MANUAL DO SISTEMA JOGAVOX VERSÃO 1.1 1) INTRODUÇÃO O sistema denominado Jogavox é uma ferramenta de criação interativa de jogos acessíveis a deficientes visuais, que permite que um professor com pouco treinamento em computação possa criar jogos de grande interesse. Não há restrição quanto à situação de deficiência visual ou não, tanto para o desenvolvedor de jogos, quanto para o utilizador. Assim, ele deve ser visto como um ingrediente importante e facilitador do acesso e da construção do conhecimento pelos alunos incluídos em turmas regulares, pela perspectiva de valorização das potencialidades encontradas em uma proposta de produção colaborativa. O projeto cria as bases para que se torne factível que um grande número de docentes possam se apropriar da tecnologia e de uma metodologia para criação de jogos pedagógicos inclusivos para diversas disciplinas. 1.1) HISTÓRICO O sistema Jogavox foi desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como subproduto da dissertação de Mestrado da Prof. Érica Esteves da Cunha e da monografia de especialização da Prof. Lidiane Figueira da Silva. As duas teses tiveram orientação do Prof. Josefino Cabral e co-orientação do Prof. José Antônio Borges. 2) INSTALANDO O PROGRAMA O Jogavox vem instalado nas versões mais atuais do DOSVOX. Caso esteja faltando, deve-se atualizar o sistema com o seguinte procedimento. Baixe o arquivo jogavox.zip a partir do site http://intervox.nce.ufrj.br/~antonio2/jogavox.zip Descompacte este arquivo em c:\winvox (ou na pasta onde o sistema dosvox está instalado). Entre no DOSVOX e execute a configuração avançada (opção *) tecle C e então tecle A para atualizar o sistema por arquivo. Informe o nome do arquivo: c:\winvox\jogavox.atu Nota: caso o DOSVOX não esteja instalado em c:\winvox, substituir o comando acima para usar o diretório de instalação do DOSVOX. 3) INICIANDO O JOGAVOX O Jogavox é ativado com as teclas JJ no Dosvox. Caso isso não aconteça, ele não está bem instalado: reinstale-o, como mostrado na seção anterior. Quando se abre, o jogavox mostra a seguinte pergunta Opção: Jogar, Criar ou editar? Use as iniciais J, C ou E ou então acione as setas para escolher e depois enter. 2.2) FECHANDO Para fechar o Jogavox, pressione ESC; é perguntado se deseja fechar o jogo: pressione a tecla S para confirmar. Dependendo do momento do jogo, o programa pode pedir para apertar a tecla ENTER para confirmar a saída. 3) COMO JOGAR UM JOGO JÁ CRIADO Para iniciar um jogo simplesmente pressione a tecla J. Nota: Outra opção seria pressiona a seta para baixo que mostra o menu de opções, selecione a opção jogar e aperta ENTER. Depois disso aparecerá uma lista de diretórios contendo os diversos jogos instalados na máquina. Para selecionar, use as setas. Nota: Geralmente uma pasta contém apenas um jogo. Entretanto há determinados jogos que, por compartilharem imagens ou sons, ficam armazenados num mesmo diretório. Ex: diversos jogos para geografia podem usar o mesmo mapa. Depois de escolher o diretório, use as seteas para selecionar o jogo desejado e pressione ENTER novamente. Os jogos são auto-explicativos (ou deveriam ser). Eles exibem informações, perguntas, imagem, etc, na tela do computador. Às vezes precisam de uma resposta para continuar, mas isso é parte do jogo, e explicitado num pedido específico. Neste caso, tecla-se a resposta e aperta-se ENTER para confirmar (pode-se usar backspace para apagar letras equivocadas na resposta, caso necessário). Todos os jogos são baseados em lugares. Um lugar é um ponto do jogo onde alguma coisa acontece. Os lugares são compostos por slides, pode-se recuar ou avançar entre os slides simplesmente usando a seta para a esquerda ou direita. Quando se dá uma resposta, o jogo normalmente se movimenta para outro lugar, que depende da resposta dada. Por exemplo, se é feita uma pergunta cuja resposta possa ser certo ou errado, o programa terá duas opções para os novos lugares de execução. 