Xadrez: primeiros passos - módulo 1 Augusto Tirado e Wilson da Silva Fundepar 19 edição Curitiba 1994 Texto proveniente de: Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná http://www.pr.gov.br/bpp e-mail: braille@pr.gov.br Permitido o uso apenas para fins educacionais de pessoas com deficiência visual Texto-base digitalizado pelos funcionários da Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná Este material não pode ser utilizado com fins comerciais. Xadrez: primeiros passos -- Página 1 APRESENTAÇÃO O Projeto "Ensino do Xadrez nas Escolas Públicas Estaduais", promovido pela FUNDEPAR/SEED, desenvolve-se em todo o Estado do Paraná através da oferta de cursos de capacitação de professores, da distribuição de tabuleiros e jogos às escolas e, agora, por meio da edição deste material instrucional. Este livro, constituído de 3 MÓDULOS visa contribuir para que o educador possa organizar, na escola, um programa sistematizado com base numa fundamentação teórico- metodológica. Seus autores, conhecedores da área e experientes professores do xadrez nas escolas, basearam-se em experiências da Holanda e França, incluindo nesta obra gravuras, diagramas e muitos exercícios. Por outro lado, este material pode ser considerado também um instrumento de capacitação à distância que irá responder a uma das preocupações fundamentais do ensino na atualidade: possibilitar ao aluno progredir segundo seu próprio ritmo e motivação pessoal. A diplomação para cada um dos módulos serve como incentivo ao aprimoramento do estudo e constitui um desafio para o alcance de etapas posteriores. Por ser um trabalho inédito, servirá a todos aqueles que procuram técnicas eficazes para a transmissão do ensino do xadrez. Mais uma vez, o Governo do Estado do Paraná investe em alternativas que ajudam a elevar a qualidade do ensino e a valorizar a escola pública. Maurício Requião de Mello e Silva -- Página 2 Este livro é dedicado à memória do professor Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, benemérito do xadrez brasileiro e incentivador do ensino do xadrez nas escolas do Paraná. -- Página 4 A LENDA DE SISSA Certa vez um sultão que vivia extremamente aborrecido ordenou que se organizasse um concurso, em que seus súditos apresentariam inventos para tentar distraí-lo. O vencedor do concurso poderia fazer qualquer pedido ao sultão, certo de que seria atendido. Estava de passagem pelo reino um sábio de nome Sissa. Apresentou este ao sultão um jogo maravilhoso que acabara de inventar: o xadrez. Entusiasmado com o jogo, o sultão ofereceu ao sábio a escolha de sua própria recompensa. - Que teus servos ponham um grão de trigo na primeira casa - disse Sissa - dois na segunda, quatro na terceira, oito na quarta, e assim sucessivamente, dobrando sempre o número de grãos de trigo até a sexagésima quarta casa do tabuleiro. O sultão concordou com o pedido, pensando que alguns sacos de trigo bastavam para o pagamento. Sua alegria porém durou somente até que seus matemáticos trouxeram os resultados de seus cálculos. O número de grãos de trigo era praticamente impronunciável. Para recompensar Sissa seriam necessários exatamente 18.446.744.073.709.551.615 grãos de trigo. Observando a produção de trigo da época, seriam precisos 61.000 anos para o pagamento de Sissa! Incapaz de recompensar o sábio, o sultão nomeou Sissa Primeiro-Ministro, retirando-se em seguida para meditar, pois o xadrez ensinava a substituir o aborrecimento pela meditação. -- Página 5 A ORIGEM DO XADREZ A invenção do jogo de xadrez já foi atribuída a Chineses, Egípcios, Persas, Árabes e, quem