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Curso: Aperfeiçoamento
em Atendimento Educacional Especializado para o estudante com deficiência
visual (DV) |
Previsão de início: Novembro de 2017.
Custo: Gratuito.
Número de
vagas: 300.
Público-alvo: Professores da rede pública de Ensino Fundamental.
Carga
horária: 180 horas – 6 meses de duração.
Inscrições encerradas.
As vagas foram computadas por ordem de inscrição.
Foram consideradas válidas apenas as inscrições com número de matrícula
e CPF válidos.
Obtenha
aqui a listagem dos aprovados.
Realização:
Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de
Tecnologia Assistiva – TECNOASSIST (http://intervox.nce.ufrj.br)
Instituto Tércio Pacitti
de Aplicações e Pesquisas Computacionais
— NCE (http://portal.nce.ufrj.br)
Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ
(http://ufrj.br).
Coordenação geral:
Prof. José Antonio Borges e
Profª
Angélica da Fonseca Dias
Metas deste
curso
Este curso, realizado totalmente a distância,
apresenta uma visão equilibrada entre teoria e prática, visando assegurar a
qualidade do atendimento educacional especializado, de forma a viabilizar ao
educador a identificação, elaboração e organização dos recursos pedagógicos e
de acessibilidade, visando que sejam eliminadas as barreiras para a plena
participação dos alunos com deficiência visual, sempre atreladas às suas
necessidades específicas.
Ementa do
curso
1. Visão geral sobre a Política de Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Apresentar em linhas gerais os pontos
principais das Políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva (Decreto 7.611/2011, Resolução 04/2009 — CNE entre outras) e o modelo
dos Centros de Apoio Pedagógico.
2. Cegueira e baixa visão:
conceitos e características
Conceituar e
caracterizar as situações de cegueira e baixa visão.
3. Recursos para acessibilidade
para deficiente visual
Mostrar os
principais recursos utilizados pelas pessoas com deficiência visual, incluindo
diversos modelos e equipamentos para escrita, transcrição e organização de
informações.
4. Produção de material didático
para Deficiente visual
Apresentar
as principais estratégias e metodologias utilizadas na produção de material
didático e adequação curricular para deficiente visual, visando promover
acessibilidade plena ao estudo.
5. Braille e Sorobã
Estudar o
sistema Braille, visando o desenvolvimento de uma proficiência mínima na
leitura e escrita, em particular sua transcrição através de equipamentos
computadorizados, e também algumas técnicas relacionadas ao uso do Sorobã.
6. Recursos de informação e
comunicação baseados em eletrônica e informática
Explorar
possibilidades técnicas e informatizadas, envolvendo diversas vertentes da
Tecnologia de Informação e Comunicação.
7. Orientação e Mobilidade
Discutir os
principais mecanismos que permitem que as pessoas com deficiência visual tenham
pleno acesso ao mundo físico.
8. Atividades da Vida Autônoma
Desenvolver
estratégias visando plena realização de atividades de vida autônoma.
9. Noções de
deficiência visual associada a outras peculiaridades, incluindo altas
habilidades e superdotação.
Apresentar
noções do processo de identificação, avaliação e atendimento educacional
especializado, em pessoas que além da deficiência visual, apresentem outras
deficiências, incluindo situações de altas habilidades/superdotação.
O que o
aluno deve esperar depois que fizer este curso
Sintonizar-se
aos critérios de atuação na escola, coerentes com as Políticas de Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
Desenvolver
habilidades mínimas que permitam produzir algumas categorias de materiais
didáticos para pessoas com deficiência visual;
Sentir-se
minimamente confortável ao fazer uso de Tecnologias de Informação e
Comunicação, incluindo diversos artefatos eletroeletrônicos e de informática;
Adquirir
o domínio básico do sistema Braille e das operações matemáticas fundamentais
com Sorobã;
Ser
capaz de utilizar os principais softwares de Tecnologia Assistiva em uso no
Brasil, especialmente aqueles com clara aplicação pedagógica, inclusive aqueles
baseados no uso de tecnologia móvel;
Entender
os conceitos e estratégias utilizadas na Orientação e Mobilidade que são
fundamentais para a independência e autonomia das pessoas com deficiência
visual;
Ser
capaz de desenvolver algumas habilidades relacionadas às Atividades da Vida
Autônoma de pessoas com deficiência visual, em particular, aquelas relacionadas
aos hábitos diários.
Pré-requisitos
·
Ter
conhecimentos básicos de informática e editor de texto;
·
Acesso
à internet banda larga cuja conexão permita visualizar vídeos no Youtube;
·
Possuir
uma conta de e-mail pessoal (de preferência no GMAIL).
Metodologia
O
curso será ministrado na modalidade a distância, sendo utilizado o Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle do
Instituto Tércio Pacitti (NCE/UFRJ).
O curso prevê
leitura de textos, videoaulas, realização de exercícios teóricos e práticos e a
utilização de programas e equipamentos específicos para pessoas com deficiência
visual.
Avaliação
A avaliação será realizada
mediante a execução online de atividades avaliativas, práticas e teóricas,
questionários e participação nos fóruns.
Certificado
Este é um curso suportado diretamente
pelo Ministério de Educação, porém a Universidade Federal do Rio de Janeiro -
UFRJ, que emitirá certificados aos alunos aprovados com média final mínima 7,0 (sete) nas
atividades propostas.
Advertências
Este não é um curso fácil. Ele tem o nível de um curso de
pós-graduação, certificado por uma das melhores universidades do Brasil, com
supervisão direta do Ministério da Educação.
Não se inscreva, caso não tenha como garantir dedicação à sua execução.
A presença no ambiente e a participação nos fóruns de discussão
serão controladas.
A disponibilidade do aluno deve ser de, pelo menos, 10 horas
semanais para realização das aulas e tarefas.
As situações de abandono do curso, mesmo que justificadas,
serão reportadas ao Ministério de Educação.
Contato
Para maiores
informações, entre em contato pelo e-mail: tecnoassist@nce.ufrj.br
Visitantes:
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