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Uma boca sorrindo.

Caso a música esteja alta, aperte E S C que ela para!

Para o iniciante - A b c das aberturas Esse artigo é especial para quem está começando a estudar xadrez. Aqui, você vai entrar em contato com as idéias básicas da estratégia na abertura, ou seja, você irá compreender qual é a melhor maneira de iniciar a movimentação de suas peças. Leia com atenção e aprenda a responder às questões:

Vamos lá para algumas dicas de como saber se os lances foram bons ou não! Recomendo para os deficientes visuais, quando estiverem nos lances usarem as setas para saberem qual símbolo que está identificando aquele lance. principais símbolos utilizados:

Comessando de brancas!

Passo 1 Passo 2 Passo 3 Passo 4 Passo 5 Passo 6 Passo 7 Passo 8 Passo 9 Passo 10 Passo 11 Passo 12 Passo 13
1. Duas ótimas maneiras de executar seu primeiro lance (de brancas) são:- e4 ou então 1.d4. Começar a partida com e4 é muito bom por vários motivos: o peão em e4 controla duas casascentrais (d5 e f5), o bispo branco de casas claras fica livre, para se mover na diagonal f1-a6, a dama branca também ganha o direito de se mover na diagonal d1-h5. Começar a partida com 1.d4 é muito bom porque: o peão controla as casas centrais c5 e e5, o bispo branco de casas escuras pode se mover na diagonal c1-h6 e a dama ganha mobilidade, podendo se mover no espaço d1-d3. Uma ótima resposta para e4 é e5. Do mesmo modo, se as brancas começarem com d4, as pretas agem corretamente ao responder com d5.
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2. Procure jogar, nos primeiros lances, apenas os dois peões centrais das colunas "d" e "e" e, eventualmente, o peão da coluna "c" ou "f". Repare na seqüência de lances:
  1. e4 - e5
  2. Cf3 - Cc6
  3. d4 - e5 x d4
  4. Cf3 x d4
Percebeu? As brancas avançaram os dois peões centrais (e2-e4 e d2-d4), que é o correto. Outro exemplo:
  1. d4 Cf6
  2. c4 e6
  3. Cc3 d5
  4. Bg5 c6
  5. e3 Cbd7
mostra que tanto as brancas quanto as pretas já moveram seus peões centrais nas colunas "c", "d" e "e". Os dois lados jogaram corretamente. Agora, um exemplo contrário:
  1. e4 f6? - [lance ruim. Não devemos mover o peão coluna "f" precipitadamente]
  2. d4 [os dois peões brancos ocupam ótima posição no centro]
  3. d6 [teria sido horrível g5?? por causa de 3.Dh5# mate.] 3.Cf3 e as brancas já têm uma posição melhor do que as pretas.
Para mover outros peões ainda na abertura é preciso um pouco mais de experiência.
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3. Evite jogar os peões das colunas "a" e "h". Eles devem ser movidos apenas em casos muito necessários como, por exemplo, o de expulsar uma peça adversária. Uma seqüência de lances em que as brancas jogam muito mal:
  1. a4? e5
  2. b3 d5
  3. f3? Cf6
Note que as pretas corretamente movimentaram seus peões centrais enquanto que as brancas fizeram inúteis lances com peões laterais. Exceção: depois de
  1. e4 e5
  2. Cf3 Cc6
  3. Bb5
as pretas podem jogar tranqüilamente 3...a6 porque esse lance serve para afastar o incômodo do bispo branco. Uma continuação possível seria:
  1. Ba4 Cf6
com bom jogo para os dois adversários.
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4. Desenvolva sua peça o mais rápido possível. Procure colocá-las nas casas centrais [ c3,c4,c5,c6, d3,d4,d5,d6, e3,e4,e5,e6, f3,f4,f5,f6 ], ou apontadas para as casas centrais, em vez de deixá-las no canto do tabuleiro. No centro, as peças têm um raio de ação muito maior do que na timidez das beiradas. Depois de 1.e4 e5 é melhor que as brancas joguem 2.Cf3 [este cavalo atua diretamente sobre as casas centrais d4 e e5] do que 2.Ch3 que atua apenas sobre a casa central f4. Do mesmo modo, depois de 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 é muito melhor 3.Bc4 (fiscaliza as casas centrais e6 e d5) do que o tímido 3.Be2 (que não aponta para nenhuma casa central no campo inimigo).
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5. Desenvolva os cavalos antes dos bispos. Neste caso, depois de 1.e4 e5 é melhor 2.Cf3 do que 2.Bc4 ou 2.Bb5. Geralmente, devemos esperar os movimentos do cavalo adversário para podermos então colocar nosso bispo na casa mais adequada.
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6. Evite jogar com a mesma peça duas vezes, porque geralmente constitui perda de tempo. Só se deve jogar uma peça de novo, na abertura, se houver o risco de perdê-la por um ataque inimigo ou, claro, para tomar uma peça valiosa do inimigo. Depois de:
  1. e4 e5
  2. Cf3 Cc6
  3. Cc3 Cf6
  4. Bc4 Bc5
  5. d3 d6
seria um desperdício de tempo Cd2 ? porque este cavalo já estava desenvolvido. Repetimos: evite mover duas vezes sem motivo a mesma peça na abertura. Outro exemplo: depois de
  1. e4 e5
  2. Cf3 Cc6
o lance 3.Cg1? seria pura perda de tempo. É como se as brancas tivessem jogado fora uma jogada inteira. Muito melhor teria sido 3.Bg5 ou então 3.Bc4. Mais uma seqüência:
  1. .e4 e5
  2. Cf3 Cf6
  3. Bc4 Bc5
  4. c3 Be7?
é um erro preto, porque perde tempo movimentando duas vezes a mesma peça na abertura. É como se as pretas ficassem com um lance a menos. O ideal teria sido 4...Cf6. Um bom motivo para mover duas vezes a mesma peça é estar ameaçado de perdê-la. Por exemplo, com:
  1. e4 e5
  2. Cf3 Cc6
  3. Bb5 a6
[ameaçando tomar o bispo branco]. Agora, o lance branco 4.Ba4 não é perda de tempo, já que evita a perda do bispo.
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7. Coloque seus peões no centro de modo que evite que as peças inimigas fiquem por lá. Por isso começar com 1.e4 é bom, pois evita que as pretas ponham peças em casas como d5 e f5. Depois de:
  1. e4 e6
  2. Bc4?
[teria sido melhor 2.d4] as pretas podem responder com 2 ...d5 atacando o bispo branco e as brancas seriam obrigadas a mover de novo essa peça, perdendo um tempo precioso.
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8. Evite colocar peças ou peões atrapalhando os movimentos de seus próprios peões e peças.
  1. e4 e5
  2. Cf3 Bd6?
é ruim porque o bispo preto impede um futuro lance d6 das pretas, que liberaria o bispo de c8 para jogar. Outro exemplo:
  1. d4 d5
  2. Cf3 Cf6
  3. Dd2?
é ruim porque bloqueia a saída do bispo branco de c1. Um terceiro caso:
  1. e4 e5
  2. Df3?
é fraco porque a Dama branca está impedindo que o Cg1 branco vá para sua casa mais "natural" que é f3. O lance preto
  1. d4 e5
  2. Cf3 d6
também é questionável porque sufoca a liberdade de movimentos do bispo de casas escuras (que, no momento, só pode ir até e7).
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9. Evite colocar a dama no campo inimigo. No começo, as damas devem ser movidas discretamente, geralmente na segunda horizontal. A dama é uma peça preciosa que pode ser atacada por todas as outras do inimigo. Por isso, no começo, ela jamais deve ser deslocada até o campo inimigo. Por exemplo, depois de
  1. d4 d5
  2. Dd3 Cf6
o lance branco 3.Df3? parece agressivo mas não passa de um erro porque depois de 3...Bg4 as pretas desenvolvem uma peça com ganho de tempo, já que as brancas são obrigadas a retirar a dama. Vamos supor que a partida continuasse com 4.Df4? [outro erro, pois já dissemos que a dama branca deve ser tímida para evitar os ataques das peçasinimigas] 4...e6 5. e3 Bd6 [atacando de novo a dama] 6 Dg5 [a pobre dama branca quase não tem casas para ir em segurança] 6...h6 7.Dh4 [não há nenhuma outra casa segura] g7...5 e as pretas ganharam a dama branca! Esse exemplo mostra com clareza o erro de se mover a dama lá para a frente no começo da partida. Um bom exemplo para o desenvolvimento da dama é:
  1. d4 Cf6
  2. c4 e6
  3. Cc3 Bb5
  4. Dc2
Observe que a dama cumpre a função de proteger o cavalo de c3 ao mesmo tempo em que ocupa uma casa discreta na segunda horizontal.
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10. Procure fazer o roque o mais rápido possível. Ele serve para proteger o rei e para desenvolver as torres, que geralmente ficam melhor colocadas na primeira horizontal e nas colunas centrais ‘c’, ‘d’ e‘e’. Uma péssima tentativa de desenvolver as torres seria começar a partida com 1.h4? [esse lance já é ruim porque não exerce nenhuma influência sobre as casas centrais do tabuleiro] 1...e5 [esse sim, um lance excelente] 2.Th3? [essa não é a maneira correta de desenvolver a torre no começo da partida, como perceberemos a seguir] 2...d5 e agora a torre de h3 está sendo atacada pelo bispo preto de f8. As brancas devem perder tempo movendo a peça. Mas para onde? Para c3, d3 e e3 ela atrapalharia a saída dos peões centrais. Para f3 e c3, a torre tiraria as melhores casas para os cavalos. Portanto, a torre nada têm a fazer. O melhor mesmo é se conformar e jogar 3.Th1, o que mostra que a estratégia branca de desenvolver a torre foi um fracasso. Agora, um exemplo de como desenvolver corretamente as torres:
  1. e4 e5
  2. Cf3 Cc6
  3. Bb5 a6
  4. Ba4 Cf6
  5. d3 d6
  6. O-O
[o roque é um ótimo lance, quase obrigatório: protege o rei e desenvolve corretamente a torre] 6 ...Be7 7.Te1 [boa casa para a torre. Ela protege o peão central e4] 7 ...O-O [as pretas, sabiamente, também executam o roque].
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11. Não permita que seu adversário fique com vantagem material, ou seja, que tenha tomado mais peças ou peões do que você dele. De modo geral, se considerarmos que o valor de um peão é igual a 1 ponto, o bispo e o cavalo valem 3, a torre vale 5 e a dama vale 9. Ou seja, bispo e cavalo são peças de mesmo valor. Mas trocar a sua torre pelo bispo ou cavalo inimigo (ou seja, você tomar o bispo ou cavalo mas perder sua torre) é muito vantajoso para o adversário. Portanto, preste bem a atenção a todos os possíveis movimentos do inimigo para evitar perder peças desnecessariamente. Para você se orientar, repetirmos: Peão=1, Bispo=Cavalo=3, Torre=5, Dama=9. Vejamos a partida seguinte: 1.h4? [um péssimo começo. Esse lance não atua sobre o centro nem desenvolve peça alguma. Seria muito melhor começar o jogo com 1.e4 ou 1.d4] 1...d5 [bom lance das pretas] 2.Th3?? [péssimo lance que merece resposta imediata] 2...Bxh3 3.Cxh3. Nessa posição, as pretas conseguiram uma troca muito vantajosa: perderam o bispo (que vale 3) mas capturaram a torre branca (que vale 5), ou seja, ganharam a qualidade, como se diz. É preciso estar sempre atento para não cometer bobagens que levam à perda de material apenas por desatenção. Ninguém conseguirá ser um jogador razoável se não tiver capacidade de concentração e disciplina intelectual.
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12. Em geral, as melhores casas para os cavalos brancos são f3 e c3, mas podem ser jogados também em e2 ou d2. Para as pretas, as melhores casas para seus cavalos são c6 e f6, aceitando-se, eventualmente, e7 e d7. Depois da seqüência:
  1. d4 Cf6
  2. c4 e6
  3. Cf3 d5
  4. Cc3 c6
  5. Bf4 Cbd7
as brancas desenvolveram seus cavalos em c3 e f3 e as pretas colocaram seus cavalos em f6 e d7, lances bem razoáveis nesta posição. Outras seqüência de lances corretos:
  1. e4 e6 [as pretas preparam a jogada 2...d5 no próximo lance.]
  2. d4 d5 3.Cd2 [Também é bom
  3. Cc3. As brancas escolhem um caminho que permite que possam jogar c2-c3 para proteger seu peão d4.] 3...Cf6
  4. e5 Cfd7
Como você percebe, as brancas têm um cavalo em d2 e as pretas um cavalo em d7, mas os dois lados estão bem desenvolvidos. Não há motivo para preocupação.
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13. Na maioria das vezes, existe mais de um lance bom. A escolha depende da personalidade, do gosto pessoal de cada jogador. Por exemplo, pode-se começar a partida com 1.d4 ou 1.e4. Tanto faz. É uma questão de gosto. Depois de:
  1. d4 Cf6
  2. c4 g6
  3. Cc3 as pretas podem jogar 3 ...Bg7 [a chamada Defesa Índia do Rei] ou 3 ...d5 [a chamada Defesa Grünfeld]
tanto faz, ambas são boas jogadas.

