Introdução à formação docente (15 horas)
- Discussão das bases necessárias para a realização de todas as atividades do curso
- Estrutura do currículo
- Expectativas do curso.
- Formação de uma comunidade de aprendizagem
- Construção das habilidades necessárias para a realização de trabalhos em grupo.
- Conexões entre os currículos clínico e pedagógico.
- Construção de interações equitativas.
Gestão e organização da sala de aula (45 horas)
Visão de organização e gestão de sala de aula. Planejando e construindo um ambiente efetivo para a aprendizagem. Expectativas para a criação de uma comunidade de aprendizagem. Organização e gerenciamento do ensino. Construção de um ambiente desafiador e acolhedor para a aprendizagem. Construção de um ambiente colaborativo para a aprendizagem. Respostas efetivas para problemas de comportamento. Relacionamento com a família. Compartilhamento de experiências, diálogo e reflexão. Ensino e aprendizagem centrado no estudante (45 horas)
Dimensões do aprendiz e da aprendizagem. A aprendizagem enquanto ciência. A relação entre cérebro, mente e experiência. Identidade e aprendizagem. Raça e etnia. Gênero e sexualidade. Família, escola e cultura. Pares, amizade e mídia social. Estudos de caso. Diálogo e reflexão: compartilhando experiências. Questões remanescentes e desafios. Formação didático pedagógica I (30 horas)
Aplicação dos conceitos das disciplinas teóricas na sala de aula de cada um dos/as discentes (professores/as cursistas). Planejamento da aula e implementação efetiva do ensino. Gravação e discussão de um trecho gravado da aula. Reflexão e avaliação. Acompanhamento da prática profissional do/a discente. Esta disciplina está centrada nos conceitos teóricos das Disciplinas Gestão e organização de Sala de Aula e Ensino e aprendizagem centrado no estudante.
Trabalho em grupo em salas de aula heterogêneas (45 horas)
- Construção de salas de aula equitativas por meio da abordagem pedagógica de trabalho em grupo.
- Organizando a turma para o trabalho em grupo.
- Construção de atividades adequadas ao trabalho em grupo que apoiem objetivos intelectuais e sociais nas salas de aula.
- Problemas de status: análise de participação desigual.
- Intervenções para equalizar relações de status de estudantes para que as interações durante o trabalho em grupo sejam mais equitativas.
- Planejamento de orientações para múltiplas habilidades. Estereótipos e atribuições de competências.
- Linguagem para acessar, para participar e para demostrar conhecimentos.
- Avaliação de produções de grupos e contribuições individuais dos membros dos grupos.
Currículo, ensino e avaliação em Ciências I (45 horas)
Ensinar os/as alunos/as, ensinar ciências. Conhecendo os os/as alunos/as. A pesquisa moderna em ensino de ciências. Grandes ideias. Tornando a ciência relevante. Ensino de ciências baseado em fenômenos. Aprofundando o conteúdo de ciências. Ensino de ciências por meio de práticas de ciência e engenharia. Formulando problemas e avaliando soluções. Planejamento de uma atividade de ciências. Equidade no aprendizado de ciências e engenharia. Equidade e linguagem no ensino de ciências. Formação didático-pedagógica II (30 horas)
Aplicação dos conceitos das disciplinas teóricas na sala de aula de cada um dos/as discentes (professores/as cursistas). Planejamento da aula e implementação efetiva do ensino. Gravação e discussão de um trecho gravado da aula. Reflexão e avaliação. Acompanhamento da prática profissional do/a discente. Esta disciplina está centrada nos conceitos teóricos das Disciplinas Trabalho em Grupo e Currículo, ensino e avaliação em Ciências I.
Planejamento de currículo (45 horas)
- Planejamento para a compreensão.
- Planejamento reverso.
- O que é processo de compreensão.
- Diálogo e reflexão.
- Ideias centrais e objetivos da aprendizagem.
- Conexão dos objetivos de aprendizagem com o contexto.
- Análise de planos de aula e orientações curriculares.
- Identificação do que os estudantes sabem e o que precisam saber.
- Mapeamento de atividades avaliativas adequadas para verificação das aprendizagens e para o ajuste dos percursos formativos.
- Elaboração e implementação de planos de aula.
- Do plano da unidade ao detalhamento da aula.
Currículo, ensino e avaliação em ciências II (45 horas)
BNCC e currículos internacionais de ciências. Mudança conceitual. O conhecimento local no ensino de ciências. Paulo Freire. Progressão das práticas de ciências e engenharia. Letramento e pensamento computacional no ensino de ciências e engenharia. A criação de modelos e o uso de ferramentas computacionais como ferramenta de aprendizagem. Letramento e linguagem no ensino de ciências (o discurso científico). Leitura e escrita de ciências. Identidade em STEM. Práticas de ciências e engenharia. Formação didático-pedagógica III (30 horas)
Aplicação dos conceitos das disciplinas teóricas na sala de aula de cada um dos/as discentes (professores/as cursistas). Planejamento da aula e implementação efetiva do ensino. Gravação e discussão de um trecho gravado da aula. Reflexão e avaliação. Acompanhamento da prática profissional do/a discente. Esta disciplina está centrada nos conceitos teóricos das Disciplinas Planejamento de currículo e Currículo, ensino e avaliação em Ciências II.
Currículo, ensino e avaliação em Ciências III (45 horas)
- Discurso e letramentos no ensino de ciências.
- Ensino de ciências, equidade educacional e justiça social.
- Competências de linguagem receptiva (ler e ouvir).
- Competências de linguagem produtiva (falar e escrever).
- Integrando atividades na aula de ciências.
- Avaliação e refinamento de modelos.
- Práticas em áreas específicas de ciências (biologia e ciências da vida).
- Práticas no ensino de química.
- Práticas no ensino de física.
- Práticas em ciências da Terra e ambientais.
- Práticas de letramento.
Avaliação para a equidade (45 horas)
Avaliação. Estrutura do processo avaliativo. Validade e confiabilidade das avaliações. Modalidades avaliativas. Diálogo e reflexão sobre as avaliações do/a professor/a cursista e de sua escola. Ferramentas práticas. Como saber se os/as estudantes estão aprendendo. Sistema de atribuição de notas. Avaliação como aprendizagem. Teste padronizados de desempenho. Compatibilização de uma visão da avaliação da, para e como aprendizagem com as demandas da escola. Formação didático-pedagógica IV (45 horas)
Aplicação dos conceitos das disciplinas teóricas na sala de aula de cada um dos/as discentes (professores/as cursistas).Planejamento da aula e implementação efetiva do ensino. Gravação e discussão de um trecho gravado da aula. Reflexão e avaliação. Acompanhamento da prática profissional do/a discente. Esta disciplina está centrada nos conceitos teóricos das Disciplinas. Planejamento de currículo e Currículo, ensino e avaliação em Ciências III. Esta disciplina está centrada nos conceitos teóricos das Disciplinas Planejamento de currículo e Currículo, ensino e avaliação em Ciências III.
Trabalho de Conclusão de Curso
- O trabalho de conclusão do curso será orientado por um/a dos/as docentes do curso.
- O discente poderá ter um co-orientador externo ao curso, desde que o/a mesmo/a seja aprovado/a pela Comissão Deliberativa do Curso.
- O trabalho de conclusão será avaliado por uma banca examinadora, composta por três docentes.
- Os docentes da banca examinadora serão propostos pelo/a orientador/a do/a discente e a banca será homologada pela Comissão Deliberativa.
- Os docentes propostos deverão ter, como mínimo, título de Mestre, sendo um deles externo ao curso.