Xadrez: primeiros passos - módulo 2 Augusto Tirado e Wilson da Silva Fundepar 19 edição Curitiba 1994 Texto proveniente de: Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná http://www.pr.gov.br/bpp e-mail: braille@pr.gov.br Permitido o uso apenas para fins educacionais de pessoas com deficiência visual. Texto-base digitalizado por Sueli Ducat. Este material não pode ser utilizado com fins comerciais. Xadrez: primeiros passos -- Página 1 APRESENTAÇÃO O Projeto "Ensino do Xadrez nas Escolas Públicas Estaduais", promovido pela FUNDEPAR/SEED, desenvolve-se em todo o Estado do Paraná através da oferta de cursos de capacitação de professores, da distribuição de tabuleiros e jogos às escolas e, agora, por meio da edição deste material instrucional. Este livro, constituído de 3 MÓDULOS visa contribuir para que o educador possa organizar, na escola, um programa sistematizado com base numa fundamentação teórico- metodológica. Seus autores, conhecedores da área e experientes professores do xadrez nas escolas, basearam-se em experiências da Holanda e França, incluindo nesta obra gravuras, diagramas e muitos exercícios. Por outro lado, este material pode ser considerado também um instrumento de capacitação à distância que irá responder a uma das preocupações fundamentais do ensino na atualidade: possibilitar ao aluno progredir segundo seu próprio ritmo e motivação pessoal. A diplomação para cada um dos módulos serve como incentivo ao aprimoramento do estudo e constitui um desafio para o alcance de etapas posteriores. Por ser um trabalho inédito, servirá a todos aqueles que procuram técnicas eficazes para a transmissão do ensino do xadrez. Mais uma vez, o Governo do Estado do Paraná investe em alternativas que ajudam a elevar a qualidade do ensino e a valorizar a escola pública. Maurício Requião de Mello e Silva -- Página 2 Este livro é dedicado à memória do professor Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, benemérito do xadrez brasileiro e incentivador do ensino do xadrez nas escolas do Paraná. -- Página 4 MÓDULO 2 O DIPLOMA DA TORRE Valor comparativo das peças - 6 Um pouco mais sobre anotação - 6 Casos de empate - 6 1. Empate por comum acordo - 6 2 Empate por falta de material - 7 3. Empate por Rei afogado - 8 4. Empate por xeque perpétuo - 8 5. Empate por tripla repetição - 9 6. Empate pela regra dos cinqüenta lances - 10 Centro - 11 Iniciando a partida - 11 Temas de combinação - 12 1. Ataque duplo - 12 2. Xeque descoberto - 12 3. Cravada - 16 Cravada absoluta - 16 Cravada relativa - 17 4. Raio x - 19 5. Desvio - 20 6. Atração - 21 7. Interceptação -23 8. Peça sobrecarregada - 25 O sacrifício - 27 O falso sacrifício - 27 Teste da Torre - 29 Respostas dos exercícios - 35 -- Página 5 MÓDULO 2 O Diploma da Torre -- Página 6 VALOR COMPARATIVO DAS PEÇAS Atribui-se às peças um valor numérico: Dama - 9 pontos Torre - 5 pontos Bispo - 3 pontos Cavalo - 3 pontos Peão - 1 ponto Estes valores não são absolutos e os utilizamos como referencial