Pró-Reitoria de Extensão - PR-5 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Tércio Paccitti - NCE Curso de Extensão à Distância: Curso para multiplicadores de Dosvox na perspectiva da Educação Inclusiva Guia do Cursista Rio de Janeiro, 13 de Abril de 2016. R E S U M O Este projeto destina-se a implantação de um curso de extensão no Instituto Tércio Paccitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ), que oportunize profissionais de diferentes áreas, o conhecimento técnico e pedagógico do potencial do ambiente Dosvox e de suas ferramentas. O projeto cria as bases para que se torne factível que, um grande número de profissionais possam se tornar multiplicadores desta tecnologia. A criação de uma metodologia para ensinar pessoas com deficiência visual o uso produtivo deste software visa corroborar para a inclusão destas pessoas nos mais diversos âmbitos da ação humana. Serão apresentadas, durante o curso, alternativas que devem ser vistas como ingredientes importantes e facilitadores do acesso à inclusão social e à construção do conhecimento por pessoas com deficiência visual. Sendo assim, pretende-se que este curso seja fundamentado em uma perspectiva de valorização das potencialidades. 1 – Introdução A partir da última década do século XX, através da influencia de diversas diretrizes, em nosso país, o discurso em prol da Educação Inclusiva foi se consolidando com base nos preceitos da educação para todos. Este processo teve como referência marcante a Declaração de Salamanca (1994), que foi produto da Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais : Acesso e Qualidade, organizada pela UNESCO, na Espanha, que teve o Brasil como um dos países signatários . Foi a partir deste marco que política de Educação Inclusiva começou a ser difundida e adotada nos diferentes sistemas educacionais, de todo o mundo. Esse paradigma afirma o direito à educação para todos os indivíduos, como consta na Declaração dos Direitos Humanos de 1948, e está embasado nos conceitos de Educação para adversidade e atenção às necessidades educacionais de cada aluno. A Declaração de Salamanca (1994) é considerada um marco nas bases de conceitos referentes à educação, por colocar em cheque não só a concepção tradicional da Escola, mas também como a própria Educação Especial, que não pode se configurar apenas como um atendimento direto à pessoas com dificuldades e outras condições atípicas de aprendizagem e desenvolvimento, servindo de suporte ao ensino comum. Entre outros pontos, propõem ainda que os sistemas escolares devem acolher todos os alunos, independente de suas condições físicas, emocionais, intelectuais, sociais e políticas ou outras. Também coloca que crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais devem ter acesso às escolas regulares e que de um modo geral devem se adequar a fim de construir uma sociedade inclusiva e para todos. Neste contexto, a Universidade como uma instituição responsável pelo Ensino, pesquisa e extensão, é chamada a dar sua parcela de colaboração criando em seus diferentes cursos iniciativas que abarquem questões inclusivas. O computador representa para as pessoas com deficiência visual uma ferramenta importante no desenvolvimento de suas habilidades nas áreas educacionais e profissionais. A utilização de um instrumental de informática adequado tem um impacto positivo e relevante na qualidade de vida dessas pessoas. O ambiente Dosvox vem contribuindo muito neste sentido, pois possibilitou a pessoas com deficiências visuais, através da inclusão digital, romper com barreiras impostas pelas peculiaridades presentes em suas vidas. Há mais de 15 anos o NCE vem desenvolvendo um reconhecido trabalho na área de criação, implementação e suporte de tecnologias assistivas. Esse reconhecimento foi propiciado principalmente desenvolvimento dos programas DOSVOX ; MOTRIX; e MICROFÊNIX. O DOSVOX mudou o paradigma da educação e profissionalização de pessoas com deficiência visual, pois possibilitou, através da inclusão digital, romper com barreiras impostas pelas peculiaridades presentes na vida dessas