O verde não é o azul listado de amarelo : considerações sobre o uso da
tecnologia na educação/reabilitação de pessoas com deficiência
"A igualdade foi inventada porque os humanos não são
idênticos"
(François Jacob. - La diversité , sel de la vie, 1979)
Introdução
O desenvolvimento de estudos e de aplicações envolvendo o uso de tecnologias em
educação e reabilitação de pessoas com deficiência são, no geral, centrados em situações locais
e tratam de incapacidades específicas. Servem para compensar dificuldades de adaptação,
cobrindo déficits de visão, audição, mobilidade, compreensão e outros. Projetos, protótipos e
instrumental dessa natureza conseguem reduzir as incapacidades, atenuar as dificuldades, fazem
falar, andar ouvir, ver, aumentam as possibilidades de aprender.
Mas isto só não basta. O que é o falar sem o ensejo e o desejo de nos comunicarmos uns
com os outros ? O que é o andar se não podemos traçar nossos próprios caminhos, para buscar o
que desejamos, para explorar o mundo que nos cerca? O que é o aprender sem uma visão crítica,
sem viver a aventura fantástica da construção do conhecimento ? E criar, aplicar o que sabemos,
sem as amarras dos treinos e dos condicionamentos ?
Daí a necessidade de uma aproximação cada vez maior entre os empreendimentos das
áreas de atendimento às pessoas com deficiência e os que derivam da utilização de recursos
tecnológicos. A proposta é de um encontro dessas áreas, que ao integrar seus conhecimentos,
buscando complementos e interfaces umas nas outras, poderão convir melhor às pessoas que
temporariamente estejam necessitando de recursos especiais para viver.
A ciência tem sido uma grande parceira dos movimentos sociais que atuam no sentido
de criar condições propícias à educação e aos suportes de toda a ordem que a pessoa com
deficiência necessita, para ultrapassar suas incapacidades e melhorar sua qualidade de vida
como um todo.
Mas, insistimos, isto só não basta. Essa parceria não tem sido suficiente para enfrentar
situações que envolvem a marginalização e o isolamento das pessoas com deficiência, ou seja, a
exclusão por razões de ordem política, social, econômica e cultural.
Para garantir a todas as pessoas , indistintamente, uma vida de qualidade e para que
todos possamos compartilhar dos avanços científicos e tecnológicos de uma dada época, a
sociedade precisa estar fundada em princípios de igualdade, de interdependência e reconhecer e
aceitar a diversidade humana, em todas as suas manifestações. Em uma palavra, precisamos
somar competências, produzir tecnologia, aplicá-la à educação, à reabilitação, mas com
propósitos muito bem definidos e a partir de princípios que recusam toda e qualquer forma de
exclusão social e toda e qualquer atitude que discrimine e segregue as pessoas, mesmo em se
tratando das situações mais cruciais de apoio às suas necessidades.
Não excluir ninguém
De fato, a exclusão social é uma realidade, mesmo quando as pessoas estão
devidamente apoiadas pelos avanços da tecnologia aplicada à educação e à reabilitação.
Por outro lado, sabemos que incluir não é simplesmente inserir uma pessoa na sua
comunidade e nos ambientes destinados à sua educação, saúde lazer, trabalho. Incluir implica
em acolher a todos os membros de um dado grupo, independentemente de suas peculiaridades; é
considerar que as pessoas são seres únicos, diferentes uns dos outros e, portanto, sem condições
de serem categorizados. Já é tempo de reconhecermos que todos estamos juntos e nascemos
neste mundo e que por isso mesmo não podemos excluir ninguém e nem mesmo convidar a que
se aproximem os que estão à margem, pelos mais diferentes motivos, entre os quais as
incapacidades físicas, intelectuais, sensoriais, sociais.
O movimento inclusivo surgiu nos anos 90 e preconiza a inserção incondicional de
todas as pessoas como princípio aplicado ao atendimento escolar, clínico, ocupacional, laboral.
Trata-se de um movimento que veio se contrapor, na áreas da reabilitação e da educação, ao que
se conhece como teoria do meio menos restritivo possível, na qual se baseiam os serviços
segregados de reabilitação e de solicitação do desenvolvimento em seus diferentes aspectos,
inclusive o escolar.
A teoria do meio menos restritivo possível fundamenta a educação especial e todos os
atendimentos de apoio mais comumente disponíveis para as pessoas com deficiência. Nessa
concepção a inserção da pessoa é condicionada às possibilidades de a pessoa corresponder às
expectativas e exigências de um ambiente considerado regular, normal, no qual a maioria dos
indivíduos consegue se adaptar.