para trocas. Exoistem casos em que um peão pode valer mais que um bispo ou até uma dama, na maior parte dos casos esses valores prevalecem. UM POUCO MAIS SOBRE NOTAÇÃO Para descrever determinados movimentos ou situações existem, sinais que são utilizados para notação. Sinais convencionais: 0-0 (roque pequeno) 0-0-0 (roque grande) x (captura) + (xeque) ++ - (xeque-mate) ep (en passant) = (promoção) CASOS DE EMPATE Ocorrem situações em que a partida de xadrez termina empatada. Nesses casos cada jogador recebe meio ponto (1/2 – 1/2); (1-0) se o branco ganha, e (0-1) se a vitória for das negras. Existem seis maneiras da partida acabar empatada: 1 - EMPATE POR COMUM ACORDO Ocorre quando um jogador, durante a partida, oferece o empate e seu adversário o aceita. Diagrama 71 Brancas: R-f1, T-d1 Pretas: R-f8, T-c8 -- Página 7 No diagrama 71 as brancas (o jogador das brancas) propuseram o empate e as pretas (o jogador das pretas) aceitaram. Este caso de empate é muito comum quando as chances de vitória esgotaram-se e a posição está equilibrada. 2 - EMPATE POR FALTA DE MATERIAL Nesta situação, o xeque-mate não é possível porque o jogador não possui peças suficientes. Nos diagramas 72, 73 e 74, as brancas não possuem material para o mate. Diagrama 72 Brancas: R-b7 Pretas: R-b5 Diagrama 73 Brancas: R-e7, B-f7 Pretas: R-h7 Diagrama 74 Brancas: R-b2, C-d3 Pretas: R-f3 -- Página 8 3 - EMPATE POR AFOGAMENTO Ocorre quando o jogador não se encontra em xeque e não pode fazer nenhuma jogada. O diagrama 75 mostra um empate por afogamento. As brancas não podem mover o seu rei, e seu peão está bloqueado pelo peão preto. Diagrama 75 Brancas: R-h1, a4 Pretas: R-g3, T-g2, a5 4 - EMPATE POR XEQUE-PERPÉTUO Nesta situação, o jogador não consegue escapar dos xeques sucessivos que seu adversário lhe aplica. O xeque-perpétuo é um recurso que um jogador inferiorizado (que está perdendo a partida) usa para salvar-se. No diagrama 76, as pretas têm um bispo e um peão a mais, mas não conseguem ganhar o jogo. O lance é das brancas que jogam T-g6+, que não pode ser capturada nem pelo rei e nem pelo peão, pois deixarão as brancas afogadas. As pretas moverão seu rei para h5 (diagrama 77) e as pretas tornarão a dar xeque, jogando sua torre em g5 e a partida empatará por xeque perpétuo ou afogamento. Diagrama 76 Brancas: R-h1, T-g7 Pretas: R-h6, B-b6, T-b2, h7 -- Página 9 Diagrama 77 Brancas: R-h1, T-g6 Pretas: R-h5, B-b6, T-b2, h7 EMPATE PELA TRIPLA REPETIÇÃO Neste caso, o empate é bastante parecido com o perpétuo. No diagrama 78, as brancas estão com uma torre a mais e existe ainda a ameaça de mate, movendo-se a torre de e8 para a8. As pretas conseguem o empate jogando D-h5+. Ao rei branco só resta a fuga para g1 (diagrama 79). As pretas prosseguem jogando D-d1+ e o rei branco vai para h2. A posição inicial repetiu-se pela segunda vez (diagrama 78). Antes de completar o lance que fará a posição repetir-se pela terceira vez, o jogador das pretas deverá anunciá-lo ao seu