pessoa. É importante acrescentar que o DOSVOX já está na sua versão 4.5 e entre muitas outras possibilidades o programa oferece: um editor de textos, um correio eletrônico e um navegador de internet O MOTRIX possibilitou a pessoas com deficiência motora, que possuíssem boa dicção, pudessem ter acesso ao uso do computador através de comando de voz. Este programa proporcionou um significativo ganho na qualidade de seus usuários , inclusive no âmbitos educacionais e profissionais; O MICROFÊNIX fez com que pessoas com acentuados comprometimentos motor e de fala pudessem não apenas ter acesso ao computado, mas ganhassem mais uma ferramenta de comunicação alternativa. Nos pautando no paradigma da inclusão, verificamos que há uma crescente necessidade de ampliar as competências dos profissionais de diversas áreas para trabalhar com pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Sendo assim, acreditamos que a criação de curso de extensão sobre o Ambiente Dosvox propiciará a todos os seus cursistas um crescimento profissional, fruto da realização de um atendimento de qualidade a pessoas com deficiência visual. A modalidade de EAD, por seu poder de abrangência, garante, a possibilidade de disseminação da importância e do uso do ambiente Dosvox com alunos com Deficiência Visual, para um número significativo de profissionais. A arquitetura pedagógica do curso não visa apenas garantir a mera transmissão de informação, mas se fundamenta em uma ação formativa pautada na reflexão e na construção do conhecimento. 2 - Objetivo: O objetivo deste curso é Levar aos cursistas conhecimentos específicos na área da tecnologia da informação e da comunicação (TIC), com foco na educação de alunos com deficiência visual. Com isso, pretende-se formar multiplicadores da tecnologia Dosvox , propiciando que pessoas que atuam em diferentes áreas, sejam capazes de se tornarem instrutores, ou seja, que possam dar atendimento de qualidade a pessoas com deficiência visual através do uso e da consequente multiplicação do potencial deste ferramental. 3 - Ementa: Introdução ao ambiente Dosvox; Noções de arquivamento; Edivox: editor de textos do ambiente Dosvox; Jogos educativos no ambiente Dosvox; Operações de multimídia no Dosvox; PPTvox: aprendendo a fazer apresentações interaivas no Dosvox; Jogavox: editando jogos educativos; Cartavox: correio eletrônico do ambiente Dosvox; Webvox: navegando na internet pelo Dosvox; Acesso às redes sociais pelo Dosvox; Atividade final: projeto referente à utilização do Dosvox na área de atuação de cada cursista. 4 - Metodologia: O curso será dividido em 11 (onze) módulos, e realizado totalmente à distância. Os alunos terão contato com um fluxo de documentos de diversos formatos e com demais ferramentas que os proporcionem o trabalho e a aprendizagem colaborativa. Avaliação: Ao final de cada módulo os alunos deverão realizar uma tarefa em grupo valendo uma nota de 0 a 10. Só será aprovado aquele aluno que obtiver nas tarefas a média mínima estabelecida. Duração Estimada: 7 meses Carga horária total: 70h 5 - Estrutura Curricular: Módulo 1 Título: Introdução ao ambiente Dosvox. Objetivos: Levar aos professores-cursistas conhecimentos sobre o programa principal do Dosvox e seus principais utilitários. Tópicos: Introdução e instalação do Dosvox; Primeiros passos no Dosvox; Acesso aos manuais on-line. Carga Horária: 5 horas. Módulo 2 Título: Conhecendo as partes do computador e noções de arquivamento. Objetivos: Fazer com que os professores-cursistas conheçam os computadores suas partes (hardware e software), e obtenham noções de arquivos e diretórios para o armazenamento de informações. Carga Horária: 5 horas. Módulo 3 Título: Edivox: editor de texto do ambiente Dosvox. Objetivos: Levar aos professores-cursistas conhecimentos introdutórios sobre edição de texto. Tópicos: Edição de uma linha; Alteração de palavras erradas; Caminhando dentro do texto; Leitura do texto completo dentro do editor; Acionamento do verificador ortográfico; Salvamento e abertura de arquivos. Carga Horária: 6 horas Módulo 4 Título: Jogos educativos