diria, a Aristóteles e ao Rei Salomão. Porém a história não confirma tais lendas. Ao que tudo indica, o xadrez surgiu no norte da Índia, durante os séculos V e VI da era cristã. Nessa época não se chamava xadrez nem tinha a forma que conhecemos hoje. Evoluiu a partir de um jogo indiano chamado chaturanga, em que quatro jogadores moviam suas peças de acordo com o resultado de um dado arremessado. Os movimentos das peças não eram todos iguais aos do xadrez. O chaturanga tornou-se mais popular quando se converteu num jogo para dois adversários. A Pérsia foi provavelmente a primeira nação a conhecê-lo e quando sendo conquistada pelos árabes, estes o levaram juntamente com a expansão do Islamismo, até a Europa. Com o advento da Renascença, o jogo de xadrez sofre as alterações definitivas, transformando-se em um jogo mais ágil. Novos poderes foram dados a algumas peças (dama, bispo, peões), nascendo assim, o xadrez moderno. -- Página 6 Módulo 1 O Diploma do Peão -- Página 7 INTRODUÇÃO Aprender a jogar xadrez não é tão difícil quanto aparenta. É claro que para se chegar entre os melhores, assim como em todas as atividades, é necessário dedicação e estudo. O xadrez pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Um enxadrista (jogador de xadrez) pode começar a jogar quando garoto e seguir jogando até o fim da vida.. Outro ponto importante é que o xadrez não requer muitos equipamentos para sua prática. Um jogo de peças e tabuleiro é suficiente. -- Página 8 ÍNDICE MÓDULO 1 DIPLOMA DO PEÃO O tabuleiro - 9 As peças - 10 Iniciando uma partida - 11 O Rei - 11 A Dama - 12 Xeque - 12 Xeque-mate - 13 Rei afogado - 13 Registro de uma posição - 14 Como anotar - 18 Condução do Rei para o xeque-mate (Rei, Dama x Rei) - 18 Captura de peças - 22 Condução do Rei para o xeque-mate(Rei, Torre x Rei) 22 O Bispo - 23 O Cavalo - 25 O Peão - 26 Promoção ou coroação - 28 En passant - 29 O Roque - 30 Roque pequeno - 30 Roque grande - 31 Teste do Peão - 37 Resposta dos exercícios - 43 -- Página 9 O TABULEIRO A luta entre as peças é travada em um tabuleiro de 64 casas (8 x 8). Alternando casas pretas com casa brancas Diagrama 1 O diagrama 1 mostra o posicionamento do tabuleiro. A casa da direita de cada jogador deve ser branca. Para ficar mais fácil a aprendizagem, vamos dividir o tabuleiro em colunas, filas e diagonais. Colunas: Seqüência de casa verticais. Filas: Seqüência de casas horizontais. Diagonais: Seqüência de casas oblíquas em linha reta. AS CASAS E SEUS NOMES Todas as casas do tabuleiro possuem uma determinação específica que é dada pelo encontro de uma fila com uma coluna. As colunas recebem letras de a até h e as filas são numeradas de 1 a 8. Exemplo: O encontro da coluna a com a fila 1 vai dar origem à casa a1. Diagrama 2 O diagrama 2 mostra o tabuleiro e a determinação das casas. Coloque o tabuleiro na sua frente (não esquecer que a casa branca deve ficar à sua direita). As casas são denominadas da esquerda para a direita e de baixo (mais próxima de você) para cima. Desta maneira, a primeira do lado esquerdo é a, em seguida b e, assim por diante, até chegar na última casa (isto é, a branca do lado direito) que é a h. E, a de baixo 1 , em seguida 2, na vertical para cima até chegar na mais próxima do seu companheiro que seria a 8. -- Página 10 AS PEÇAS Cada jogador inicia a partida com 16 peças. As brancas estão situadas nas duas primeiras filas (1 e 2) e as pretas nas duas últimas filas (7 e 8). As peças são: Torre - T Cavalo - C Bispo - B Dama - D Rei - R Peão - P A distribuição das peças é feita da seguinte forma: 2 torres - 2 cavalos - 