Projeto DOSVOX BIOGRAFIA


Wagner Alves Ribeiro Maia

Formado professor, técnico de informática, REIKI, Controle Mental, Hipnose, Massoterapia, Chiatsu, Bio-energética e cursando pedagogia.

Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada

Nascido em 02 de agosto de 1980, adquiri retinose pigmentar ainda criança, degeneração na retina que leva a cegueira, aos 12 anos, soube que em Cuba havia tratamento para esta e consegui patrocínio da XUXA para realizar este tratamento, que me devolveu 50% da visão.

Aos 15 anos, numa queda de bicicleta, praticando esporte, tive um traumatismo craneano que quebrou o lado esquerdo do meu rosto, cortando o cérebro e me deixando em coma por quase uma semana.
Fato este que novamente me deixou cego, sem possibilidade de recuperação desta vez.


Minha família me ajudou a fazer curso de datilografia, mobilidade e braille, e descobriu um programa que faz o computador falar e possibilita seu uso por pessoas cegas e adaptou nosso computador.

Fiz meu segundo grau em braille e em 1997 comecei a dar aula de informática no Colégio de Cegos de Campos, cidade em que moro.
Onde em 1999 instalei e trabalhei em sua imprensa Braille.

Em 2000 iniciei o mesmo trabalho, concomitante, na Associação de Cegos de Macaé, onde dentre outros alunos, conheci o Prof. Walter Boschiglia, de 82 anos, cego, foi diretor da imprensa braille do Instituto Benjamin Constant durante 15 anos, ele viajava 2 horas para ir e 2 para voltar, ao dia, para fazer aulas de informática comigo, o qual presentiei com um computador por seu exemplo de vida para mim.
Ainda neste ano, instalei também na AMAC a imprensa Braille de Macaé.

Em 2001, nasceu minha filha Jéssica, que Deus me deu cega para eu cuidar, e foi neste momento que entendi porque Deus havia preparado este caminho para mim.

Em 2002, fui convidado pelo CEFET de Belém do Pará, a ministrar um curso de informática para deficientes visuais no ambiente Windows e MicroSoft Office. Uma cidade linda, com muitas mangueiras, onde chove muito, onde fiz amigos inesquecíveis.

Ainda em 2002, preparei o curso de informática para deficientes do CVI, Centro de Vida Independente da cidade de Macaé, onde não cheguei a dar as aulas por incompatibilidade de horários, ficando a minha amiga Joyce, conhecida como Jobis, a pessoa que deu continuidade a este curso.

Em seguida, julho de 2002, ministrei no CEFET CAMPOS, o mesmo curso de informática dado em Belém do Pará.

Em setembro de 2002, entrei para a coordenação da educação especial do município de Campos, onde estou até o presente momento, fazendo o que eu gosto, trabalhando junto aos professores que tem alunos portadores de necessidades educativas especiais em suas classes de ensino regular.

E seja por eu ter percorrido este caminho até aqui, tendo uma filha que só é cega, para criar, é que percebo a cada dia o quanto preciso fazer, cada vez mais, pelo menos a minha parte, para tentar contribuir para um mundo melhor.

Voltar a página inicial


Envie carta para Wagner Alves Ribeiro Maia

Logotipo do NCE Copyright (c) 2000 - Núcleo de Computação Eletrônica - Projeto DOSVOX
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Conectada à INTERNET através da RedeRio de computadores
Fale com o Webmaster