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Para o iniciante - A b c das aberturas
Esse artigo é especial para quem está começando a estudar xadrez. Aqui, você vai entrar em contato com as idéias básicas da estratégia na abertura, ou seja, você irá compreender qual é a melhor maneira de iniciar a movimentação de suas peças.
Leia com atenção e aprenda a responder às questões:
Quais devem ser meus lances iniciais?
Como saber se eu ou meu adversário cometeram umequívoco?
Qual a colocação ideal para as peças e peões?
Como pôr meu rei em segurança?
Vamos lá para algumas dicas de como saber se os lances foram bons ou não! Recomendo para os deficientes visuais, quando estiverem nos lances usarem as setas para saberem qual símbolo que está identificando aquele lance.
principais símbolos utilizados:
Esclamação - Lance brilhante
2 vezes esclamação - Lance excepcionalmente brilhante, muito bonito e difícil de se ver
Esclamação e Interrogação - Lance que merece atenção porque causa problemas para o adversário
Interrogação e Esclamação - Lance duvidoso, que causa problemas para quem jogou.
Interrogação - Lance equivocado.
Interrogação 2 vezes - Erro gravíssimo, que leva à alteração do resultado da partida.
Mais - xeque
Nâmber - xeque-mate
mais e o csintetizador em silêncio - Brancas têm jogo ganho
O sintetizador em silêncio e mais - Pretas têm o jogo ganho
Mais ou menos - Brancas têm jogo bem melhor do que as pretas.
É importante lembrar de todos esses princípios. Você logo sentirá que seu jogo ficou muito mais harmônico e ágil. Seus adversários tradicionais vão se surpreender com a mobilidade de suas peças e como elas estrangulam o jogo deles. Além disso, eles terão muito mais dificuldade para causar problemas a seu jogo. Você
terá melhorado tanto no ataque como na defesa.
A partir de agora, vamos acompanhar algumas partidas comentadas. Elas foram conduzidas por jovens iniciantes no xadrez, que enfrentaram um poderoso programa alemão de computador (Fritz 7.0) num Pentium IV de 1.0 GHz. Os comentários são de nossa autoria. Diga-se de passagem, somos unidades biológicas, humanos, como se dizia antigamente. Aconcelhamos a todos, reproduzirem as partidas em um tabuleiro, para maior compreenção.
Partida 05
: Kloos,H - Anderssen,A - Amsterdam, 1861
1.e4 e5
2.Bc4
[Esse lance não é ruim. Mas geralmente é melhor desenvolver os cavalos antes dos bispos. O motivo é que é mais fácil encontrar casas boas para os cavalos do que para os bispos. Assim, com:
2.Cf3 as brancas não apenas teriam desenvolvido uma peça como também já estariam atacando as pretas (ameaçam
2.Cxe5).]
2...Cf6 [Desenvolve a peça, aponta para duas casas centrais.]
3.Cc3 [Protege o peão e4, desenvolve a peça.]
3...Bc5 [O bispo preto também se encontra ativo na diagonal.]
4.Cf3 Cc6
5.d3 [Fortalece o centro e abre linha para o desenvolvimento do outro bispo (de casas escuras). Note que era impossível jogar
5.d4? por causa de
5...exd4
6.Cxd4 Bxd4 e as pretas teriam ficado com uma peça a mais.]
5...d6
6.h3 [As brancas evitam a incômoda cravada do bispo sobre o cavalo em f3, que ocorreria se as pretas pudessem jogar ...Bg4.]
6...h6 [As pretas respondem com o mesmo objetivo. Imagine que as pretas tivessem jogado:
6...0–0
7.Bg5 (esse bispo está cravando o Cf6 preto)
7...Te8 . Qual seria o lance das brancas agora? Exatamente
8.Cd5! Be6 (Teria sido pior
8...h6
9.Cxf6+ gxf6
10.Bxh6 com ótimo jogo para as brancas por causa do peão a mais e também porque o rei preto já não tem mais o escudo protetor de peões à sua frente e por isso poderá ser facilmente atacado.)
9.Cxf6+ gxf6
10.Bh4 e as pretas teriam problemas por causa do buraco na defesa de seu rei (não existe mais o peão g7).]
7.a3? [Pura perda de tempo. Esse lance não atua sobre o centro, não desenvolve peça nem combate ameaça alguma das pretas.]
7...Bb6 [As pretas já se antecipam ao lance b2-b4 branco.]
8.0–0 [Bom lance. O roque é utilíssimo para proteger o rei e para colocar a torre numa coluna central onde terá mais chances de ser ativa.]
8...g5 [As pretas estão completando seu desenvolvimento e já iniciam ações ofensivas. O objetivo é avançar o peão até g5, trocar os peões e abrir uma brecha na cobertura do rei branco.]
9.Be3 g4 [Conforme o planejado.]
10.hxg4 [Teria sido ruim
10.Ch2? gxh3
11.gxh3? (Pior ainda. O certo teria sido se conformar com a perda do peão e jogar
11.g3 )
11...Bxh3 (ataca a Tf1)
12.Te1 Tg8+ (a dupla torre+bispo inferniza o rei branco)
13.Rh1 Bg2+
14.Rg1 Bf3+ (xeque descoberto: lance de bispo, mas xeque com a torre que está em g8)]
10...Bxg4
11.Ce2?
[11.Bxb6 axb6
12.Bb5 (Não se pode permitir que o Cc6 salte até d4 e aproveite a cravada do Bg4 sobre o Cf3. Por isso teria sido ruim:
12.Cd5? Cxd5
13.Bxd5 Cd4 (repare como se pode explorar a cravada: as brancas estão impedidas de jogar Cxd4 porque perderiam a dama, capturada pelo bispo preto)
14.Dd2 (para se livrar da cravada e então liberar o cavalo)
14...Cxf3+
15.gxf3 Bxf3 (o rei preto está nu e será rapidamente atacado por três peças pretas. Repare que as brancas não conseguem trazer defensores a tempo.)
16.Bxb7 Tg8+
17.Rh2 Dh4#) ]
11...Bxf3 [Arrebenta a defesa do rei branco. Note a coluna aberta 'g' que poderá ser utilizada pela torre preta como via de ataque contra o rei.]
12.gxf3 Tg8+ [A coluna aberta 'g' é uma via expressa de ataque!]
13.Rh1 [Se:
13.Cg3? as pretas ganhariam o cavalo eliminando o peão defensor:
13...Bxe3
14.fxe3 Txg3+]
13...Cxe4 [As pretas sacrificam o cavalo com o objetivo de mobilizar rapidamente sua dama, que ameaça ir até h4 (...Dh4#). Outro lance muito bom era
13...Cd5!
14.Cg3
(14.exd5 Dh4#)
14...Dh4+
15.Rg2 Cxe3+
16.fxe3 Dxg3+
17.Rh1 Dg2#]
14.Cg3 [Não é possível tomar o cavalo, porque as pretas responderiam dando mate:
14.fxe4? Dh4#]
14...Dh4+ [A dama se incorpora ao ataque. Note o trabalho de equipe da dama, cavalo, bispo e torre pretos. O rei branco praticamente não tem nenhuma peça sua para a defesa. Todas as peças brancas estão distantes, ocupadas com outros afazeres, indiferentes à sorte do monarca.]
15.Rg2 Txg3+! [Sacrifício de torre para eliminar a única peça branca que contribuía para a defesa. Agora, a parceria dama+cavalo devasta as brancas.]
16.fxg3 Dxg3+
17.Rh1 Dh3+
18.Rg1 Bxe3+ [O bispo entra em jogo.]
19.Tf2 Bxf2# mate. 0–1