É importante lembrar de todos esses princípios. Você logo sentirá que seu jogo ficou muito mais harmônico e ágil. Seus adversários tradicionais vão se surpreender com a mobilidade de suas peças e como elas estrangulam o jogo deles. Além disso, eles terão muito mais dificuldade para causar problemas a seu jogo. Você terá melhorado tanto no ataque como na defesa.

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A partir de agora, vamos acompanhar algumas partidas comentadas. Elas foram conduzidas por jovens iniciantes no xadrez, que enfrentaram um poderoso programa alemão de computador (Fritz 7.0) num Pentium IV de 1.0 GHz. Os comentários são de nossa autoria. Diga-se de passagem, somos unidades biológicas, humanos, como se dizia antigamente. Aconcelhamos a todos, reproduzirem as partidas em um tabuleiro, para maior compreenção.
Partida 01 Partida 02 Partida 03 Partida 04 Partida 05 Partida 06

Partida 01 : Fritz - amador - Niterói, 2002 1.e4 [Excelente maneira de iniciar uma partida: as brancas colocam um peão no centro (em e4) que controla duas casas centrais (d5 e f5). Além disso, abrem as diagonais para o bispo e para a dama.] 1...h5? [Típico erro de principiante (o sinal "?" significa "lance incorreto"). Na abertura, devemos mover os peões o menos possível. Os peões só devem ser movidos quando proporcionarem:
  1. controle do centro;
  2. abertura de diagonais e colunas para o desenvolvimento das peças.
O lance jogado pelas pretas nesta partida não faz nem um nem outro: não atua sobre nenhuma casa central e não abre espaço para o desenvolvimento de nenhuma peça. Teria sido muito melhor o simples e bom 1...e5]. 2.d4 [As brancas não perdem tempo e colocam outro peão no centro. Agora, o outro bispo também já está livre para se mover.] 2...f6? [Outro erro. Embora haja alguma influência sobre o centro (o peão f6 aponta para a casa e5), não foi aberta nenhuma via para o desenvolvimento das peças pretas. Pelo contrário, a abertura da diagonal h5-e8 é arriscada e poderá, talvez, ser aproveitada pelas brancas para atacar o rei (é uma boa via de penetração). O lance ...f6 também é ruim porque impede que o cavalo preto vá para uma boa casa(f6).] [Note também que teria sido um grave erro 2...Th6?? porque as brancas jogariam: 3.Bxh6 e depois de 3...Cxh6 as brancas teriam ganho a qualidade (ou seja, perderam o bispo mas ganharam a torre, o que é muito vantajoso. As brancas ficariam com o jogo praticamente ganho.) Percebemos então que o primeiro lance preto 1...h5 não serviu nem mesmo para desenvolver a torre. Na verdade, a melhor maneira de preparar o movimento da torre é efetuar o roque.] 3.Cf3 [Ótima casa para o cavalo. Agora ele atua sobre duas casas centrais (e5 e d4). Em geral, devemos mover primeiro os cavalos e depois os bispos.] 3...g6 [Já está difícil achar um bom lance para as pretas. Teria sido um pouco melhor 3...e6 porque abriria a diagonal para o bispo de casas escuras (que está em f8) e controlaria os pontos centrais d5 e f5.] 4.Bc4 [O bispo se coloca na magnífica diagonal a2-g8 e por enquanto impede que as pretas joguem ...d5.] 4...Ch6? [Não é bom colocar o cavalo no canto do tabuleiro, onde só atua sobre uma única casa central (f5).] 5.Ch4! [A exclamação "!" significa "lance brilhante". Normalmente, não devemos mover a mesma peça duas vezes na abertura. Mas aqui há uma exceção: as brancas podem explorar imediatamente a falta de desenvolvimento e a frágil situação do rei preto.] 5...e6 [O problema preto com a diagonal aberta h5-e8 ficaria claro depois de 5...g5?? 6.Dxh5+ Cf7 7.Dxf7#; O lance 5...Tg8 não é bom por causa de 6.Bxg8] 6.Cxg6 [As brancas já ganharam o primeiro peão e agora ameaçam a torre. Onde as pretas devem colocar a torre? Em h7 ou g8?] 6...Th7 [Se as pretas jogassem 6...Tg8 as brancas poderiam eliminar a proteção do Ch6 com: 7. Cxf8 Rxf8 e então ganhariam uma peça inteira com: 8. Bxh6+] 7. Dxh5 [As brancas ganharam o segundo peão e agora deixam a dama apontada para o rei preto na terrível diagonal h5-e8.] 7... d5 [Seria totalmente inútil 7... Bb4+ porque as brancas se defenderiam tranqüilamente com: 8. c3] 8. Cxf8+ [Quem dá o xeque é a dama em h5. Trata-se do chamado "xeque descoberto".] 8... Rxf8 9. Bxh6+ Rg8 [Teria sido horrível 9... Txh6?? 10. Dxh6+ porque as brancas ficariam com uma torre inteira de vantagem.] 10. exd5 [As brancas ganham outro peão.] 10... exd5 11. Bxd5+ Rh8 [As brancas têm o jogo na mão. Possuem enorme vantagem material (uma peça e três peões a mais), o rei preto está desprotegido e contam com muito mais peças desenvolvidas do que as pretas. A vitória é questão de tempo.] 12. Dg6 [Esse lance impede que a dama preta saia de d8 porque então as brancas dariam mate com Dg8#. Todavia também teria sido bom: 12. Cc3 (desenvolve mais uma peça) ou 12. O-O (o roque coloca o rei em segurança e prepara a ida da torre para e1, onde ocuparia a coluna aberta 'e')] 12... De7+ [Outro xeque sem muita finalidade. As brancas podem se defender com facilidade.] 13. Rd2 [Lance inteligente. As brancas não precisam efetuar o roque porque as pretas não têm peças desenvolvidas e por isso não contam com efetivos para o ataque. As brancas também preparam o imediato Te1.] 13... Dd8 [Não podiam jogar 13... Be6 por causa de: 14. Bxe6 Dxe6 15. Te1 Dg8 16. Te8 Dxe8 17. Dxe8#] 14. Te1 [Essa é uma das maneiras corretas de desenvolver as torres: colocando-as na coluna aberta (onde não há nenhum peão). No caso, a coluna aberta 'e'.] 14... Bd7 outros lances não evitariam a derrota: [14... Cc6? 15. Te8+ Dxe8 16. Dxe8#; 14... Te7 15.Txe7 Dxe7 (15... Dxd5 16. Th7#) 16. Dg8#; 14... Td7 15. Te8+ Dxe8 16. Bg7+! Txg7 17. Dxe8+ Rh7 18. Dh5#] 15. Te8+! [As brancas sacrificam a torre, ou seja, entregam-na de propósito. O objetivo é obrigar as pretas a mover a dama (e deixar f6 desprotegido) ou mover o bispo (e deixar g8 desprotegido)] 15... Dxe8 [15... Bxe8 16. Dg8#] 16. Dxf6+ Tg7 17. Dxg7# mate 1–0.