2 bispos - 1 dama - 1 rei e 8 peões para cada jogador. POSIÇÃO INICIAL Quando vamos iniciar uma partida, as peças devem estar posicionadas conforme o diagrama 3. Obs.: Na posição inicial a dama branca ocupa a casa branca e a dama preta ocupa a casa preta. Diagrama 3 Fila 1: casa a - torre branca (na primeira do lado esquerdo) casa b - cavalo branco casa c - bispo branco casa d - dama branca casa e - rei branco casa f - bispo branco casa g - cavalo branco casa h - torre branca Fila 2: casas a, b, c, d, e, f, g, h - peões brancos Fila 7: casas a, b, c, d, e, f, g, h - peões pretos Fila 8 (a mais próxima do seu opositor): casa a - torre branca casa b - cavalo branco casa c - bispo branco casa d - dama branca casa e - rei branco casa f - bispo branco casa g - cavalo branco casa h - torre branca -- Página 11 Exercício 1 Pratique no seu tabuleiro indicando a localização das casas: h1, d2, g3, b4, e4, c5, f6, d7, a8 Exercício 2 Na posição inicial, quais as casas ocupadas pelas seguintes peças: Rei branco: Dama preta: Bispos brancos: INICIANDO UMA PARTIDA Para começar a jogar xadrez, é preciso saber que: - O primeiro lance corresponde às brancas. - Os lances são alternados (para cada lance branco, um lance preto). O REI É a peça principal do jogo. O rei se movimenta para todos os lados, de uma em uma casa. Diagrama 5 No diagrama 5, o rei branco está na casa d5. Nesta situação o rei pode ser movimentado para c6, d6, e6, e5, e4, d4, c4 ou c5 (oito casas distintas). O rei não pode ficar ao lado do rei adversário, é considerado uma jogada impossível. Observando o diagrama 5, caso o rei preto estivesse na casa d7, as brancas jamais poderiam jogar o rei para as casas c6, d6 ou e6 por estarem atacadas pelo rei preto. -- Página 12 A DAMA A dama movimenta-se em todas as direções quantas casas for conveniente. Diagrama 6 Se a dama estiver posicionada na d5, ela pode se deslocar, quantas quiser, nas casas: e5, f5, g5, h5 c5, b5, a5 d4, d3, d2, d1 d6, d7, d8 e4, f3, g2, h1 c4, b3, a2 c6, b7, a8 e6, f7, g8 A dama é uma peça muito poderosa pelo seu raio de ação. Na posição do diagrama 6 a dama ataca 27 casas simultaneamente. O seu raio de ação diminui a medida que existam casas em que ela ataque. Na posição inicial, por exemplo, a dama possui o seu caminho bloqueado por suas próprias peças. XEQUE Quando o rei está ameaçado por qualquer peça adversária, dizemos que ele está em xeque. Diagrama 7 No tabuleiro se encontram 3 peças: rei preto em c8, rei branco em e1 e dama branca em c4. Na posição acima, a dama estava em e2 e foi jogada para a casa c4, deixando o rei adversário em xeque (c8). Nesta situação, deve-se dizer ao adversário a palavra xeque. Para o jogador escapar do xeque basta movimentar o rei para uma casa que não esteja sendo atacada pela dama branca (b8, b7, d8, ou d7). -- Página 13 XEQUE - MATE O Xeque-mate é o ponto final de uma partida. Se o rei está em xeque e não existem casas para o rei ocupar que não estejam ameaçadas, então o rei está em xeque-mate. Diagrama 8 O diagrama 8 demonstra como é uma posição de xeque-mate. (o rei branco está em c6, a dama branca está em d7 e o rei preto está em d8). As brancas jogaram a dama na casa d7 e deram xeque-mate. A dama branca ataca o rei e todas as casas de fuga (c8, c7, e8 e e7) e não pode ser capturada, pois conta com a defesa do rei branco. REI AFOGADO Quando o rei não está em xeque e as casa que o cercam estão ameaçadas, a partida está empatada pois o rei está afogado. Diagrama 9 No tabuleiro estão o rei branco em d1, a dama branca em g6 e o rei preto em h8. Na posição acima, o lance