Capítulo 1: CONHECENDO O COMPUTADOR 1. INTRODUÇÃO: A INFORMÁTICA NO DIA-A-DIA Desde a hora em que somos despertados pelo rádio-relógio até a mais simples transação bancária que realizamos durante o dia, estamos nos servindo da informática. Muitas vezes lidamos com a tecnologia do computador sem darmos conta: ao usarmos o microondas; ao ligarmos o carro ou vídeo cassete, tudo isso sem sairmos de casa. Ao passarmos pela segurança da empresa em que trabalhamos ou visitamos, lá está a informática de novo, assim como nos controles de aviões e metrôs, na produção da energia elétrica, na industrialização de roupas e alimentos etc. No mundo moderno, portanto, é inevitável o contato com o computador. 2. A DEFINIÇÃO DA MÁQUINA E O SISTEMA BINÁRIO Uma das definições de computador diz que ele é uma máquina burra, mas extremamente rápida. Este conceito, embora polêmico, é bastante eficiente para explicar como, de fato, ele funciona. Basicamente, o computador só consegue entender um tipo de informação: números. Mesmo que você digite letras, fale com ele pelo microfone ou inclua imagens que devem aparecer no monitor, ele só entende essas informações na forma de números. E ainda assim, está limitado aos algarismos 0 e 1, ou seja, ao sistema binário. - Uma verdade matemática muito importante, é que todo e qualquer número pode ser representado por uma seqüência de zeros e uns. - Os avanços tecnológicos permitiram converter imagens, sons, vídeo, texto, além é claro, dos próprios números, em sistema binário. O computador, em resumo, é uma máquina extremamente veloz no processamento de dados representados por seqüências de zeros e uns. Adotou-se o sistema binário porque se descobriu que é muito fácil produzir máquinas eletrônicas que trabalhem com apenas dois estados, como ligado-desligado, passando corrente-não passando corrente. Pode-se dizer que o zero corresponde a desligado e o um a ligado. Para o computador a letra A, por exemplo, está registrada por um conjunto de zeros e uns. Ao digitarmos A, o computador cria na tela uma representação deste conjunto e desenha esta letra com impulsos elétricos. 3. MEDIDAS DE CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO: BITS, BYTES, KBYTES, MBYTES, GBYTES, TBYTES. Sabe-se que a menor unidade de informação com que o computador trabalha é um número elementar que só pode assumir dois valores: 0 e 1 (desligado e ligado). Esta unidade mínima é o bit. Para representar valores que signifiquem alguma coisa, é preciso agrupar vários bits. A memória do computador é constituída de milhares de conjuntos de 8 minúsculos pontos magnéticos que podem ser ligados ou desligados, formando um código (linguagem de máquin a), onde cada conjunto de 8 pontos (bits), de acordo com a combinação LIGADA-DESLIGADA ( 1-0), irá significar um caracter. Esta combinação de 8 bits é o byte. Com um byte é possível representar 256 valores diferentes, começando em 0 (00000000) até 255(1111111 1) ( 28 = 25 6. Embora eles pareçam pequenos, é a partir do byte que são montadas todas as informações que o computador processa,1 sejam números, textos ou dados multimídia. Se o bit é a unidade básica de informação do ponto de vista de funcionamento interno do computador, o byte tem esse mesmo papel quando se fala de informações com uso prático para o mundo real. Muitos computadores utilizam um byte para representar cada letra do alfabeto, além de outros caracteres importantes, como pontuação, espaço e fim de linha. Então podemos concluir que o byte é a unidade de memória e armazenamento, isto é, um computador tem sua capacidade de memória expressa em BYTE, assim como uma caixa d'água tem sua capacidade expressa em litros. Como os computadores de hoje são de enorme capacidade de armazenamento, a quantidade de byte é medida em milhares, milhões, bilhões de bytes. NOME SIGLA TAMANHO BIT b Menor unidade de informação BYTE B 8 bits, equivale a um caracter, a um símbolo KILOBYTE KB 1024 B = 210 bytes MEGABYTE MB 1024 KB GIGABYTE GB 1024 MB TERABYTE TB 1024 GB 4. A MÁQUINA E OS PERIFÉRICOS Existem vários tipos de computadores elaborados para atenderem a diferentes atividades. Eles possuem uma unidade de sistema que é o gabinete que contém componentes essenciais do computador e têm equipamentos básicos obrigatórios, como o monitor, o drive de disquetes, o mouse. Estes equipamentos são chamados de periféricos, havendo outros que são opcionais. 4.1 O GABINETE - Também conhecido como torre, o gabinete constitui-se num importante e essencial equipamento para o sistema de informática. Nele são colocadas as placas, os pentes de memórias e importantes periféricos. Nele vemos: a) Drive de CD - atualmente a maioria dos programas é comercializada em CD-ROM no lugar de disquetes. A principal vantagem é sua capacidade de armazenamento, que corresponde a centenas de disquetes. Isso é útil para programas grandes e de conteúdo multimídia (animação, sons, video). b) Drive de disquete - permite ler, gravar e duplicar disquetes. É um dos canais para a instalação de programas. Também serve para gravar informações em um disquete como cópia de segurança ou intercâmbio com outros computadores. Os drivers de 3 1-2 polegadas são os mais modernos. Os de 5 1-4, mais antigos, são menos práticos e menos seguros. Os computadores atuais usam o drive de 3 1-2 polegadas e é chamado de drive A. c) Botão de força - chave de liga-desliga. Só deve ser desligado depois de encerrada a execução de todos os programas. d) Reset - botão de reiniciar o computador. e) Alto-falante - geralmente os computadores têm um alto-falante interno, mesmo os que não têm placa de som. Sua principal função é emitir bips de advertência quando algo está errado e o monitor não acende. Alguns programas o usam para simular uma placa de som. 4.2 OS PERIFÉRICOS: São os acessórios que funcionam junto ao computador, e que são responsáveis por executar tarefas específicas como entradas e saídas de dados. De acordo com o fluxo das informações, classificamos os periféricos em: periféricos de entrada, periféricos de saída ou periféricos de entrada e saída. 4.2.1 PERIFÉRICOS SÓ DE ENTRADA: a) Teclado - funciona de forma similar ao teclado de uma máquina de escrever, tem teclas extras para funções especiais e um teclado numérico, semelhante ao de uma calculadora. É o principal canal de interação entre usuário e computador. b) Mouse - controla um cursor na tela para selecionar opções em menus e acionar outros dispositivos exibidos. Pode ser substituído pôr outros dispositivos apontadores (trackball, canet a). Muitas de suas funções são também executáveis pelo teclado. c) Joystick - utilizado principalmente para controlar jogos. d) Câmera de Vídeo Conferência- permite a captação de imagens em movimento no computador. Usada principalmente para aplicações de multimídia. e) Leitora de Código de Barras - este dispositivo de entrada para o computador é baseado através da identificação de um raio de luz que é lançado sobre as barras impressas nas embalagens dos produtos ou boletas de pagamentos. f) Máquina Fotográfica Digital- permite a captação de imagem estática. g) Microfone - usado para entrada de sons destinados a gravações e, mais recentemente, comandos de voz. h) Scanner - é um periférico capaz de capturar a imagem de uma página impressa. Essa imagem pode ser gravada em um arquivo do computador, que fica em condições de ser editado, transferido ou modificado. 4.2.2 PERIFÉRICOS SÓ DE SAÍDA: a) Monitor - é o principal canal de comunicação do computador com o usuário. Quando tudo ocorre bem, a tela do monitor exibe os programas em execução, os dados sendo processados, vídeos, animações e outros tipos de informações. Quando algo está errado, exibe mensagens que dizem qual é o problema e que providências devem ser tomadas. b) Impressoras (matricial, jato de tinta, a lazer) - equipamento que permite criar cópias em papel de gráficos, textos, desenhos, planilhas e outros trabalhos criados no computador. c) Plotter - é um tipo especial de impressora, usada principalmente em engenharia, arquitetura e CAD. d) Caixa de Som - muitos computadores têm recursos de multimídia. Eles podem emitir mensagens sonoras (voz, música ou efeitos). e) Datashow - usado para apresentação de trabalhos em aulas, reuniões, etc. Agem como um telão em paralelo com o vídeo do computador. 4.2.3 PERIFÉRICOS DE ENTRADA E DE SAÍDA: a) Disco rígido (HD-hard disk) - também chamado Winchester, é instalado internamente e tem enorme capacidade de armazenamento. No disco rígido ficam armazenados os programas e os dados do usuário. Em geral, é conhecido como drive C. Também pode ser substituído por um de maior capacidade de memória. Ex: 6.4 GB, 8.4 GB, 10 GB, 13 GB, etc. b) Modem- é o meio de entrada e saída de dados que permite a comunicação remota entre computadores. c) Gravador de CD. d) Drive de disquete. 4.3 O "CENTRO NERVOSO" DA MÁQUINA 4.3.1 PLACA MÃE: também chamada de placa de sistema, a placa mãe é a principal placa do computador. É nela que ficam a memória RAM e o microprocessador. 4.3.2 A CPU (Central Processing Unit - unidade central de processamento) - microprocessador ou processador. Peça do tamanho de um selo postal, é o "cérebro" do computador, que lê e executa todas as funções dos programas. Internamente, esse chip se divide em três partes: 1) ULA (Unidade Lógica e Aritmétic a): é responsável por todos os cálculos efetuados pelo computador, além, das operações lógicas de comparações e classificações. 