adversário. Diagrama 78 Brancas: R-h2, D-f8, T-e8, f2, g2, g3 Pretas: R-a7, D-d1, b6, b7, c7 Diagrama 79 Brancas: R-g1, D-f8, T-e8, f2, g2, g3 Pretas: R-a7, D-h5, b6, b7, c7 -- Página 10 6 - EMPATE PELA REGRA DOS CINQÜENTA LANCES Se durante a partida for provado que 50 lances foram feitos sem que ocorram capturas ou movimentos de peão, a partida estará empatada. Exercício 12 a) Você tem as brancas e seu adversário acabou de propor o empate. Você aceitaria? Sim ou não? Justifique. Diagrama 80 Brancas: R-g1, D-d3, B-c2, T-a1, f2, g3, h2 Pretas: R-g8, D-h3, C-e7, f3, f7, g7, h6 b) No diagrama 81 as brancas têm inferioridade em material, mas conseguem o empate. Mostre como. Diagrama 81 Brancas: R-a1, T-h1, a2 Pretas: R-h8, C-a3, T-g7, T-g8, c3, h7 c) Você tem as brancas. Qual o melhor lance? Por que? Diagrama 82 Brancas: R-c5, T-h3, c6 Pretas: R-b8, T-c8, T-d6, c7 d) No diagrama 83 as brancas conseguem o empate. Você pode mostrar como? -- Página 11 Diagrama 83 Brancas: R-e2, B-a3, C-c3 Pretas: R-d6, D-b6, c5 CENTRO Composto pelas casas e4, e5, d4 e d5, o “centro” é um setor importante do tabuleiro. Diagrama 84 Casas brancas: d5, e4 Casa pretas: d4, e5 O domínio do centro dá grande vantagem para quem o conquistou. Quando as peças estão situadas no centro, exercem um amplo raio de ação. Observe o quadro abaixo e veja como nas casas centrais o raio de ação (mobilidade) das peças aumentam. Número de casas a que se pode ir quando se está em: “e4”: Dama - 27, Torre - 14, Bispo - 13, Cavalo - 8, Rei - 8 “f6”: Dama - 25, Torre - 14, Bispo - 11, Cavalo - 8, Rei - 8 “b2”: Dama - 23, Torre - 14, Bispo - 9, Cavalo - 3, Rei - 8 “h1”: Dama - 21, Torre - 14, Bispo - 7, Cavalo - 2, Rei - 3 INICIANDO A PARTIDA No xadrez você inicia com 16 peças, cada qual com características distintas. Todas as peças são importantes. Jogar xadrez significa utilizar todas as peças de forma harmônica, a fim de alcançar o objetivo maior, o xeque-mate. Ao iniciar uma partida, as únicas peças que podem ser movimentadas na abertura são: peões e cavalos. -- Página 12 Quando os peões do rei e da dama se movem. Abrem caminhos para os bispos e a dama que atacam as casas centrais. Diagrama 85 Brancas: as peças nas casas iniciais com exceção dos peões centrais - que inicialmente estavam em d2 e e2 (na frente do Rei e da Dama) e que se deslocaram para d4 e e4 (andaram inicialmente duas casas). Sendo que o peão que está em d4 pode capturar as peças que chegarem às casas c5 e e5, e o peão que está em e5 captura nas casas d5 e f5. Desta maneira, as casas c5, d5, e5 e f5 estarão protegidas. Na defesa os peões protegem o rei e as outras peças. No início do jogo deve ser evitado mover muitos peões laterais. Cada peão avançado enfraquece a posição. Os movimentos de peões recomendados na abertura são os peões correspondentes às colunas e e d. Por serem as peças mais fracas do jogo, os peões necessitam do apoio das outras peças para avançar; caso contrário, serão facilmente capturados. Observe no