corresponde às pretas. O rei não está em xeque e as casas g8, g7 e h7 estão ameaçadas pela dama branca. Agora a partida está empatada. -- Página 14 REGISTRO DE UMA POSIÇÃO À medida que uma partida vai se desenvolvendo, várias são as posições que ficam sobre o tabuleiro. A anotação de uma posição pode ser feita da seguinte forma: Primeiro: Para representar a peça utilizaremos a letra inicial da peça. Segundo: Ao lado da letra inicial da peça colocamos a casa em que esta se localiza. Diagrama 10 A posição do diagrama 10 pode ser descrita: Brancas: R-c4, D-e6 Pretas: R-c7 Exercício 3 Nas posições abaixo dizer se o rei preto encontra-se em xeque, xeque-mate ou afogado. Diagrama 11 Brancas: R-a8, D-h6 Pretas: R-a6 -- Página 15 Diagrama 12 Brancas: R-c3, D-h1 Pretas: R-c1 Diagrama 13 Brancas: R-c6, D-e6 Pretas: R-d8 Diagrama 14 Brancas: R-f3, D-g3 Pretas: R-h3 Diagrama 15 Brancas: R-b3, D-b7 Pretas: R-a8 -- Página 16 Diagrama 16 Brancas: R-b7, D-f2 Pretas: R-f8 Diagrama 17 Brancas: R-g6, D-h7 Pretas: R-h8 -- Página 17 Exercício 4 Nos diagrama 18, 19 e 20, as brancas jogam e dão xeque-mate em um lance, como? Diagrama 18 Brancas: R-a6, D-h7 Pretas: R-b8 Diagrama 19 Brancas: R-c4, D-b8 Pretas: R-a4 Diagrama 20 Brancas: R-f3, D-g8 Pretas: R-h1 -- Página 18 COMO ANOTAR Anotar o lance tem como função descrever o movimento da peça sobre o tabuleiro. Esta anotação pode ser feita em duas colunas: na direita o lance das pretas e na esquerda o lance branco. Cada lance é devidamente numerado. Brancas - Pretas 1 - ..... , ..... 2 - ..... , ..... 3 - ..... , ..... A partir dessa ordem os lances são anotados um a um. Para anotarmos o lance, primeiro utilizamos a inicial maiúscula da peça que será movimentada, seguida da denominação da casa onde ela ficará. Exemplo: Brancas - Pretas 1 – R-e4 Sendo que R é a inicial da peça movimentada e e4 é a casa para onde a peça foi. Observação: A única peça que não colocamos a inicial é o peão. Neste caso utilizamos somente a casa para onde este foi. CONDUÇÃO DO REI PARA XEQUE-MATE (Rei e Dama x Rei) O rei solitário não pode dar xeque-mate ao rei adversário, mas com o auxílio da dama o mate torna-se possível. O primeiro passo é conduzir o rei adversário à margem do tabuleiro. Diagrama 21 Brancas: R-d5, D-b4 Pretas: R-c7 Na posição do diagrama 21 o lance corresponde às brancas. As pretas possuem somente 3 casa livres (c8, d8 e d7). As outras 5 estão ameaçadas ou pela dama ou pelo rei. Agora as brancas jogaram 1.D-b5 retirando a casa d7 das pretas. -- Página 19 As pretas podem jogar o rei para c8 ou d8 e, para qualquer uma destas respostas, as brancas jogarão 2.R-d6. Supondo que o Rei preto tenha ido para c8, a posição após o lance das brancas será a seguinte: Diagrama 22 Brancas: R-d6, D-b5 Pretas: R-c8 Para as pretas só resta a casa d8, levando xeque-mate em lance com 3.D-d7. Jogando a dama em b8 o resultado é o mesmo: xeque-mate. No processo da condução do rei para uma das 28 casas marginais do tabuleiro, o enxadrista deve tomar cuidado para evitar empate por rei afogado. Exercício 5 A partir da posição abaixo, as pretas podem dar xeque-mate de 5 maneiras diferentes, quais? Diagrama 23 Brancas: R-g3, D-b2 Pretas: R-h1 -- Página 20 Exercício 6 No diagrama abaixo, as brancas forçam xeque-mate em dois lances, como? Diagrama 24 Brancas: R-f6, D-f4 Pretas: R-e8 TORRE Ela movimenta-se em colunas e filas quantas casas for possível. Diagrama 25 A torre se encontra em d5. Ela pode ir, quantas casas quiser para os lados, por e5, f5,g5,h5 ou por c5,b5,f5. Ou para cima em d6, d7 ou d8, ou para baixo em d4, d3,d2 ou d1. Uma