A inclusão é, portanto, um conceito revolucionário, que busca remover as barreiras que
sustentam a exclusão em seu sentido mais lato e pleno. Aplica-se a todos os que se encontram
permanente ou temporariamente incapacitados pelos mais diversos motivos, a agir e a interagir
com autonomia e dignidade no meio em que vivem.
O desafio da inclusão para os profissionais que atuam a serviço da melhoria da
qualidade de vida humana é projetar artefatos e lançar propostas que não se destinam apenas a
um grupo restrito de pessoas. A intenção deixou de ser a de
"homogeneizar" soluções e de
apresentá-las previamente definidas e estabelecidas em função de casos particulares. Assim
sendo, a inclusão nos leva a avançar mais, dado que para atender a seus preceitos temos de
atingir situações de equilíbrio geral, as grandes e tão almejadas soluções que atingem fins
qualitativamente mais evoluídos.
O caso da acessibilidade, por exemplo, entendida como: a possibilidade de utilização,
com segurança e independência de edificações, espaços urbanos e mobiliários por pessoas com
deficiência, ilustra bem o efeito da inclusão sobre as concepções arquitetônicas. A inclusão é
uma motivação para que arquitetos , urbanistas, engenheiros tracem seus projetos, segundo os
preceitos do chamado "Desenho Universal". Esse novo conceito visa atender às necessidades de
homens, mulheres, crianças, velhos, moços e abrange aspectos antropométricos,
ergonométricos, pois procura desenhar ambientes em que as pessoas possam se acomodar,
independentemente de suas medidas - altos, baixos, gordos, magros, em diferentes posições
sentado, em pé... Aplica-se também aos sistemas em que os produtos possam ter peças
opcionais, intercambiáveis, de modo que permitam o uso de acessórios para atenderem a
necessidades emergentes de pessoas com diferentes necessidades.
O Desenho Universal não é, pois, uma concepção arquitetônica unicamente dirigida a
pessoas com incapacidades. Os projetos assim delineados obedecem a padrões estéticos sendo
ser bonitos, atraentes e muitas vezes lúdicos; os produtos devem, acima de tudo, visar a o bem-
estar e autonomia das pessoas em geral.
Ao provocar uma “virada” na maneira de se engendrar projetos em todas as áreas do
conhecimento e no modo pelo qual nos relacionamos conosco mesmos e com os outros, esse
novo paradigma toca também o terreno dos relacionamentos científicos entre si e com outros
campos da atividade humana.
Articulando saberes
Normalmente, ao idealizarmos e construirmos projetos de trabalho em favor de pessoas
com deficiência, propomos a justaposição de contribuições, oriundas de áreas diferentes do
conhecimento. Acontece o que já nos é tão costumeiro, ou seja, a multidisciplinaridade.
No encontro entre as tecnologias e a educação, pretendemos que as discussões
promovam a fusão entre essas duas áreas e tendam para um espaço interdisciplinar entre ambas,
que sintetize suas proposições e atuações e que, concretamente, possa redimensionar e
redirecionar nossas produções.
Fusão não é justaposição, assim como o verde não é o azul listrado de amarelo!
Buscamos uma interconectividade entre esses campos conceituais e a superação de um
processo histórico de fragmentação do conhecimentos e de suas aplicações no âmbito
reabilitacional e educacional. O tangenciamento dessas áreas e de seus saberes disciplinares
certamente poderão nos aproximar mais e mais da compreensão da complexidade humana.
Queremos, contudo, deixar claro que essa tendência à inclusão não nos remete à
globalização, ao Mesmo, ao Universal - cânones neo-liberais. Em uma fala sobre inclusão, o
líder Shafik Abu do movimento Novas Vozes Africanas, nos lembra que (...)
"somos um, mesmo
sabendo que não somos os mesmos"
Trata-se, então, de incluir, mas reconhecendo as diferenças, a multiplicidade dos saberes e das
condições sobre as quais o conhecimento é aplicado e de transitar por novos caminhos, estabelecendo
teias de relações entre o que se conhece e o que se há de conhecer, nos nos encontros e nas infinitas
combinações desses conteúdos disciplinares.
Uma escola para todos
Na educação escolar, a inclusão veio revolucionar o sistema organizacional e as
propostas curriculares vigentes.
A meta da inclusão escolar é transformar as escolas, de modo que se tornem espaços de
formação e de ensino de qualidade para todos os alunos. A proposta inclusiva nas escolas é
ampla e abrangente, atendo-se às peculiaridades de cada aluno. A inclusão implica em mudança
de paradigma, de conceitos e posições, que fogem às regras tradicionais do jogo educacional,
ainda fortemente calcados na linearidade do pensamento, no primado do racional e da instrução,
na transmissão dos conteúdos curriculares, na seriação dos níveis de ensino.
