Projeto CAP Entidades parceiras do projeto DOSVOX



Parceiros do projeto DOSVOX

Ao longo de sua existência muitas entidades e pessoas físicas se tornaram parceiros intensos do Projeto DOSVOX. Aqui estão alguns desses parceiros que tem tido maior interação.

Esta lista não é completa, e inclui apenas os parceiros dos quais conhecemos a referência de homepage. Será uma honra ter sua entidade listada aqui, e basta para isso que você envie os dados e um pequeno texto de 3 ou 4 que fale sobre a sua instituição e a sua aplicação do DOSVOX.

  • Parceiros que realizaram projetos conjuntos com o NCE
  • Empresas parceiras
  • Entidades de atendimento a deficientes


  • Parceiros que realizaram projetos conjuntos com o NCE

    Instituto Benjamin Constant

    O Instituto Benjamin Constant (IBC) é um órgão do Ministério da Educação do Governo do Brasil, tendo suas ações destinadas às questões relacionadas à Deficiência Visual.

    O IBC é a maior entidade parceira do projeto DOSVOX. No IBC todos os produtos gerados pelo projeto DOSVOX são testados, usados e ensinados. A parceria com o IBC propiciou também o desenvolvimento de grande parte da tecnologia de impressão braille usada hoje no Brasil.

    Rede SACI

    A Rede SACI atua como facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre deficiência, visando a estimular a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas portadoras de deficiência.

    A parceria do Projeto DOSVOX com a Rede Saci tem favorecido a disponibilização de software gratuito e suporte técnico para os deficientes visuais, em especial através dos seus Centros de Integração e Convivência (CIC).

    Centro de Estudos Dosvox

    Localizado na Sociedade de Assistência aos Cegos de Fortaleza, o Centro de Estudos Dosvox é o principal disseminador do DOSVOX no Nordeste do Brasil.

    Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais - ABEDEV

    É uma Entidade que congrega os profissionais que atuam na área da educação, habilitação, reabilitação e apoio pedagógico às pessoas portadoras de deficiência visual. Através da ABEDEV diversos atividades de treinamento e cursos para professores tem sido organizados, a nível nacional, dentre os quais se destacam os treinamentos avançados para o projeto CAP.

    A ABEDEV também é parceira na organização dos Encontros Brasileiros de Usuários Dosvox, que reúnem centenas de usuários para discutirem problemas sobre tecnologia de computação para cegos.

    MEC - Projeto CAP

    O projeto CAP visa criar uma infraestrutura nacional para apoio ao deficiente visual, provendo locais para geração de material didático e impressão Braille. Os Centros de Apoio Pedagógico (CAP) se espalham por todo Brasil, e cada um atua com uma visão regionalizada, atendendo às especificidades das diversas regiões. A tecnologia utilizada nos CAP é baseada nos programas criados pelo projeto DOSVOX, em especial o programa Braille Fácil, que se tornou o padrão para impressão Braille no Brasil, uma parceria entre o DOSVOX, ABEDEV e Instituto Benjamin Constant com apoio da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação.

    Rede Nacional de Pesquisa

    Em 1995, o NCE e a RNP se uniram para criar a primeira infraestrutura que permitiu que os deficientes visuais de todo Brasil pudessem ter acesso amplo à Internet. Através do projeto pioneiro Intervox, em parceria do Projeto RENDE da USP, em um ano, cerca de 300 cegos do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife já usavam a Internet através dos programas do DOSVOX.

    CNPq - Projeto Protem - Intervox II

    O Intervox II foi um projeto submetido ao CNPq (Proc. Institucional 680073/99-0) associado ao grupo DOSVOX, destinado a desenvolver uma série de ações visando dar novas alternativas de acesso a Internet para os usuários deficientes visuais. Os parceiros deste projeto foram o NCE/UFRJ e o Instituto Benjamin Constant.

    Como resultado deste projeto, foram desenvolvidos diversos softwares importantes, incluídos aí o navegador Webvox e o gerador automático de homepages Intervox. Foram também realizados os treinamentos de centenas de pessoas nos equipamentos concedidos pelo projeto, e que foram instalados no laboratórios NAVEGAR, do Instituto Benjamin Constant, e no laboratório de treinamento de deficientes (hoje Laboratório MOTRIX) no NCE/UFRJ.

    Funlar - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    A Funlar e o Projeto DOSVOX estão envolvidos numa série de ações visando aumentar as oportunidades de qualificação profissional dos deficientes visuais.



    Empresas parceiras

    Acessibilidade Brasil

    A Acessibilidade Brasil se preocupa em aumentar a acessibilidade na Internet para todos os deficientes. Em particular, a acessibilidade através do Dosvox é testada em suas análises.

    Jornal do Brasil

    O Jornal do Brasil foi o primeiro jornal brasileiro a se preocupar com as características de acessibilidade na Internet. O JB manteve no ar por alguns anos uma interface especial para acesso que facilitou enormemente a leitura online deste jornal pelos usuários DOSVOX.

