NCE/UFRJ
Braille Fácil 4.0

Bandeira brasileira Governo do Brasil


Clique aqui para obter o Braille Fácil

Que possibilita a impressão através dos drivers específicos dos equipamentos de impressão, o que é importante para imprimir em equipamentos conectados por USB.

O Braille Fácil 4.0 implementa também o comando <F*> através do qual é possível embutir no texto, uma cópia da área de transferência ou arquivo de música proveniente do programa Musibraille, sendo também compatível com a geração de gráficos do programa Monet.


-- Braille Fácil --

O programa Braille Fácil permite que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille.Através do Braille Fácil, tarefas simples como impressão de textos corridos são absolutamente triviais.O programa é composto de

O texto pode ser digitado diretamente no Braille Fácil ou importado a partir de um editor de textos convencional. O editor de textos utiliza os mesmos comandos do NotePad do Windows, com algumas facilidades adicionais. Uma vez que o texto esteja digitado, ele pode ser visualizado em Braille e impresso em Braille ou em tinta(inclusive a transcrição Braille para tinta).

A digitação de textos especiais (como codificações matemáticas ou musicais) pode ser feita com o auxílio de um simulador de teclado Braille, que permite a entrada direta de códigos Braille no texto digitado. O editor possui ainda diversas facilidades que agilizam muito a inserção de elementos de embelezamento ou o retoque de detalhes do texto Braille. É possível a criação de desenhos táteis através de um editor gráfico simples.


-- Como instalar a versão --

Tela de apresentação do Braille Fácil

Pegue aqui o Braille Fácil 4.0

Atenção: desinstale qualquer versão anterior do programa antes de instalar o Braille Fácil 4.0!

Ultimas versões estáveis:

Atenção: desinstale qualquer versão anterior do programa antes de instalar o Braille Fácil 4.0!

A instalação é bem simples: execute o programa que foi baixado. Normalmente não é preciso alterar nada no processo de instalação, devendo-se clicar simplesmente em "avançar" a cada confirmação pedida. Instalação de impressoras que usam driver de impressão, em particular aquelas ligadas a USB:

Nota:
Esta versão do Braille Fácil não permite a configuração física da impressora. Você terá que usar os botões da impressora para selecionar os parâmetros de impressão. Consulte o manual do equipamento para fazer esta configuração corretamente.Em particular,

Para antigos usuários do Braille Fácil: pode instalar em cima da versão 3.0 ou anterior, não há problema.

O Monet é um fantástico editor gráfico para produção tátil, cujo resultado é totalmente compatível com o Braille Fácil. É possível embutir ou incluir gráficos na página de textos, gerando um material final de grande beleza gráfica. O uso do Monet também viabiliza a criação de gráficos matemáticos simples com grande rapidez.


-- Implementações introduzidas --

O Braille Fácil 4.0 surgiu com a necessidade de uma maior versatilidade na inserção de desenhos no texto editado, além da incorporação de novas impressoras Braille.

As principais melhorias foram:

  • Inserção de gráficos intercalados com o texto, de forma a evitar a sobreposição entre as linhas de texto e os desenhos.
  • Posicionamento dos gráficos em colunas específicas; posicionamento horizontal centralizado, à esquerda ou à direita na página.
  • Gerenciamento de impressoras compatíveis com a marca Tiger Elite 150®.

    Clique aqui para conhecer os detalhes da implementação do Braille Fácil 3.5a
    Clique aqui para conhecer os detalhes da implementação do Braille Fácil 3.1
    Clique aqui para conhecer os detalhes da implementação do Braille Fácil 3.0


    -- Equipe responsável pelo desenvolvimento --

    O Braille Fácil foi criado por

    O Monet foi criado pela OSCIP Acessibilidade Brasil.

    Guilherme Lira - Gerência de projeto
    Fabio Oshiro - Análise e programação
    José Antonio Borges - Consultor


    Suporte técnico especializado para a criação da versão 4.0

    Jefferson Gomes de Moura - Divisão de Imprensa Braille - Instituto Benjamin Constant
    Thiago Ribeiro Duarte - Professor de ensino básico Técnico Tecnológico/Sistema Braille - Instituto Benjamin Constant
    Joselaine Sousa Pereira - Instituto Benjamin Constant
    Thiago Teixeira da Silva - Instituto Benjamin Constant
    Jorge Fiore de Oliveira Junior - Instituto Benjamin Constant
    Anderson de Oliveira Vallejo - Instituto Benjamin Constant


    Suporte técnico especializado para a criação das versões 3.0 e 3.1

    Ana Cláudia da Silva Carneiro - Instituto Benjamin Constant
    Minoru Nagahashi - Responsável pela Informática da Imprensa Braille da Fundação Dorina Nowill
    Carlos Ferreira - Consultor técnico do Ministério da Educação - Portugal


    -- Homenagens especiais --

    O Prof. Jonir Bechara da Comissão Brasileira de Braille, foi o principal impulsionador do desenvolvimento do programa Braile fácil, e em particular um dos principais motivadores pela criação da versão do transcritor do Braille Unificado Brasil-Portugal, tendo gerado as orientações técnicas mais relevantes sobre o processo de transcrição durante o desenvolvimento deste programa.

    Um agradecimento especial ao grupo de transcritores e revisores do Instituto Benjamin Constant e da Fundação Dorina Nowill, pelas críticas construtivas e testes exaustivos do sistema. Graças a estes dedicados e competentes grupos foi possível a criação de um programa bastante robusto e que dá solução para um número enorme de dificuldades inerentes ao processo de impressão Braille.

    Nosso agradecimento ao empenho do Analista de Sistemas Carlos Ferreira, pela paciência com que conduziu a especificação dos novos requisitos do Braille Fácil para que este atendesse às características diferenciadas da impressão Braille em Portugal.


    -- Quem é o detentor dos direitos sobre o Braille Fácil? --

    Os direitos autorais do programa Braille Fácil pertencem ao Instituto Benjamin Constant.

    Este programa foi produzido com recursos provenientes do FNDE para os projetos do Livro Didático em braille e dos Centros de Apoio Pedagógico do MEC - Brasil.

    Os recursos para as melhorias da versão 3.1a foram obtidas através de um contrato de desenvolvimento com a Fundação Dorina Nowill.

    O Braille Fácil é distribuído gratuitamente.

    Clique aqui para conhecer o projeto CAP


    Cartinha Envie carta para Antonio Borges

    Logotipo do NCE

    Gerado automaticamente pelo sistema InterCAP
    Copyright (c) 2002 - NCE/UFRJ - Projeto DOSVOX