Noel diz que está melhor sem drogas.


O guitarrista do Oasis, Noel Gallagher, diz que se sente muito mais feliz desde que abandonou as drogas e chega até a tecer elogios a seu irmão, Liam. Tendo desistido do álcool e das drogas depois de muitos anos de consumo constante, Noel agora afirma querer ser um bom pai. E, em lugar de brigar com Liam, anda até rindo de suas piadas. Leia abaixo toda a entrevista dada por Noel no dia 17 de junho de 2001 a revista Telegraph.

"Eu gostava das drogas, me pareciam muito boas. Mas, eu tive ataques de pânico por mais ou menos um ano e deixei de usar drogas porque eu quis" disse Noel. "quando você toma a decisão, é muito fácil. Estou completamente orgulhoso por não ter de me internar numa daquelas clínicas para drogados onde tem uma pessoa te dizendo que você é uma pessoa má, porque eu não sou.

Estou bem. Um pouco sarcástico e buchechudo. E minha namorada me diz que sou meio cansativo porque eu falo muito. Mas eu gosto do novo Noel. Eu gosto de ter a mente clara e de comer em horários regulares. Me sinto mais feliz do que nunca".

Certamente, Noel é feliz com sua namorada, que trabalha em relações públicas, Sara Macdonald. "eu sento e começo a rir, pensando em como ela me faz rir", e, após anos turbulentos, até fez as pazes com seu irmão mais novo, Liam. "Liam realmente me irritava, mas agora eu o acho um gênio cômico, o sujeito mais engraçado que eu conheci em toda a minha vida" disse o Gallagher. "eu acredito que em outros tempos Liam era uma pessoa tão difícil e bebia tanto por causa de sua ex-mulher [Patsy Kensit]. Ela o fez infeliz, e ele descontava tudo no resto da banda".

Liam está agora em um relacionamento sério com Nicole Appleton, ex membro das All Saints, que será mãe em algo em torno de duas semanas.

"Nicky o ama, na verdade ela o adora e ele a adora. Liam está contente de estar vivendo isto" disse Noel, inesperadamente. "agora que Liam está com Nicky e eu com Sara, saimos os quatro aos domingos a noite ou coisas do gênero ".

"e passamos os dias mais divertidos, os quais nunca passamos antes. Não sei se é uma frase já inventada... Mas por trás de dois irmãos muito felizes estão duas damas muito boas".

Famosamente descordial e bravo, Noel agora é cordial e relaxado, a pesar de que um pouco da atitude Gallagher ainda pulsa em algum lugar nele. Um dia antes desta entrevista, ele e Sara haviam visitado a luxuosa casa que Noel comprou em Marylebone, no centro de Londres. Um visinho passou caminhando ao lado dele, ignorando o cumprimento alegre do Gallagher com um olhar tosco. "Bem, esperava que eu trouxesse meu estéreo aqui, vaca miserável", pensou consigo mesmo.

Agora divorciado de MEg Matthews, a mãe de sua filha de um ano de idade,Anais, o Gallagher está tratando de chegar a uma solução na parte que corresponde a sua ex-mulher, oferecendo a ela uma soma de ú3 milhões, ainda que Meg queira o dobro.

"acabei de me cansar de Meg quando a ví no tribunal. Essa mulher me levou aos tribunais e detesto isso. É tão desnecessário... se alguém quer tão desesperadamente esse dinheiro, não há nada que possa fazer para impedí-lo. Mas se isso significa tanto para ela a tal ponto que me leve aos tribunais e espalhe nossas vidas novamente nos tablóides porque não pode manter sua boca fechada, então está bem, vá a merda".

"não existem muitas coisas que eu não tenha feito em meus 34 anos " diz. "Não existem muitos lugares nos quais eu nunca tenha estado. Eu tenho chorado muitas lágrimas e tenho rido muito também. Eu tive que tomar algumas decisões difíceis. Mas sou muito racional e por essa menina que tenho e pelos filhos que espero ter, quero ser um bom pai". e

Certamente, a maioria das lágrimas e triunfos vieram das mãos do Oasis, banda formada por Liam em Manchester, em 1991. Os irmãos não estavam contentes um com o outro, mas uma vez que o carisma no pauco de Liam e os talentos compositores de Noel se uniram, e o Oasis se transformou em uma das bandas inglesas de maior vendagem, definindo a música popular através dos anos 90.

Sem esperanças em Manchester, os Gallagher enriqueceram, tornaram-se famosos e também famosamente mal educados. Popularmente conhecidos como astros de rock de grandes egos, drogados, brigões.

Ambos se casaram com mulheres conhecidas, Liam com a atriz Patsy Kensit e Noel com Meg, Conhecida no ambiente do rock quem decididamente não podia controlar em muitas oportunidades sua vontade de estar em festas.

"As garotas festeiras... e todaesta merda. crescam e consigam trabalhos decentes" afirma Noel.

Ainda assim, houve um momento em que Noel estava totalmente apaixonado e até chegou a escrever 'Wonderwall' em homenagem a sua mulher, apesar de que agora está sendo tirada do set das músicas que a banda toca ao vivo. Oasis, que voltou de uma turnê de cinco semanas na América, deixou de tocá-lá ao vivo. "Já não é bom. Assim que nós não vamos nos aborrecer tocândo-la".