diagrama 85 como o movimento inicial dos peões centrais libera os bispos. Para colocar os cavalos em jogo, devem-se buscar as casas centrais pois, como já foi visto, nelas possuem maior raio de ação. Nos movimentos iniciais é importante observarmos algumas regras: Primeiro: domínio do centro. Segundo: Desenvolvimento das peças. Terceiro: Roque. TEMAS DE COMBINAÇÃO “Combinação” é uma seqüência de lances que um jogador desenvolve para conseguir algum tipo de vantagem. Quando jogamos com alguém, não devemos esperar que as peças adversárias sejam capturadas sem esforço. Veja agora os temas mais comuns: 1 - ATAQUE DUPLO Este é um dos temas que acontecem com muita freqüência nas partidas de xadrez. “Ataque duplo” é a denominação dada a um ataque a duas peças adversárias por uma peça de menor valor. No diagrama 86 o cavalo branco ataca ao mesmo tempo o rei e a torre. Quando o ataque duplo envolve o rei como nesta situação, a perda material é inevitável. Diagrama 86 Brancas: R-e1, C-c7 Pretas: R-e8, T-a8 -- Página 13 A situação do diagrama 87 não é muito diferente do anterior. Agora a peça atacante é um bispo. Como as pretas estão em xeque, elas devem mover o rei, perdendo a torre em seguida. Diagrama 87 Brancas: R-e1, B-c6 Pretas: R-e8, T-a8 Exercício 13 Resolva as posições seguintes: Brancas jogam e ganham material a) Diagrama 88 Brancas: R-g1, B-b7, a4, f2, g2, h2 Pretas: R-g8, T-b3, a5, b4, e5, g7, h7 b) Diagrama 89 Brancas: R-g1, C-c6, f2, g3, h2 Pretas: R-g8, D-d5, g7, h7, h3 -- Página 14 Diagrama 90 Brancas: R-d4, T-d2, T-d1, f2, g3, h2 Pretas: R-g8, T-c6, T-e6, c7, d6, g7, h7 Diagrama 91 Brancas: R-b1, a3, b2, c5, d7 Pretas: R-b7, T-e6, a4, b3, c7 Diagrama 92 Brancas: R-h2, B-c8 Pretas: R-h7, T-b1 2 - XEQUE DESCOBERTO O ataque (xeque) descoberto é outra forma de ataque duplo. Na posição do diagrama 93, a torre ameaça indiretamente o rei preto. Após a retirada do bispo para a casa e4, o rei encontra-se em xeque e está obrigado a sair do raio de ação da torre, perdendo assim a dama em c6 (diagrama 94). -- Página 15 Diagrama 93 Brancas: R-h1, B-g6, T-g2 Pretas: R-g8, D-c6 Diagrama 94 Brancas: R-h1, B-e4, T-g2 Pretas: R-g8, D-c6 Exercício 14 1) Resolva as posições: a) Brancas jogam e ganham material. Diagrama 95 Brancas: R-g1, B-b2, C-f6 Pretas: R-g7, D-c7 b) As pretas jogam e ganham material Diagrama 96 Brancas: R-e1, T-a1, B-c2, b2 Pretas: R-e8, B-a5, T-b4 -- Página 16 c) No diagrama 97 as brancas jogaram a dama na casa e8, ameaçando o rei adversário. Este foi um bom lance? Por quê? Diagrama 97 Brancas: R-e1, D-e8, T-h1, h2 Pretas: R-h8, B-h4, T-f2, g7, h6 3 - CRAVADA DE PEÇAS Diagrama 98 Brancas: R-g1, B-g2, B-e5, T-e2, h2 Pretas: R-a1, C-f6, T-d4, T-h8, d5, f7, g6, h7 No diagrama 98 as pretas apesar da vantagem material nada podem fazer contra a ameaça de captura da torre em d4 e do cavalo em f6. A torre em d4 não pode ser retirada, pois o rei ficaria ameaçado, e o cavalo em f6 não pode ser retirado, pois deixaria a torre em h8 desprotegida. A