2) UC ( Unidade de Control e): controla e interpretação do tráfego interno de dados no interior do processador. 3) REGISTRADORES: servem como armazéns, guardando temporariamente os dados armazenados até chegar o momento dos mesmos serem processados pela ULA. (Tarefas básicas da CPU: - Administrar o transporte de dados dentro da máquina. - Executar operações lógicas e aritméticas. Ex: 486 DX, PENTIUM, PENTIUM MMX, PENTIUM II, PENTIUM III, AMD K6, AMD K7, etc. 4.3.3 MEMÓRIA RAM (Random Access Memory - memória de acesso aleatório) - é a memória de trabalho do computador. Os dados e programas ficam na memória RAM enquanto estão sendo processados. Quando um trabalho é concluído e encerrado, a memória RAM é liberada para novos dados e novos programas. É uma memória volátil: quando o computador é desligado, seu conteúdo se perde. Ex: 32MB, 64 MB, 128 MB, etc. 4.3.4 ROM-BIOS (Read Only Memory-Basic Imput Output Services - serviços básicos de entrada e saída, memória somente de leitur a) - é um chip de memória usado pelos fabricantes para colocar no computador programas ou informações de forma permanente, não podendo ser alterados. ROM - Memória estática - Não pode ser gravada ou alterada - Memória apenas de leitura - Seu conteúdo já vem gravado de fábrica - Contém programas internos (BIOS), que determina o que o computador deverá fazer ao ser ligado. - Ao se desligar o computador seu conteúdo não é perdido e nem se altera (memória não-volátil) RAM - Memória dinâmica - Memória do usuário, contendo PROGRAMAS e DADOS que estão sendo executados no momento. - Seu conteúdo pode ser lido, apagado e alterado livremente. - Quando o computador é desligado seu conteúdo é perdido ( memória volátil) - Em linhas gerais a capacidade de um computador é medida pela quantidade de memória RAM ( 32 MB, 64 MB, et c) 4.3.5 CMOS (Completary Metal-Oxide - Semicondutor de metal-óxido complementar) - é um outro chip de memória que armazena informações sobre a configuração do computador. Uma bateria interna mantém atualizadas essas informações mesmo quando o computador está desligado. Graças a ele o relógio e o calendário estão sempre certos. 5. HARDWARE E SOFTWARE 5.1 HARDWARE: é a parte física do computador, peças, encaixes, fios e chips 2. Enfim, todos os equipamentos que compõem ou são acoplados ao computador. 5.2 SOFTWARE : é algo que não se pode pegar e determina o comportamento e a função a ser executada. O software é o programa (conjunto de instruções escritas de forma que o computador entend a) . O hardware e o software trabalham em estreita colaboração. 6. LIGANDO O COMPUTADOR - O QUE ACONTECE? 6.1 A DINÂMICA ENTRE PROCESSADOR, MEMÓRIA E DISCOS Quando o computador é ligado, o processador é ativado, mas é incapaz de qualquer iniciativa própria. O processador só é capaz de executar as instruções (programas) que estão na memória RAM. Então o próprio processador, instruído pela memória ROM, executa uma série de testes automáticos. Caso alguma coisa não esteja bem, o computador detectará o problema, emitindo mensagens de aviso. Depois de concluir os testes iniciais, o computador carrega o sistema operacional (boot) que a partir daí, assume o comando do computador para atender aos comandos do usuário. 1 Processar: cumprir ordens de calcular, ordenar, comparar ou qualquer outra operação que possa ser realizada com números 2 Chips: circuitos integrados formados por milhões de minúsculos componentes que desempenham função específica. Capítulo 2: SISTEMA OPERACIONAL, PROCESSAMENTO, APLICATIVOS, ARQUIVOS 1. O SISTEMA OPERACIONAL O sistema operacional é um conjunto de programas que gerencia o computador. É ele que viabiliza o funcionamento do próprio computador e a execução de todos os outros programas, funcionando como um intermediário em todas as interações entre um programa e o hardware do computador. Assim, o sistema operacional: a) Define com quais programas o computador pode trabalhar; b) Quais recursos estão disponíveis para o usuário; c) Esconde a complexidade do hardware, gerenciando memória, teclado, vídeo, etc. d) Detecta e trata diferentes tipos de erros de hardware e software; e) Implementa automaticamente recursos de conexões e comunicações a redes de computadores. Ex: DOS, Windows, Windows 98, Windows NT, Windows 2000, OS-2 (da IBM), System ou Mac OS (da Appl e), Unix. O sistema operacional faz o trânsito entre o disco rígido e a memória RAM. Carrega programas para a memória RAM para que sejam executados e dados para serem manipulados. Depois arquiva tudo novamente. 2. UTILIZANDO UM APLICATIVO 2.1 CARREGANDO UM APLICATIVO Para carregar um aplicativo, o usuário pode fazê-lo dando um duplo clique sobre o ícone que o representa. Neste momento, o processador consulta o sistema operacional que já está na RAM, como carregar o novo programa. Então o processador, seguindo as instruções do S. O. copia o aplicativo do HD em outra área da RAM. 2.2 CRIANDO UM DOCUMENTO Vamos utilizar um exemplo. Supondo que o usuário tenha carregado um processador de texto. Tudo que for digitado é gravado em uma área da memória RAM. O documento que está sendo criado é o que chamamos de dados 1. 2.3 SALVANDO UM DOCUMENTO- DANDO NOME A UM ARQUIVO Como a memória RAM é volátil, há a necessidade de salvar o documento que acabou de ser criado em um arquivo do disco rígido ou em um disquete. Caso contrário, o documento se perderá quando o computador for desligado e o conteúdo da RAM for apagado. Para que os dados sejam armazenados e achados com rapidez e segurança, é necessário arquivá-los de forma organizada. Vamos imaginar um grande depósito onde são guardados vários objetos. Para que os mesmos sejam encontrados rapidamente é necessário guardá-los em caixas devidamente identificadas; não pode existir caixas com a mesma identificação, mas pode existir caixas com o mesmo conteúdo. No computador o depósito é o disco e as caixas com os conteúdos, os ARQUIVOS. Ao salvar o documento, o usuário dá um nome ao documento para lembrar o seu conteúdo. Por exemplo: CARTA.DOC, carta é o nome do arquivo e doc é a extensão, cada programa tem a sua extensão. A identificação de um arquivo consiste em um nome, um ponto e uma extensão. - Nome ( identifica o conteúdo do arquivo. - Extensão ( serve para identificar o tipo de arquivo. Principais extensões: COM - Arquivos do comando MS-DOS EXE - Arquivos executáveis BAT - Arquivos de programas em lote TXT - Arquivos de texto BAK - Arquivos de backup SYS - Arquivos de configuração do sistema DOC - Arquivo de texto BMP - Arquivos gráficos XLS - Planilhas do Excel WAV - Arquivos de onda sonora MID - Musical Instrumental Digital Interface, pode ser tocado em qualquer sequenciador como um teclado ou placa de som 2.4 LENDO UM ARQUIVO Para voltar a trabalhar em um documento ou para imprimi-lo, o usuário pede ao processador de texto (por exemplo) para abrir o arquivo CARTA.DOC. O processador solicita ao sistema operacional a abertura de CARTA.DOC que o localiza e transfere seus dados para a RAM onde pode ser alterado, lido, editado, etc. 3. COMO O SISTEMA OPERACIONAL SERVE AOS APLICATIVOS E AO USUÁRIO: 3.1 SERVIÇOS AOS PROGRAMAS: Voltando ao exemplo acima. Digamos que dentro do documento CARTA.DOC, o usuário digite a palavra casa. Cada vez que uma tecla é pressionada, o sistema operacional entra em ação. Ao pressionar a letra c, é o sistema operacional que reconhece qual tecla foi digitada, e envia o esse dado para o processador de texto. Neste momento, o processador de texto é que entra em ação para acrescentar a letra c ,no tamanho e fonte definidos. A atualização da tela para mostrar o que já foi feito também é feita pelo sistema operacional. Quando se aciona o comando Salvar, é o sistema operacional que grava o documento num arquivo existente ou que cria um novo arquivo onde ele possa ser gravado. Da mesma forma, se o usuário acionar o comando Imprimir, o processador de texto recorre ao sistema operacional para enviar o texto para a impressora. 3.2 SERVIÇOS AO USUÁRIO Grande parte da facilidade de uso do computador está relacionada com o sistema operacional. É ele que recebe os comandos do usuário. Quando se executa um programa, copia um arquivo ou trabalha com dois programas na tela ao mesmo tempo, cabe ao sistema operacional disponibilizar esses recursos da forma mais fácil possível. É por meio da interface que o sistema operacional recebe os comandos enviados pelo usuário. Os sistemas operacionais modernos utilizam interfaces gráficas para facilitar a interação do usuário. Assim, muitos comandos podem ser executados através dos ícones. 3.3 O SISTEMA DE ARQUIVOS Um serviço do sistema operacional muito importante para os programas e para o usuário é o gerenciamento do sistema de arquivos. Ele permite que os programas abram os arquivos de que precisam para trabalhar e façam a gravação dos arquivos nos discos. O gerenciamento de arquivos possibilita ao usuário organizar seu trabalho em diretórios ou pastas, podendo localizar um determinado trabalho em meio às centenas ou milhares de arquivos presentes no disco rígido. 