torre situada no centro do tabuleiro pode atacar 14 casas. Com a torre mais o rei contra o rei solitário é possível dar xeque-mate. Exemplo: Diagrama 26 Brancas: R-e6, T-a6 Pretas: R-e8 Movimentando a torre para a casa a8 as brancas executam xeque-mate nas pretas. -- Página 21 Exercício 7 Resolva as posições seguintes: Brancas jogam e dão xeque-mate em 1 lance. Diagrama 27 Brancas: R-f6, T-a1 Pretas: R-f8 Diagrama 28 Brancas: R-f5, T-c8 Pretas: R-h5 Diagrama 29 Brancas: R-e3, T-c3 Pretas: R-e1 -- Página 22 CAPTURA DAS PEÇAS Uma peça, quando situada no raio de ação da peça adversária, pode ser capturada. A captura consiste na retirada do tabuleiro da peça capturada. Diagrama 30 Brancas: R-d5, T-e4 Pretas: R-f5, D-e8 No diagrama 30 a situação é a seguinte: - A torre branca ataca a dama em e8 que está indefesa. - As pretas ameaçam capturar a torre com a dama. - O rei preto ameaça a torre em e4, porém a torre não pode ser capturada pelo rei, pois o rei branco está protegendo-a. Nesta posição quem jogar primeiro levará vantagem. Caso o lance seja das brancas, a captura da dama é feita pela torre de e4. A peça capturada é retirada do tabuleiro e a casa e8, ocupada pela torre. CONDUÇÃO DO REI PARA O XEQUE-MATE (Rei, Torre x Rei) A princípio o território do rei adversário deve ser reduzido. Digrama 31 Brancas: R-e4, T-d5 Pretas: R-f6 Enquanto a torre estiver em d5, o rei preto está preso, seu movimento está reduzido a um quadro de 3x4. A torre branca ataca as casas d8, d7, d6, e5, f5, g5 e h5, impossibilitando a fuga do rei. -- Página 23 Movimentando a torre para e5, o quadro fica reduzido para 3x3. 1. T-e5 (brancas), R-g6 (pretas) (o quadro é 3x3) 2. T-f5 (brancas), R-h6 (pretas) (o quadro agora é de 2x3) 3. R-f4 (brancas), R-g6 (pretas) 4. R-g4 (brancas), R-h6 (pretas) 5. T-g5 (brancas), R-h7 (pretas) (o quadro é de 1x3) 6. R-f5 (brancas), R-h6 (pretas) 7. R-f6 (brancas), R-h7 (pretas) 8. T-g6 (brancas), R-h8 (pretas) 9. R-f7 (brancas), R-h7 (pretas) 10. T-f6 (brancas), R-h8 (pretas) 11. T-h6 e xeque-mate Podemos observar que: - nos lances 1 e 2 a torre reduziu o campo de ação do rei preto. - nos lances 3 e 4 o rei branco busca uma maior aproximação para poder apoiar a torre. - o lance 5 reduz definitivamente o rei para a margem do tabuleiro. - os lances 6 e 7 buscam um melhor posicionamento do rei branco evitando a fuga para g8, g7 e g6. - no lance 8, a torre reduz ainda mais as casas de fuga. - no lance 10 ocorre uma perda de tempo obrigando o rei preto a voltar para h8 para levar xeque-mate com 11.T-h6. BISPO Os bispos percorrem as diagonais quantas casas for necessário. Diagrama 32 O bispo está em d5, dessa maneira ele pode se deslocar por e6, f7, g8, por c6, b7, a8, ou por c4, b3, a2, ou ainda por e4, f3, g2, h1. Cada jogador começa a partida com um par de bispos, um percorre casas pretas e outro casas brancas. O bispo no centro do tabuleiro ataca um total de 13 casas. -- Página 24 Exercício 8 Solucione as posições seguintes: As brancas jogam e dão mate em 1 lance Diagrama 33 Brancas: R-h1, D-g6, B-h4 Pretas: R-h8 Diagrama 34 Brancas: R-a1, B-c6, B-d6, T-h3 Pretas: R-d8 Diagrama 35 Brancas: R-f6, B-g6, B-d6 Pretas: R-h6 Diagrama 36 Brancas: R-g3, B-f2, B-e2 Pretas: R-h1 -- Página 25 CAVALO Os cavalos possuem um movimento particular bastante diferente das demais peças. Para simplificar, digamos que o cavalo anda uma casa como torre e uma casa como bispo. O cavalo é a única peça que salta sobre as outras. Obs.: observe que se o cavalo sair de uma casa branca irá parar em uma casa preta e vice- versa. Diagrama 37 Um cavalo na