cravada de peças visa à imobilização da peça adversária ou à vantagem material. CRAVADA ABSOLUTA É quando o rei está atrás da peça cravada. As pretas não podem mover o seu bispo de e5, por deixar o rei de e8 em xeque pela torre branca de e1 (Diagrama 99). Diagrama 99 Brancas: R-g1, T-e1 Pretas: R-e8, B-e5 -- Página 17 CRAVADA RELATIVA É quando outra peça, fora o rei, encontra-se atrás da peça cravada. A torre preta encontra-se cravada, movendo-se, o bispo de h1 captura a dama preta de a8. Diagrama 100 Brancas: R-g1, B-g2, T-f1, f2, g3, h2 Pretas: R-e8, D-a8, T-e4 Exercício 15 As brancas jogam e ganham material a) Diagrama 101 Brancas: R-e1, B-f1, T-h1, d4, f2, g2, h2 Pretas: R-e8, C-c6, T-h8, a7, b6, c7, f7, g7, h7 b) Diagrama 102 Brancas: R-g1, Tf1, f2, g2, h2 Pretas: R-e8, B-e5, T-f8, f5, g6, h7 -- Página 18 c) Diagrama 103 Brancas: R-c1, B-g2, a2, b2, f2, g3, h2 Pretas: R-c8, T-f5, f7, f6, a6, b7, c7 d) Diagrama 104 Brancas: R-b4, B-e2, a5, f5 Pretas: R-a8, T-c6, a6, b6, c7 e) Diagrama 105 Brancas: R-g1, T-d1, B-d3, B-f6, f2, g2, h2 Pretas: T-a8, R-c8, D-d7, a7, b7, c7, f7 f) Diagrama 106 Brancas: R-g1, B-g2, D-g4, f2, g3, b3, f6 Pretas: R-a8, T-b7, B-d6, D-g6, a7, f7, g7, b6 -- Página 19 4 - RAIO X O “raio x” nada mais é do que uma cravada ao inverso. Na cravada, uma peça ameaça duas peças inimigas ao longo de uma linha em que exerce sua influência, e a peça inimiga de menor valor serve de escudo para a mais valiosa ( diagramas 98, 99 e 100). No raio x, a peça de maior valor está diretamente ameaçada. Deve-se retirá-la deixando a peça de menor valor exposta à captura. No diagrama 107, o rei de e4 leva xeque em e1 da torre branca de c1, devendo retirar-se para a coluna f ou d deixando, assim, a dama preta de e7 exposta à captura. Diagrama 107 Brancas: R-g1, T-c1 Pretas: R-e4, D-e7 No diagrama 108, as pretas jogam 1..., T-a1 ameaçando promover seu peão em h1. A resposta das brancas é forçada. 2. Txh2, T-a2+! As pretas ganham a torre branca através do raio x. Diagrama 108 Brancas: R-c2, T-h7 Pretas: R-e8, T-h1, h2 Exercício 16 Jogam as brancas e ganham a dama preta. Diagrama 109 Brancas: R-a1, T-b2, T-b3 Pretas: R-f8, D-g7 -- Página 20 5 - DESVIO O “desvio” tem como objetivo “distrair” alguma peça adversária que esteja executando uma função importante. Na posição do diagrama 110, a torre em d8 é desviada para a casa f8, deixando a dama sem proteção. Para que o desvio seja forçado, deve haver algum tipo de ameaça. Diagrama 110 Brancas: R-g1, D-c6, T-f1, T-c1, g2, h2 Pretas: R-h1, D-c7, T-b8, T-d8, g7, h7 Diagrama 111 Brancas: R-g1, D-c6, T-c1, g2, h2 Pretas: R-h8, D-d7, T-b8, T-f8, g7, h7 Exercício 17 Resolva as posições seguintes: a) Brancas jogam e ganham Diagrama 112 Brancas: R-g1, T-f1, B-c1, D-b3, h2, g2, e4, a3, b4 Pretas: R-g8, T-h8, T-a8, D-g7, h7, f7, b7, g6, c6, a6, e5 -- Página 21 b) Pretas jogam e ganham Diagrama 113 Brancas: R-g1, B-f2, D-g3, T-d7, h2, g2, b2, a3 Pretas: R-g8, T-f8, T-e2, B-d3, a7, b7, g7, h7 c) Pretas