1 Dados: qualquer tipo de informação processada pelo computador. Quando se usa um processador de texto, os dados formam o documento criado. Em um programa de desenho, os dados formam a imagem processada ou criada. Capítulo 3: WINDOWS 1. INTRODUÇÃO O Windows foi criado para unificar o MS-DOS e o Windows, dispensando a execução de um para rodar o outro. Tem como principal característica a de ser um sistema operacional avançado, daí a falta de necessidade de se executar o MS-DOS, oferecendo mais rapidez. Assim que o computador é iniciado, o Windows entra em ação, não mais precisando que o usuário digite Win na linha de comando do DOS. Outra característica importante do Windows, é a de trabalhar em ambiente multitarefa ( executa mais de uma operação por vez). Todos os aplicativos executáveis a partir do Windows possuem a capacidade de poderem ter seus dados compartilhados. Por exemplo: um desenho gerado e salvo no Paint - um dos aplicativos que fazem parte do pacote do Windows - pode ser facilmente lido ou mesmo transferido para outro aplicativo, como o Adobe Photo Shop ( este é um aplicativo voltado às artes gráficas). A partir do Windows, o usuário tem uma gama enorme de aplicativos para usar. Todos funcionam sob um padrão determinado pelo Windows, que digamos, é o carro-chefe de todas as aplicações. Assim que o computador é ligado, o Windows lê todos os parâmetros e configurações de seu sistema, assim como o DOS fazia, e o usuário é diretamente levado à plataforma gráfica, no local chamado Desktop (Área de Trabalho) . É a partir da Área de Trabalho do Windows que o usuário terá acesso a todos os programas designados para esta plataforma gráfica, através de menus é ícones de acessos. Operações como cópia de arquivos dentro da mesma ou em diferentes unidades de disco, formatação de disquetes, gerenciamento de impressão, dentre outras tarefas, são normalmente executadas a partir da plataforma Windows. COMO FUNCIONA O WINDOWS? No ambiente Windows você realiza seus trabalhos em áreas retangulares da tela, as quais chamamos de janelas. Estas janelas aparecem sempre sobre uma área de fundo chamada Área de Trabalho. Cada janela possui diversos componentes. Os componentes podem ser botões, áreas de texto, caixas de verificação, etc. Utilizando as teclas Tab e Shift Tab, você pode selecionar cada um dos componentes de uma janela. Nos referiremos ao componente da janela atual que estiver selecionado, como o componente que está recebendo o foco de entrada, ou simplesmente, como o componente focado no Windows. 2. OBJETOS Na informática o usuário se depara várias vezes com a palavra "objeto". Esta palavra designa simplesmente todos os elementos com que o Windows pode trabalhar. São exemplos de objetos no Windows: a área de trabalho é o maior objeto; os ícones situados na área de trabalhos são objetos menores; a barra de tarefas, os arquivos, as pastas e as unidades de disco são considerados objetos. Esses objetos podem ser manipulados de várias maneiras, como abrir menu de atalho de um objeto, arrastar, abrir, etc. MENU INICIAR O Botão Iniciar (localizado na barra de tarefas) é, provavelmente, o controle mais usado do Windows. Quando você pressiona o Botão Iniciar, o Menu Iniciar aparece, e através dele você poderá executar qualquer aplicação em seu PC. O Menu Iniciar também pode ser utilizado para abrir documentos, modificar configurações do sistema, obter ajuda sobre o Windows, e localizar arquivos em seu computador. Na verdade, praticamente tudo que você queira fazer em seu computador pode ser feito a partir do Menu Iniciar. O Botão Iniciar (e conseqüentemente o Menu Iniciar) pode ser acessado a partir de qualquer lugar no Windows. Para ter acesso rápido ao menu iniciar, basta pressionar as teclas Control e Esc simultaneamente. Uma vez estando no menu iniciar, você poderá selecionar uma de suas opções pressionando as teclas para cima e para baixo. Quando um item do menu iniciar tiver um subimenu (o que será dito pelo Sintetizador de Voz), você poderá entrar neste subimenu pressionando Enter ou voltar ao menu anterior pressionando Esc. Para executar uma opção do menu iniciar, basta pressionar a tecla Enter após selecionar a opção desejada. O QUE É O WINDOWS EXPLORER? O Windows Explorer é a base de muitas operações no Windows, desde operações básicas com arquivos (tais como localizar, copiar, apagar e renomear) até tarefas como manipulação dos itens do menu iniciar. Você pode imaginar o Windows Explorer simplesmente como uma caixa de ferramentas para gerenciamento de arquivos e diretórios (conhecidos como pastas na terminologia do Windows). Os usuários familiarizados com o Windows 3.1 podem imaginar o Windows Explorer como sendo o substituto do Gerenciador de Programas e do Gerenciador de Arquivos. 3. O MOUSE 3.1 COMO TRABALHAR COM O MOUSE O mouse, como é chamado, é um periférico indispensável para se trabalhar com o Windows e seus aplicativos. Ele é utilizado para controlar os movimentos de um ponteiro na tela. Normalmente, este ponteiro é uma seta. Para a maioria dos trabalhos realizados no computador são necessários quatro tipos de ações com o mouse: apontar, clicar ( um clique ou dois), pressionar e deslocar. Há dois tipos de mouse, com dois ou três botões, com as seguintes funções: - Botão esquerdo (ou acionador) : é o botão principal. Serve para abrir uma pasta (enter), executar um programa (enter), arrastar objetos (pressionar e deslocar), selecionar (um cliqu e), salvar (um cliqu e), etc. - Botão direito (ou shift-f10): serve para acionar menus (um cliqu e), obter ajuda de determinados programas (um cliqu e), e conforme o programa que está sendo usado, possui várias outras funções. 4. TIPOS DE JANELA Janela é o local da tela onde os programas e arquivos são exibidos quando utilizados no Windows. Os dois tipos principais de janelas que você encontrará utilizando o Windows são: 1- Janelas de aplicativos. 2- Janelas de diálogo (ou caixas de diálogo). JANELA DE APLICATIVO Quando você inicia uma aplicação no Windows, ela será executada em uma janela sobre a área de trabalho. A maioria das janelas de aplicativos têm certos elementos em comum, tais como uma barra de título (onde está escrito o nome da janela), um menu do sistema (onde você terá opções de minimizar, maximizar, fechar a janela, etc), e uma barra de menus (onde você pode acessar os comandos específicos de cada programa). Entretanto, nem todas as janelas possuem esses elementos. CAIXA DE DIÁLOGO Algumas vezes o Windows ou os aplicativos que rodam sob o Windows exige de você, informações adicionais para poder completar uma tarefa. Você fornece essas informações através de um tipo especial de janela chamada de janela de diálogo (ou caixa de diálogo). Por exemplo: quando você deseja abrir um documento através do seu processador de textos, aparece a caixa de diálogo Abrir. Nesta caixa de diálogo você especifica o nome do arquivo que você deseja abrir. A maioria das caixas de diálogo contém opções selecionáveis. Depois que você especifica as opções desejadas, você pode clicar no botão de comando OK para confirmar suas opções. Algumas caixas de diálogo podem apenas mostrar informações, avisos ou mensagens indicando o motivo pelo qual uma determinada tarefa não pôde ser concluída. COMPONENTES DE UMA JANELA As janelas, normalmente, possuem vários componentes (também chamados de controles), tais como menus de sistema e barras de menus. As seções seguintes fornecem um panorama geral sobre estes elementos. BARRA DE TÍTULO A barra de título mostra o nome do aplicativo e, em alguns casos, o nome de um documento, arquivo ou diretório. A barra de título está localizada ao longo do topo da janela. BARRA DE MENUS A barra de menus contém os nomes dos menus disponíveis. Os menus são uma forma muito conveniente de enviar comandos ao seu aplicativo. Muitas janelas possuem nomes de menus dentro de uma barra de menus localizada logo abaixo da barra de título. Quando um desses nomes é selecionado, aparece o menu correspondente. Para ativar a barra de menus, você deve pressionar a tecla alt sozinha. Então pressione as setas para direita e esquerda para selecionar cada item da barra de menus. Para deixar a barra de menus, basta apertar a tecla Esc. Um menu é composto de uma lista de itens de menu, grande parte dos quais são comandos para o seu aplicativo. Alguns itens de menu podem ligar e desligar opções do aplicativo (tais como negrito ou itálico), ou ainda, podem ser nomes de outros menus (menus que possuem subimenus) os quais apresentam uma lista adicional de comandos. Para acionar uma opção do menu, basta selecioná-la e pressionar a tecla Enter. Existem, basicamente, dois tipos de menu no Windows: menus pop-up e menus pull-down. A diferença essencial entre eles está no modo de navegação. Nos menus pull-down (que são as opções na barra de menus), você usa as setas para a direita e para a esquerda, nos menus pop-up você usa as setas para cima e para baixo para selecionar os comandos. BOTÃO DE COMANDO Você pressiona um botão para iniciar uma ação, como por exemplo, confirmar ou cancelar um comando. Os botões de comando são, normalmente, retangulares e possuem um rótulo que pode ser um texto ou um desenho (você pode imaginá-los como sendo as teclas do seu telefone). Os botões OK, cancelar e ajuda são os botões de comando mais comuns. Muitas vezes existe um botão com uma propriedade especial na janela, é o chamado botão default, que será automaticamente pressionado quando você pressionar a tecla Enter em qualquer lugar da janela. Quando um botão for o controle com o foco de entrada (o controle selecionado), basta pressionar a barra de espaço para executá-lo, do contrário, caso seja precionado ENTER em outro componente de uma janela, será acionado o botão que possuir o chamado VALOR DEFAULT, ou seja, o valor padrão, normalmente OK, mas em casos de SIM ou NÃO, é necessário tomar cuidado em verificar pois nem sempre o valor SIM será o DEFAULT. ÁREA DE TEXTO Uma área de texto, também