casa e5, conforme o diagrama 37, pode ir para 8 casas diferentes (c6, d7, f7,g6 g4, f3, d3 e c4). Quando o cavalo está em uma casa branca, o próximo movimento o levará para uma casa preta. Exercício 9 a) Quais são as casas ameaçadas por um cavalo situado nas casas abaixo: h1 g1 f1 f2 f3 b) Em qual das casas do exercício anterior o cavalo é mais ativo? c) Como podem as pretas executar xeque-mate em um lance na posição abaixo? (Diagrama 38) Brancas: R-a1 Pretas: R-a3, B-a2, C-b4 -- Página 26 PEÃO Peça de valor teórico reduzido mas de grande importância. Seu movimento é limitado e funciona, na maior parte das vezes, como um escudo para as outras peças. O peão só anda para a frente de casa em casa. Quando ainda na posição inicial, ele pode pular duas casas. Diagrama 39 Brancas: peão em e2 (pode se deslocar para e4) Pretas: peão em e7 (pode se deslocar para e5) Os peões não capturam as peças ao longo de seu movimento. A captura é feita em diagonal. No diagrama 40, o peão em d3 pode capturar a torre ou o peão em e4, mas não pode capturar o cavalo. Diagrama 40 Brancas: peão em d3 Pretas: B-e5, C-d4, T-c4 -- Página 27 Exercício 10 Considerando as posições abaixo, as pretas dispõem de duas maneiras de dar xeque-mate, quais? a) Diagrama 41 Brancas: R-b4, a3, a3, a3 Pretas: R-b6, b5, a7, c6 b) Diagrama 42 Brancas: R-b1 Pretas: R-b3, b2, a3, c3 c) Diagrama 43 Brancas: R-e1 Pretas: R-e3, B-e2, d3, f3 -- Página 28 Revisando Até agora já foram observados: 1. O tabuleiro: - posicionamento e denominação das casas. 2. Peças: - posição inicial. 3. Rei: - movimento e exemplo. 4. Dama: - movimento e exemplo. 5. Xeque: - definição e exemplos. 6. Xeque-mate: - definição e exemplos. 7. Rei afogado: - definição e exemplos. 8. Como anotar uma posição. 9. Como anotar os lances. 10. Condução do xeque-mate (Rei, Dama x Rei). 11. Torre: - movimento e exemplo. 12. Captura de peças. 13. Condução do xeque-mate (Rei, Torre x Rei). 14. Bispo: - movimento e exemplo. 15. Cavalo: - movimento e exemplo. 16. Peão: - movimento e exemplo Estes conhecimentos são essenciais para se jogar uma partida. Além desses 16 assuntos abordados, existem mais 3 que serão explicados a seguir. PROMOÇÃO OU COROAÇÃO Apesar de suas limitações o peão pode Ter seu valor ampliado quando chega à última casa. Como sabemos, o peão não volta, anda sempre para frente, após chegar à última casa dizemos que foi promovido. A promoção é a troca de peão por outra peça que seja dama, torre, bispo ou cavalo. Diagrama 44 Brancas: peão em d7 Pretas: peão em g2 O peão em d7 quando chegar a d8 pode ser trocado por dama, torre, cavalo ou bispo. O mesmo acontece com o peão preto em g2. Após a promoção, a peça deixa de ser peão e tem seus movimentos correspondentes à peça promovida. Na maior parte dos casos, o jogador troca o peão por uma dama, pelo seu valor, embora existam situações em que a promoção por peça menor se faz necessária. -- Página 29 No diagrama 45 as brancas estão para levar xeque-mate em um lance (1...D-b2++). Diagrama 45 Brancas: R-b1, C-b3, T-c1, a1, b7, c2, c6 Pretas: R-a6, D-c3, a3, a7, b5, b6 Não existe maneira de defender a casa b2 e, caso as brancas promovam o peão por uma dama, o xeque-mate é inevitável. As brancas, apesar da situação, conseguem vencer a partida. De que maneira? EN PASSANT Antigamente o peão andava sempre de casa em casa. Algum tempo depois foi permitido que os peões em sua posição inicial, andassem duas casas. Quando um peão em sua casa de origem anda duas casas e fica ao lado de um peão adversário, este pode capturá-lo como se houvesse simplesmente andado uma casa. Diagrama 46 Brancas: d5 Pretas: e5 Diagrama 47 Brancas: e6 Pretas: e5 O peão branco captura o peão preto. A captura por “en passant” (de passagem) deve ser executada imediatamente ao avanço do peão adversário. -- Página 30 ROQUE O último movimento diferente dos demais é o roque. São dois lances em um. O roque é realizado com uma das torres e o rei. Para a realização do roque é importante observar que só é possível executá-lo quando: 1) O rei e a torre do lado escolhido para o roque não foram movimentados. 