DISCIPLINAS

Introdução à formação docente (15 horas)

  • Discussão das bases necessárias para a realização de todas as atividades do curso
  • Estrutura do currículo
  • Expectativas do curso.
  • Formação de uma comunidade de aprendizagem
  • Construção das habilidades necessárias para a realização de trabalhos em grupo.
  • Conexões entre os currículos clínico e pedagógico.
  • Construção de interações equitativas.
  • Gestão e organização da sala de aula (45 horas)

  • Visão de organização e gestão de sala de aula.
  • Planejando e construindo um ambiente efetivo para a aprendizagem.
  • Expectativas para a criação de uma comunidade de aprendizagem.
  • Organização e gerenciamento do ensino.
  • Construção de um ambiente desafiador e acolhedor para a aprendizagem.
  • Construção de um ambiente colaborativo para a aprendizagem.
  • Respostas efetivas para problemas de comportamento.
  • Relacionamento com a família.
  • Compartilhamento de experiências, diálogo e reflexão.
  • Ensino e aprendizagem centrado no estudante (45 horas)

  • Dimensões do aprendiz e da aprendizagem.
  • A aprendizagem enquanto ciência.
  • A relação entre cérebro, mente e experiência.
  • Identidade e aprendizagem.
  • Raça e etnia.
  • Gênero e sexualidade.
  • Família, escola e cultura.
  • Pares, amizade e mídia social.
  • Estudos de caso.
  • Diálogo e reflexão: compartilhando experiências.
  • Questões remanescentes e desafios.
  • Formação didático pedagógica I (30 horas)

  • Aplicação dos conceitos das disciplinas teóricas na sala de aula de cada um dos/as discentes (professores/as cursistas).
  • Planejamento da aula e implementação efetiva do ensino.
  • Gravação e discussão de um trecho gravado da aula.
  • Reflexão e avaliação. Acompanhamento da prática profissional do/a discente.

    Esta disciplina está centrada nos conceitos teóricos das Disciplinas Gestão e organização de Sala de Aula e Ensino e aprendizagem centrado no estudante.

  • Trabalho em grupo em salas de aula heterogêneas (45 horas)

  • Construção de salas de aula equitativas por meio da abordagem pedagógica de trabalho em grupo.
  • Organizando a turma para o trabalho em grupo.
  • Construção de atividades adequadas ao trabalho em grupo que apoiem objetivos intelectuais e sociais nas salas de aula.
  • Problemas de status: análise de participação desigual.
  • Intervenções para equalizar relações de status de estudantes para que as interações durante o trabalho em grupo sejam mais equitativas.
  • Planejamento de orientações para múltiplas habilidades. Estereótipos e atribuições de competências.
  • Linguagem para acessar, para participar e para demostrar conhecimentos.
  • Avaliação de produções de grupos e contribuições individuais dos membros dos grupos.
  • Currículo, ensino e avaliação em Ciências I (45 horas)

  • Ensinar os/as alunos/as, ensinar ciências.
  • Conhecendo os os/as alunos/as.
  • A pesquisa moderna em ensino de ciências.
  • Grandes ideias.
  • Tornando a ciência relevante.
  • Ensino de ciências baseado em fenômenos.
  • Aprofundando o conteúdo de ciências.
  • Ensino de ciências por meio de práticas de ciência e engenharia.
  • Formulando problemas e avaliando soluções.
  • Planejamento de uma atividade de ciências.
  • Equidade no aprendizado de ciências e engenharia.
  • Equidade e linguagem no ensino de ciências.
  • Formação didático-pedagógica II (30 horas)

  • Aplicação dos conceitos das disciplinas teóricas na sala de aula de cada um dos/as discentes (professores/as cursistas).
  • Planejamento da aula e implementação efetiva do ensino.
  • Gravação e discussão de um trecho gravado da aula.
  • Reflexão e avaliação.
  • Acompanhamento da prática profissional do/a discente.

    Esta disciplina está centrada nos conceitos teóricos das Disciplinas Trabalho em Grupo e Currículo, ensino e avaliação em Ciências I.