4) CRIAR OU EDITAR JOGO 4.1 – CRIAR Na opção C – criar do Jogavox é possível criar um jogo novo. No menu inicial abre-se uma tela onde é pedida a seguinte informação: 'Informe o nome do diretório a criar para o jogo'. Será preciso informar onde o usuário deseja salvar as informações relativas ao jogo. Basta digitar o nome desejado para o jogo, por exemplo solar Depois disso será solicitado o nome do jogo. Conhecendo o Sistema Solar Todos os são colocados na pasta c:\winvox\jogavox e têm extensão .JOG. Neste exemplo, então a pasta do jogo seria: c:\winvox\jogavox\solar e o arquivo de jogo seria c:\winvox\jogavox\solar\Conhecendo o Sistema Solar.JOG Pressionando enter, será ouvida a mensagem 'arquivo gravado' e o usuário será levado ao ambiente de controle básico da edição. 4.1 – EDITAR No ambiente de edição de jogos é também possível editar um jogo já criado. Para isso usa-se a opção E no menu inicial do Jogavox, e em seguida escolher um jogo com as setas, como se fôssemos jogar. Uma vez que o jogo esteja carregado passa-se a proceder ao controle básico da edição. 5 – CONTROLE BÁSICO DA EDIÇÃO Após selecionar o jogo a ser editado e pressionando-se a tecla enter, se abrirá uma nova tela onde serão possíveis as seguintes opções: D – Editar dados gerais C – Configurar apresentação E – Editar os lugares do jogo I - Importar mídias para o jogo S – Salvar o jogo X – Executar o jogo ESC – Terminar 5.1 – DADOS GERAIS Selecionando a opção D - editar dados gerais, abre-se um novo menu com várias informações, algumas já preenchidas: nome do jogo, autor, data de criação, etc. Nome do jogo: Viajando no sistema solar Autor: Projeto DOSVOX/NCE/UFRJ Data de criação: 05/10/2010-Terça Versão: 1.0 Data da versão: 05/10/2010-Terça Comentários: Cultura geral sobre o sistema solar É possível modificar qualquer uma das informações com relação aos dados do jogo selecionando as teclas ctrl + y, e será ouvida a seguinte mensagem: 'Campo apagado' permitindo com que o autor digite novas informações com relação ao jogo. Ao final das alterações necessárias basta pressionar a tecla Esc e depois s para confirmar a saída do menu atual e voltar para o menu anterior. 5.2 – CONFIGURANDO A APRESENTAÇÃO Pressionando-se enter na opção C- Configurar apresentação é possível modificar a imagem de fundo e a fonte globais, que servirão como base para toda apresentação, se um certo lugar não fizer uso de outros. O Formulário tem a aparência similar ao do seguinte exemplo: Imagem de fundo – fundo.jpg Fonte do texto – arial Tamanho – 24 Negrito – sim Esses parâmetros variam de acordo com a acuidade visual do usuário. No caso de uma pessoa com visão subnormal, é importante que se use um tipo de fonte um e tamanho de letra visível para ela. Nota: Utilize uma imagem que faça contraste com a cor da letra utilizada. Se não for especificado, o padrão do jogo utilizará imagem em branco com letras de cor preta. 5.3 CRIANDO OS LUGARES DO JOGO Na opção E-Editar os lugares do jogo, é possível executar várias operações com os lugares, em particular criar novos lugares, remover lugares e mudar suas características. Quando essa função é acionada é exibida na tela uma lista de lugares já criados Ex: 1- Capa 2- Sol 3- Erro Sol 4- Mercúrio 5- Erro Mercúrio 6- Vênus 7- Erro Vênus 8- Terra Último local Nós nos moveremos sobre os lugares já criados usando as setas e então pressionaremos a tecla F9 para escolher, também com as setas a operação desejada. I – inserir novo lugar E – editar características do lugar P – programar ações simples R – remover lugar M – mover S – editar os slides V – visualizar * – programação avançada (só para craques) X – executar a partir daqui Caso já se conheça a letra da operação desejada basta apertá-la ao invés de apertar F9, o que aumenta a