2) Não houver peças entre o rei e a torre. 3) O rei não estiver em xeque. 4) As casas em que o rei for passar não estiverem ameaçadas. 5) O rei, ao tocar, não terminar em xeque. O roque é feito da seguinte maneira: - O rei anda duas casas em direção à torre. - A torre pula o rei e ocupa a casa ao lado do rei. ROQUE PEQUENO: Antes Diagrama 48 Brancas: R-e1, T-h1 Depois Diagrama 49 Brancas: R-g1, T-f1 -- Página 31 ROQUE GRANDE Antes: Diagrama 50 Brancas: R-e1, T-a1 Depois Diagrama 51 Brancas: R-c1, T-d1 O roque pode ser feito para o lado do rei (roque pequeno, diagramas 48 e 49) ou para o lado da dama (roque grande, diagramas 50 e 51). Obs.: Tanto para as pretas como para as brancas, só é permitido fazer o roque uma vez e após executá-lo tudo prossegue normalmente. Exercícios 11 Resolva os diagramas seguintes: a) Brancas jogam e conseguem vantagem material. Diagrama 52 Brancas: R-b1, a2, b2, c2, f7 Pretas: R-h7, D-h7, g7, h6 -- Página 32 Diagrama 53 Brancas: R-h6, d7, e6 Pretas: R-b7, T-a8, h7 Diagrama 54 Brancas: R-a5, a4, b4, d7 Pretas: R-b7, D-c6 Na posição abaixo as brancas jogaram o peão em e4. Este lance foi bom? Por que? Diagrama 55 Brancas: R-d2, D-f2, d3, e2, f3 Pretas: R-f5, D-d5, d4, f4 c) Você está com as peças brancas e deseja fazer o roque pequeno. Faça as seguintes considerações sobre o rei e a torre branca: 1) Encontram-se em suas casas iniciais (rei em e1 e a torre em h1); 2) Não foram movimentados; 3) Não existem peças entre eles; 4) O rei não está em xeque; 5) Existe um cavalo preto em e3. Agora responda: As brancas podem fazer roque pequeno? Sim ou Não. Justifique. -- Página 33 d) Nos diagramas 56 a 60, as brancas jogam e dão xeque-mate em um lance. Diagrama 56 Brancas: R-f7, B-e7 Pretas: R-h8, h7 Diagrama 57 Brancas: R-e1, B-d5, b6, c6 Pretas: R-a8 Diagrama 58 Brancas: R-h3, T-a8 Pretas: R-h5, T-g4, g5, g6 Diagrama 59 Brancas: R-c3, C-c7, b3 Pretas: R-a3, a2 -- Página 34 Diagrama 60 Brancas: R-e1, T-h1, B-a4 Pretas: R-b1, a2, T-b2, D-a8 -- Página 35 Agora que você concluiu o Módulo 1, já está pronto para fazer o Teste do Peão. Responda todas as questões com muito cuidado. E receba o seu Diploma do Peão. Após o estudo do Módulo 1 deste livro e obtenção do Diploma do Peão, você está apto a entrar no Módulo 2. Depois do estudo deste módulo você encontrará o Teste da Torre. Uma vez que você consiga o Diploma do Peão e o Diploma da Torre, você poderá entrar no Módulo 3 de nosso curso e fazer o Teste do Rei. Se for bem sucedido, receberá o Diploma do Rei. Muito bem, mãos à obra e boa sorte! -- Página 37 TESTE DO PEÃO 1. O TABULEIRO Diagrama 61 Casas brancas: h5, g6, h7, f7, g8, e8 Casas pretas: h6, g7, h8, f8 a) Complete o nome das casas. b) Qual é a cor da diagonal a7 - b8? c) Qual o nome das casas onde estão situadas inicialmente as seguintes peças: Brancas: Rei, Torres, Dama Pretas: Cavalos, Rei, Dama 2. PEÇAS (MOVIMENTO E CAPTURAS) Diagrama 62 Brancas: T-a1, C-b1, B-c1, D-d1, R-e1, T-h1, a2, b2, c2, d2, f2, g2, h2, C-f3, e4, B-b5 Pretas: T-a8, B-b8, D-d8, R-e8, B-f8, C-g8, T-h8, a7, b7, c7, d7, f7, g7, h7, C-c6, e5 a) Quais as capturas que existem nesta posição? b) O que você capturaria? -- Página 38 3. XEQUE Diagrama 63 Brancas: T-a1, R-g1, b2, c2, f2, g2, h2, d3, D-d4, e4, C-e7 Pretas: R-c8, T-d8, a7, b7,c7, e8, f8, D-g5, C-h5, h4, h3 a) Escreva o nome da peça que está dando cheque e mostre qual é. b) Indique a única casa em que o rei pode escapar do xeque. 