Face a Face com Liam Gallagher

Liam Gallagher (24 anos), vocalista do Oasis , entrou na sala na Alemanha com as mãos no bolso. Ele estava vestindo uma jaqueta azul marinho, calça jeans, camisa xadrez e sapato esportivo sem meia ("Eu esqueci de colocar" disse ele), fazia 5 dias que ele não tinha feito a barba. Ele sentou em um sofá velho e parecia que tinha perdido algo em outra galáxia."Eu sou frio, distante e ironico..." era como ele se definia. Mas ao decorrer da entrevista com BRAVO, Liam foi ficando mais agradável.

BRAVO: Você tem dado o rótulo de 'garoto mal do pop'. Você está interessado em manter isso? Liam: Eu realmente gosto disso. Para mim, ser chamado de garoto mal do blablabla parece idiota. Mas de qualquer maneira eu sou um radical bonito. Eu vivo pensando que amanhã é o último dia da minha vida. Se tem algo para aproveitar, eu aproveito. Eu não me importo se é alcool, mulher ou drogas.

BRAVO: Você realmente usa drogas? Liam: Vamos falar sério. Nós não temos nada para esconder. Eu e meu irmão gostamos de fumar maconha sempre que dá, e eu também uso cocaína. Mas nós não somos viciados. Nós somos adultos e sabemos controlar. Mas nós temos fãs de 15 e 16 anos e nós mandamos a mensagem: Nunca usem elas, elas matam

BRAVO: Com quantos anos você começou a fumar? Liam: Com 17. Minha mãe ficou chocada quando soube que eu e Noel fumavamos maconha no porão. Hoje ela tem orgulho de mim. Quando ela vai para a padaria ou pro cabeleleiro todos tentam dar parabéns a ela por ter filhos famosos.

BRAVO: Sua infância em Manchester foi normal? Liam: Não. Nós eramos uma classe trabalhadora e nunca tinhamos muito dinheiro. Além disso, meus pais nunca paravam de brigar. Isso nunca foi problema para mim, mas Noel chorou muito quando criança. Meu pai, de repente, saiu de casa quando eu tinha 15 anos. Ele nos abandonou e nós nunca tinhamos dinheiro algum. Mas eu não o odeio mais, ele simplismente não significa nada para mim.

BRAVO: Você tem namorada? Liam: Não, não mais. Já era o tempo que eu ficava com uma garota diferente toda noite. Agora eu encontrei Patsy Kensit. Você sabe, mulher de Jim Kerr, o líder do Simple Minds. Eu apenas encontrei ela e perdi a cabeça. Ela me falou que estava se separando do marido e eu não acreditei. Mas eu era um brinquedo dela. Agora ela voltou para seu marido. Ela me deixou arrasado. Eu acho que eu vou voltar a minha vida de antes. A única coisa que eu penso é em convidá-la para meu quarto e é isso. Eu tenho 24 e tenho planos de aproveitar a vida. Eu estou livre como um passáro denovo e esperando qualquer tipo de proposta, até mesmo se for indecente.

BRAVO: Que tipo de mulher você gosta? Liam: Todas. Para mim, todas as mulheres tem algo que fascina. Eu não me importo se ela é loira, morena ou ruiva, comigo toda garota tem uma chance. Eu, às vezes, prefiro as que não me achem tão bonitinho porque eles trabalham duro na cama(risos).

BRAVO: Você é sempre um 'conquistador'? Liam: E como... com 14 anos eu começei a fazer sexo e eu sei o caminho certo para elas ficarem comigo.

BRAVO: Você parece muito diferente de seu irmão Noel. Ele está morando a 2 anos com sua namorada Meg Matthews... Liam: Noel leva uma vida diferente. Ele é fiel com Meg. Por falar nisso, eles não moram em Manchester, eles moram em Londres. Noel é mais sensível que eu. Eu preciso de ação.

BRAVO: Onde você mora? Liam: Quando eu estou em Manchester, meu endereço é o Hotel Holiday Inn. Morando num hotel tem várias vantagens: eu não preciso de mobília, eu posso ligar para o serviço de quarto quando tiver fome e não preciso lavar os pratos depois.

BRAVO: Você sempre sonhou em ser um astro de rock? Liam: A música sempre foi o único caminho para eu escapar da tristeza e da miséria. Com 15 anos eu fui expulso da escola e eu era muito lento para aprender trabalho habitacional. Eu sabia que a única coisa que eu tinha era minha voz. E era, porque eu não tocava nenhum instrumento. Em 1990, eu fui para um show dos Stone Roses e eu sabia que eu queria ser igual ao vocalista, Ian Brown. Foi quando eu me juntei com meus amigos: Bonehead, Guigsy e Tony. Foi como o Oasis começou e eu era o vocalista.

BRAVO: Como veio o nome Oasis? Liam: Nos anos 60, tinha um clube de música em Manchester chamado Oasis. Jimi Hendrix tocou lá. Eu peguei o nome do grupo de lá.

BRAVO: Porque no começo você não contou com Noel que agora é o cabeça do grupo? Liam: Naquela época, Noel tava em tour com o Inspiral Carpets. Pouco depois eles perderam o cantor e Noel queria o lugar, mas o Inspiral Carpets sairam de turnê. Foi bom para a gente, porque a gente o transformou em nosso guitarrista.

BRAVO: E? Liam: Não muito depois nós percebemos que Noel era um gênio na música. Quando ele fazia algo, ele fazia com perfeição. Não igual a mim. Noel começou a pegar aulas de guitarra com 13 e agora ele é um compositor e guitarrista sensacional. É ele que faz tudo.

BRAVO: Porque você não escreve musicas? Liam: Primeiro porque Noel é muito melhor que eu. E segundo, porque eu não quero expor o que eu sinto. Meus pensamentos são só meus.

BRAVO: É verdade que Robbie Willians (Take That) vai fazer parte do Oasis? Liam: Essa é uma boa piada. Robbie Willians é uma amigo nosso. Mas, o que ele iria fazer no Oasis? Tocar flauta?

BRAVO: Qual os planos que você tem agora? Liam: Nós estaremos viajando para a Espanha no final de Abril. Além disso nós estamos lançado o single 'Don't Look Back In Anger'.

BRAVO: Sobre o que falam as musicas? Liam: Não faço ideia. As letras não me interessam.