R E C A N T O P A V E S I

CORPO HUMANO:
ATUALIZADA EM 13 DE OUTUBRO DE 2002:

Nossos corpos são máquinas incríveis. O cérebro trabalha a uma velocidade muito maior que um carro de Fórmula 1, o coração bate 100 mil vezes ao dia e a cabeça abriga mais de 120 mil fios de cabelo. Acontece, que ao nascer, você veio sem um manual de instruções. Aqui, mostraremos como funciona boa parte dessa engrenagem.




ÍNDICE:

IGUAIS E DIFERENTES:
PELE:
OSSOS:
CORAÇÃO:
o CÉREBRO: SANGUE:
OUVIDO: DENTES:
MISTÉRIOS DO CORPO: VIDA SEXUAL:
FIO DE CABELO:
PISCANDO E PISCANDO:
A INFLUÊNCIA DAS CORES: ESTÁ NA HORA DE DORMIR:
OUTRAS CURIOSIDADES:

IGUAIS E DIFERENTES:


Do lado de fora, somos bastante diferentes no que se refere à cor da pele e dos cabelos, à estrutura física, à altura. Internamente, porém, parecemos verdadeiros gênios. Centenas de ossos, quilômetros de veias e trilhões de células, trabalham em conjunto para por essa máquina em funcionamento.

AS ENGRENAGENS DA MÁQUINA:

Articulações ou junturas: Permitem que os osos se movimentem em diferentes direções.



Células: Todos os seres vivos são formados por minúsculas partículas chamadas células. Elas executam as principais tarefas para nos manter vivos, como transportar oxigênio (glóbulos vermelhos), tomar conta do nosso reservatório de energia (células de gordura), enfrentar as doenças (glóblos brancos) ou eliminar detritos. O óvulo é a maior célula humana. Existem 26 bilhões d células num recém-nascido e 50 trilhões num adulto.





Glândulas: Fabricam substâncias que ajudam o corpo a funcionar. Exemplos: as glândulas salivares produzem 1,2 litros de saliva diariamente. Já as glândulas endócrinas produzem hormônios que dizem às diferentes partes do corpo quando elas devem trabalhar.



LIgamentos: Estruturas de tecido fibroso que unem as articulações.

Músculos: Responsáveis por todos os movimentos voluntários (como andar) e os involuntários (como os batimentos cardíacos). O bíceps que comanda os braços é o mais potente deles. Temos 639 músculos.



Tendões: Fazem a ligação entre os músculos e os ossos.

Vísceras: São os órgãos que ficam nas cavidades do tórax e abdômen, como os pulmões, o fígado (o mais pesado do corpo), os rins, o baço, o estômago e os intestinos delgado e grosso.



VOLTAR AO ÍNDICE:

PELE:



A pele é o maior órgão do corpo humano. NUm adulto médio, ela têm 2 metros quadrados de extensão. Sua espessura varia de meio a seis milímetros, dependendo da área em que se encontra. Corresponde a 16% do peso total do corpo. Funciona como uma capa que protege os órgãos internos. Ela é composta por:
- EPIDERME: é a camada que pode ser vista, formada por células mortas ou prestes a morrer.
- DERME: Fica logo abaixo da epiderme e contém a raiz dos pelos, terminações nervosas e vasos sanguíneos, além do colágeno, que dá elasticidade à pele.
- HIPODERME: Região que apresenta as gorduras, veias e músculos.


GRAUS DE PERIGO:


- QUEIMADURAS DE PRIMEIRO GRAU: São superficiais e atingem somente a epiderme. A área fica bem vermelha e arde, mas normalmente sara em poucos dias. É o caso do bronzeamento de sol.

- QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU: Afetam toda a pele, menos a hipoderme. Geralmente formam bolhas. As feridas demoram mais a cicatrizar e podem deixar marcas. Podem ser causadas pela exposição demasiada ao sol, por água quente e mesmo pelo atrito produzido por um sapato novo.


