teste101 para explicar como usar o comando CMD para enviar mensagens anônimas e para digitar no teclado de outro personagem
- Comando PVT (classe cmdfim_pvt do arquivo mud-cmd.int) foi modificado para ficar mais fácil mudar as mensagens
- Pode-se recitar pergaminhos tendo como alvo outro personagem ou um item
- Opção no econfig: como fica a experiência dos personagens quando morrem
- Quando uma porta é aberta ou fechada, avisa na outra sala que isso aconteceu
- Possibilidade da porta fechar quando um personagem passar por ela
- Embriaguês diminui precisão e evasão nos ataques
- Fome e sede diminuem a força dos golpes nos ataques
No IntMUD:
- Função nomeobj.ini aceita um terceiro argumento, que é a palavra que se usada significa todos os objetos
- Versão do IntMUD mudou para 1.02c
No MUD:
- Corrigidos três bugs que apareceram depois de melhorar o código: no cálculo de peso e volume dos itens, no comando seguir e a mensagem tenta ir em uma direção que não existe
- Ao alterar sala, item ou personagem via menu de edição, o programa organiza as constantes na classe correspondente
- Comandos Estat, Inv, Equip e Efeitos permitem administradores checarem outros personagens e os animais de outros personagens
- Comando Hist, para administradores saberem o histórico do personagem: os últimos personagens que ele matou
- Comados InfoHab e InfoMag, para administradores saberem as habilidades e magias de outros personagens
- Opção para salas: morre ao entrar e perde itens e moedas
- Comandos Pegar, Soltar, Vestir e Remover aceitam a palavra tudo, que significa todos os objetos; no entanto, dependendo da natureza dos objetos, podem não ser todos
- Comandos Listarsav e Apagarsav, para ver e apagar arquivos de jogos salvos
- Comandos Salvar e Senha, para salvar o jogo e para mudar a senha
- Comando Gritar, para enviar mensagem para os jogadores que estiverem na mesma área
- Comandos Teleentra e Telesai, para administradores mudarem as mensagens de quando se teletransportam com o comando Tele
- Ajuda do comando Fim foi melhorada
- Corrigido bug: ao tentar colocar um item dentro dele mesmo
- Corrigido bug: mudler não estava funcionando ao alterar arquivos com um pouco mais de 400 classes
- Corrigido bug: comando emoção agora pode ser usado sentado e descansando
- Mensagem inicial nas habilidades e magias agora permite mais variações
- A opção "Afeta o alvo" de habilidades e magias foi mudada, opções: vida/mana/vigor e vida/mana/vigor por nível
- Algumas mensagens em habilidades e magias foram corrigidas
- Corrigido bug: quando erra uma magia ou habilidade em si mesmo, estava aparecendo duas mensagens para o personagem
- Adicionada mensagem para efeitos: quando falhou
- Corrigido bug: opções "config +imortal" e "config -imortal" não estava alterando de imediato as propriedades do personagem (ex. enxergar tudo)
- Corrigido bug: quando um efeito como invisibilidade termina, quem não via invisível não recebe nenhuma mensagem
- Criado: animais reserva e comando Reserva (vide comando econfig)
No MUD:
- Os ataques automáticos saíram do comando econfig (classe config) e passaram a ser habilidades com a opção "Alvo" sendo "Ataque automático"
- A descrição da sala teste066 foi mudada para explicar como criar ataques automáticos
- Mensagens de batalha foram reformuladas
- O conhecimento do golpe afeta a batalha de forma um pouquinho diferente; sala teste061 explica como é agora
- Criada opção "Ordem das posições" no menu de "Vestir itens" do comando econfig
- Criada opção "Atributos dos personagens" para definir o valor inicial dos atributos (vida, mana, movimento, ataque, defesa, etc)
- Corrigido bug na opção "Animais para batalhar" do comando econfig: não era permitido 0 animais
- Corrigido bug: peso do corpo de personagens que morreram não passava de 65 Kg
- Corrigido bug: PNJs não podem comer corpos se estiverem dormindo
- Documentação do mud, arquivo mud.txt, foi atualizada
- Corrigido algumas opções, como PNJ imortal, e opções de sala sem retorno e sem magias
- Opção de ataque manual ou automático deixa de existir
- Nova opção para habilidades e magias: Alvo "Nenhum (não ataca)", quando não quiser que seja usado em ataques (manuais e automáticos)
- Comando fugir agora permite escolher com quantos pontos de vida o personagem começa a fugir
- PNJs também podem fugir automaticamente
- Nova opção para saídas das salas: se é permitido fugir nessa direção
- Nova opção para saídas das salas: se é necessário flutuar ou voar
- Criada nova opção no comando econfig: Se o comando Matar existe ou não
- Explicação de ataques automáticos no MUD mudou (salas teste032 e teste094)
- Acrescentada explicação de como atualizar o MUD no arquivo mud.txt
No IntMUD:
