Ponto de vista de informática |
Ainda sobre o assunto
The Netiquette Homepage
Netiqueta: regras de etiqueta para a Internet
O conceito de netiquette pode ser compreendido tomando o sentido da
palavra ao pé-da-letra: a etiqueta no uso da rede (net). Assim como em
outros grupos sociais, na Internet, cada um deve sempre usar o bom senso
ao interagir com outras pessoas de maneira a evitar ofensas, agressões
ou desentendimentos.
Buscando minimizar os erros de iniciantes e orientar os mais experientes
a ajudá-los, algumas regras de conduta foram estabelecidas e são
consensuais na comunidade de usuários como princípios de bom
comportamento no ciberespaço. O conhecimento dessas regras é altamente
recomendado a usuários que buscam praticar a comunicação mais apropriada
na rede, via email e listas de discussão. Netiqueta em e-mail
. não usar textos escritos em letras maiúsculas. As letras
maiúsculas geralmente são usadas para expressar 'grito' ou 'voz alta'.
. não usar acentuação (ou caracteres não-ASCII em geral) a não
ser que os programas de correio de, ambos remetente e destinatário,
possibilitem esse recurso. Ao enviar mensagens é preciso sempre ter a
certeza que o destinatário irá visualizá-las corretamente.
. evitar linhas maiores que 70 caracteres.
. no uso de email é comum o uso de abreviaturas e simbolos
gráficos denominados "smileys", indicando expressões faciais. Algumas
breviaturas e smileys mais conhecidos são:
Abreviaturas:
. FAQ - frequent ask questions (perguntas feitas
frequentemente)
. BTW - by the way (a propósito)
. IMHO - in my humble opinion (na minha humilde opinião)
. AFAIK - as far as I know (até onde eu sei)
. FYI - for your information (para sua informação)
Smileys:
-) sorrindo
-( tristonho
-* beijo
-) piscando
-| - sem expressão
'-( - chorando
. não enviar mensagens de conteúdo publicitário: propaganda,
ordens de compra, fatura, etc.; a menos que seja solicitado. O envio de
mensagens desse tipo denomina-se spam e é fortemente repudiado por
usuários.
. não enviar mensagens muito grandes. É preferível enviar
várias mensagens curtas sobre um mesmo assunto do que uma muito longa.
. sempre incluir o título da mensagem e usar um título que
descreva bem o tema da mensagem.
. certificar-se se o endereço do destinatário está correto.
. com relação ao texto: a 'elegância', assim como ortografia e
gramática corretas, são importantes. É adequado separar os parágrafos
com linhas e evitar o uso de acrônimos.
. com relação ao conteúdo: evitar afirmações que possam ser
interpretadas como posição oficial de sua organização ou instituição;
atenção ao expressar sarcasmo ou sátira; usar linguagem clara e concisa,
mas cuidado: às vezes uma resposta muito concisa pode ser considerada
rude, por exemplo, responder com uma única frase à pergunta que alguém
lhe colocou, pode fazer com que a pessoa pense que foi inconveniente.
Enfim: usar o bom senso. Uma boa regra é nunca enviar nada que não possa
ver publicado num jornal importante.
. nunca criticar ou ridicularizar opiniões alheias. Cuidado ao
enviar informações pessoais sobre si e sobre outros. Na internet, somos
conhecidos pelo 'quê' escrevemos e 'como' escrevemos.
. atentar para copyrights e licenças e citar sempre as
referências apropriadas.
. são inaceitáveis manifestações de preconceito, racismo,
hostilidade, obscenidade e proselitismo político e religioso.
. cuidado ao abrir arquivos executáveis (programas) anexados a
mensagens. Utilizar o anti-virus antes de executar o arquivo.
Netiqueta em newsgroups e listas
. ao aderir a uma lista, ou newsgroup, é aconselhável ler as
mensagens durante algum tempo para ver qual o gênero das discussões e
quais os tópicos considerados no tema.
. ler FAQ's ou diretrizes da lista, ou newsgroup, antes de
participar.
. eventualmente, listas possuem moderadores que estabelecem as
instruções para participação.
. só enviar mensagens de interesse ao tema da lista.
. ler os follow-ups, e não repetir o que já foi dito
anteriormente.
. ao colocar uma questão num grupo, sugerir para que respostas
sejam enviadas somente para o solicitante. O solicitante deve enviar,
posteriormente, um resumo das respostas ao grupo.
. não esquecer de mencionar o nome do autor e data do envio da
mensagem ao copiar o trecho de uma mensagem.
. enviar respostas individuais somente ao destinatário e não ao
endereço da lista.
. inserir assinatura em cada mensagem. A assinatura pode ser
apenas uma linha, com nome, endereço eletrônico, instituição e país.
Netiqueta para moderadores
. providenciar uma mensagem de boas-vindas para novos inscritos,
com as devidas informações sobre inscrição e desligamento da lista.
. estabelecer e divulgar as informações para participação na
lista.
. divulgar, em períodos regulares, as normas de etiqueta para o
envio de mensagens/artigos.
. estabelecer as diretrizes de ação para casos de situações
especiais, principalmente para atos ilegais ou impróprios.
. responder a solicitações em tempo hábil - 24 horas.
. manter usuários informados sobre qualquer falha no servidor
ou erro de comunicação.
. manter as listas ativas e bem atualizadas, enviando mensagens
com determinada frequência. Em caso de ausência, designar um moderador
substituto.
Veja ainda:
Os 10 mandamentos das listas de discussão na internet
Proteja o seu PC da ação da poeira
Como desligar o auto-room do CD
Usando o desfragmentador com o monitvox ligado
Obrigado pela visita e volte sempre!
Envie carta para Valter Junior
Copyright (c) 2000 -
Núcleo de Computação Eletrônica
- Projeto DOSVOX
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Conectada à INTERNET através da
RedeRio de computadores
Fale com o Webmaster