- QUEIMADURAS DE TERCEIRO GRAU: Produzem lesão em todas as camadas da pele e alguns tecidos. A área ao reddor da queimadura não dói, pois esse ferimento destrói as células nervosas. Sua coloração é enegrecida e os ossos ficam expostos. A vítima pode entrar em choque. Podem ser provocadas por fogo e ácido.

VOLTAR AO ÍNDICE:

OSSOS:



O corpo de um recém-nascido tem trezentos ossos. Em um adulto, esse número baixa para 206. Isso acontece porque ao longo da vida, alguns ossos se fundem e formam um só.

O fêmur é o osso mais comprido do corpo humano. É o que fica na coxa. Numa pessoa de 1,80 metros, ele tem cerca de cinqüenta centímetros. O menor osso, o estribo, fica dentro do ouvido e mede 0,25 centímetros.

Os ossos representam 14% do peso total do corpo humano.

O desenvolvimento do esqueleto humano se completa aos 22 anos. No macaco ele vai até os 12 anos.


VOLTAR AO ÍNDICE:

CORAÇÃO:



O coração bate setenta vezes por minuto. Isso quer dizer que dá 100 mil batidas por dia, 3 milhões por mês e 37 milhões por ano. O coração da mulher é um pouco mais acelerado. Ao longo de um minuto, dá oito batidas a mais do que o do homem. Nos recém-nascidos, o coração bate 120 vezes por minuto.

Em um minuto, o coração lança cinco litros de sangue em todo o corpo. Ele é uma bomba que movimenta quatrocentos litros de sangue por hora. Tem dois movimentos: SÍSTOLE E DIÁSTOLE. A sístole, quando ele se contrai, se encarrega da distribuição do sangue. O coração descansa durante a diástole.

Num adulto, pesa de 280 a 340 gramas. É dividido em quatro partes: Dois átrios, que recebem o sangue das veias, e dois grandes ventrículos, na parte de baixo, que impulsionam o sangue para dentro das artérias.


VOLTAR AO ÍNDICE:

O CÉREBRO:



Além de ser o responsável pelo raciocínio, o cérebro controla todas as reações do ser humano. Por meios dos nervos, os órgãos dos sentidos enviam ao cérebro mensagens de todas as partes do corpo. Aí o cérebro manda sinais para os músculos e as glândulas. Um exemplo: Quando uma pessoa queima o dedo, a dor é um aviso que o tato envia ao cérebro. Ele transmite outro sinal aos músculos, que reagem, retirando a mão de perto do fogo. Essas mensagens do cérebro viajam a 385 KM por hora, muito mais rápido que um carro de Fórmula 1.

O cérebro de um adulto, pesa em média, 1,4 quilo (2% do peso do corpo). Mas ele exige 25% de todo oxigênio usado pelo corpo.


QUAL É O SEU QI?

Existem vários testes para medir a inteligência de uma criança. O Teste Terman é o mais usado. Apresenta uma série de tarefas cuja execução pode dar uma mostra de todas as funções intelectuais importantes nas diferentes faixas etárias. Para um menino de cinco anos, as tarefas são:

Completar o desenho de um homem, fazer dobraduras com um pedaço de papel, definir o que é uma bola, um chapéu e um fogão, copiar a lápis um quadrado impresso na folha do teste, repetir frases de memória e descrever objetos que viu enfileirados numa mesa.
Quem resolve, por exemplo, problemas que pelo menos metade das crianças de nove anos acerta terá uma idade mental de nove anos. A idade mental é dividida pela idade cronológica e multiplicada por 100. Temos aí o QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA, o QI.

Quando a criança é normal, seu QI é 100. Quem apresenta um QI superior a 130, já pode ser considerado um minigênio. Apenas uma criança em cada duzentas tem um QI superior a 130 ou inferior a 70. O QI de metade das crianças está na faixa entre 90 e 110


VOLTAR AO ÍNDICE:

SANGUE:



Uma pessoa normal possui cerca de cinco litros de sangue, representando até 7% de seu peso. Ele é vermelho-vivo nas artérias e vermelho-escuro nas veias. São 96500 km de veias e artérias.