jogam e ganham Diagrama 114 Brancas: R-g1, D-f1, C-b1, T-a1, Tc2, h2, g2, f2, b2, a3 Pretas: R-g8, T-d8, B-b7, D-c6, B-c5, h7, g7, f7, f5, b4, a5 6 - ATRAÇÃO Ocorre quando as peças são forçadas a ir para casas que não oferecem segurança. Diagrama 115 Brancas: R-g2, C-f2, B-a5 Pretas: R-f6, D-a1 No diagrama 115, as brancas jogam 1. B-c3+ atacando o rei e a dama pretos. A resposta é forçada 1..., Dxc3. Agora o rei e a dama pretos encontram-se em casas perigosas. As brancas jogam 2. C-e4+ que ataca simultaneamente o rei e a torre pretos. -- Página 22 Diagrama 116 Brancas: R-g2, C-e4 Pretas: R-f6, D-c3 Através do sacrifício do bispo, a dama foi conduzida para a casa c3 ficando sujeita ao duplo em e4. Exercício 18 a) Brancas jogam e ganham Diagrama 117 Brancas: R-g1, D-d1, T-g3, b2, c2, f2, a3, d4, f6 Pretas: R-f8, T-c8, T-d7, D-c4, a7, f7, b6, d5 b) Pretas jogam e ganham Diagrama 118 Brancas: R-b1, T-c1, D-f6, B-h6, a2, b2, c2, d4, g5 Pretas: R-g8, T-a8, B-a4, D-c4, f7, h7, b6, g6 c) Brancas jogam e ganham Diagrama 119 Brancas: R-h1, T-e1, C-e4, T-e5, a2, b2, c2, d4, f2, g3, h2 Pretas: R-f8, T-a8, T-h8, B-d8, C-f3, f7, g7, b6, c5, d5, h3 -- Página 23 7 - INTERCEPTAÇÃO A dama, torres e bispos são peças com um grande raio de ação, podendo atacar ou defender a longa distância. Na interceptação a idéia básica é fazer com que uma peça adversária limite o raio de ação de outra que tenha uma função importante. Nos diagramas 120 e 121, as brancas poderiam dar xeque-mate nas pretas com o cavalo na casa g6 ou f7, caso não houvesse a interferência do bispo e da torre respectivamente. O raio de ação do bispo coincide com a da torre na casa f5. Diagrama 120 Brancas: R-h6, C-e5, B-d7, e7 Pretas: R-h8, T-f1, B-C2, h4 Diagrama 121 Brancas: R-h6, B-f5, C-e5, h7 Pretas: R-h1, T-f1, B-c2, h4 As brancas jogaram o bispo em f5 que é o ponto de interseção do raio de ação do bispo com a torre. Com o bispo branco em f5 as ameaças são: 1 Cg6++ ou 1 Cf7++ O bispo branco não pode ser capturado pelo bispo, pois este interceptaria o raio de ação da torre até a casa f7. Tampouco poderia ser capturado pela torre, porque iria interferir na proteção da casa g6 pelo bispo. Exercício 19 a) Brancas jogam e ganham Diagrama 122 Brancas: R-a5, a6, e3 Pretas: R-f5, B-h5 -- Página 24 b) Brancas jogam e ganham Diagrama 123 Brancas: R-h1, T-f1, T-a6, B-b2, D-c3, c4, f5, g2, h2 Pretas: R-g8, T-a8, T-f8, D-g5, C-b4, a7, f7, g7, h7, c5 c) Brancas jogam e ganham Diagrama 124 Brancas: R-h1, T-b1, B-b4, B-f3, C-d8, c7, f4, g2, h3 Pretas: R-a7, T-c7, B-g7, T-f6, B-b5, a6, g6, h7 d) Brancas jogam e ganham Diagrama 125 Brancas: R-g6, B-g7, B-d7, D-c7, a3, b2, f6, g4, h3 Pretas: R-g8, T-a8, C-b8, T-e4, D-e3, B-b3, a7, b7, h6 -- Página 25 8 – PEÇA SOBRECARREGADA Uma peça não defende com eficiência duas ou três peças simultaneamente. Em situações deste tipo, dizemos que a peça está “sobrecarregada”. Na posição do diagrama 126, podemos observar que a peça sobrecarregada é o cavalo em d7. Diagrama 