ORIGENS E MISSÃO

A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão sustenta a missão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de contribuir para o avanço científico, tecnológico, artístico e cultural da sociedade, promovendo a formação de uma sociedade justa, democrática e igualitária. Os princípios de excelência acadêmica, liberdade de pensamento e expressão, responsabilidade social e ambiental, ética e transparência, autonomia universitária, didática-científica, administrativa e de gestão, de diversidade, acessibilidade e inclusão social são a base das ações e programas desenvolvidos em cumprimento dos objetivos descritos em seu Estatuto. Entre os objetivos da UFRJ encontra-se aquele de contribuir com o ensino básico do Rio de Janeiro.

As Unidades do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) têm participado ativamente nessa missão. Em particular, na área de educação em Química, o Instituto de Química oferece atualmente o curso de pós-graduação lato sensu, Especialização em Ensino de Química (CEEQuim), que iniciou as suas atividades em 2008, visando estabelecer a área de pesquisa em Ensino de Química nessa Instituição e criar um espaço para a formação continuada de professores/as no âmbito da pós-graduação do Instituto de Química da UFRJ.

  • O Instituto de Química oferece também cursos de pós-graduação stricto sensu vinculados à educação em Química: Mestrado Profissional no Ensino de Química e o Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES (IQ, 2021b).

  • Já o Instituto de Física oferece um curso de pós-graduação stricto sensu vinculado à educação em Física: Mestrado Profissional em Ensino de Física que tem como objetivo o aperfeiçoamento profissional de professores de Física, com ênfase nos conteúdos de Física e nos aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos do ensino desta ciência e o desenvolvimento e avaliação de métodos, materiais didáticos e práticas pedagógicas.

  • Entre as ações envolvendo diferentes Unidades da UFRJ, se destaca o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE-UFRJ) com a participação do Instituto de Química, o Instituto de Matemática, o Instituto Tércio Pacitti e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE). Este programa interdisciplinar stricto sensu, desenvolve as linhas de pesquisa Ciência, tecnologia e sociedade, Historicidade de saberes tecnocientíficos no Brasil, História e filosofia das ciências naturais e da matemática e Epistemologia, lógicas e teorias da mente.
  • Apesar das numerosas ações bem-sucedidas, realizadas no âmbito da UFRJ e, em particular, do Instituto de Química e do Instituto de Física, o grande número de professores/as da Educação Básica e a permanente necessidade de aperfeiçoamento dos/as professores/as que atuam no ensino de ciências no Ensino Fundamental, abrem espaço para novas iniciativas e justificam a oferta de um curso de especialização focado na formação de professores/as de ciências no Ensino Fundamental. Assim, o Curso de Especialização Docente em Ciências, promovido pelo Instituto de Química da UFRJ, com participação de docentes do Instituto de Química, do Instituto de Física e do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, foi criado em 2023 através do Processo SEI 23079.239694/2021-06, e tem como foco contribuir para o fortalecimento do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro.

    O curso estrutura-se sobre os seguintes pilares: comunidade de aprendizagem, conhecimento pedagógico do conteúdo, prática clínica, sistema de mentoria, planejamento para a compreensão e trabalho em grupo. As dimensões acadêmica e clínica estão estreitamente conectadas no módulo pela prática de sala de aula de cada professor/a participante. O curso Especialização Docente em Ciências, tem ainda um olhar dedicado à educação inclusiva, com propostas de atividades nas diferentes disciplinas, acessíveis a todos os/as alunos/as.