velocidade operacional. Detalharemos essas opções a seguir: • Opção I - inserir novo lugar Insere um novo slide acima do atual, com o nome de Novo Lugar • Opção E - editar caraterísticas do lugar São oferecidas diversas possibilidades para apresentação deste lugar, em particular Nome - Novo Slide Descrição Curta - Mídia do lugar - Cor do fundo - PRETO Cor da letra - BRANCO Imagem de fundo - A música pode ser especificada nos seguintes formatos: WAV, MP3, AVI (filme) ou MPEG =(filme) O tamanho da imagem de fundo não deve ser maior do que 1024 x 768 É importante que a cor da letra e a cor do fundo tenham um contraste, permitindo desta forma, uma melhor visualização. A descrição curta é apenas um texto de comentário para ajudar o programador a se localizar, não tendo influência no jogo. • Opção P - programar scripts de ações Pontos ganhos ao chegar aqui: Resposta Esperada: Se OK, que lugar? Se erro, que lugar? Jogo termina aqui- Não A resposta esperada é um texto que será digitado pelo usuário ao fim dos slides desse lugar, influindo na seqüência do jogo. Se esta resposta for teclada, o jogo desviará para o lugar especificado na opção OK, caso contrário, desviará para o lugar de erro. Importante: Caso não seja especificado o lugar OK ou o lugar ERRO, o jogavox o considerará como sendo o próximo lugar na seqüência. Independente de ser uma resposta correta ou errada, a simples chegada ao lugar, já atribui um determinado número de pontos (que pode ser negativo). Deixar o número de pontos em branco no formulário é o mesmo que informar 0 (zero) pontos. A informação ‘jogo termina aqui’ é usada para indicar que o jogo será interrompido após esse lugar. Note que o jogo pode ter vários lugares de interrupção. • Opção R – remover lugar O Jogavox pede autorização para remover o lugar. Uma vez removido não como recuperá-lo • Opção M – mover Deve-se selecionar o local de destino com as setas e apertar enter • Opção S – editar os slides Através desta opção, é ativada a edição dos slides que compõem este lugar. • Opção V – visualizar Através desta opção, uma simulação deste lugar de jogo é apresentada. • Opção * - programação avançada (só para craques) Esta opção ainda não está disponível. • Opção X - executar a partir daqui Através desta opção, uma simulação do jogo é apresentada, começando a partir deste lugar. 5.4 – CRIAÇÃO DOS SLIDES DO JOGO Cada lugar do jogo é descrito por um conjunto de slides, cada um dos quais podendo apresentar uma figura e um texto. Nessa função é possível executar as seguintes operações: I – Inserir novo slide E – Editar slide R – Remover slide M – Mover slide V – Visualizar slide A operação destas funções é muito semelhante à operação de editar lugares, à exceção da opção de editar slides, mostrada em seguida. • Opção E - editar slides Título – Título do slide, usado unicamente no processo de edição. Não aparece na tela de execução. Figura - Arquivo no formato JPG ou BMP que será anexado à direita do slide Mídia do lugar – Arquivo de música, efeito sonoro ou locução do slide Espera Mídia - (sim ou não) Indica que a locução, se especificada, será feita após a execução da mídia Fala texto – (sim ou não) indica se o texto será sintetizado ou apenas mostrado na tela. Linhas de texto (de 1 a 10) – texto relativo ao conteúdo do slide. 6) IMPORTANDO MÍDIAS PARA O JOGO A qualidade de um bom jogo é fruto de muitos fatores, em particular das mídias sonoras e visuais que são utilizadas. Desta forma, é interessante fazer usar mídias variadas, provavelmente provenientes de câmeras fotograficas ou da Internet. A função de Importar mídias para o jogo permite que arquivos multimídia sejam copiados para a pasta do jogo atual, tornando-se assim facilmente utilizáveis. Os seguintes tipos de mídia são aceitos na maioria dos computadores: Arquivos de foto .JPG (não são aceitos arquivos .BMP) Arquivos de música .MID Arquivos de som .WAV e .MP3 Arquivos de filme .AVI e .MPG (recomenda-se usar nos slides e não nos lugares). Outros arquivos podem também funcionar, mas isso vai depender dos drivers que estiverem instalados no computador. 