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Partida 02 : Fritz - amador - Niterói, 2002 1. e4 [Outra boa maneira de começar a partida é, por exemplo,1. d4] 1... e5 [Boa resposta. As pretas também colocam um peão no centro (que vigia as casas centrais d4 e f4) e abrem diagonais para a dama e para o bispo.] 2. Cf3 [Correto: desenvolve uma peça (cavalo) e aponta para duas casas centrais (d4 e e5). De modo geral, é aconselhável desenvolver primeiro os cavalos do que os bispos. Há outra virtude nesse lance: ameaça tomar o peão e5. Sempre que pudermos, devemos fazer lances que também façam ameaças ao adversário. Deste modo, poderemos conquistar a iniciativa das ações no tabuleiro, impondo nosso próprio ritmo.] 2...Cc6 Qual seria a melhor defesa preta? Examinemos as opções: [2...Df6? Esse lance é ruim porque não se deve mover a dama prematuramente. O motivo é simples: a dama é facilmente atacada pelas peças inimigas. Por exemplo, em breve as brancas poderiam colocar um bispo em g5, ganhando tempo no desenvolvimento porque a dama preta seria obrigada a se mover de novo. Além disso, a dama retirou a melhor casa para o cavalo nesta posição (f6).; 2... De7 A chamada "defesa brasileira", que não costuma ser praticada pelos GMs. O motivo é que o bispo em f8 fica sem saída pela diagonal f8-a3. Além disso, a dama é uma peça muito poderosa para ficar limitada à defesa de um simples peão (e5).; 2... Bd6? não é bom porque impede a saída do peão d7, necessária para dar saída para o bispo de casas brancas.; 2... d6 a chamada Defesa Philidor, raramente empregada pelos GMs. O motivo é que o bispo de casas pretas fica limitado à casa e7. Aos poucos, as pretas ficam com uma posição passiva.; 2... f6 é um lance muito ruim. Não desenvolve nenhuma peça, tira a casa boa para o cavalo (f6), deixa o rei vulnerável ao ataque na diagonal h5-e8.; 2... Cf6 é um bom lance de contra-ataque e caracteriza a chamada Defesa Petroff. Geralmente se continua com: 3. Cxe5 d6 4. Cf3 Cxe4] O lance escolhido pelas pretas na partida é muito bom: desenvolve uma peça (o cavalo - que se instala na melhor casa nesta posição (c6)), atua sobre o centro (casas e5 e d4). 3. Bc4 [Bom lance. O bispo se instala na boa diagonal a2-g8. Também é correto jogar: 3. Bb5 que caracteriza a abertura espanhola, também chamada de Ruy López.] 3... Cge7? [Esta não é a casa para o cavalo nesta posição. Afinal, as pretas poderiam ter jogado um lance muito mais ativo como: 3... Cf6 ou então 3... Bc5 ] 4.Cc3 [4.Cg5 d5 5.Dh5 (5. Df3?? f6 6. Ch3 dxc4–+; 5.exd5 Cxd5=) 5...g6 6.Df3 f5 7.exd5 Cd4 8.Dd1 Cxd5 e o jogo estaria equilibrado.; 4. d4] 4... Cg6 [Não se deve mover duas vezes a mesma peça na abertura. Mas as pretas tiveram que fazê-lo porque precisam abrir a diagonal para desenvolver o bispo de casas pretas.] 5. d3 [Protege o peão central e4 e abre caminha para desenvolver o bispo de casas pretas. Mas também teriam sido bons: 5. d4 ou 5. O-O.] 5... Be7! [Bom lance defensivo que visa a casa g5. Se as pretas tivessem jogado: 5... Bc5? as brancas poderiam iniciar o ataque com: 6. Cg5 (ameaça 7. Cxf7) 6... 0–0 7. Dh5 (ameaça mate com: 8. Dxh7#. Note que se as pretas tivessem um cavalo em f6 as brancas não teriam podido colocar a dama em h5) 7... h6 (única defesa) 8. Cxf7 Txf7 (8... Df6 9. Cxh6+ Rh7 10. Cg4#) 9. Dxg6 De7 (é preciso defender a torre) 10. Bxh6 (as brancas têm todas as peças desenvolvidas e a dama numa ótima posição de ataque) 10... Rf8 (Tira o rei da cravada, pois se: 10... d6?? 11. Dxg7#) 11. Bxf7 Dxf7 12. Dxf7+ Rxf7 13. Be3 com qualidade e dois peões a mais, as brancas encaram com serenidade o futuro.] 6. 0–0 Ch4 [As pretas perdem tempo e movem de novo o cavalo. Teria sido melhor: 6... d6 para defender o peão e5 e pôr em jogo o bispo de casas claras.] 7. Cxh4 [As brancas aceitam a troca porque já tem um plano. A casa f7 está defendido apenas pelo rei. O Bc4 branco já aponta para f7. Agora, as brancas querem jogar o peão emf4 para abrir a coluna 'f' e fazer com que a Tf1 também pressione f7.] 7... Bxh4 8. f4 Bf6 [De novo teria sido melhor 8... d6] 9. fxe5 [As brancas continuam com o plano: a coluna 'f' está semi-aberta para ação de sua torre.] 9... Cxe5 [Se 9... Bxe5 as brancas ganham o peão com: 10. Bxf7+ e agora haveria as seguintes possibilidades: A) 10... Re7 11. Bg5+ Bf6 12. Cd5+ Rxf7 13. Dh5+ g6 14. Df3 Tf8 15. Bxf6 De8 16. Bc3+ Rg8 (16... Re6 17. Df6+!! Txf6 18. Txf6#) 17. Cf6+ Txf6 18. Dxf6; B) 10... Rf8 11. Bb3+ com duas subalternativas: B1) 11... Bf6 12. Dh5 d5 13. Cxd5 Be6 14. Txf6+! gxf6 15. Bh6+ Rg8 16. Cxc7! Dd4+ (16... Dxc7 17. Bxe6+ Df7 18. Bxf7#) 17. Rh1 Dd7 18. Dg4+ Rf7 19. Dg7#; B2) 11... Re8 12. Dh5+ Re7 (12... g6 13. Bf7+ Re7 14. Dh4+ Rd6 15. Cb5+ Rc5 16. Df2+ Rxb5 17. Bc4+ Rb4 18. Bd2+ Ra4 19. b3+ Ra3 20. Dc5+ Rb2 21. Tfb1+ Rxc2 22. Bb5+ Rxd2 23. Td1+ Re2 24. Df2#) 13. Df7+ Rd6 14. Dd5+ Re7 15. Bg5+ Bf6 16. Df7+ Rd6 17. Bf4+ Ce5 18. Bxe5+ Bxe5 19. Dd5+ Re7 20. Dxe5#] 10. Bb3 [Esse bispo é muito valioso porque está apontado para um ponto fraco das pretas (f7). Por isso, as brancas não permitem que ele seja tomado pelo cavalo. Atenção: nas posições abertas (em que já foram trocados alguns peões e existem diagonais livres) os bispos costumam ser um pouco melhores do que os cavalos. 10... b6? [As pretas querem colocar o bispo em b7 ou a6. Porém cometem o erro de permitir que as brancas ocupem o centro com seus peões.] 10... d6] 11. d4 Cc6 [As brancas têm dois peões centrais (e4 e d4). Isso não seria muito problema se as pretas tivessem chance de impedir o avanço desses peões. Uma maneira de dificultar esse avanço seria com um peão preto em d6.] 12.e5 [Esse é o problema: o peão central branco avança sem ser impedido e simplesmente empurra as peças pretas para posições horrorosas.] 12...Ba6 [Se as pretas tentassem recuar o bispo para protegê-lo, permitiram que as brancas lançassem o ataque sobre f7: 12... Be7 13. Bxf7+ (As pretas perdem o peão e ainda ficam submetidas ao xeque descoberto.) 13...Rf8 (o rei não capturar o bispo porque este está protegido pela torre em f1) 14.Bd5+ (esse é o xeque descoberto: o bispo branco se moveu mas quem está dando o xeque é a torre em f1) 14...Re8 15.Dh5+ g6 (esse avanço de peão dá chance ao bispo branco de casas pretas ir até h6) 16.Bf7+ Rf8 17.Bh6#; Também não resolveria muita coisa 12...Bg5 (com idéia de trocar os bispos de casas escuras) 13.Bxf7+ (de novo, o ponto fraco das pretas) 13...Rf8 (as pretas perdem tudo com 13...Re7 14.Bxg5+) 14.Bd5+ Re8 15.Dh5+ (a entrada da dama em jogo é fatal) 15...g6 (15...Re7 16.Bxg5#) 16.Bf7+ Rf8 (16...Re7 17.Bxg5+ Rf8 18.Dh6#) 17.Dh6+!! (sacrifício de dama decisivo. As brancas entregam a dama de propósito para poder eliminar o bispo preto e colocar em jogo seu próprio bispo das casas escuras) 17...Bxh6 18.Bxh6+ (esse lance só foi possível graças ao sacrifício anterior da dama) 18...Re7 19.Cd5# (bonito mate, com a participação de quase todas as peças brancas)] 13.exf6 [Perceba a situação difícil do rei preto: ele ainda está no centro e poderá ser atacado a qualquer momento.] 