conhecida como controle de texto editável ou campo de edição, é uma janela retangular na qual você edita textos. Ela fornece suporte básico às funções de inserção e edição de textos. Essas áreas de texto podem ter uma única linha ou permitir que um texto de várias linhas possa ser editado. Um exemplo de utilização da caixa de texto é o momento em que você abre um documento em seu processador de textos. Normalmente, uma caixa de diálogo aparecerá contendo uma área de texto na qual você escreve o nome do documento que você quer abrir. CAIXA DE LISTA Uma caixa de lista apresenta uma lista de opções à sua escolha, tal como uma lista de nomes de arquivos, cores ou estilos de fonte disponíveis. As caixas de lista são muito utilizadas para oferecer um grande volume de opções ao usuário. Você pode selecionar um item de uma lista usando o mouse ou as setas do teclado. CAIXA COMBINADA - COMBOBOX Uma caixa combinada apresenta uma lista pré-definida de opções, tal como uma caixa de lista. A diferença entre as duas é que na caixa combinada, a lista de opções só é mostrada quando exigido. A caixa combinada apresenta, a princípio, o item atualmente selecionado. Quando você pressiona as setas para cima ou para baixo você seleciona o item anterior ou posterior da lista. Quando você pressiona o botão abrir ou fechar que fica ao lado da opção atualmente selecionada, ou ainda, pressiona as teclas alt e seta para baixo, a lista de opções aparece e você pode selecionar qualquer uma delas, a qual passará a ser a nova opção selecionada. Existem caixas combinadas que permitem que você digite o texto que você deseja, e caixas combinadas que apenas permitem que você selecione um item da lista de opções. BOTÃO DE RÁDIO - RADIO BUTTON Botões de rádio, também chamados botões de opção, são utilizadas para oferecer ao usuário uma única escolha entre um conjunto restrito de opções mutuamente exclusivas, ou seja, em qualquer grupo de botões de opção somente uma opção poderá ser selecionada. Por exemplo, uma caixa de diálogo de impressão de um processador de textos poderá conter as seguintes caixas de opção: - Imprimir todas as páginas. - Imprimir somente a página atual. - Imprimir páginas na faixa de CAIXA DE VERIFICAÇÃO Uma caixa de verificação, também chamada de CHECKBOX, é comumente utilizada para opções que possuem dois estados, tais como ligado ou desligado e sim ou não. Quando uma caixa de verificação está marcada, ela contém uma marca de verificação (representada por um pequeno sinal de conferênci a). Um exemplo de caixa de verificação de dois estados poderia ser: Sempre criar cópia de segurança?. Caixas de verificação de três estados também podem aparecer no Windows. Nestes casos o terceiro estado é representado pelo sinal de conferência aparecendo sobre um fundo cinza, o que significa que a opção não está nem marcada nem desmarcada. LISTA IERÁRQUICA OU ÁRVORE Uma lista hierárquica é um tipo especial de caixa de lista, que apresenta um conjunto de objetos estruturados em forma de uma árvore com ramificações agrupadas em vários níveis, baseados em um relacionamento hierárquico. Este controle oferece botões que permitem expandir ou retrair as ramificações da árvore. Este tipo de controle é freqüentemente empregado na representação da estrutura de diretórios em seu disco rígido. Cada item de uma lista hierárquica está em um nível da lista. Nível 0 significa que o item está na raiz da lista. Nível um significa que o item é um subitem de um item de nível 0, e assim por diante. Se um item estiver retraído e você pressionar a seta para direita, ele será expandido. Pressionando então a seta para direita novamente, você avança para o primeiro subitem dele. Se um item estiver expandido e você pressionar a seta para esquerda, ele será retraído. Quando o leitor de telas não lhe disser nem que o item da lista está expandido, nem que está retraído, significa que este item é uma folha da árvore hierárquica, ou seja: é um diretório final ou um arquivo. BARRAS DE ROLAGEM E MARCADOR DE VALOR As barras de rolagem e marcadores são controles onde você pode selecionar valores para uma determinada opção, ou então selecionar a posição de um texto que você deseja que apareça na tela. Nas barras de rolagem você tem duas setas nas extremidades da barra, que permitem subir ou descer uma unidade no valor da barra. Nos controles marcadores não há setas nas extremidades, apenas um marcador retangular que você arrasta para a posição desejada usando o mouse ou as teclas de seta do teclado, isto também recebe o nome de controle deslisante pois é como um botão de volume de rádio que você almenta e abaixa deslisando um botão por uma trilha. TEXTO ESTÁTICO São textos que aparecem na tela apenas como informação ou indicando a função de um outro controle próximo a eles. Estes textos não podem ser selecionados nem se pode fazer qualquer operação com eles, também são chamados de texto somente para leitura. ÁREA DE TRANSFERÊNCIA Você pode recortar ou copiar informações de seu aplicativo para a área de transferência do Windows. Informações armazenadas na área de transferência permanecem lá até que você limpe seu conteúdo, ou recorte ou copie outro trecho de informações para lá, ou ainda até que você desligue o Windows. Dessa forma você pode colar as informações da área de transferência em um documento, tantas vezes quantas desejar. Você pode recortar, copiar ou colar textos, imagens, arquivos, pastas, etc. Em um processador de textos você pode até recortar, copiar ou colar uma combinação de texto e imagens. Isso também não se restringe a operações dentro de um único aplicativo. Você pode utilizar a área de transferência para trocar informações entre aplicativos diferentes. Barras de Rolagens: utilizadas para podermos visualizar partes ainda não visíveis do conteúdo da janela ativa. Barra de Ferramentas: facilita o acesso às principais ferramentas de edição. Barra de Formatação: permite alterar formatos e tamanhos de fontes. Borda: permite redimensionar a janela usando o procedimento arrastar- e -soltar. Régua: controla alinhamento e a tabulação do documento. Botões de Controle ou menu do sistema: acionado também com ALT+ESPAÇO Tem a função de redimencionar uma janela com os seguintes controles: - MINIMIZAR - reduzir a janela na Barra de Tarefas. - MAXIMIZAR - aumentar a janela de forma que ela ocupe toda a área da tela. - RESTAURAR - restaura o tamanho da janela ao tamanho anterior estabelecido pelo usuário. - FECHAR - Terminar o programa ou fechar o arquivo. OBS: Podemos fechar as janelas usando a combinação de teclas: ALT-F 4. 5. O QUE É A ÁREA DE TRABALHO? A Área de Trabalho é um elemento importante da interface com o usuário. É um dos "locais" a que o usuário tem acesso no Windows, sendo o ponto de partida para qualquer outro aplicativo designado para esta plataforma gráfica, assim como também é utilizado na aplicação de várias outras tarefas. Conforme citado anteriormente, no ambiente Windows você realiza seus trabalhos em áreas retangulares da tela, as quais chamamos de Janelas. Essas janelas aparecem sobre uma área de fundo conhecida como Área de Trabalho. A área de trabalho também pode conter pequenos desenhos (ícones) que representam atalhos para determinadas aplicações (tais como seu processador de textos ou editor de planilhas). Além disso, a área de trabalho também contém o botão iniciar e a barra de tarefas. 6. ÍCONES DA ÁREA DE TRABALHO: 6.1 MEU COMPUTADOR: permite o acesso a todos os elementos que compõem o sistema - como por exemplo, a unidade de disco rígido, a unidade de rede, a unidade de disco flexível, a unidade de CD-ROM, assim como a impressora e o painel de controle. Através dele, o usuário tem condições de visualizar, pesquisar e percorrer todos os arquivos e pastas ( representado por ícones dentro de janelas) existentes no disco rígido e no flexível, contando com recursos como: copiar, recortar, renomear, colar, excluir, criar outras pastas, etc. As pastas que estiverem dentro das janelas serão consideradas "diretórios", portanto, em seu interior, sempre encontraremos ícones representando arquivos ou outras pastas (subpastas), pois um diretório pode conter arquivos ou outros diretórios. EX: - DRIVES: letras que representam as unidades de disco flexível (A: ou B); as unidades de disco rígido (C:), a unidade de CD_ROM (D:); unidades de rede (F:,G:, et c) - PASTAS: áreas contendo programas de configuração dos padrões Windows, como por exemplo, o Painel de Controle, Impressoras, etc. Para visualizar o conteúdo de cada drive ou pasta descritos acima, basta dar um enter em cima dos mesmos. Sendo assim, será aberta uma nova janela, onde poderá se ver e trabalhar com os arquivos e pastas que estiverem em seu interior. TRABALHANDO COM ARQUIVOS - COPIAR: ao copiar um arquivo ou pasta, o usuário pode colá-lo em outra área. Para isso, dê um clique no arquivo ou pasta que deseja copiar, selecionando-o. Em seguida, clique no Menu Editar-opção Copiar. Logo após, vá para a área de destino, onde o arquivo ou pasta deverá ser coladoe clique no Menu Editar-opção Colar. - RECORTAR: move um arquivo ou uma pasta e permite que o usuário transfira-o para uma outra área. Para isto, o usuário deve selecionar um arquivo ou pasta que deseja recortar, e em seguida clicar no Menu Editar-opção Recortar. Feito isto, só resta colar o mesmo na área desejada, bastando clicar no Menu Editar-opção Colar. - COLAR: insere um arquivo ou uma pasta em uma determinada área. Toda vez que forem efetuadas