O sangue retirado do corpo coagula-se em seis minutos.
Em um minuto o sangue circula por todo o corpo. Essa viagem fica mais rápida ao praticarmos exercícios físicos. Quase um litro de sangue passa pelo cérebro nesse período.

Para quem vive ao nível do mar, uma gota de sangue contém 5 milhões de glóbulos vermelhos (ou hemácias). Em habitantes de regiões mais altas, esse número aumenta para 7 milhões. Eles transportam o oxigênio da respiração pelo corpo. O organismo destrói perto de 1 trilhão de glóbulos vermelhos por dia.

Nessa mesma gota, temos 9 mil glóbulos brancos (ou linfócitos). Eles formam o sistema imunológico, encarregado de defender o organismo contra os invasores. Existem ainda de 250 mil a 500 mil plaquetas sangüíneas. Ao ocorrer uma lesão num vaso, elas se juntam e contróem uma barreira para evitar a hemorragia.

Existem 10 bilhões de vasos capilares no corpo humano. É a esses vasos que os glóbulos vermelhos transferem o oxigênio que transportam para as outras células ao redor.

A temperatura do sangue no coração é de 38,8 graus. No fígado ela aumenta para quarenta graus.

A principal fábrica de sangue é a medula óssea. Produz duzentos mililitros de sangue por minuto.

O sangue do tipo O é conhecido como DOADOR UNIVERSAL. Ele pode ser injetado em qualquer pessoa. Mas quem tem esse tipo de sangue só pode receber transfusões do tipo O. Já o sangue A B é o RECEPTOR UNIVERSAL.

A AORTA é a maior artéria do corpo. Mede cinco centímetros de diâmetro e distribui o sangue a todas as partes do coração. Já a CARÓTIDA é uma importantíssima artéria que leva o sangue até a cabeça.


VOLTAR AO ÍNDICE:

ouvido:



NÍVEL DE DECIBÉIS:
RUÍDO. DECIBÉIS.
CASA SOSSEGADA. 20.
MURMÚRIO. 30.
MÚSICA BAIXA. 40.
CONVERSA EM TOM NORMAL. 60.
TELEVISÃO. 65.
RESTAURANTE. 70.
TRÁFEGO INTENSO. 80.
ESQUINA MOVIMENTADA. 93.
WALKMAN NO VOLUME MÁXIMO. 110.
BUZINA. 110.
BRITADEIRA. 110.
SHOW EM ESTÁDIO. 120.
GRITO DE UMA CACATUA. 120.
AVIÃO A JATO DECOLANDO. 130.
TIRO. 140.


A exposição prolongada a ruídos superiores a 85 decibéis provoca perda gradativa da audição. Quem fica exposto a um som dessa intensidade por mais tempo do que indica o quadro a seguir está comprometendo sua audição.

DECIBÉIS. HORAS.
85 DB. 8 H.
90 DB. 4 H.
95 DB. 2 H.
100 DB. 1 H.
105 DB. 30 MIN.
110 DB. 15 MIN.
115 DB. 7 MIN.


Para medir o grau dos ruídos, os técnicos usam um aparelho chamado decibelímetro.

A LEI DO SILÊNCIO prevê que entre as dez da noite e as sete da manhã não se ultrapasse o nível de cinqüenta decibéis.

MARTELO, BIGORNA E ESTRIBO são os nomes dos ossinhos do nosso ouvido. A cera do canal auditivo desempenha um importante papel de defesa do ouvido. Ela detém as sujeiras e os pequenos insetos que desejam entrar em suas cavidades.


VOLTAR AO ÍNDICE:

DENTES:



Um adulto tem normalmente 32 dentes, dezesseis em cada maxilar. Os quatro incisivos,, localizados bem na frente, cortam pedaços de comida não muito duros. Junto deles, estão os dois caninos, um de cada lado. Por serem pontiagudos, servem para cortar e perfurar. Os incisivos e os caninos preparam uma quantidade de alimento para entrar na boca. A tarefa seguinte fica para os quatro pré-molares e os seis molares. Além de cortar, esmagam e trituram a comida.