13...Bxf1 [Agora o roque teria chegado tarde demais: 13...0–0 14.fxg7 Rxg7 (14...Te8 15.Bxf7+ Rxg7 16.Dg4+ Rh8 17.Bg5 e as pretas perdem a dama ou levam mate) 15.Dg4+ Rh8 16.Bg5 e as brancas têm peça a mais e ataque demolidor.] 14.fxg7 [O objetivo não é exatamente tomar o peão de g7, mas manter semi-aberta a coluna 'f' e impedir que o rei preto busque o abrigo do roque.] 14...Tg8 [É necessário salvar a torre.] 15.Dxf1 [Ameaça 16.Dxf7#. O ponto f7 continua sendo alvo de bombardeio aéreo das brancas!] 15...Txg7 [Se 15...De7 16.Bg5 f6 (16...Dxg5 17.Dxf7+ Rd8 18.Dxg8+ Re7 19.Df7+ Rd6.Ce4#) 17.Bxf6 De3+ 18.Rh1 e as pretas estão perdidas.; Do mesmo modo, 15...d5 16.Bxd5 Dd7 17.Df6 Cxd4 18.Bg5 e as brancas têm superioridade esmagadora.] 16.Bh6 [Aproveita o fato de que a torre não pode se mover.] 16...Cxd4 [Claro, pois se a torre recuar, acaba a defesa do ponto f7 e as brancas dão mate: 16...Tg8?? 17.Dxf7#] 17.Bxg7 [As brancas conquistaram duas peças de vantagem. As pretas já poderiam abandonar.] 17...Cxb3 18.Te1+ [A torre entra em jogo ocupando a coluna.] 18...De7 [A única maneira de evitar o mate: entregar a dama.] 19.Txe7+ Rxe7 [As brancas têm uma enorme vantagem material. A questão agora é: como vencer?] 20.Df6+ Re8 21.Cd5 Cc5 [Não há que se possa fazer para salvar o paciente em estado terminal.] 22.Cxc7# mate. 1–0
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Partida 03 : Amador - Fritz - Niteroy, 2001 1.e4 e5 2.Df3? [É incorreto avançar a dama nos primeiros lances porque o adversário poderá desenvolver as peças com ganho de tempo por meio de ataques a essa dama ousada. O melhor lance nesta posição é: 2.Cf3 ] 2...Cf6 [As pretas jogam corretamente. O cavalo vai para um excelente posto, de onde vigia as casas centrais d5 e e4.] 3.Bc4 [Contra esse lance não há objeção: as brancas encontraram um bom lugar para desenvolver o bispo.] 3...Cc6 [As pretas jogam com tranqüilidade e continuam a desenvolver as peças.] 4.c3 [Esse lance serve para evitar o lance preto ...Cd4 (que coloca o cavalo preto numa boa casa com ganho de tempo em cima da dama) e prepara o avanço do peão central de d2 a d4. Acontece que devemos evitar fazer muitos lances de peões. Por isso teria sido melhor 4.Ce2, que evita ...Cd4 e desenvolve a peça.] 4...Bc5 [As pretas disputam com as brancas o domínio da casa d4.] 5.Ce2 [Também aponta para d4.] 5...d6 [Não era possível jogar 5...d5 porque as brancas ganhariam um peão com: 6.exd5 Então as pretas tratam de colocar outro peão no centro (que protege o forte e5) e abrir a a diagonal para o bispo de casas brancas.] 6.Cg3 [Perda de tempo. Não se deve mover duas vezes a mesma peça na abertura (a não ser que haja possibilidade de perda/ganho de material).] 6...Bg4 [As pretas desenvolvem o bispo com ganho de tempo porque a dama branca agora é forçada a se mover.] 7.Dd3 0–0 [O roque é um excelente recurso para proteger o rei (observe o escudo protetor formado por três peões) e preparar a entrada da torre em jogo.] 8.Dc2 [Não se deve mover a mesma peça duas vezes sem um motivo forte. Esse já é o terceiro movimento da dama branca. Teria sido melhor 8.0–0] 8...d5! [As pretas reagem com energia e avançam sobre o centro com o peão, que ataca duplamente o Bc4 e o peão e4.] 9.exd5 [9.Bd3 teria sido ruim porque o bispo em d3 estaria com a atividade muito limitada. Além disso, o peão em d2 ficaria imobilizado.; Teria sido melhor conservar o peão em e4 com: 9.Bb3 Te8 10.d3] 9...Cxd5 10.Bxd5?[ Outro lance fraco. As brancas aceitam perder um ótimo bispo (que agia na diagonal a2-g8) em troca do cavalo. Em posições abertas, os bispos são ligeiramente superiores aos cavalos. Isso quer dizer que as pretas têm vantagem por conservarem o par de bispos.] 10...Dxd5 [Nesta situação específica, a dama preta está bem colocada: domina uma área central e não pode ser desalojada por uma peça preta.] 11.f3 [A situação branca é delicada. Poderiam perder rapidamente se tivessem jogado: 11.c4?? Dxg2 (ameaça o mate ...Dxf2#) 12.Tf1 (12.d3 Cb4 13.Dd2 Cxd3+! 14.Dxd3 Dxf2#) 12...Cd4 e as pretas têm jogo ganho. Por exemplo, 13.Dd3 Tad8 (ameaça ...Cf3+ seguido por ...Txd3) 14.Ce4 (14.Cc3 Cf3+ 15.Rd1 Txd3; 14.De4 Dxe4+ 15.Cxe4 Cc2#) 14...Cf3+ ganhando a dama.; De qualquer modo, as brancas deveriam evitar tantos movimentos de peões. Teriam procedido melhor retirando o rei do centro com: 11.0–0 Note que agora as brancas não podem fazer o roque pequeno por causa do bispo preto na diagonal aberta a7-g1.] 11...Be6 12.Ca3 [Não havia outro jeito de desenvolver o cavalo. Se: 12.d3 o peão branco d3 seria imediatamente atacado com: 12...Tad8 obrigando as brancas a defendê-lo com o indigesto 13.Re2 que exporia o rei ao ataque preto.] 12...Tfd8 [As pretas completam o desenvolvimento colocando a torre na coluna semi-aberta 'd'.] 13.b4 [Está difícil de encontrar um lance razoável para as brancas. O avanço do peão sempre permite um enfraquecimento da posição. Teria sido mais prudente 13.b3.] 13...Bb6 14.h4? [Lance horroroso de peão, sem qualquer finalidade. Era urgente jogar 14.Bb2 para poder efetuar o roque grande (0–0–0).] 14...Cxb4! [Quando as peças de nosso adversário estão descoordenadas enquanto que as nossas peças estão muito bem colocadas (dominam o centro, as diagonais e as colunas) e trabalham em equipe, surgem as possibilidades de combinação. As pretas sacrificam (entregam de propósito) um cavalo com finalidade de abrir a diagonal a1–d4 que poderá ser explorada em conjunto com a ameaça de mate em f2.] 15.cxb4 Dd4 [Repare que a torre de a1 está atacada.] 16.Bb2 [Se: 16.Tb1 Df2+ 17.Rd1 Dxg3 e as pretas ganharam uma peça e ainda conservam ótima posição.] 16...Df2+ 17.Rd1 Dxg3 [Com peça a menos e posição totalmente desbaratada, as brancas já poderiam abandonar a partida.] 18.d3 [Tenta defender g2] 18...Bf5 [Crava o peão d3, que não pode ser defendido.] 