De volta aos anos 90, 'Wonderwall' foi um dos tantos sucessos doOasis. Enquanto as contas bancárias dos Gallagher aumentavam, começavam os conflitos internos. Patsy chuta Liam, deixando-o sentado na cauçada. Meg não gostava de Patsy. Liam não gostava de Meg.

"Meg odiava Liam, ela o achava um estupido e eu estava sempre tentando convencê-la do contrário. Mas, de qualquer modo, nem eu mesmo me dava bem com ele. Meg e Patsy não se davam bem também. Era um pesadelo vicioso" conta Noel.

Famosamente, os irmãos Gallagher eram os cabeças de festas repletas de drogas em Supernova Heights, sua casa (de Noel) em Primrose Hill. Noite após noite, a casa se enchia de estranhos. As celebridades entravam e saíam. Mais e mais freqüentemente, Noel começou a se perguntar quem era a gente que estava em sua casa, falando até o amanhecer sobre as pirâmides, as poses da lua e a moda.

"Podia contar meus verdadeiros amigos com os dedos de uma mão. Jude Law é um grande sujeito, brilhante. Eu gosto dele. Kate Moss é uma garota muito legal mas está perdida, completamente perdida em tudo isso. O que é uma lástima. Mas o resto deles, eram todos conhecidos de Meg".

Assim que os irmãos se mudaram a vertiginosos mas separados circulos sociais, e continuaram bebendo demasiadamente, suas mulheres se odiavam. Eles odiavam um a mulher do outro. Foram se separando mais e mais. Em algum ponto, ambos os homens foram pais e, pelo menos Noel, se transformou em um ex-usuário de drogas.

"Em 1997" conta Noel, "Havia tudo ido a merda. Eu tomava toneladas de drogas e eu e Liam estávamos fora de controle. Eramos totalmente milionários, e quanto mais problemáticas se tornavam nossas personalidades, mais as pessoas diziam: 'não são fantásticos?' e enquanto gastávamos mais dinheiro em jaquetas de couro estupidas, ganhávamos mais dinheiro".

"Posso olhar para trás e dizer que passei bem, mas cometi alguns erros ffundamentais em minha vida. Estar tão incluido nesse circulo de gente, deixar que minha casa se transformasse em uma boate".

"Desde 1993 até 5 de junho de 1998, que foi quando deixei de tomar drogas, dificilmente posso me lembrar de algo" diz Noel. No dia do abandono às drogas, se levantou as 11 da manhã para ver Alemanha-Grécia jogar pela copa do mundo. Como sempre muita gente estava em sua casa, "usando drogas". Enquanto ele tinha um Pot Noddle em suas mãos, e nunca se arrependeu disso.

"Posso me lembrar quando fiz o primeiro contrato com a empresa discográfica. Não me lembro de quando gravamos nosso álbum 'Morning Glory'. Particularmente, não me lembro de meu casamento. Não é que não queira me lembrar"

Quando foi perguntado de quanto ele já gastou com as drogas ele diz:

"Com as drogas não gastava milhões. Não sou Elton John. Um milhão de libras é muitíssimo dinheiro, mas acho que gastei uns "mils" pelo menos, suponho".

Sua namorada tem razão. Noel é cansativo. É aterrorizador lembrar de como era quando usava drogas.

Esta entrevista, supostamente, era sobre seu novo sello discográfico, Sour Mash, mas Noel não gostou da idéia de falar sobre isso. "Já estou cansado do sello. Eu fiz um contrato com uma banda chamada Proud Mary e eles estão muito dependentes de mim. Têm de aprender a caminhar com os próprios pés" diz Noel.

Em certo ponto, Noel voltou ao passado, quando era um adolescente. "Me deu muita força", afirma. "Não tinhamos nem tapetes no chão, mas minha mãe não estava triste. 'Não temos nada, mas, olhem para nós, somos felizes' ela nos dizia. (Noel fala aí sobre quando sua mãe fugiu com seus 3 filhos de seu marido violento). Eu tenho corrijido todos os erros que eu cometi em minha vida, me casar com a pessoa errada e usar demasiadas drogas. Mas ainda sou jovem. Posso começar denovo".

Noel parece estar nervoso por sua pequena filha, desejando ter as "manhas" que seu irmão mais novo Liam tem com bebês. "Ele é um pai fantástico. Ele e seu pequeno garoto são como os melhores amigos. Quero ser assim mas acredito que o momento virá quando meus filhos forem adolescentes. Poderei dar-lhes bons conselhos sobre o que fazer e essas coisas".

Certo. Noel falára que Anais é uma "Comediante Top" que já é parecida com ele. "Ela se parece comigo, o que não é nada bom para uma menina. Obviamente, não vou poder estar com ela desde hoje até o resto de sua vida, assim que esperamos que Meg crie a um ser humano decente".

Mas Noel, pensa que ela possa fazer isso? as sobranselhas se mexem furiosamente por um segundo. "Bom, acredito que... Não sei. Espero que possa" diz, e olha pela janela.

*** tradução por Nicole Gallagher***