126 Brancas: R-g1, T-b1, B-e2, C-f3, g1, h1 Pretas: R-g8, T-b8, C-e5, C-d7, a7, f7, g7, h7 O cavalo de d7 defende a torre de b8 e o outro cavalo de e5, ambas ameaçadas. Nesta situação as brancas jogam Txb8+, trocando as torres. Para as pretas não perderem a torre, devem capturar a torre branca de b8 com o cavalo de d7, deixando o cavalo de e5 indefeso. Diagrama 127 Brancas: R-g1, B-e2, C-f3, T-b8, g2, h2 Pretas: R-g8, C-e5, C-d7, a7, f7, g7, h7 Exercício 20 Resolva as seguintes posições: a) Diagrama 128 Brancas: R-g1, T-f1, B-g2, D-d4, b4, c3, e4, g3, h2 Pretas: R-g8, T-f8, T-h8, D-c7, h7, a6, b5, d6, e6, g6 -- Página 26 Qual das peças pretas está sobrecarregada? Como podem as brancas tirarem proveito da peça sobrecarregada preta? b) Diagrama 129 Brancas: R-h1, T-g1, T-e1, D-c2, B-g2, C-f3, C-g3, f2, a3, b3, h3, c4, d5 Pretas: R-g8, T-f8, T-e8, B-b7, D-d7, C-e7, B-g7, h7, a6, d6, g6, b5, c5 Qual a peça branca sobrecarregada? Como as pretas podem tirar proveito da peça sobrecarregada branca? c) Diagrama 130 Brancas: B-f3, C-e5, T-c4, R-b2 Pretas: R-a5, T-h4, C-g5, B-e7, c7 -- Página 27 Qual a peça branca sobrecarregada? Como as pretas podem tirar proveito da peça sobrecarregada branca? O SACRIFÍCIO O “sacrifício” é a entrega de material, visando conseguir vantagem mais tarde. No diagrama 131 o branco dá mate em dois lances. Diagrama 131 Brancas: R-f1, T-g1, T-h1, C-e7, f4 Pretas: R-h8, T-e8, T-f8, g7, h7 1 - Txh7+, Rxh7 2 - Th1++ O branco entregou deliberadamente uma torre para dar xeque-mate. O FALSO SACRIFÍCIO No diagrama 132 as pretas jogam 1..., Bd6+. À primeira vista, este lance parece um sacrifício. Mas 2 Rxd6, Rxf4 e as pretas trocaram um bispo por uma torre (ganharam uma qualidade). A jogada 1..., BD6+ foi um falso sacrifício. Diagrama 132 Brancas: R-e5, T-f4 Pretas: R-g3, B-a3, a4 -- Página 28 TESTE DA TORRE – MÓDULO 2 Figura -- TESTE DA TORRE 1 - ATAQUE DUPLO Observe atentamente esta posição e tente descobrir por quê o bispo negro não pode ocupar nenhuma das casas assinaladas para escapar do ataque do cavalo: Diagrama 133 Brancas: R-c2, C-f7, a3, c7 Pretas: R-c8, B-h8 Casas assinaladas: d4, f6, g7 2 - XEQUE DESCOBERTO Como as brancas podem dar mate em um lance? Diagrama 134 Brancas: R-h1, T-g1, B-g2, B-c3, C-h8, h1 Pretas: R-g8, T-f8, D-a8, B-e6, h5, h7 -- Página 30 3 - CRAVADA Como as pretas podem ganhar material? Diagrama 135 Brancas: R-h1, B-h4, C-e2, g2 Pretas: R-g7, T-d8, f7, g6 Mostre a seqüência 1 ... , ... 2 ... , ... 3 ... , ... 4 ... , ... 4 - RAIO X Mostre como as pretas ganham a dama branca Diagrama 136 Brancas: R-d1, D-e4 Pretas: R-c3, T-b2, T-h2 Mostre a seqüência 1 ... , ... 2 ... , ... 3 ... , ... -- Página 31 Descubra o “mate em dois” para as brancas. Diagrama 137 Brancas: R-g1, T-e1, D-b3, C-d8, a2, b2, f2, c3, g3 Pretas: R-f8, D-h3, T-d6, C-g5, g4, c5, b6, a7, g7, h7 Mostre a seqüência 1 ... , ... 2 ... , ... 