19.Rc1 [19.Rd2?? Dxg2+ 20.Rc3 (20.Rd1 Dxh1+) 20...Txd3+ 21.Rc4 Dxf3 22.Tad1 Dd5#] 19...Be3+ [As pretas não têm pressa de tomar o peão d3. Primeiro, melhoram a posição de seu bispo, que fica numa casa agressiva contra o rei branco.] 20.Rb1 [20.Rd1 Txd3+ e as brancas são obrigadas a entregar a dama com: 21.Dxd3 (21.Re2 Df2#) 21...Bxd3] 20...Bxd3 [A dama branca está cravada e, portanto, perdida.] 21.Bc3 Bxc2+ 22.Cxc2 Dxg2 23.Te1 Bd2 [As brancas têm enorme superioridade material (dama e três peões pelo cavalo). Por isso, não hesitam em propor trocas de peças. Quanto mais peças forem cambiadas, mais fácil será converter a vantagem material.] 24.Bxd2 Txd2 [A torre penetra na 'sétima horizontal' (contada a partir da origem no campo preto), que geralmente é uma colocação muito agressiva.] 25.Tc1 Dxf3 [Colhe outra fruta-peão.] 26.Rb2 [26.a4? Db3#] 26...a5! [Esse lance se justifica porque ameaça abrir a coluna 'a' que permitirá lançar a outra torre contra o rei branco.] 27.b5 [27.bxa5 Txa5 (a outra torre entrou em jogo) 28.a4 (28.Tf1 Da3+ 29.Rb1 Tb5+ 30.Cb4 Txb4#) 28...Dc6 (percebe como a dama é uma peça que sempre tem chance de fazer ataques duplos. Aqui, ela aponta para a4 e para c2) 29.Ta3 Tc5 30.Tb3 Tcxc2+ 31.Txc2 Dxc2+ 32.Ra3 Dc5+ 33.Tb4 Dc1+ 34.Rb3 Dc2+ 35.Ra3 Da2#] 27...a4 [O peão se torna atacante!] 28.Tg1 a3+ 29.Rc1 [29.Rb1 Td1+ 30.Txd1 Dxd1#] 29...Dc3 30.Tb1 [Não resta mais nada.] 30...Dxc2# mate. 0–1
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PARTIDA 04 : Fritz - Amador - Niterói, 2002 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 [Ótima defesa: desenvolve o cavalo, aponta para as casas centrais d4-e5.] 3.Bc4 [Bom lance. Desenvolve o bispo numa importante diagonal (a2-g8), aponta para a casa central d5. Na abertura, muitos lances são bons, e escolha entre um e outro pode depender exclusivamente do gosto pessoal de cada jogador. Este é o caso. Também são bons 3.Bb5 (caracteriza a chamada abertura espanhola, também chamada de abertura Ruy López) e 3.d4 exd4 4.Cxd4 (a abertura escocesa).] 3...Bb4?! [O símbolo "?!" indica "lance duvidoso", ou seja, ou é incorreto ou certamente há lances melhores do que este. Teriam sido corretos 3...Bc5 ou 3...Cf6.] 4.c3 [Agora se percebe o problema do lance anterior das pretas: as brancas jogam c3 com ganho de tempo, haja vista que o bispo preto tem que se mover de novo para não ser capturado.] 4...Bc5 5.d4 exd4 [5...Bb6 6.Cxe5 Cxe5 7.dxe5 De7 8.Df3! (defesa indireta do peão e5, como veremos a seguir. O símbolo "!" indica que foi um lance ótimo.) 8...d6 (O peão branco não pode ser tomado: 8...Dxe5? 9.Dxf7+ Rd8 10.Df8+ De8 11.Bg5+ Cf6 (Os lances pretos são todos forçados. Se: 11...Ce7 então as brancas dariam mate imediato com 12.Bxe7#.) 12.Bxf6+ gxf6 13.Dxf6+ De7 14.Dxh8+ e as brancas ficam com torre e dois peões a mais, suficiente para vencer com facilidade.) 9.Bg5 as brancas têm um peão a mais e ótima situação.] 6.cxd4 [Veja como os dois peões brancos d4-e4 dominam a região central do tabuleiro.] 6...Bb4+ 7.Cc3 Bxc3+?! [As brancas vão ficar com a vantagem exclusiva do par de bispos, que é destacada porque garante um grande controle do tabuleiro. Teria sido melhor 7...Cf6 ] 8.bxc3 Cge7? [Geralmente, a melhor casa para este cavalo é f6. As pretas deveriam ter colocado pelo menos um peão no centro com: 8...d6 ] 9.Cg5! [Exceção rara à regra de que não se deve mover duas vezes a mesma peça na abertura. Nesta situação, o lance se justifica por causa do melhor desenvolvimento e controle central das brancas.] 9...0–0? [Enfia a cabeça na corda da forca. Mas não havia muitas escolhas. Por exemplo, se: 9...d5 10.exd5 Cxd5 11.Cxf7! e agora vale a pena acompanhar as diversas alternativas:
  1. se as pretas tomarem o cavalo com 11...Rxf7 as brancas replicam com 12.Df3+ Re6 (o rei se aventura para proteger o cavalo em d5) 13.0–0 (apesar da peça a menos, as brancas levam grande vantagem por causa do melhor desenvolvimento e da situação muito exposta do rei preto.) 13...Cce7(protege o Cd5 e libera o rei) 14. Ba3 (ameaça 15.Bxe7 Dxe7 16.Dxd5+ recuperando a peça e mantendo o ataque) 14...c6 15.Tfe1+ (a torre entra em xeque com ganho de tempo porque o rei inimigo é obrigado a se mover) 15...Rd7 (única casa disponível) 16.Bxd5 cxd5 (16...Cxd5 17.Df7+ Ce7 18.Txe7+ Dxe7 19.Dxe7#) 17.Txe7+ Rc6 18.c4 (excelente lance que tem o objetivo de prosseguir com 19.cxd5 para abrir a coluna 'c' para a ação das torres brancas contra o rei preto) 18...Tf8 (tenta expulsar a dama e mobilizar a torre. Qualquer outro lance não teria mudado o curso da partida.) 19.cxd5+ Rb6 (19...Dxd5? 20.Tc1+ Rb6 21.Dxd5 ganhando a dama)) 20.Tb1+ (note que a última peça branca não-desenvolvida agora está em jogo. As pretas ao contrário, têm três peças mais a dama em suas casas iniciais - portanto, desrespeitaram a regra de procurar desenvolver as peças o mais rápido possível.) 20...Ra5 21.Dc3+ Ra6 (21...Ra4 22.Db4#) 22.Dc4+ b5 23.Dxb5#;
  2. A melhor defesa seria: 11...De7+ 12.De2 Dxe2+ 13.Rxe2 Rxf7 14.Bxd5+ e as brancas têm a vantagem de um peão, que conta bastante nos finais de partida (quando há poucas peças sobre o tabuleiro).]
10.Dh5 [Geralmente, não é bom avançarmos logo a dama no campo inimigo. Contudo, esse lance agora se justifica porque as pretas quase não têm peças na ala do rei (metade direita do tabuleiro, sob o ponto-de-vista branco) que possam agredir a dama inimiga. Além disso, as brancas concentram três peças sobre o rei adversário que está quase indefeso.] 10...h6 [Seria um erro gravíssimo 10...Te8?? 11.Bxf7+ Rf8 (11...Rh8 12.Dxh7#) 12.Cxh7#] 11.Cxf7! [Ótimo lance, que liqüida a defesa preta.] 11...De8 [Depois de 11...Txf7 12.Dxf7+ as brancas ficariam com a qualidade a mais (vantagem de possuir a torre contra um bispo ou um cavalo).] 12.Cxh6+ (Xeque duplo, do Ch6 e do Bc4. As pretas são obrigadas a mover o rei.) 12...Rh7 [12...Rh8 teria sido respondido do mesmo modo.] 13.Cf7+ Rg8 14.Dh8# mate. 1–0
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A partida abaixo foi jogada na Holanda. O jogador de pretas é um dos maiores mestres de meados do século XIX, o alemão Adolf Anderssen. Aprenda com ele como iniciar um ataque ao rei adversário logo depois de ter desenvolvido suas peças:

Partida 05 : Kloos,H - Anderssen,A - Amsterdam, 1861 1.e4 e5 2.Bc4 [Esse lance não é ruim. Mas geralmente é melhor desenvolver os cavalos antes dos bispos. O motivo é que é mais fácil encontrar casas boas para os cavalos do que para os bispos. Assim, com: 2.Cf3 as brancas não apenas teriam desenvolvido uma peça como também já estariam atacando as pretas (ameaçam 2.Cxe5).] 2...Cf6 [Desenvolve a peça, aponta para duas casas centrais.] 3.Cc3 [Protege o peão e4, desenvolve a peça.] 3...Bc5 [O bispo preto também se encontra ativo na diagonal.] 4.Cf3 Cc6 5.d3 [Fortalece o centro e abre linha para o desenvolvimento do outro bispo (de casas escuras). Note que era impossível jogar 5.d4? por causa de 5...exd4 6.Cxd4 Bxd4 e as pretas teriam ficado com uma peça a mais.] 5...d6 6.h3 [As brancas evitam a incômoda cravada do bispo sobre o cavalo em f3, que ocorreria se as pretas pudessem jogar ...Bg4.] 6...h6 [As pretas respondem com o mesmo objetivo. Imagine que as pretas tivessem jogado: 6...0–0 7.Bg5 (esse bispo está cravando o Cf6 preto) 7...Te8 . Qual seria o lance das brancas agora? Exatamente 8.Cd5! Be6 (Teria sido pior 8...h6 9.Cxf6+ gxf6 10.Bxh6 com ótimo jogo para as brancas por causa do peão a mais e também porque o rei preto já não tem mais o escudo protetor de peões à sua frente e por isso poderá ser facilmente atacado.) 9.Cxf6+ gxf6 10.Bh4 e as pretas teriam problemas por causa do buraco na defesa de seu rei (não existe mais o peão g7).] 7.a3? [Pura perda de tempo. Esse lance não atua sobre o centro, não desenvolve peça nem combate ameaça alguma das pretas.] 7...Bb6 [As pretas já se antecipam ao lance b2-b4 branco.] 8.0–0 [Bom lance. O roque é utilíssimo para proteger o rei e para colocar a torre numa coluna central onde terá mais chances de ser ativa.] 8...g5 [As pretas estão completando seu desenvolvimento e já iniciam ações ofensivas. O objetivo é avançar o peão até g5, trocar os peões e abrir uma brecha na cobertura do rei branco.] 9.Be3 g4 [Conforme o planejado.] 10.hxg4 [Teria sido ruim 10.Ch2? gxh3 11.gxh3? (Pior ainda. O certo teria sido se conformar com a perda do peão e jogar 11.g3 ) 11...Bxh3 (ataca a Tf1) 12.Te1 Tg8+ (a dupla torre+bispo inferniza o rei branco) 13.Rh1 Bg2+ 14.Rg1 Bf3+ (xeque descoberto: lance de bispo, mas xeque com a torre que está em g8)] 10...Bxg4 11.Ce2? [11.Bxb6 axb6 12.Bb5 (Não se pode permitir que o Cc6 salte até d4 e aproveite a cravada do Bg4 sobre o Cf3. Por isso teria sido ruim: 12.Cd5? Cxd5 13.Bxd5 Cd4 (repare como se pode explorar a cravada: as brancas estão impedidas de jogar Cxd4 porque perderiam a dama, capturada pelo bispo preto) 14.Dd2 (para se livrar da cravada e então liberar o cavalo) 14...Cxf3+ 15.gxf3 Bxf3 (o rei preto está nu e será rapidamente atacado por três peças pretas. Repare que as brancas não conseguem trazer defensores a tempo.) 16.Bxb7 Tg8+ 17.Rh2 Dh4#) ] 11...Bxf3 [Arrebenta a defesa do rei branco. Note a coluna aberta 'g' que poderá ser utilizada pela torre preta como via de ataque contra o rei.] 12.gxf3 Tg8+ [A coluna aberta 'g' é uma via expressa de ataque!] 13.Rh1 [Se: 13.Cg3? as pretas ganhariam o cavalo eliminando o peão defensor: 13...Bxe3 14.fxe3 Txg3+] 13...Cxe4 [As pretas sacrificam o cavalo com o objetivo de mobilizar rapidamente sua dama, que ameaça ir até h4 (...Dh4#). Outro lance muito bom era 13...Cd5! 14.Cg3 (14.exd5 Dh4#) 14...Dh4+ 15.Rg2 Cxe3+ 16.fxe3 Dxg3+ 17.Rh1 Dg2#] 14.Cg3 [Não é possível tomar o cavalo, porque as pretas responderiam dando mate: 14.fxe4? Dh4#] 14...Dh4+ [A dama se incorpora ao ataque. Note o trabalho de equipe da dama, cavalo, bispo e torre pretos. O rei branco praticamente não tem nenhuma peça sua para a defesa. Todas as peças brancas estão distantes, ocupadas com outros afazeres, indiferentes à sorte do monarca.] 15.Rg2 Txg3+! [Sacrifício de torre para eliminar a única peça branca que contribuía para a defesa. Agora, a parceria dama+cavalo devasta as brancas.] 16.fxg3 Dxg3+ 17.Rh1 Dh3+ 18.Rg1 Bxe3+ [O bispo entra em jogo.] 19.Tf2 Bxf2# mate. 0–1
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Na partida a seguir, o russo Alexander Alekhine, ex-campeão mundial, nos ensina como conduzir um ataque vigorosamente. Enquanto que as pretas rocam pequeno, Alekhine roca grande. Com isso, pôde avançar livremente seus peões para destruir a defesa do rei preto. Para que um ataque possa ser vitorioso é preciso que:
  1. nossas peças estejam mobilizadas. É um grave erro atacar sem ter desenvolvido as peças.
  2. haja uma certa superioridade sobre o inimigo (por exemplo, maior domínio central, maiormobilidade das peças). Naturalmente, depois que adquiriu a vantagem, Alekhine pôde se lançar contra o pescoço real:

Partida 06 : Alekhine,A - Hoelsder - Semmering 1933 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 [A abertura espanhola, também chamada de Ruy López. Conhecida há seis séculos, ainda hoje tem a preferência dos mestres. Ela dá possibilidades boas para os dois jogadores.] 3...d6 [Protege o peão e5 e abre caminho para desenvolver o bispo de casas pretas. O inconveniente é que o bispo de casas pretas fica um tanto sufocado (no momento, só pode ir até e7).] 4.d4 [Ótimo lance. Ataca o peão central preto e5 e abre a diagonal para desenvolver o outro bispo.] 4...exd4 5.Dxd4 [Geralmente, a dama não deve ser colocado no centro do tabuleiro ou próxima das peças adversárias. O motivo é que neste caso poderia ser facilmente atacada pelo inimigo. Como se justifica então o lance de Alekhine? Pelo fato de que não há peça preta alguma que seja capaz de atacar a dama (note que o Cc6 está cravado pelo Bb5).] 5...Bd7 [Descrava o Cc6. Agora, as pretas ameaçam tomar a dama com o cavalo.] 6.Bxc6 [Elimina o cavalo e portanto mantém a dama na boa casa central, de onde domina os quatro quadrantes do tabuleiro.] 6...Bxc6 7.Cc3 [Desenvolve o cavalo, aponta para as casas centrais d5-e4.] 7...Cf6 8.Bg5 [O bispo crava o cavalo preto.] 8...Be7 [Prepara o roque e descrava o cavalo.] 9.0–0–0 [Lance superagressivo. As brancas esperam que o rei preto vá para o outro lado. Assim que isso acontecer, iniciarão o ataque. Atenção: só devemos iniciar um ataque quando:
  1. tivermos completado nosso desenvolvimento;
  2. tivermos alguma superioridade sobre o adversário. Caso contrário, nosso adversário poderá se defender com sucesso. Ao examinarmos esta posição, percebemos que as brancas têm certa vantagem por causa do maior domínio do centro, um controle um pouco maior de espaço (as peças brancas já estão um pouco avançadas sobre o campo inimigo. Por exemplo, o peão de e4 aponta para d5-f5, ao passo que o peão preto d6 aponta para casas no campo preto (c5-e5). Os cavalos brancas também são peças mais influentes do que o bispo preto confinado em e7. Com essa vantagem, as brancas se sentem confiantes para iniciar as ações ofensivas.] 9...0–0 [Conforme o esperado. O rei preto rocou do outro lado. Agora, as brancas começam a atacálo.] 10.h4 [O peão avança ameaçadoramente contra a cobertura de peões do rei preto. Percebeu a importância de ter rocado do outro lado? Se as brancas tivessem feito o roque pequeno, teria sido arriscado avançar este peão porque o próprio rei branco teria ficado desprotegido!]10...h6 [Com intenção de afastar pelo menos uma peça atacante branca.