as ações de recortar e copiar, a ação de colar deverá ser executada. Para isto o usuário deverá ir para a área onde deseja colar o arquivo ou pasta e clicar no Menu Editar-opção Colar. - EXCLUIR: apaga um determinado conteúdo. Existem três formas de se excluir um arquivo ou uma pasta. Ou selecionando-o e pressionando a tecla Delete, ou selecionando-o e clicando no Menu Arquivo-opção Excluir, ou ainda clicando sobre o mesmo e arrastando-o para a Lixeira. - RENOMEAR: permite a troca do nome de um arquivo ou uma pasta por outro. Para efetuar esta operação, o usuário deverá selecionar o arquivo ou pasta que deseja renomear e clicar no Menu Arquivo-opção Renomear. - CRIAR NOVAS PASTAS: permite que se crie novas pastas, novos diretórios. Para isto, clique no Menu Arquivo-opção Novo e em seguida em Pasta. Logo após, surgirá um ícone representando a nova pasta criada que deverá receber um nome, bastando para isto somente digitá-lo. TRABALHANDO COM DISCOS 1) COMO FORMATAR UM DISQUETE . Os disquetes comprados já vêm formatados, mas se você quiser reutilizar um disquete que já tenha dados dos quais não precisa mais, você deve formatá-lo para apagar o seu conteúdo. a) Coloque um disquete na unidade de disquete. b) Dê um enter no ícone Meu Computador. c) Clique com o botão direito do mouse no ícone da unidade de disco flexível. d) Clique com o botão esquerdo do mouse na opção Formatar. Surge uma caixa de diálogo: e) No campo Capacidade, é necessário indicar a capacidade de bytes que o disquete deverá possuir. Geralmente esta capacidade é reconhecida automaticamente pelo Windows. f) No painel Tipo de Formatação, escolha como será aplicada a formatação: Rápida: usada somente para deletar os diretórios e arquivos existentes no disquete, o qual já foi formatado; Completa: formatação usual, na qual o disquete é dividido em trilhas e setores e preparado para a gravação posterior de arquivos. Esta deverá ser usada. Copiar apenas arquivos de sistema: opção que faz com que sejam copiados os arquivos de carga de sistema para o disquete, que já foi formatado. g) Clique em Iniciar. h) Quadno surgir o relatório da formatação, clique em Fechar. 2) COMO COPIAR UM DISQUETE a) Dê um enter no ícone Meu Computador. b) Coloque o disquete de origem na Unidade de Disco flexível. c) Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da Unidade de Disco flexível. Aparecerá uma cortina de opções. d) Clique com o botão esquerdo do mouse na opção Copiar Disco. e) Selecione a unidade a partir da qual será feira a cópia f) Clique em Iniciar. Quando surgir a caixa de diálogo Copiar Disco, retire o disco contendo os dados. g) Coloque o disquete de destino na unidade. h) Clique OK. i) Quando terminar o processo, clique em Fechar. 3) COMO CRIAR UMA PASTA - pode criar no disquete ou no disco rígido. a) Abra Meu Computador. b) Selecione a unidade de disco onde quer criar a pasta. Neste exercício, vamos criar uma pasta no disco flexível. Para isto, insira um disquete na unidade. c) Dê um enter no ícone que representa o Disquete de 3 1- 2. d) Na Barra de Menus, clique em Arquivo-Novo-Pasta. Aparece um ícone reprentando uma pasta. e) Digite o nome da pasta: INFORMÁTICA BÁSICA. f) Tecle Enter. 4) COMO CRIAR UMA SUBPASTA a) Dê enter na pasta INFORMÁTICA BÁSICA que acabou de criar, para abri-la. b) Na Barra de Menus, clique em Arquivo-Novo-Pasta. c) Digite o nome da subpasta. Digite: AVALIAÇÕES. d) Tecle Enter. 5) COMO RENOMEAR PASTA a) Localize a pasta que deseja renomear. Neste exercício, renomeie a pasta AVALIAÇÕES. b) Dê um clique com o botão direito do mouse. c) Clique em Renomear. d) Digite o novo nome: EXERCÍCIOS. 6) COMO CRIAR UM DOCUMENTO. a) Vamos criar um documento de texto na pasta EXERCÍCIOS. b) Dê enter na pasta EXERCÍCIOS. c) Na Barra de Menus, clique em Arquivo-Novo-Documento de Texto. d) Dê um nome para o documento: DIGITAÇÃO. 7) COMO VERIFICAR PROPRIEDADES DO DISCO RÍGIDO a) Dentro de MEU COMPUTADOR, selecione a unidade b) Na Barra de Menus, clique em Arquivo-Propriedades. 8) COMO CRIAR UM ATALHO a) Entre no menu iniciar, configurações, barra de tarefas b) Na segunda guia "avançado" clique em adicionar atalho c) Escreva o caminho desejado ou escolha "procurar" d) Escolha onde quer colocar o atalho e clique em "ok" 6.2 LIXEIRA: local onde ficam reunidos os arquivos que o usuário quer apagar do disco rígido. Enquanto esses arquivos estiverem na Lixeira, o usuário pode recuperá-los sem problemas. EXERCÍCIOS: 1) RECUPERANDO UM ARQUIVO EXCLUÍDO a) Abra a Lixeira com um enter. Você verá uma lista de todos os arquivos apagados. b) Dê um clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que deseja recuperar e clique o item restaurar do Menu. Você pode ao invés de Restaurar, escolher Recortar e depois ir, por exemplo, até a pasta onde todos os arquivos recuperados devam ser gravados. 2) ESVAZIANDO A LIXEIRA 2.1) EXCLUINDO ARQUIVOS CONSECUTIVOS NA JANELA. a) Abra a Lixeira. b) Selecione o primeiro arquivo da lista dos arquivos que serão excluídos. c) Pressione a tecla SHIFT e mantenha pressionada, enquanto clica nos outros arquivos. d) Mantendo a tecla SHIFT pressionada, pressione a tecla DELETE. e) Clique em SIM, para confirmar a exclusão. 2.2) ESVAZIANDO TOTALMENTE A LIXEIRA. a) Na Área de Trabalho, de um clique na Lixeira com o botão direito do mouse. b) Clique em Limpar Lixeira. 6.5 REDE: só fica disponível se o computador estiver ligado a uma rede. O ícone dá a possibilidade ao usuário de ver os outros computadores ligados à rede local e até mesmo ter acesso aos recursos desses computadores. 7. BARRA DE TAREFAS Ao contrário do MS-DOS, no ambiente Windows você pode executar mais de um programa (uma tarefa) ao mesmo tempo. A capacidade de comutar entre tarefas concorrentes é chamada de MULTI-TAREFA. Cada vez que você executa um programa, ou abre um documento ou janela, um botão, rotulado com o nome da tarefa, aparece na barra de tarefas. A barra de tarefas fica, normalmente, situada na parte inferior da área de trabalho. Você pode usar a barra de tarefas para comutar entre qualquer uma das tarefas que estão ativas. Uma maneira ainda mais rápida de fazer isso é pressionando as teclas Alt e Tab simultaneamente. Deste modo surgirá a janela de troca de tarefas, continue pressionando a tecla Tab mantendo a tecla Alt sempre apertada até ouvir o nome do programa que você deseja ativar. Quando isso acontecer, apenas solte as teclas e a janela escolhida será ativada. Situada geralmente no canto inferior da tela, a barra de tarefas exibe o botão INICIAR e possui a função básica de informar os programas e documentos abertos, que são representados, cada um, por um botão na barra. Por meio dessa barra o usuário obtém uma visão geral sobre as janelas abertas bem como pode trocar facilmente de janela. No canto direito, encontra-se o relógio e a SISTRAI, onde podem ser observados, o ícone de volume e outros pequenos ícones que são adicionados por outros programas. EXERCÍCIOS: 1) ALTERANDO DATA E HORA a) Dê um clique com o botão direito sobre a hora. b) Clique em Acertar Data-hora. 2) CONFIGURANDO A BARRA DE TAREFAS a) Posicione o ponteiro do mouse em alguma área livre da Barra de Tarefas e clique o botão direito do mouse. b) Dê um clique sobre o comando Propriedades. c) É aberta então a caixa Propriedades da Barra de Tarefas. Clique na guia Opções da Barra de Tarefas. d) Permite ao usuário ver sempre disponível a Barra de Tarefas, mesmo quando estiver sendo rodado algum aplicativo. e) Faz com que a Barra de Tarefas se torne uma barra fina apenas, exibindo-a novamente quando o ponteiro do mouse é posicionado sobre o local onde ela se encontra. f) Faz com que os ícones contidos no Menu Iniciar tenham seus tamanhos reduzidos. g) Marque-desmarque esta opção para que o relógio situado no canto direito da barra seja ou não exibido. h) Para que as alterações surtam efeito, clique em Aplicar e em seguida sobre OK ( ou somente sobre este último, já fechando a caixa de diálogos). i) Deixe as seguintes opções selecionadas: Barra de Tarefas sempre visível e Mostrar relógio. 8. BOTÃO INICIAR No canto esquerdo desta barra, encontra-se o Botão Iniciar, cuja função principal é dar acesso aos menus e grupos de programas instalados no sistema. O botão Iniciar pode ser acessado teclando-se CTRL-ESC 8.1) MENU DESLIGAR 1. Desligar o computador- esta opção finaliza o Windows e permite desligar o computador. 2. Reiniciar o computador- esta opção finaliza o Windows e reinicia o computador. 3. Reiniciar o computador em modo MS-DOS - esta opção finaliza o Windows e reinicia o computador utilizando o Sistema operacional utilizando MS-DOS. 4. Colocar o computador em modo de espera - Esta opção desliga todo o computador deixando somene o processado alimetado para retornar exatamente onde estava quando qualquer tecla for precionada. 8.2) MENU EXECUTAR Inicia a execução de programas. Uma das funções mais importantes deste menu é no momento em que se deseja instalar um software. Ele pode também ser usado em caso de abrir um programa rapidamente desde que saibamos o nome do seu arquiv executável e o caminho correto. Para acessa-lo basta teclar "x" no menu iniciar. INSTALANDO UM PROGRAMA A PARTIR DE UM CD: Coloque o CD na unidade de CD-ROM e feche todos os outros programas, de modo que a área de trabalho fique livre. Mesmo a Barra de Tarefas não deve conter nenhum programa minimizado. 1. Geralmente o CD-ROM possui um arquivo chamado AUTORUN.INF o que faz com o que a instalação seja inciada automaticamente, caso isto não ocorra; 2. Clique então Iniciar-Executar, o que faz com que apareça a caixa de diálogo EXECUTAR. 