6 - DESVIO As brancas desejam desviar a atenção da dama negra da casa d8 para poder entrar com sua torre nesta casa dando mate. Mas como conseguirão fazer isso? Diagrama 138 Brancas: R-g1, T-d1, D-g2, a2, b2, f2 Pretas: R-g8, D-c7, T-a6, b4, e6, f7, g7, h7 Mostre a seqüência 1 ... , ... 2 ... , ... 3 ... , ... -- Página 32 7 - INTERCEPTAÇÃO As pretas jogam e dão mate. Descubra o lance chave. Diagrama 139 Brancas: R-d1, D-h5, B-g5, T-f8, a2, g2 Pretas: R-a6, T-d4, C-g4, C-h6, d2, c3, d3, b6, a7 Mostre a seqüência 1 ... , ... 2 ... , ... 8 - CASOS DE EMPATE Nesta posição o lance corresponde às pretas. Analise-a e responda se é afogamento. Diagrama 140 Brancas: R-f7, T-c4, T-e6d2, b3, f4 Pretas: R-d5, d3, c5, f5, a6 Resposta: ... -- Página 33 9 CASOS DE EMPATE O lance é das pretas. É afogamento? Diagrama 141 Brancas: R-e6, D-b1, T-e1, T-h4, C-c6, B-h7, f2 Pretas: R-e4, B-f4, C-e2, C-d3, T-f5, f3 Resposta: ... 10 - CASOS DE EMPATE Você tem as brancas e seu adversário acabou de propor o empate. Você aceitaria sendo que você tem o lance? Justifique: Diagrama 142 Brancas: R-d5, C-e5, D-e6 Pretas: R-h8, D-a3, T-a8, T-b8, g7, h7 Resposta: ... -- Página 34 Modelo de certificado -- Página 35 RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS Módulo 2 Exercício 12 - página 10 a) Diagrama 80 - Não, 1.Dd8++ b) Diagrama 81 - 1. Txh7+, Rxh7 empate por Rei afogado c) Diagrama 82 - 1. Tb3+, Ra7; 2. Ta3+, Rb8; Tb3+ empate por xeque perpétuo ou tripla repetição. d) Diagrama 83 - 1. Bxc5+, Rxc5; 2. Ca4+ ganhando a Dama ou 1..., Dx5; 2. Ce4+ ganhando a Dama. Exercício 13 - página 13 a) Diagrama 88 - 1. Bd5+, Rei move e 2. Bxb3 b) Diagrama 89 - 1. Ce7+, Rei move e 2. Cxd5 c) Diagrama 90 - 1. Rd5 e o Rei captura uma das Torres d) Diagrama 91 - 1. D8=C+, Rei move e 2. Cxe6 e) Diagrama 92 - 1. Bf5+, Rei move e Bxb1 Exercício 14 - página 15 a) Diagrama 95 - 1. Cd5+ ou 1. Ce8+ b) Diagrama 96 - 1..., Ta4+ c) Diagrama 97 - Não. Porque perde a Dama com 1..., Tf8+ Exercício 15 - página 17 a) Diagrama 101 - 1. Bb5 seguido de 2. D5 b) Diagrama 102 - 1. Te1 capturando o Bispo em seguida. c) Diagrama 103 - 1. Bh3 d) Diagrama 104 - 1. Bf3 e) Diagrama 105 - 1. Bf5 f) Diagrama 106 - 1. Dc8+ Exercício 16 - página 19 a) Diagrama 109 - 1. Tb8+, Rei move; 2. Tb7+, Rei move; 3. Txg7 Exercício 17 – página 20 a) Diagrama 112 - 1. Bh6, Dxh6; 2. Df7++ b) Diagrama 113 - 1..., Te1+; 2. Bxe1, Tf1++ c) Diagrama 114 - 1..., Td1; 2. Dxd1, Dxg2++ Exercício 18 - página 22 a) Diagrama 117 - 1. Tg8+, Rxg8; 2. Dg4+, Rf8; 3. Dg7+, Re8; 4. Dg8++ b) Diagrama 118 - 1..., Dxa2+; 2. Rxa2, Bxc2++ c) Diagrama 119 - 1. Te8+, Rxe8; 2. Cf6+, Rf8; 3. Te8++ Exercício 19 - página 23 a) Diagrama 122 - 1. e4+, Rxe4; 2. a7 b) Diagrama 123 - 1.tg6, hxg6; 2. Dxg7++ c) Diagrama 124 - 1. Cc6+, Bxc6; 2. Bxc5+, Rb8; 3. e8=D+ d) Diagrama 125 - 1. Be6+, Bxe6; 2. Dd8++ ou 1..., Txe6, 2. Df7++ Exercício 20 - página 25 a) Diagrama 128 - O Rei. 1. Txf8+, Rxf8; 2. Dxh8+ b) Diagrama129 - O Bispo. 1. Txf3, Bxf3; 2. Dxh3++ c) Diagrama 130 - O Cavalo. 1..., Txc4; 2. Cxc4, Cxf3 ou 1..., Cxf3; 2. Cxf3, Txc4 Final do livro