Vale a pena acompanhar esta outra partida na qual as pretas conseguiram contra-atacar com sucesso:

10...Cd7 11.Cd5 (instala o cavalo numa casa agressiva) 11...Bxd5 (as pretas não hesitam em se livrar da poderosa peça adversária) 12.Dxd5 h6 (afasta o bispo. Entretanto, esse lance enfraquece um pouco o roque preto.) 13.Be3 Bf6 (pelo menos esse bispo agora tem uma diagonal aberta para atuar. As pretas também lutam para colocar o cavalo em e5) 14.g4 (outro peão se incorpora ao ataque. As brancas ameaçam jogar: 15.g5 que provoca a troca de peões e a abertura de uma coluna que na cara do rei preto.) 14...Ce5 15.Cxe5 (a peça preta estava bem colocada, valia a pena eliminá-la) 15...Bxe5? (Quando enfrentamos um ataque, as trocas de peças podem diminuir a pressão. Por isso teria sido melhor: 15...dxe5 que ameaça a troca de damas.) 16.Dxb7? (Erro gravíssimo. As brancas abandonam o plano de jogo e irresponsavelmente correm atrás de um humilde peão. Deveriam ter prosseguido energicamente com o ataque. Por exemplo: 16.g5 c6 17.Db3 g6 18.f4 Bg7 19.gxh6 Bxh6 20.h5 De7 (note que o peão f7 está cravado) 21.hxg6 Bg7 22.Bd4 Bxd4 23.Txd4 Df6 24.Dh3 Tfd8 25.e5 Dg7 26.f5 dxe5 27.Th4 Rf8 28.Th7 Df6 29.Txf7+ ganhando.) 16...Dd7 17.Bxa7? (Continua a gulodice. Certo, as brancas ganham dois peões. Mas a eliminação desses peões abre as colunas 'a' e 'b' que agora poderão ser utilizadas pelas peças pesadas (dama e torres) pretas para atacar o rei branco. O ataque branco simplesmente foi esquecido!] 17...Da4 [Ataca o bispo e o peão a2.] 18.Be3 Tfb8 [Veja como em pouco tempo a situação se inverteu: as brancas ganharam dois peões mas são as pretas que têm todas as peças mobilizadas para o assalto final ao monarca inimigo. Moral da história: nunca abandone o plano de jogo bem sucedido para ganhar uns míseros peões.] 19.Dd5 (Protege a2. Tomar o terceiro peão também não resolveria nada: 19.Dxc7 Tc8 20.De7 Dxc2#) 19...Txb2 20.Dd3 (20.Td2 Txa2 21.Rd1 Ta1+ 22.Re2 Txh1 as pretas ganharam a torre e têm ótima posição. As brancas estão perdidas.) 20...Db4 21.c3 Taxa2! (pequena entrega da dama. Investimento a curto prazo e altíssimo lucro.) 22.cxb4 Ta1+ 23.Db1 Taxb1# mate 0-1

Voltemos agora à partida principal. ]

11.Cd5 hxg5? [Erro muito grave porque abre a coluna para ser explorada pelas brancas. O correto teria sido 11...Cxd5 12.exd5 hxg5 13.dxc6 (13.hxg5 Bxg5+ 14.Cxg5 Dxg5+ 15.f4 Dxd5 16.Dxd5 Bxd5 17.Txd5 e as pretas ficaram com vantagem.) 13...bxc6 (13...g4 14.cxb7 Tb8 15.Dxg4 Txb7 16.h5 Bf6 17.b3 a5 18.h6 g6 19.h7+ Rh8 20.Cd4 dá bom jogo para as brancas.) 14.hxg5 Bxg5+ 15.Rb1 Bh6 e as pretas conseguem equilibrar as ações.] 12.Cxe7+ Dxe7 13.hxg5 Cxe4 14.Th5 De6 [Se: 14...f6 15.g6 De8 16.Ch4 Td8 (16...d5 17.Th1+-; 16...Cg5 17.Cf5+-) 17.Th1 Td7 18.Dc4+ d5 19.De2 Cg5 20.Cf5+- ( o símbolo "+– significa "posição ganhadora"); A melhor defesa consistia em jogar 14...De8! (chave da defesa: a dama se coloca no ponto em que evita o avanço do peão branco g5-g6)] 15.Tdh1 (ameaça 16.Th8#) 15...f5[Se: 15...f6 16.g6 as pretas não têm como evitar Th8#. Note que agora a diagonal a2-g8 está aberta e as brancas poderão utilizá-la contra o rei preto, especialmente se a dama preta sair dela.] 16.Ce5! dxe5 [16...Dxe5 17.g6 e de novo as pretas não conseguem evitar o mate Th8#.] 17.g6! [A chave da brilhante idéia de Alekhine. Para evitar a ameaça de Th8#, a dama preta é obrigada a tomar o peão. Neste momento, a diagonal a2-g8 estará livre para a dama branca se instalar.]] 17...Dxg6 18.Dc4+ Tf7 [Torre traidora: o rei não poderá escapar para f7.] 19.Th8# mate. 1–0

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