3. Escreva no campo Abrir o nome do arquivo que deve ser ativado, ou seja, o nome do programa de instalação. Geralmente os programas de instalação chama-se Install.exe ou Setup.exe. Nesse caso você deverá procurar o arquivo na unidade D, ou seja, na unidade de CD-ROM. Se não souber exatamente o nome, Clique em Procurar. Agora com o arquivo certo escolhido, clique em Abrir. Clique OK. 4. Se o programa de instalação for Install.exe, na linha de comando Abrir do menu Executar estará escrito: D: Install.exe. 5. Para iniciar a instalação, clique OK. 6. Antes que o programa copie os dados para o disco rígido, ele verifica se ali há espaço disponível. 7. No caso de uma instalação padrão, aceite sempre as sugestões do programa pressionando ENTER. Desse modo a instalação ocorre automaticamente. 8.3) MENU AJUDA Acessa ajuda do Windows. Ao clicar em Ajuda e depois Índice aparece uma lista alfabética de tópicos, semelhante a um índice analítico. Basta digitar parcialmente ou em sua totalidade o tópico desejado para que ele seja acessado. A cada tópico principal, a Ajuda mostrará uma lista de tópicos encontrados. Dê um clique sobre o item desejado para obter a ajuda necessária. 8.4) MENU LOCALIZAR Um recurso muito utilizado no Windows é o de localização, pois além de localizar e listar arquivos e pastas também permite abri-los a partir da própria janela do localizador. Esta janela também está disponível no Explorer, que será visto adiante. LOCALIZANDO ARQUIVOS 1. Por exemplo: para procurar todos os arquivos com extensão BMP (bitmap) armazenados em seu computador proceda da seguinte maneira: 2. Clique no botão Iniciar- Localizar- Arquivos ou Pastas. 3. Clique na linha Nome digite o nome do arquivo, no caso, -.BMP. 4. Abra o drop-down Examinar e selecione a opção Meu Computador, para que o comando procure o arquivo em todos os drives possíveis. 5. Clique no botão Localizar agora. 6. Enquanto a busca é executada uma lupa animada indica que a ação sendo processada Enquanto a busca. Ao término o resultado é apresentado num painel logo abaixo. 8.5) MENU CONFIGURAÇÕES: Permite ao usuário verificar e personalizar configurações tais como: proteção de tela, fontes, ícones, apresentação da Barra de Tarefas, etc. Elementos: 1) PAINEL DE CONTROLE 2) IMPRESSORAS 3) BARRA DE TAREFAS 1) PAINEL DE CONTROLE: o painel de controle é composto por um certo número de programas que configuram as funções básicas do computador de acordo com as necessidades do usuário. Como pode ser notado, é uma janela com vários ícones de programas. É possível, entre outras coisas, configurar o mouse, o calendário e relógio do computador, formatos de números de cada país, etc. EXERCÍCIOS: 1) CONFIGURANDO O MOUSE 1.1) PARA INVERTER OS BOTÕES DO MOUSE. a) Abra o menu iniciar, configurações, Painel de Controle. b) Dê um duplo clique no ícone do Mouse. c) Clique na guia Botões. d) Clique no botão de rádio Canhoto. e) Inverta a operação. 1.2) PARA AJUSTAR A VELOCIDADE DO CLIQUE DUPLO. a) Arraste o controle deslizante em direção à Lenta para aumentar o intervalo ou em direção à Rápida para diminuí-lo. 1.3) PARA MODIFICAR OS PONTEIROS DO MOUSE. a) Clique na guia Ponteiros. b) Na caixa Esquemas, escolha o esquema que achar mais interessante. c) Caro aluno, não se esqueça de deixar nas configurações padrões. 1.4) PARA MUDAR A VELOCIDADE DO PONTEIRO a) Clique na guia Movimento. b) Arraste o controle deslizante que aparece na caixa Velocidade do Ponteiro em direção Lenta ou Rápida. c) Caro aluno, não se esqueça de deixar nas configurações padrões. 1.5) PARA COLOCAR RASTRO NO CURSOR. a) Clique na caixa Exibir Rastro do Ponteiro. b) Defina o comprimento do rastro arrastando o controle deslizante em direção a Curto ou Longo. c) Caro aluno, não se esqueça de deixar nas configurações padrões. 2) TECLADO: PARA MODIFICAR A VELOCIDADE COM QUE O TECLADO REAGE AOS COMANDOS. a) Dê um duplo clique no ícone Teclado. b) Selecione a guia Velocidade. c) Na área Repetição de caractere, arraste o controle deslizante para definir a taxa de repetição de caractere e a taxa de intermitência do cursor de texto. d) Caro aluno, não se esqueça de deixar nas configurações padrões. 3) INSTALANDO E REMO-VENDO PROGRAMAS. a) Clique em Iniciar- Configu-rações- Painel de Controle. b) Dê um duplo clique no ícone Adicionar ou Remover Programas. 3.1) PARA INSTALAR: a) Clique em Instalar b) Insira o Disco 1 ou CD-ROM de instalação na unidade apropriada e siga as instruções da tela. c) Clique em Avançar. Se encontrar um programa de instalação, a linha de comando que será executada aparece na caixa de digitação. d) Clique em Concluir. 3.2) PARA REMOVER: a) Selecione o programa que deseja desinstalar. b) Clique em Remover. c) CARO ALUNO: NÃO REMOVA NENHUM PROGRAMA. 4) FONTES 4.1) PARA VER AS FONTES INSTALADAS. a) Dê um duplo clique no ícone Fontes. b) Dê um duplo clique sobre a fonte que quiser ver. Aparece uma amostra que você pode imprimir clicando no botão Imprimir. 4.2) COMO INSTALAR FONTES. a) Coloque o CD-ROM ou disquete na unidade correspondente. b) Dê um duplo clique em Fontes, e selecione Arquivo-Instalar Fonte Nova. c) Então escolha a unidade D: se instalar a partir de CD-ROM, ou A: se instalar a partir do disquete. d) No campo Lista de fontes, clique então nas fontes que deseja instalar. e) Clique em OK. 5) SONS a) Se o computador tiver placa de som instalada, o usuário poderá acompanhar várias ações com sons, para diversão. Dê um duplo clique sobre o ícone Sons. b) Há uma tabela de sons na caixa de diálogo. O usuário pode criar sua própria configuração, criando vínculos entre as ações que figuram na parte superir na janela e os sons. Se quiser um som próprio, clique sobre Gravar como. c) Caro aluno, não se esqueça de deixar nas configurações padrões. 2) IMPRESSORAS: por este menu, temos o recurso de configurar a impressora, parar ou cancelar a impressão, instalar impressora, etc. PARA INTERROMPER UM PROCESSO DE IMPRESSÃO 1. Clique em Iniciar-Configurações-Impressoras. 2. Dê um duplo clique sobre a impressora ativa. A janela que se abre, também aparece se dermos um clique duplo no ícone da impressora situado na barra de tarefas durante o processo de impressão. 3. Dê um clique com o botão direito sobre o processo de impressão que quer interromper e escolha, conforma o caso, Interromper Impressão ou Cancelar Impressão. PARA CONFIGURAR A IMPRESSORA 1. Clique em Iniciar-Configurações-Impressoras. 2. Dê um clique duplo sobre a o ícone da impressora. 3. A janela se abre, e clique em Arquivo-Propriedades. Abrirá uma janela com várias guias para a configuração da impressora, como Qualidade de Impressão, Serviços da Impressora, Papel, etc. EXERCÍCIOS: 1) COMO INSTALAR UMA NOVA IMPRESSORA a) Clique em Iniciar-Configurações-Impressoras. b) Dê um clique duplo sobre o ícone Adicionar Impressora, para ativar o Assistente. c) Clique em Avançar. d) Selecione o tipo da impressora que deseja instalar e o modelo. e) Selecione a porta em que está conectada a sua impressora. Em geral é LPT 1. f) Aceite o nome sugerido pelo Windows para o seu novo objeto impressora, ou digite um novo nome na caixa de texto. Na mesma caixa de diálogo, defina se esta impressora será o padrão para os aplicativos Windows. g) Clique em Avançar. h) Defina se quer imprimir uma página de teste. Clique em Avançar. i) Clique em Concluir. Dependendo do modelo da impressora que o usuário está instalando, o Windows poderá solicitar um disquete ou CD de instalação. EXERCÍCIOS 1) FECHANDO PROGRAMAS MINIMIZADOS. a) Clique em Iniciar-Programas-Acessórios-Calculadora. b) Minimize a janela. c) Clique com o botão direito do mouse sobre o botão correspondente ao programa na Barra de Tarefas. d) Aparece um menu. Clique em Fechar. 2) CONFIGURANDO O MENU INICIAR. 2.1) COMO INSERIR UM OBJETO NO MENU INICIAR a) em menu iniciar, configurações, barra de tarefas, selecione a guia AVANÇADO b) Selecione o botão ADICIONAR ATALHO c) escreva a linha de comando do programa desejado ou selecione procurar. d) Agora selecione o local onde ele vai ser localizado, caso queira colocar tecla deatalho, coloque-o na área de trabalho e) Escolha um nome para seu ícone ou aceite o que o computador sugeriu. 2.2) COMO RETIRAR UM OBJETO DO MENU INICIAR a) Dê um clique com o botão direto na Barra de Tarefas ou clique em Iniciar-Configurações-Barra de Tarefas. b) Na guia Programa do Menu Iniciar, Clique sobre Remover. c) Clique na pasta PEDIDOS, para excluí-la. CUIDADO PARA NÃO REMOVER OUTRA PASTA POR ENGANO. d) Clique no botão Remover e então Fechar e OK. 8.6) MENU DOCUMENTOS: O menu Documentos contém uma lista dos últimos quinze documentos abertos, permitindo acesso rápido aos mesmos, sem ter que entrar em um programa específico para abri-los. EXERCÍCIO: 1) COMO LIMPAR O MENU DOCUMENTOS a) Aponte o ponteiro do mouse sobre a Barra de Tarefas e clique com o botão direito do mouse. b) Clique em Propriedades. c) Clique na guia Programas do Menu Iniciar. d) Clique no item Limpar. e) Clique em OK. 8.7) MENU PROGRAMAS: Para acessar qualquer programa, devemos primeiro abrir o menu INICIAR. Para isto, basta clicar o seu botão na Barra de Tarefas. Feito isso encontraremos o menu PROGRAMAS, que é o seu mais importante menu, pois é por onde o usuário acessa a maioria das pastas e arquivos contidos no sistema. Para diferenciar um menu (ou submenu, tanto faz) de um programa, basta olhar para o lado direito de seu nome: caso contenha um pequeno triângulo apontado para a direita, é um submenu, caso contrário, é um programa. Assim, Acessórios é um menu e Calculadora é um programa. Para abrir qualquer menu, basta apontar com o ponteiro do mouse para o seu nome, sem contudo clicá-lo, pois este é rapidamente aberto. Já para executar um programa é necessário um clique sobre seu nome ou ícone dentro do menu. O conteúdo do menu Programa varia de computador para computador, dependendo do que cada usuário tenha instalado no Windows. ACESSÓRIOS: o grupo Acessórios é muito conhecido, pois através dele podemos executar vários aplicativos. Para acessar o grupo Acessórios, deve-se clicar em Iniciar-Menu Programas-Acessórios. Assim o usuário poderá visualizar todos os aplicativos que constituem este grupo, dentre os quais veremos os mais conhecidos e utilizados, como: 1) CALCULADORA O usuário pode fazer cálculos exatamente como se fosse uma calculadora eletrônica comum. Pode ser usado o teclado numérico situado no lado direito do teclado. Se não tiver funcionando, deve-se pressionar a tecla NumLock. São dois tipos de calculadoras que o Windows nos permite trabalhar: Padrão e Científica. 