no ambiente Dosvox. Objetivos: Levar aos professores-cursistas conhecimentos sobre os principais jogos do Dosvox e suas aplicações pedagógicas. Tópicos: Um panorama geral dos jogos do ambiente Dosvox; Configuração e utilização didática do jogo Forcavox; Configuração e utilização didática do jogo Letravox; Configuração e utilização didática do jogo Letrix. Carga Horária: 5 horas Módulo 5 Título: Operação multimídia no Dosvox Objetivos: Levar aos professores-cursistas conhecimentos sobre os recursos de multimídia disponíveis no ambiente Dosvox. Tópicos: Conceitos gerais sobre mídias; Reprodução de mídias; Gravação de áudio. Carga Horária: 8 horas Módulo 6 Título: PPTvox: aprendendo a fazer apresentações interativas no Dosvox. Objetivos: Levar aos professores-cursistas conhecimentos sobre os principais utilitários falados do ambiente Dosvox. Tópicos: Conhecendo o exibidor de apresentações interativas: PPTvox. Carga Horária: 7 horas. Módulo 7 Título: Jogavox: editando jogos educativos. Objetivos: Levar aos professores-cursistas conhecimentos sobre como editar jogos educativos. Tópicos: O que é o Jogavox; Tipos de jogos; Elaborando roteiros; Implementando recursos de multimídias. Carga Horária: 10 horas Módulo 8 Título: Cartavox: correio eletrônico do ambiente Dosvox. Objetivos: Levar aos professores-cursistas conhecimentos sobre o correio eletrônico Cartavox. Tópicos: Configuração de uma conta; Formatação de um e-mail; Envio, resposta, encaminhamento, folheamento; Cópias carbono; Inclusão e recuperação de anexos. Carga Horária: 7 horas. Módulo 9 Título: Webvox: Navegando na internet pelo Dosvox. Objetivos: Levar aos professores-cursistas conhecimentos sobre o navegador Webvox. Tópicos: Conceitos gerais sobre homepages e URLs; Acesso à homepages; Entendendo o processo de leitura no Webvox. Carga Horária: 5 horas. Módulo 10 Título: Acesso à redes sociais pelo Dosvox. Objetivos: Levar aos professores-cursistas conhecimentos sobre o Twitvox e VoxTube. Tópicos: Configurando o Twitvox; Entrando e interagindo no Twitter. Carga Horária: 5 horas Módulo 11 Título: Atividade final: projeto referente à utilização do Dosvox na área de atuação de cada cursista. Objetivos: Levar os professores-cursistas a refletir sobre a aplicação do Dosvox em sua prática profissional. Carga Horária: 7 horas Referência Bibliográfica ALBERNAZ, Neno Henrique da Cunha. Digitavox: curso de digitação para deficientes visuais. 2011. 90f. Tese (Mestrado em Informática em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. BORGES, José Antonio dos Santos. Do Braille ao DOSVOX – diferenças nas vidas dos cegos brasileiros. 2009. 343f. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Necessidades Educativas Especiais – NEE In: Conferência Mundial sobre NEE: Acesso em: Qualidade – UNESCO. Salamanca/Espanha: UNESCO 1994. MAZZILLO, Ida Beatriz C. Velho. DOSVOX – o que você deseja?. Rio de Janeiro: UFRJ/NCE, 2010. PORTO, Bernard Condorcet. WEBVOX: Um navegador para a World Wide Web destinado a Deficientes Visuais. 2001. 192f. Tese (Mestrado em Informática em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. ANEXO 1: Cronograma: Módulo Início/Final Período de ambientação 03/06 a 10/06 Módulo 1- Introdução ao ambiente Dosvox 10/06 a 17/06 Módulo 2 – Computador e formas de arquivamento 17/06 a 01/07 Módulo 3 – Edivox: Editor de texto do Dosvox 01/07 a 15/07 Módulo 4 – Jogos educativos no ambiente Dosvox 15/07 a 22/07 Módulo 5 – Operação multimídia do Dosvox 22/07 a 03/08 Módulo 6 – Jogavox – Editando jogos educativos 03/08 a 31/08 Módulo 7 – Utilitários Falados 31/08 a 14/09 Módulo 8 - Cartavox: Correio Eletrônico 14/09 a 28/09 Módulo 9 – Webvox: Navegando na Internet 28/09 a 13/10 Módulo 10 – Acesso as redes sociais pelo Dosvox 13/10 a 27/10 Módulo 11 – Atividade Final 27/10 a 10/11 Entrega de atividades atrasadas 10/11 a 24/11 Período de correção das atividades atrasadas 24/11 a 09/12 • As atividades devem ser entregues preferencialmente ao término de cada módulo. • Indicadores quantitativos e qualitativos da avaliação; • Pelo público; • Pela equipe de execução.