4. XEQUE Diagrama 64 Brancas: T-d1, T-f1, R-g1, b2, c2, C-d2, f2, h2, B-c4 Pretas: R-b8, T-d8, b7, c7, T-h7, a6, f6, e5, h4 a) Indique todos os xeques possíveis nesta posição. b) Conhecendo todos os xeques, selecione o único que não acarretará perda material para as pretas. -- Página 39 5. XEQUE-MATE Diagrama 65 Brancas: T-a1, D-d1, R-e1, B-f1, T-h1, a2, b2, c2, C-e2, f2, h2, g3 Pretas: T-a8, D-d8, T-e8, R-g8, a7, c7, f7, g7, h7, b6, B-c5, C-g5 a) Mostre como as pretas podem dar xeque-mate em um lance. 6. XEQUE-MATE Diagrama 66 Brancas: R-f1, f2, h2, b3, C-f3, B-e7, T-d8 Pretas: T-g8, R-h8, f7, g6, C-h6, T-c2 a) Como as brancas podem dar mate em dois lances? 7. ROQUE Diagrama 67 Brancas: T-a1, R-e1, T-h1, a2, b2, f2, h2, D-b3, c3, g3 Pretas: T-a8, R-d8, T-h8, e7, B-b7, c7, g7, h7 b6, D-g6 Analise a posição do Diagrama 67 e responda se as brancas e as pretas podem fazer o roque, e qual, se o pequeno ou o grande roque. -- Página 40 8. ROQUE Diagrama 68 Brancas: T-a1, B-c1, D-d1, T-f1, R-g1, a2, f2, g2, h2, C-c3, C-f3, B-c4, d4 Pretas: T-a8, B-c8, D-d8, R-e8, T-h8, a7, b7, c7, f7, g7, h7, B-b6, C-c6, C-f6, e5 Como as brancas podem impedir o rei preto de “rocar”, ficando, assim, centralizado e sujeito a ataques das brancas? 9. EN PASSANT Diagrama 69 Brancas: D-b2, R-c3, d4 Pretas: R-a5, b5, B-e5, a4, e4, T-d1 As brancas acabaram de jogar 1.d4 para escapar do xeque do bispo preto. Como as pretas podem dar xeque-mate em um lance? -- Página 41 10. PROMOÇÃO Diagrama 70 Brancas: R-c2, g7 Pretas: R-a1 Você está com as brancas e acabou de avançar o peão para g8. Qual a peça escolherá para a promoção? Cavalo, bispo, torre ou dama? -- Página 44 Respostas dos exercícios Módulo 1 Exercício 1 - pág. 11 Diagrama 4 - a.8, d7, f6, c5, b4, e4, g3, d2 e h1 Exercício 2 - pág. 11 Rei branco - e1 Dama preta - d8 Bispos brancos - c1 e f1 Exercícios 3 - págs. 14, 15 e 16 a) Diagrama 11 - xeque b) Diagrama 12 - xeque-mate c) Diagrama 13 - afogado d) Diagrama 14 - xeque-mate e) Diagrama 15 - xeque f) Diagrama 16 - xeque g) Diagrama 17 - xeque-mate Exercício 4 - pág. 17 a) Diagrama 18 - 1. D-b7++ b) Diagrama 19 - 1. D-b4++; 1. D-a8++; D-a7++ c) Diagrama 20 - 1. D-g2++ Exercício 5 - pág. 19 Diagrama 23 - 1. D-g2++; 1. D-h2++; 1. D-a1++; 1. D-b1++; 1. D-c1++ Exercício 6 - pág. 20 Diagrama 24 - 1. D-c7, R-f8; 2. D-f7++ Exercício 7 - pág. 21 a) Diagrama 27 - 1. T-a8++ b) Diagrama 28 - 1. T-h8++ c) Diagrama 29 - 1. T-c1++ Exercício 8 - págs. 23 e 24 a) Diagrama 33 - 1. B-f6++ b) Diagrama 34 - 1. T-h8++ c) Diagrama 35 - 1. B-f8++ ou 1. B-f4++ d) Diagrama 36 - 1. B-f3++ Exercício 9 - pág. 25 a) h1 - 2; g1 - 3; f1 - 4; f2 - 6; f3 - 8 b) f3 c) Diagrama 38 - 1..., C-c2++ Exercício 10 - pág. 27 a) Diagrama 41 - 1..., a5++ ou 1..., c5++ b) Diagrama 42 - 1..., a2++ ou 1..., c2++ c) Diagrama 43 - 1..., d2++ ou 1..., f2++ Diagrama 45 - pág. 29 - 1.b8 - C++ Avançando o peão até b8 e promovendo o Cavalo dando xeque-mate Exercício 11 - págs. 31, 32, 33 e 34 a) Diagrama 52 - 1. f8 - C+ capturando a Dama em seguida. Diagrama 53 - 1. e7 e o peão será promovido Diagrama 54 - 1. d8 - C+ capturando a dama no próximo lance b) Diagrama 55 - Não, as pretas capturam o peão com d ou fxe3 en passant e a Dama no próximo lance. c) