Para instalar e utilizar o DuinoBlocks for Kids Client Side versão Beta 3.0.0
(Esta é uma aplicação ainda em fase de testes)
Baixe e instale o Interpretador Python 3.4.4 (https://www.python.org/downloads/release/python-344/)
Baixe e instale o Software Arduino 1.6.8 ou Superior (https://www.arduino.cc/en/Main/Software)
Baixe e descompacte o arquivo DB4K-CS-Beta.zip (http://www.nce.ufrj.br/ginape/livre/paginas/projetos/db4k.html) e descompacte o arquivo
Copie as pastas Ultrasonic e Thermistor presentes na pasta Bibliotecas Arduino do pacote de instalação do DB4K para a pasta libraries localizada dentro da pasta do Software Arduino. Essas pastas contêm as bibliotecas necessárias para se utilizar os sensores de distância e de temperatura.
Copie a Pasta DB4K-CS para um local de sua preferência
A aplicalção é disparada por meio do aquivo start.py presente na pasta DB4K-CS. O DB4K irá abrir no navegador padrão. Sugerimos o uso do Google Chrome, mas, outros navegadores podem ser utilizados.
Faça as configurações
iniciais do ambiente. Entre na opção de menu <Configurações>
e na Janela que abre,
especifique:
- A localização do compilador Arduino: Você deve digitar o
caminho completo até o arquvivo arduino_debug, presente da
pasta onde o Software Arduino foi instalado
- A pasta do Projeto: Você deve digitar o caminho completo
até a pasta DB4K-CS
Configure a Placa Arduino e a porta COM a serem
utilizadas
Entre na opção de menu <Configurações>
e na Janela que abre,
especifique::
- A Placa Arduino desejada
- A Porta COM a ser utilizada
Obs. Para se certificar de que o DB4K configurou a porta
COM adequadamente, clique sobre o nome da porta mesmo que ela já tenha sido
definida automaticamente pelo DB4K.
Caso deseje modificar
os números dos pinos utilizados pelos atuadores e sensores,
edite os valores desses pinos no aquivo DB4K-CS\DB4K\db4k_setup.js.
Obs IMPORTANTE: após modificar os valores dos pinos, ao
rodar o DB4K, é necessário fazer um "reload" da aplicação. Para tanto,
utilize a opção de menu <atualizar
pinos>
Para carregar um programa na placa
Arduino selecionada, você deve montar o programa em blocos e apertar o botão
laranja presente na parte superior da área de blocos. Esse botão envia o
programa diretamente para a placa Arduino configurada anteriormente.
Enquanto o programa estiver sendo enviado o botão de envio ficará cinza. É
possível que o programa leve, em algumas situações, cerca de um minuto ou
mais para ser carregado.
Existe uma área na parte inferior da janela do programa, chamada: Mensagens
IDE Arduino, onde podem ser vistas as mensagens enviadas pela IDE.
Lista de Pinagens utilizadas pelo
DB4K
Componenete |
Pino Arduino |
Componenete |
LED |
Pino Arduino |
Componenete |
Sinal |
Pino_Arduino |
|
LED |
VERMELHO |
9 |
Display_7_SEG. |
A-7 |
24 |
Display_LCD |
RS |
31 |
LED |
AMARELO |
10 |
Display_7_SEG. |
B-6 |
22 |
Display_LCD |
RW |
33 |
LED |
VERDE |
11 |
Display_7_SEG. |
C-4 |
27 |
Display_LCD |
EN |
35 |
LED |
AZUL |
12 |
Display_7_SEG. |
D-2 |
25 |
Display_LCD |
D4 |
30 |
LED_RGB |
R |
2 |
Display_7_SEG. |
E-1 |
23 |
Display_LCD |
D5 |
32 |
LED_RGB |
G |
4 |
Display_7_SEG. |
F-9 |
26 |
Display_LCD |
D6 |
34 |
LED_RGB |
B |
5 |
Display_7_SEG. |
G-10 |
28 |
Display_LCD |
D7 |
36 |
LED BRANCO |
LOAD |
13 |
Display_7_SEG. |
PD-5 |
29 |
|||
DISTANCIA |
TRIG |
6 |
Componenete |
Pino Arduino |
||||
DISTANCIA |
ECHO |
7 |
MOTOR DC |
3 |
||||
TERMISTOR |
A0 |
SERVO |
1 |
|||||
LDR |
A1 |
BUZZER |
8 |
|||||
CARRINHO |
IN1 (DIR) |
IN2 (DIR) |
EN (DIR) |
IN3 (ESQ) |
IN4 (ESQ) |
EN (ESQ) |
||
Pinos |
4 |
5 |
9 |
12 |
13 |
10 |
||
BRAÇO |
SERVO BASE |
SERVO GARRA |
SERVO DIREITA |
SERVO ESQ. |
||||
Pinos |
9 |
8 |
11 |
10 |
Qualquer dúvida,
entrar em contato com Rubens Queiroz pelo e-mail
rubensqueiroz@outlook.com