- Forma compacta para operadores: <<=, >>=, |=, ^= e &=
- Criadas funções intbit e txtbit
- Versão do IntMUD mudou para 1.02b
No MUD:
- Corrigido bug: a opção "config +moedas", para pegar moedas automaticamente de um PNJ, não funcionava se o PNJ foi morto com um ataque automático
- Corrigido bug: não estava avisando na sala quando alguém entra no jogo com um personagem já salvo
- Corrigido bug: não era possível fazer um PNJ empunhar uma arma, no reset (comandos sres e ares)
- Corrigido bug: personagens dormindo e congelado continuavam fazendo ataques automáticos
- A forma como os atributos de itens e personagens (brilhando, flutando, invisível, etc) são feitos foi melhorada
- Efeito congelado agora aparece como (congelado) na frente do personagem
- Adicionada opção "config +imortal": não morre em batalha, sempre consegue fugir, enxerga tudo exceto cego e no escuro, tranca e destranca tudo, atravessa coisas fechadas, anda sem gastar movimento
- Adicionada opção no comando econfig: Comando Quem mostra imortal
- O MUD agora atualiza arquivos mud-a-*.int e mud-b-*.int de versões anteriores
- Criadas opções $v, $w e $x nas mensagens, que são substituídos por "e" ou "a", dependendo se o personagem, o algo ou o objeto é masculino ou feminino
- Criadas opções $r e $c nas mensagens, que são os nomes do personagem e do alvo no comando QUEM
- Criado canal Novatos
- Possibilidade de mudar as mensagens dos comandos Chat, Novatos e Falar
- Adicionado cores para o prompt e ajuda sobre cores (em "adm cores" e "ajuda cores")
- Criadas salas no subsolo da área de teste para explicar um pouco sobre triggers
Para atualizar:
- Copie as áreas que você criou (arquivos mud-a-*.int) para a nova versão.
- Copie os arquivos mud-b-*.int da versão antiga para a nova (substituindo os arquivos).
Muitas mudanças no MUD. Alguns recursos adicionados no IntMUD.
O pacote compilado para Windows passa a ficar aqui, na seção de programas.
Pequenas correções no IntMUD e foi criada variável varref.
Diversas mudanças no MUD, entre elas:
- Melhor distribuição dos arquivos: mud-b-*.int contém as configurações, classes, raças, magias, habilidades e comandos sociais.
- Arquivos mud-a-*.int continuam contendo as áreas.
- Edição de classes e raças (são tratados como TIPOS de personagens).
- Mensagens privativas e comandos para ignorar outros jogadores.
- Ataques foram divididos em magias e habilidades.
- Quando um PNJ morre, pode ficar o corpo com os itens e moedas.
- Lojas e professores.
- Vários níveis de conhecimento de habilidades e magias (porque pode-se fazer várias aulas).
- Descrição alternativa de salas, mostrada quando está de noite.
- Comando isala mudou de nome para tele, e passa a ser um comando de administração genérico para teletransportar personagens.
- A área de teste agora contém explicações do comando CMD e das fórmulas usadas na batalha.
Correção de bugs e arquivo com as configurações do Findip.
Diversas melhorias no IntMUD e no MUD feito nessa linguagem.
O IntMUD em si está pronto.
O MUD está perfeitamente jogável, embora ainda falte bastante coisa.
Usa o IntMUD 1.0 ao invés da versão 0.99.
Corrigido bug que impedia o uso do cliente para criar um personagem no Valinor
Somente para programadores: a tecla F11 recarrega o cliente, útil ao mudar o arquivo val.int.
Findip 2.01 foi compilado para Windows e atualizado.
Corrige bug do comando date (na versão anterior não estava atualizando a data).
Em todas as páginas: e-mail do Ajato não funciona mais.
Em links: corrigidos dois links que não estavam funcionando.
Em programas: adicionado programa Cliente Valinor.
Em dados pessois: já concluí a faculdade.
O programa está pronto, porém o MUD em si só possui algumas funcionalidades básicas; ainda não está jogável. O pacote vem com alguns programas extras escrita na linguagem do IntMUD:
telnet - Cliente de Telnet. Permite entrar em MUDs.
quest - Jogo de perguntas (vide arquivo quest.txt).
editmud - Permite editar programas online na linguagem do IntMUD, sem precisar desativar o programa a cada alteração. Acompanha o editmud.exe (versão para Windows) ou editmud-gtkmm.
minichat - Pequeno servidor de bate-papo.
mud - Pequeno teste de MUD; ainda não está jogável.
- Possibilidade de configurar a porta para HTTP e para Telnet/Papovox.
Iniciado o desenvolvimento do IntMUD (Interpretador MUD).
Quando pronto, deverá substituir o Avent2 e o ServMUD com algumas vantagens.
Mais detalhes
- Corrigido bug que pode derrubar o Avent2 quando roda independente.
- A hora não entra automaticamente nos arquivos de log.
- Possibilidade de ignorar outros usu´rios.
- O administrador (quem ativou o Minichat) pode chutar e banir outros usu´rios.
Página atualizada para a nova versão.