Entre os seis meses e os três anos, toda a dentição temporária, também chamada DE LEITE, está formada. Ela é trocada dos seis aos onze anos. O último a cair é o segundo molar. O siso, terceiro molar, costuma aparecer aos 21 anos; por isso, ficou conhecido como DENTE DO JUÍZO.

Mascar chiclete por mais de vinte minutos num dia cansa a mandíbula e pode estragar os dentes. Mascar chiclete sem açúcar por alguns minutos, entretanto, estimula a secreção da saliva e ajuda a limpar os dentes.


VOLTAR AO ÍNDICE:

MISTÉRIOS DO CORPO:


Por que as pessoas gaguejam?
O gago tem um distúrbio no ritmo da linguagem que pode ter sido causado por fatores psicológicos problemas no relacionamento familiar, ciúme, insegurança ou ansiedade ou fatores físicos, complicações na hora do parto ou acidentes que provoquem traumatismos no cérebro.

O que é coma?
O paciente perde completamente a consciência, não tem reações nervosas ao estímulo externo. Os comas mais profundos, que podem durar anos, são causados pela escassez ou inexistência de oxigenação do cérebro, gerando lesões irreversíveis. Uma pessoa sem oxigênio perderá os sentidos em trinta segundos e entrará em coma depois de um minuto. A morte cerebral indica que a pessoa está desenganada, mesmo que o coração continue batendo.

Por que enjoamos em alto-mar?
O sistema nervoso autônomo, responsável pelos movimentos involuntários do corpo, percebe o balanço da embarcação, em razão das variações consecutivas na posição do labirinto do ouvido, que comanda o equilíbrio do organismo. Isso causa uma série de alterações orgânicas, como vertigens, contração do estômago e secreção dos sucos gástricos, provocando mal-estar e vômito.

Por que algumas pessoas espirram ao olhar para o sol?
Essa reação chama-se reflexo cruzado. Qualquer luz forte a provoca. No cérebro, existem doze pares de nervos que levam mensagens motoras e sensoriais para o sistema nervoso. As mensagens do nervo que cuida da visão passam por vias muito próximas às enviadas pelo nervo olfatório e pelo trigêmeo, que comanda a contração dos nervos da mucosa nasal. O espirro, então, é inevitável.

Quais são as causas do ronco?
É uma obstrução parcial das das vias respiratórias, que pode ocorrer em razão de um desvio do septo nasal, de rinites ou sinusites. A obstrução relaxa os músculos do tórax, o que induz à abertura involuntária da boca. O ar, entrando na boca, encontra resistência à sua passagem na língua, na úvula (a campainha) e nas amígdalas. Por isso, vibra e faz aquele barulho de britadeira.

O que é sonambulismo?
Ele é provocado por uma arritmia cerebral, geralmente hereditária, e acontece com mais freqüência entre crianças de três a dez anos. Trata-se de um distúrbio benigno que ocorre na primeira das seis passagens noturnas de um sono mais profundo para um mais superficial. As funções motoras despertam, enquanto a consciência continua dormindo. O sonâmbulo se movimenta, mas não sabe o que está acontecendo.

VOLTAR AO ÍNDICE:

VIDA SEXUAL:



Um homem produz mil espermatozóides por segundo. Já a mulher nasce com seu estoque definitivo de 400 mil óvulos, perdendo mil a cada menstruação.

Numa relação sexual, o homem produz 200 milhões de epsermatozóides. Durante a ejaculação, o esperma viaja a uma velocidade de mais de 10 km por hora e sai a uma temperatura de 36 graus. Os batimentos cardíacos podem ser de até 150 por minuto.

O espermatozóide é uma célula minúscula que mede cinco milésimos de milímetros.

Quando está dormindo, o homem tem três ou quatro ereções por noite, cada uma durando de cinco a vinte minutos.