2) COMO ESCOLHER O TIPO DE CALCULADORA Clique em Exibir-Padrão ou Científica. 3) FUNÇÕES DAS TECLAS: a) Usar tecla ESC para ativar C (clear). b) Usar ENTER para obter resultado da operação. Corresponde ao sinal de =. c) * MULTIPLICAÇÃO. d) / DIVISÃO. e) + SOMA. f) - SUBTRAÇÃO 4) COMO USAR A AJUDA. a) Para tirar dúvidas a respeito de alguma tecla da calculadora, clicar com o botão direito do mouse sobre ela. b) Aparecerá um menu escrito O que é isto? Clique com o botão esquerdo sobre este menu. c) Leia a ajuda. 5) COMO USAR A ÁREA DE TRANSFERÊNCIA. O menu Editar-Copiar permite que se copie o que estiver no mostrador da calculadora para a Área de Transferência. Após copiado, este conteúdo poderá ser colocado em outro aplicativo, através do menu Editar-Colar. 2) JOGOS O Windows traz alguns jogos para divertimento, como FreeCel, Paciência, Campo Minado e Copas que podem ser acessados pelo menu iniciar, acessórios e jogos geralmente, estes jogos somente podem serusados com ajuda do mouse. 3) BLOCO DE NOTAS O Bloco de Notas é um software que permite criar ou editar textos em formato .txt sem permitir os recursos de formatação gráfica do Word, apesar de coner menus que possibilitem toda a edição no formato somene texto. 4) FERRAMENTAS DE SISTEMA No uso diário, não há qualquer motivo para uma preocupação especial com o disco rígido. De vez em quando é bastante conveniente examiná-lo com toda atenção e, conforme for, eliminar as falhas que possam ter surgido. SCANDISK O ScanDisk é um programa que varre o disco à procura de erros, em sua superfície, arquivos e pastas, reparando-os se for necessário. 1) USANDO O SCANDISK: a) Clique em: Iniciar-Programas-Acessórios-Ferramentas de Sistema-ScanDisk. b) Selecione a unidade de disco que deseja verificar. Selecione a unidade C:, neste exercício. c) Escolha um dos testes (Padrão ou Completo). TIPOS DE TESTES: - PADRÃO: verifica a existência de erros nos arquivos e pastas contidos na unidade selecionada. - COMPLETO: verifica a existência de erros nos arquivos e pastas; verifica também a integridade física da superfície do disco; Para mudar os parâmetros usados pelo ScanDisk na verificação da superfície do(s) disco(s), clique em "Opções". d) Clique em Corrigir erros automaticamente (se esta caixa não estiver selecionada, o ScanDisk pedirá que você especifique como quer corrigir os erros. Se estiver selecionada, o ScanDisk irá corrigir a maior parte dos erros automaticamente, usando parâmetros predeterminados. e) Clique em Iniciar. OBS: O botão "Avançado": muda os parâmetros usados pelo ScanDisk, tanto no teste Padrão como no Completo. DESFRAGMENTADOR DE DISCOS - DEFRAG Um arquivo é fragmentado quando torna-se grande demais para o computador armazenar em um único local de um disco. Quando isto acontece, o computador divide o arquivo e o armazena em partes. Pode-se usar arquivos fragmentados, mas o computador gasta muito mais tempo para acessá-los. O Desfragmentador de Disco aumenta a velocidade de acesso, reorganizando os arquivos e o espaço disponível no disco, de modo que os arquivos sejam armazenados em unidades contíguas e o espaço disponível seja consolidado em um bloco também contíguo. a) Clique em: Iniciar- Programas-Acessórios- Ferramentas de Sistema-Desfragmentador de Disco. b) Clique na unidade de disco que deseja desfragmentar, depois, clique em "OK"; c) Aparecerá uma caixa informando o quanto da unidade está fragmentada. Leia e clique em Iniciar. OBS: Use o botão Avançado para alterar as configurações usadas pelo Desfragmentador de Disco. Enquanto o Windows desfragmenta seu disco, você pode usar o computador para executar outras tarefas. Contudo, o computador operará de modo mais lento. Para interromper temporariamente o Desfragmentador de Disco, de modo que possa executar outros programas a plena velocidade, clique em Pausa. Para cancelar o processo de desfragmentação, clique em Parar. 5) WORDPAD O WORDPAD é um processador de texto que acompanha o pacote Windows. Equivale ao WRITE da versão anterior. Apesar de ser limitado em relação ao WORD podemos produzir textos que não necessitem de muitos recursos. Ao usarmos o WORDPAD estaremos também nos familiarizando com alguns comandos do WORD. 5.1) ELEMENTOS DA TELA: a) ÁREA DO DOCUMENTO: local onde você digita seu texto. b) CURSOR OU PONTO DE INSERÇÃO: objeto piscante, que localiza onde o texto será inserido. c) BARRA: forma que ganha o apontador do mouse quando se trabalha com editor de texto. É através dela que o usuário posiciona o cursor no local desejado e-ou seleciona um bloco de texto. d) RÉGUA: auxilia o usuário a se posicionar dentro do texto quanto às tabulações e margens. e) BARRA DE MENUS: composta pelos menus Arquivo, Editar, Exibir, Inserir, Formatar, Ferramentas, Tabela, Janela e Ajuda. EXERCÍCIOS: 1) DIGITANDO UM TEXTO a) Clique em Iniciar-Programas-Acessórios-WordPad. b) Abra o menu ARQUIVO e selecione NOVO. As opções que o usuário terá são: - Documento do Word 6: arquivo compatível com o software WORD 6.0 - Documento Rich Text: padrão de texto compatível com softwares como WORD, PAGE MAKER, e outros. - Documento de textoÇ Arquivo compativel com qualquer editor de textos c) Selecione Documento Word 6 e clique em: OK d) A seguir você tem um texto para ser digitado. Note que o cursor está no canto superior da tela, indicando que o processador está pronto para começar. Não se preocupe com sua formatação, e use ENTER somente para mudar o parágrafo. Quem Descobriu o Brasil Foi Seu Cabral, no Dia 22 de Abril, Dois Meses Depois do Carnaval (Marquinho Lessa, Amaurizão, Guga, Chopinho e Tuninho Professor) Terra à vista! Um grito de conquista do descobridor A ordem do rei é navegar E monopolizar riquezas de além-mar Partiram caravelas de Lisboa Com o desejo de comercializar As especiarias da Índia E o ouro da África Mas depois o rumo se modificou Olhos no horizonte, um sinal surgiu Em 22 de abril, quando ele avistou Se encantou (tão linda!) Tão linda, tão bela! Paraíso tropical Foi seu Cabral quem descobriu o Brasil Dois meses depois do Carnaval Terra...abençoada de encantos mil De Vera Cruz, de Santa Cruz...Brasil Iluminada é a nossa terra O branco, o negro e o índio No encontro, a origem da nação E hoje a minha escola é toda raça Convida a massa e canta a nossa história São 500 anos vivos na memória De luta, esperança, amor e paz Eu quero é mais Viver feliz Sambando com a Imperatriz 2) FORMATANDO O TEXTO a) Selecione o texto todo, pressionando as teclas CTRL-T ou indo no menu editar, selecionar tud. b) Vamos escolher a fonte (tipo de letr a) e o seu tamanho no menu formatar, fonte. 3) DIGITANDO E SALVANDO UM TEXTO a) Vamos agora SALVAR o texto. Clique sobre o botão SALVAR ou escolha ARQUIVO-SALVAR. Aparece o quadro de diálogos SALVAR COMO. b) Clique agora na pequena seta situada no campo SALVAR EM e escolha Área de Trabalho (DESK TOP). c) Escreva um nome de arquivo, por exemplo, CARTA e clique em salvar. d) Seu documento será gravado na área de trabalho e aparecerá ali um ícone. Dê um duplo clique sobre esse ícone e o documento será aberto. 4) VISUALIZANDO E IMPRIMINDO UM TEXTO a) Se você quiser saber que aparência a carta terá quando for impressa, clique em Arquivo-Visualizar Impressão ou pressione o botão Visualizar Impressão, e você poderá ver na tela se a carta ficou bonita. b) Retorne então ao modo Normal pressionando Fechar. c) Se tivéssemos uma impressora conectada ao computador e quiséssemos imprimir a nossa carta, poderíamos clicar Arquivo-Imprimir ou usar o botão Imprimir. d) Saia do aplicativo usando o botão Fechar ou escolhendo Arquivo-Fechar ou as teclas ALT-F 4. 5) COMO SALVAR UM DOCUMENTO EM DISQUETE a) Para ter uma cópia de segurança ou levar o documento para ser impresso ou editado em outro computador precisamos de uma cópia em disquete. b) Abra o documento CARTA e clique em Arquivo-Salvar como. c) Clique na seta ao lado do campo Salvar e escolha Disquete de 3 1-2 ( A : ) . Em seguida escolha um nome para o arquivo ou coloque o mesmo que já está usando e pressione o botão Salvar. d) Se quiser ter certeza que o documento foi gravado no disquete, clique em Arquivo-Abrir-Disquete de 3 1-2 e procure no quadro de diálogo o nome que você escolheu. 