7) PROGRAMAÇÃO AVANÇADA Esta opção está ainda em desenvolvimento. 8) CONTACTANDO O PROJETO JOGAVOX Direção técnica: - Prof. José Antonio Borges e-mail: antonio2@nce.ufrj.br Lidiane Figueira da Silva e-mail: lidianefigueira@hotmail.com Dúvidas técnicas: Tiago Borges (21) 2598-3339 e-mail: tiago.dosvox@gmail.com Este Manual foi criado por Tiago Paixão Borges Versão original: 09/12/2010 Revisão: 23/03/2011 Nota Técnica sobre o Jogavox Do ponto de vista pedagógico, o grande desafio foi a criação de uma metodologia para criação de jogos pedagógicos que permitisse especificar com simplicidade um bom número de problemas, gerando um conjunto de "maquetes computacionais de jogos" que possam ser adaptados para uso em diferentes situações pelos professores. Nesta metodologia, os conceitos construtivistas devem necessariamente ser o eixo central do modus operandi da construção, pois é o professor quem terá que se sentir motivado a transformar-se no agente criador do objeto (o jogo) que será gerado para consumo para os alunos. Desta forma, o Jogavox deve ser parte integrante das estratégias pedagógicas da escola cujo foco seja a aplicação de uma política educacional inclusiva. Podem ser agregados ao processo de criação pessoas com outras habilidades, como um artista plástico, um músico e naturalmente professores com experiência no trabalho com pessoas com deficiência, tanto em ambientes de ensino complementar especializado (por exemplo, sala de recursos), quanto em salas de aula convencional. Com o Jogavox, o que se tenta obter é a organização de um ambiente que propicie que professores com relativamente pouca experiência em computação, sejam capazes de construir jogos computacionais inclusivos, ou seja, que possam atender a alunos com ou sem deficiência. Estes jogos devem incorporar elementos multimídia, em que o centro da interação é baseado no uso do teclado e do som, mas outros elementos devem estar presentes, em particular fotos (ou desenho) e filmes. O que chamamos de ambiente é composto de: • Uma ferramenta de criação interativa de jogos, acessível a deficientes visuais, portanto permitindo inclusive que o professor também possa ser cego, que denominamos Jogavox. • Uma metodologia de criação para algumas classes bem definidas de jogos pedagógicos. • Uma série de insumos para criação de jogos mais complexos, que possam ser produzidos por pequenas equipes de desenvolvimento. • Um conjunto de jogos pedagógicos inclusivos, que sejam facilmente modificáveis, devendo ser vistos como modelos para criação de novos jogos. Foi um ponto central deste projeto a criação de uma massa crítica de professores treinados para criar e aplicar estes jogos inclusivos, o que incluiu a organização de um evento (workshop de criação de jogos pedagógicos inclusivos), com abrangência a nível estadual, em que um conjunto de professores tomou contato com a tecnologia computacional específica e com a metodologia associada. O ferramental que denominamos Jogavox é resultado da pesquisa que vem sendo realizada nos últimos anos pelo Núcleo de Computação Eletrônica-NCE da UFRJ, liderada pelo Prof. José Antonio Borges [Borges, 2008], no Centro de Apoio Educacional ao Cego, em colaboração com o Prof. Josefino Cabral, dos programas de Mestrado e Doutorado do NCE/UFRJ e de alguns alunos, em que se destacam Erica Esteves Cunha (precursora das idéias do sistema de jogos inclusivos, em sua tese de mestrado [Cunha, 2007], no programa PPGI/NCE/IM na UFRJ) e Lidiane Figueira (implementadora original do sistema Jogavox, em sua tese de pós-graduação em Informática Educativa no programa PGTIAE no NCE/UFRJ) [Silva, 2009].