VOLTAR AO ÍNDICE:

FIO DE CABELO:



Uma pessoa normal tem de 120 mil a 150 mil fios de cabelo na cabeça.

O cabelo cresce cerca de vinte centímetros por ano, mais rapidamente no verão e à noite do que no inverno e durante o dia. Depois de três anos, o fio de cabelo será substituído por outro, que nasce no mesmo poro. A testosterona, um hormônio masculino, estimula a secreção da glândula sebácea à qual o fio de cabelo está ligado, diminuindo sua vida média e acentuando a queda. Por isso, a calvície atinge principalmente os homens.

Os cabelos são tão firmes na cabeça que suportariam um peso de oitenta quilos. Uma trança agüentaria entre duzentos e trezentos quilos.

Na antiguidade, os egípcios já conviviam com o fantasma da calvície. Para evitá-la, eles aplicavam uma mistura de gordura de leão, hipopótamo, jacaré, cabrito e cobra no couro cabeludo. O imperador romano Júlio César tinha outra fórmula: Ratos queimados, dentes de cavalo, gordura de urso e vísceras de veado.


VOLTAR AO ÍNDICE:

PISCANDO E PISCANDO:



Um homem adulto pisca os olhos 24 vezes por minuto. entre os cinco e dez anos, esse número é quatro vezes menor. Os cachorros e gatos piscam apenas duas vezes por minuto. As pálpebras funcionam como limpadores de para-brisas. O piscar lava os olhos, espalha e mistura o líquido lacrimal. Quando se está muito cansado, o número de piscadelas pode subir para quarenta. Durante a leitura pisca-se menos. É possível tentar ficar sem piscar por alguns minutos. O limite geralmente é quatro minutos.

Cada piscadela dura apenas cinqüenta milésimos de segundo. Considerando as 24 piscadelas, portanto, ficamos 1,2 segundos sem ver a cada minuto. Ao chegar aos setenta anos, um homem não enxergou por um período correspondente a 21 dias.


VOLTAR AO ÍNDICE:

A INFLUÊNCIA DAS CORES:


S H A L O N


As cores podem interferir no estado de espírito das pessoas. Veja como:

VERMELHO: Estimula a circulação sanüínea e abre o apetite. Desperta o senso de competitividade e é, portanto, ideal para práticas esportivas.

VIOLETA: Acalma o coração, diminui o medo e a angústia.

AZUL: Relaxa os músculos e favorece a meditação. Em roupas, aumenta a tranqüilidade, mas seu uso constante pode acabar gerando preguiça.

AMARELO: Estimula o funcionamento do cérebro. Ativa o sistema nervoso, o aparelho digestivo e o tônus muscular.

LARANJA: Combate o consaço, melhora a respiração e aumenta o otimismo. Nos trajes, segundo os hindus, favorece a performance sexual.

VERDE: Reduz a tensão, ajuda na recuperação de infecções e na solução de problemas emocionais. Ótimo para os períodos de crise.

VOLTAR AO ÍNDICE:

ESTÁ NA HORA DE DORMIR:



Quando se dorme, perde-se os sentidos na seguinte ordem: visão, paladar, olfato, audição e tato. O tato é o sentido que desperta ao mais leve toque sobre a pele. Ele é o vigia do corpo adormecido. Na hora de acordar, os sentidos voltam nessa ordem: tato, audição visão, paladar e olfato.

O período mais longo que uma pessoa já conseguiu ficar sem dormir foi de aproximadamente doze dias. Napoleão Bonaparte dormia quatro horas por noite, enquanto Albert Eintein precisava de dez horas de sono.


oS ESTÁGIOS DO SONO:

O ciclo do sono é formado por cinco estágios e dura cerca de noventa minutos podendo chegar a 120 minutos. Ele se repete durante quatro ou cinco vezes enquanto se dorme.

PRIMEIRO ESTÁGIO:

Começa com uma sonolência. Dura aproximadamente cinco minutos. A pessoa adormece.