    Micropower

    A Micropower é uma importante empresa de desenvolvimento de software. Um de seus principais produtos é o Virtual Vision, programa que permite aos Deficientes Visuais utilizar o ambiente Windows, seus aplicativos Office, e navegar pela Internet.

    UNISYS

    O Projeto DOSVOX atua em parceria com a Unisys na definição de soluções que envolvam acessibilidade a deficientes visuais.


    Entidades de atendimento ao deficiente

    Centenas de instituições trabalham aplicando, usando ou difundindo o uso do DOSVOX. o que nos enche de orgulho. Nestes instituições, profissionais competentes são a mola mestra do desenvolvimento pessoal e profissional de milhares de deficientes visuais em nosso país.

    Por favor, se sua instituição usa, divulga ou ensina o DOSVOX, será uma honra para nós ter seu nome adicionado aqui.

    ADEVA - Associação de Deficientes Visuais e Amigos

    A missão da ADEVA é promover a inclusão do deficiente visual na sociedade por meio de uma educação global integrada e de sua capacitação, reciclagem profissional e inserção no mercado de trabalho, preparando-o para o pleno exercício da cidadania.

    Associação dos Cegos em Juiz de Fora

    O lema da instituição é "Em Juiz de Fora cego não pede esmola".

    APACE - Associação Paraibana de Cegos

    A APACE visa prestar assistência a crianças, adolescentes, jovens e adultos portadores de deficiência visual, nas áreas de educação reabilitação, profissionalização, cultura, esportes e lazer, funciona como escola , até a 4ª série do Ensino Fundamental, nos regimes de internato, semi-internato e externato.

    Conselho Brasileiro para o Bem Estar dos Cegos

    O CBBEC é uma entidade que trabalha visando proteger o interesse da coletividade de pessoas cegas, ou de interesse das instituições filiadas.

    DEFNET

    O DefNet foi primeira página em português sobre o tema das Paralisias Cerebrais, que se ampliou como um Banco de Dados On Line Sobre e Para Pessoas com dEficiência, ampliando seu campo de atuação e expressando seu desejo de trabalhar em prol da Inclusão.

    Fundação Dorina Nowill para Cegos

    A Fundação se dedica especialmente à produção de livros em Braille, possuindo equipamentos industriais de grande capacidade de impressão, e produzindo material braille de excelente qualidade para todo Brasil.

    Instituto de Cegos "Padre Chico"

    O Instituto de Cegos "Padre Chico", proporciona hoje aos seus assistidos o verdadeiro amparo social e a assistência cristã, constituindo uma das mais belas e significativas obras de benemerência e filantropia da Capital Bandeirante.

    Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual

    A Laramara é um centro de referência nacional no atendimento ao deficiente visual. Foi uma das primeiras instituições a apoiar o Projeto DOSVOX contribuindo de forma decisiva para sua disseminação.

    Portal Ler Para Ver

    Este portal destina-se a pessoas portadoras de deficiência e está concebido de forma a facilitar a navegação por qualquer pessoa, nomeadamente cegos e amblíopes. Os livros digitalizados desta site de Portugal estão armazenados nos servidores do Projeto DOSVOX.

    Sociedade de Assistência aos Cegos (Fortaleza - CE)

    A SAC é uma importante instituição do Ceará, que é referência em atendimento, suporte e educação de pessoas cegas. Foi a pioneira e uma das mais importantes instituições que disseminaram o Dosvox em nosso país.

    Com uma visão de atendimento de primeiro-mundo, a SAC consegue ser totalmente coerente com a realidade do estado do Ceará, não esquecendo de tratar as diferenças sociais como tal. Substitui-se a abordagem paternalista ou política, tão comuns em entidades voltadas ao suporte às pessoas cegas, pela abordagem de assistência educacional e de saúde, tratadas aqui com total responsabilidade e profissionalismo.

    SOCERN - Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte

    A SOCERN, surgiu da necessidade de uma entidade que mobilizasse as pessoas cegas deste Estado, conscientizando-as de seus direitos e interesses, através de participação e realização de Congressos e Seminários a nível local e Nacional

    Sociedade Pró-Livro-Espírita em Braille - SPLEB

    A SPLEB - Sociedade Pró-Livro-Espírita em Braille foi criada com o objetivo de facilitar o acesso do deficiente visual à leitura, em especial da literatura espírita.

    União dos Cegos do Rio Grande do Sul

    A UCERGS, com sede na cidade de Porto Alegre, RS, tem como um de seus maiores objetivos promover atividades educacionais, culturais, profissionais, assistenciais e sociais.


    Envie carta para Antonio Borges

    Logotipo do NCE Gerado automaticamente pelo sistema InterCAP
    Copyright (c) 2002 - Núcleo de Computação Eletrônica - Projeto DOSVOX
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Fale com o Webmaster