NCE/UFRJ BEM-VINDO AO CLUBE DA BOA LEITURA
Instituição de Utilidade Pública
(Lei n. 858, de 17/06/1985)



-- MENU --

  • Quem Somos
  • Sobre Este Site
  • Para Ser Sócio
  • Catálogo de Livros
  • Empréstimo de Livros
  • Download do Mês
  • Como Chegar
  • Novidades
  • Fale Conosco

    Fachada do CBL.$

    Imagem da fachada do CBL, na Rua São Salvador, 56


    -- QUEM SOMOS --

    O Clube da Boa Leitura (CBL) é uma instituição fundada pelo Professor Beno Arno Marquadt, em 1970, com o fim exclusivo de produzir e emprestar livros falados a seus associados cegos ou com baixa visão.

    Pela Lei n. 858, de 17.06.1985, o CBL foi reconhecido como instituição de utilidade pública pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

    Nos seus quase 50 anos de existência, a biblioteca do CBL montou um acervo gravado que hoje beira os 4.000 livros, em fitas cassetes e meios digitais (mp3), versando sobre os mais variados assuntos: dos clássicos universais aos best-sellers, de autores brasileiros e estrangeiros, de ficção e não ficção, incluindo romances, obras religiosas, espiritualistas, de autoajuda e históricos.

    Todo o trabalho do CBL é realizado por voluntários.

    Para atender aos seus mais de 400 sócios atuais, residentes na maioria dos estados brasileiros, o CBL conta com cerca de 70 voluntários executando as atribuições de organizar, catalogar, enviar e receber as fitas cassetes e os CDs gravados pelos ledores.

    Conheça a Nossa História

    Diretoria



    -- SOBRE ESTE SITE --

    Este site visa tão somente ao atendimento dos pedidos de gravações feitas em mp3, cujo catálogo de títulos se encontra ao final, podendo ser retiradas diretamente na biblioteca do CBL ou enviadas gratuitamente pelos Correios, dependendo do local de moradia do solicitante.

    As gravações feitas em fitas cassetes somente poderão ser obtidas mediante consulta prévia à biblioteca, não sendo, portanto, o objeto deste site.

    Se puder, divulgue o trabalho do CBL repassando o endereço do site para seus amigos cegos ou com baixa visão.

    http://intervox.nce.ufrj.br/cbl



    -- PARA SER SÓCIO --

    Para se inscrever como sócio e assim ter acesso aos livros gravados do CBL, basta que a pessoa cega ou com baixa visão:

  • apresente seus documentos na biblioteca do Clube; ou,

  • envie e-mail ao CBL solicitando a inscrição. Para tanto, basta clicar no link abaixo, preencher os dados constantes da Ficha de Inscrição que irá abrir (nome, endereço, telefone, etc), e, em seguida, clicar no campo ENVIAR da própria ficha.

    Clique aqui para se inscrever como sócio

  • Tão logo o CBL receba o email, enviará ao novo sócio uma mensagem de boas-vindas com o seu número de inscrição.

    Não há contribuição obrigatória para os sócios, mas doações certamente irão ajudar na manutenção dos serviços e na atualização do acervo.



    -- CATÁLOGO DE LIVROS --

    A maioria dos livros pertencentes ao acervo do CBL foi gravada por seus próprios ledores, sendo grande parte desses livros de domínio público. Aqueles que não o são têm sua distribuição garantida pela legislação de direitos autorais vigente no Brasil para consumo de obras literárias por pessoas cegas ou com baixa visão.

    Consulte nosso acervo



    -- EMPRÉSTIMO DE LIVROS --

    Solicitar o empréstimo de um livro gravado em CD é bem simples, bastando ao associado do CBL:

  • consultar o catálogo de livros do Clube, clicar no link abaixo e informar o livro que deseja. Em breve, receberá no seu endereço de inscrição, pelos correios, um CD com o livro gravado.

    Clique aqui para solicitar um empréstimo

  • Alternativamente, dependendo da localidade em que mora, também pode o associado comparecer à biblioteca do Clube e obter emprestado um CD com a gravação do livro que deseja ou até mesmo retirar uma cópia gravada num pen-drive.

    Livros que não constam do catálogo do CBL, também podem ser solicitados, pois existe a possibilidade de serem gravados e lá incluídos.

    Os CDs devem ser devolvidos no menor prazo possível, sem nunca ultrapassar os 30 dias, podendo tal prazo, no entanto, ser renovado por uma única vez.

    Tanto o envio de gravações feito pelo CBL quanto a devolução feita pelos solicitantes são remessas gratuitas, em observância a acordo de franquia especial mantido com os Correios.



    -- DOWNLOAD DO MÊS --

    Além de emprestar livros gravados a seus associados, o CBL, como forma de promover o trabalho que realiza, disponibiliza mensalmente para download um dos livros do catálogo gravados pelos seus ledores, juntamente com sua versão em TXT, para leitura pelo DOSVOX. Tais livros, para garantia de sua propriedade intelectual, são criptografados e suas senhas conhecidas apenas pelos sócios do clube.

    Clique aqui para ter acesso ao download do mês



    -- COMO CHEGAR --

    Localização, Referências e Mapa



    -- NOVIDADES --

  • No mês de junho/17, os ledores do CBL, Ayrton e Geraldo, tiveram o prazer de visitar o Professor Antonio Borges, na UFRJ.

    O Professor Antonio ladeado pelos ledores...

    Na foto, o Professor, ladeado por Geraldo, à esquerda, e por Ayrton, à direita

  • O livro disponibilizado para download neste mês, em versões falada e TXT, é Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez



    -- FALE CONOSCO --

    Este espaço se destina a acolher sugestões, críticas e outras comunicações que as pessoas cegas ou com baixa visão queiram ter com o CBL, bastando clicar no link abaixo

    Clique aqui para falar com o CBL




    -- VISITANTES DESTE SITE --



    Cartinha Envie carta para Clube da Boa Leitura

    Logotipo do NCE Gerado automaticamente pelo sistema InterCAP
    Copyright (c) 2002-2015 - Instituto Tércio Pacitti - UFRJ - Projeto DOSVOX