  • Planejamento de currículo (45 horas)

  • Planejamento para a compreensão.
  • Planejamento reverso.
  • O que é processo de compreensão.
  • Diálogo e reflexão.
  • Ideias centrais e objetivos da aprendizagem.
  • Conexão dos objetivos de aprendizagem com o contexto.
  • Análise de planos de aula e orientações curriculares.
  • Identificação do que os estudantes sabem e o que precisam saber.
  • Mapeamento de atividades avaliativas adequadas para verificação das aprendizagens e para o ajuste dos percursos formativos.
  • Elaboração e implementação de planos de aula.
  • Do plano da unidade ao detalhamento da aula.
  • Currículo, ensino e avaliação em ciências II (45 horas)

  • BNCC e currículos internacionais de ciências.
  • Mudança conceitual.
  • O conhecimento local no ensino de ciências.
  • Paulo Freire.
  • Progressão das práticas de ciências e engenharia.
  • Letramento e pensamento computacional no ensino de ciências e engenharia.
  • A criação de modelos e o uso de ferramentas computacionais como ferramenta de aprendizagem.
  • Letramento e linguagem no ensino de ciências (o discurso científico).
  • Leitura e escrita de ciências.
  • Identidade em STEM.
  • Práticas de ciências e engenharia.
  • Formação didático-pedagógica III (30 horas)

  • Aplicação dos conceitos das disciplinas teóricas na sala de aula de cada um dos/as discentes (professores/as cursistas).
  • Planejamento da aula e implementação efetiva do ensino.
  • Gravação e discussão de um trecho gravado da aula.
  • Reflexão e avaliação.
  • Acompanhamento da prática profissional do/a discente.

    Esta disciplina está centrada nos conceitos teóricos das Disciplinas Planejamento de currículo e Currículo, ensino e avaliação em Ciências II.

  • Currículo, ensino e avaliação em Ciências III (45 horas)

  • Discurso e letramentos no ensino de ciências.
  • Ensino de ciências, equidade educacional e justiça social.
  • Competências de linguagem receptiva (ler e ouvir).
  • Competências de linguagem produtiva (falar e escrever).
  • Integrando atividades na aula de ciências.
  • Avaliação e refinamento de modelos.
  • Práticas em áreas específicas de ciências (biologia e ciências da vida).
  • Práticas no ensino de química.
  • Práticas no ensino de física.
  • Práticas em ciências da Terra e ambientais.
  • Práticas de letramento.
  • Avaliação para a equidade (45 horas)

  • Avaliação.
  • Estrutura do processo avaliativo.
  • Validade e confiabilidade das avaliações.
  • Modalidades avaliativas.
  • Diálogo e reflexão sobre as avaliações do/a professor/a cursista e de sua escola.
  • Ferramentas práticas.
  • Como saber se os/as estudantes estão aprendendo.
  • Sistema de atribuição de notas.
  • Avaliação como aprendizagem.
  • Teste padronizados de desempenho.
  • Compatibilização de uma visão da avaliação da, para e como aprendizagem com as demandas da escola.
  • Formação didático-pedagógica IV (45 horas)

    Aplicação dos conceitos das disciplinas teóricas na sala de aula de cada um dos/as discentes (professores/as cursistas).
  • Planejamento da aula e implementação efetiva do ensino.
  • Gravação e discussão de um trecho gravado da aula.
  • Reflexão e avaliação.
  • Acompanhamento da prática profissional do/a discente.
  • Esta disciplina está centrada nos conceitos teóricos das Disciplinas.
  • Planejamento de currículo e Currículo, ensino e avaliação em Ciências III.

    Esta disciplina está centrada nos conceitos teóricos das Disciplinas Planejamento de currículo e Currículo, ensino e avaliação em Ciências III.

  • Trabalho de Conclusão de Curso

  • O trabalho de conclusão do curso será orientado por um/a dos/as docentes do curso.
  • O discente poderá ter um co-orientador externo ao curso, desde que o/a mesmo/a seja aprovado/a pela Comissão Deliberativa do Curso.
  • O trabalho de conclusão será avaliado por uma banca examinadora, composta por três docentes.
  • Os docentes da banca examinadora serão propostos pelo/a orientador/a do/a discente e a banca será homologada pela Comissão Deliberativa.
  • Os docentes propostos deverão ter, como mínimo, título de Mestre, sendo um deles externo ao curso.