Para que as escolas sejam verdadeiramente inclusivas, ou seja, abertas à diversidade, há
que se reverter o modo de pensar, e de fazer educação nas salas de aula, de planejar e de avaliar
o ensino e de formar e aperfeiçoar o professor, especialmente os que atuam no ensino
fundamental. Entre outras inovações, a inclusão implica também em uma outra fusão, a do
ensino regular com o especial e em opções alternativas/aumentativas da qualidade de ensino
para os aprendizes em geral.
As escolas ainda resistem muito à inclusão, no sentido pleno e total, que engloba todos
os alunos, sem exceção, entre os quais os que são ou estão mais severamente prejudicados. Mas
há muitas que já estão aderindo à idéia e modificando seus procedimentos, incrementando seus
projetos de ação, aprimorando o trabalho suas equipes pedagógicas para incluir,
incondicionalmente, todos os aprendizes em suas salas de aulas, porque é justo e desejável agir
assim.
O que estamos conseguindo, a duras penas, implementar no ensino escolar público,
fundamentados em estudos e pesquisas do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e
Diversidade - LEPED, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
/Unicamp, em parceria com outros centros nacionais e internacionais da área, tem origem nesta
concepção revolucionária e fascinante, que é a inclusão escolar.
Nossas propostas rompem com as práticas escolares dominantes e apontam para a
necessidade de o processo ensino/aprendizagem ser banhado na riqueza, na subjetividade, nas
diferenças e no dinamismo das transformações que ocorrem na vida, dentro e fora das escolas,
quando entendemos que o conhecimento é produzido no caldo do cotidiano e inventado no
encontro dos saberes e dos fazeres dos que o constróem, com suas mães e com suas mentes.
Comungamos com Michel de Certeau , que no seu modo sutil e subversivo de analisar
o cotidiano nos faz ver como as práticas escolares são transgredidas, re-inventadas, pelas artes
de fazer e de viver de seus membros, ou seja, como podemos caminhar pelas brechas que o
próprio sistema educacional esconde na sua ordem aparentemente impenetrável.
Os frutos que estamos colhendo do esforço conjunto de pesquisadores que
congregamos no LEPED são animadores, embora provoquem muita polêmica, pois a educação
brasileira é tradicional e fechada em suas posições. Estamos demonstrando que as
transformações na escola são possíveis e até mais simples do que contrariamente se imagina.
E, finalmente...
Temos participado de muitos momentos de aproximação e de integração de
conhecimentos entre as ciências humanas e exatas, em consequência do que estamos
promovendo anualmente na Unicamp, para estimular a discussão e o entrelaçamento de projetos
acadêmicos, tecnológicos e educacionais e para discutir com as Universidades e Associações
para pessoas com deficiência o uso de recursos tecnológicos, que visam melhorar a vida dessas
pessoas, diante dos reclamos da inclusão social. Estamos nos referindo aos
"Encontros Unicamp
de Mobilidade e Comunicação Alternativa/ Aumentativa - ECMAA", que há três anos estão
sendo promovidos através de uma parceria do LEPED/Unicamp com os Departamentos de
Automação Industrial e de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia Elétrica.
daUnicamp.
A intenção é que nesses Encontros a interpenetração de nossos conhecimentos seja
estimulada, num esforço interdisciplinar de cooperação técnico-científica e humanitária.
Esses contatos têm destacado o empenho e a dedicação de engenheiros, médicos,
paramédicos, educadores, alunos dos cursos de graduação e pós-graduação no sentido de
direcionar seus empreendimentos para o paradigma inclusivo.
A diversidade humana está sendo cada vez mais reconhecida e valorizada por esses
profissionais e considerada como condição primeira para a implementação de seus arrojados
projetos. São nessas e em outras ocasiões similares que constatamos o peso e a importância da
diversidade como fim e meio pelos quais aprendemos mais sobre nós mesmos e sobre os outros.
Dados sobre a autora:
Maria Teresa Eglér Mantoan é doutora em Psicologia Educacional pela Unicamp. e leciona
nos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade
Estadual de Campinas. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e
Diversidade LEPED/Unicamp. Maria Teresa Eglér Mantoan
e-mail: tmantoan@obelix.unicamp.br
________________________
1. Trata-se de "A invenção do cotidiano" : artes de fazer. Petrópolis/RJ:Vozes, 1994.
|