6) EDITANDO E FORMATANDO PARÁGRAFOS a) Digite o texto abaixo utilizando a fonte TXT (OCIDENTAL) tamanho 10. FORMATANDO PARÁGRAFOS A formatação de parágrafos é, sem dúvida, a estrutura de formatação mais importante. É ela que dará ao seu documento o aspecto profissional, o equilíbrio entre blocos de texto e a noção de conjunto ao documento. É claro que quando começamos um documento podemos já ter em mente o seu formato final, porém, se o resultado não agrada, temos opções de formatação. b) Para trocar o tamanho e o tipo de fonte do título, selecione com o mouse clicando no início da palavra FORMATANDO e arrastando até PARÁGRAFOS. A região escura indica o que foi selecionado. Vamos escolher a fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 1 4. Ainda com o trecho selecionado pressione o botão NEGRITO para ativar a função. c) Agora vamos mudar o tipo de fonte e o tamanho do parágrafo digitado. 1- Selecione todo ele da mesma maneira anterior, com auxílio do mouse. 2- Escolha a fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 1 2. 3- Vamos mudar a localização do parágrafo, colocá-lo mais abaixo. Com ele selecionado, clicamos em Editar-Recortar. O parágrafo some da tela, pois foi enviado temporariamente para uma área de transferência. 4- Posicione o cursor no novo local escolhido para colocá-lo (pressione ENTER três vezes abaixo do título) e clique em Editar-Colar ( essa mesma ação pode ser executada através dos botões Recortar e Colar ). OBS 1. : Colocando o cursor junto ao título e pressionando ENTER também temos o deslocamento do texto todo para baixo. OBS2: Se quisermos reproduzir um trecho do texto sem ter de digitá-lo novamente podemos usar uma rotina parecida com a anterior, só que agora usando a opção Editar-Copiar. O trecho selecionado é copiado na área de transferência e podemos inserí-lo onde desejarmos clicando Editar-Colar. d) Vamos agora formatar o parágrafo: 1- Clique em Editar-Selecionar tudo. Repare que todo o texto aparecerá iluminado, inclusive o título. Se clicarmos em algum alinhamento agora, mudaremos também a posição do título. Desfaça, portanto, esta ação usando Editar-Desfazer ou pressionando o botão Desfazer. 2- Selecione só os parágrafos com o mouse e clique Formatar-Parágrafos. 3- No quadro de diálogo que aparece, preencha como o modelo e pressione OK : OBS. : Podemos utilizar a régua e os marcadores para formatar mais rapidamente: - clicando no retângulo, arrastamos os dois marcadores, deslocando todas as linhas do parágrafo. - o marcador de cima desloca a primeira linha do parágrafo. - o marcador de baixo desloca as demais linhas do parágrafo. 4- Utilize o botão Desfazer e formate os parágrafos utilizando os marcadores da régua. e) Como substituir palavras. Ao reler o documento achamos que o termo Formatação foi muitas vezes empregado. Podemos substituí-lo em todo o texto sem ter que apagá-los e redigitá-los: 1- Clique em Editar-Substituir . 2- No quadro de diálogos que se segue, digite a palavra FORMATAÇÃO no campo Localizar e AUXÍLIO no campo Substituir por. 3- Pressione o botão Localizar próxima. Você observará o deslocamento do quadro de diálogo para que se veja o texto, e a primeira palavra FORMATAÇÃO iluminada. Deixaremos essa como está. Pressione , outra vez Localizar próxima. 4- Agora pressione Substituir e automaticamente AUXÍLIO entra no lugar de FORMATAÇÃO. Repita a seqüência com o próximo parágrafo. 9. WINDOWS EXPLORER Explorer é uma seção do Windows 95 que permite ao usuário copiar, renomear, mover e deletar arquivos, de modo muito simples. Além disso, se você seleciona um ícone de um arquivo ou programa e tecla ENTER, o mesmo é aberto ou executado. O mesmo é válido para pastas . 9.1 EXPLORANDO OS OBJETOS Quando se fala em objeto dentro do EXPLORER, fala-se em qualquer ícone que encontrar, em ambos os painéis. Para "explorar" um objeto, você deve primeiramente selecioná-lo dando um clique. Para abrir uma pasta que estiver no painel esquerdo, basta dar um clique. Se a pasta estiver no painel direito, dar clique duplo. O sinal de - indica que a pasta possui subpastas. Observe que, ao selecionarmos uma pasta do painel esquerdo, o lado direito logo se ajusta de acordo com o conteúdo da pasta. O mesmo acontece quando selecionamos algum dos ícones de unidades. 9.2 DESCRIÇÃO DOS MENUS DO WINDOWS EXPLORER: A) ARQUIVO A.1) Quando se acessa o menu ARQUIVO sem que se tenha nenhuma pasta ou arquivo selecionado, abre-se o seguinte submenu: NOVO - A opção novo permite que o usuário crie uma nova pasta ou um atalho para uma pasta; - NOVA PASTA - escolha a opção pasta, e no final da lista do painel direito aparecerá, piscando, NOVA PASTA, neste campo deve ser digitado um nome. - ATALHO - cria atalhos para itens. Entre no menu ARQUIVO/NOVO/ ATALHO . Clique em PROCURAR e selecione o ítem desejado, a seguir clique em avançar e escolha um nome para o atalho e clique em concluir. Para se colocar o atalho na área de trabalho, basta arrastá-lo com o mouse. FECHAR - fecha o Windows Explorer. A.2) Ao acessarmos o menu ARQUIVO com uma pasta ou subpasta do painel da esquerda selecionada se abrirá o seguinte submenu: - Excluir - Exclui pastas, arquivos ou atalhos selecionados, antes, porém, abre-se um quadro pedindo para se confirmar que o ítem deve ser enviado para a lixeira. é bom lembrar que é possível se recuperar ítens que se encontrem na lixeira, bastando para isso que se abra a mesma na área de trabalho, selecione-se um arquivo e se clique em ARQUIVO/RESTAURAR. - Renomear - muda o nome de pastas, arquivos ou atalhos, para isso: 1. Selecione a pasta ou o arquivo cujo nome será alterado; 2. Clique mais uma vez sobre o nome do arquivo, destacando-o. 3. Digite o novo nome e tecle ENTER para concluir a operação. - Propriedades - mostra características do arquivo ou pasta ( tamanho, data e hora da criação, última modificação e última vez que foi acessad o). Essa opção também permite mudar atributos (somente para leitura, oculto, arquivo ou sistem a) dos arquivos ou pastas . Se o campo SOMENTE LEITURA estiver ativado, impede que sejam salvas alterações no arquivo. a.3) Quando abrimos o menu ARQUIVO com um arquivo selecionado na janela da direita, aparece o seguinte submenu: - Abrir: abre o arquivo ou pasta selecionados. - Imprimir: imprime o documento. - Visualização rápida: para visualizar o documento. - Enviar para: permite se fazer cópias do arquivo selecionado para os diretórios indicados. a.4) Se acessarmos o menu ARQUIVO com uma subpasta selecionada no menu da direita, teremos o seguinte submenu: - Explorar: mostra todas as subpastas e arquivos contidos na subpasta selecionada. - Localizar: Para se localizar um arquivo da pasta selecionada. Ao ser acessado, abre-se um quadro de diálogo: No campo NOME digite o nome do arquivo e, em EXAMINAR o diretório onde deve ser procurado e clique em LOCALIZAR AGORA. - Criar atalho: ao ser acionado cria imediatamente, no final da lista da direita um atalho para a subpasta selecionada. a) EDITAR - Desfazer - desfaz a última operação realizada - Recortar - este comando, junto ao comando colar, permite mover pastas, arquivos ou atalhos. Para realizar esta operação selecione um arquivo, clique em EDITAR/RECORTAR, selecione outra pasta para receber o arquivo e clique em EDITAR/COLAR. - Copiar - este comando, junto ao comando colar, permite copiar pastas, arquivos ou atalhos. Para copiar um ou mais arquivos, bem como pastas e seus respectivos conteúdos para um disco qualquer, basta executar os procedimentos seguintes: 1. Insira o disquete na unidade destino ( A:, por exempl o); 2. selecione o arquivo(s) ou pasta(s) que deseja copiar, clicando sobre os mesmos (utilize a tecla SHIFT para selecionar mais de um arquivo em seqüência ou a tecla CTRL , para selecioná-los aleatoriament e). 3. Posicione o apontador sobre um só dos arquivos selecionados, pressione e arraste o mouse até o ícone da unidade A:, disposto no painel esquerdo da janela; 4. Para concluir a ação, libere o botão do mouse. Você pode copiar um ou mais arquivos e/ou pastas, desde que, é claro, estes caibam no espaço livre contido no disco destino. Para realizarmos uma cópia entre pastas, é necessário manter CTRL teclado, enquanto os ícones dos arquivos são arrastados. Só libere esta tecla após liberar o mouse. Um sinal de - durante o arraste dos ícones indica a cópia. - Colar - para colar pastas e arquivos em um novo local, devemos selecioná-los, clicar em EDITAR/RECORTAR e a seguir selecionar uma nova pasta para movê-los. - Colar atalho - cola atalhos em um novo local. Seleciona-se um arquivo, clica-se em COPIAR e a seguir em COLAR ATALHO. - Selecionar tudo - seleciona todo o conteúdo de uma pasta. - Inverter seleção: se tivermos apenas um ítem selecionado e quisermos inverter, ou seja, selecionar todos menos ele. c) EXIBIR - Barra de ferramentas - mostra ou não a Barra de Ferramentas. - Barra de status - mostra ou não a Barra de Status. - Ícones grandes - mostra os ícones de pastas, arquivos e atalhos em um tamanho maior. Este comando também pode ser acionado pelo botão - Ícones pequenos - mostra os ícones de pastas, arquivos e atalhos em um tamanho reduzido. Também podemos usar o botão - Lista - mostra apenas os ícones das pastas e arquivos. - Detalhes - mostra outros detalhes sobre as pastas e arquivos. - Organizar ícones - classifica os itens por nome, tamanho, data e tipo, dependendo da visualização escolhida. - Opções - permite escolher o tipo de arquivo que será mostrado. d) FERRAMENTAS - Localizar - localiza arquivos ou pastas em qualquer local do computador. - Ir para - abre a pasta desejada.