SEGUNDO ESTÁGIO:


A pessoa já dormiu, mas ainda não profundamente. Dura em torno de quinze minutos.

TERCEIRO ESTÁGIO:

É hora de entrar num repouso mais profundo. Outros cinco minutos.

QUARTO ESTÁGIO:

São quarenta minutos de sono profundo. É muito difícil acordar alguém nessa fase de sono. Depois, a pessoa retorna ao terceiro estágio (cinco minutos) e ao segundo estágio (mais quinze minutos). Entra, então, no sono REM.

REM:

Significa RAPID EYES MOVEMENT (movimentos oculares rápidos). É o estágio em que sonhamos e nossos olhos se movimentam rapidamente. Dura cinco minutos.

VOLTAR AO ÍNDICE:

OUTRAS CURIOSIDADES:


1. quando você espirra, o ar sai do seu nariz a uma média de 160 KM/h.

2. Um cílio dura de noventa a 150 dias e depois cai. Cada olho tem em torno de duzentos cílios.

3. As unhas crescem um centímetro a cada 28 dias. O crescimento é mais rápido na mão direita. As unhas das mãos crescem aproximadamente quatro vezes mais rápidos do que as unhas dos pés.

4. Um adulto elimina três litros de água todos os dias, por meio da urina, do suor e da respiração.

5. Cada soluço dura até menos do que um segundo. Os soluços ocorrem a uma frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. Mas o LIVRO DOS RECORDES registra uma crise de soluço que durou 57 anos.

6. O intestino delgado mede de seis a nove metros de comprimento. O intestino grosso tem um metro e meio mas é três vezes mais largo.

7. Cada sílaba que o homem pronuncia põe em movimento 72 músculos do corpo. Para sorris, ele usa catorze músculos. Para beijar, 29.

8. A coluna vertebral tem 33 vértebras.

9. Os dois pulmões têm 300 milhões de alvéolos, responsáveis pelas trocas gasosas. Se pudessem ser espalhados pelo chão, eles cobririam uma quadra de tênis.

10. O nariz pode perceber até 6850 cheiros diferentes.

11. Freqüência média de respiração de uma pessoa sentada: catorze a dezoito vezes por minuto.

12. O horário de maior freqüência de ataques cardíacos é das seis da manhã ao meio dia.

13. Um ser humano inspira seis litros de ar por minuto. Isso é suficiente para encher, em média, três bexigas.

14. Um alimento engolido leva de quatro a oito segundos para chegar ao estômago, onde pode permanecer até quatro horas.

15. A água constitui 70% do corpo humano. Ela é responsável pelametade do peso do corpo. Dentro dele, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais, lubrifica tecidos e articulações, conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.

16. As impressões digitais formam-se de seis a oito semanas antes do nascimento. Elas nunca são iguais.

17. A temperatura do corpo não permanece ao redor de 37 graus o dia todo. Ela sobe até cerca de 37,2 graus por volta das cinco ou seis horas da tarde e cai gradativamente para 36 graus no meio da madrugada.

18. A capacidade média do estômago de um adulto normal é de dois litros de alimentos, mas esse órgão pode se contrair ou se dilatar, como uma sanfona, de acordo com a necessidade.

19. É necessária uma exposição de aproximadamente um décimo de segundo para que uma boa imagem se estabeleça na retina. Os filmes são exibidos a uma velocidade de 24 quadros por segundo, rápida demais para os seres humanos distinguirem uma imagem isolada. As imagens se misturam umas às outras, dando a ilusão de movimento na tela.

20. As quatro zonas de sensibilidade da língua são:
AMARGO: Fundo;
AZEDO: Laterais do fundo;
SALGADO: DOCE: Frente.

22. As crianças têm mais capacidade de perceber sabores do que os adultos. Elas contam com um terço de células gustativas a mais.


VOLTAR AO ÍNDICE:




 VOLTAR AO RECANTO DOS CURIOSOS.
 VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL.

 MANDE-ME UM E-MAIL: pavesi@psique.com.br

CELULAR: (47) 9126-8583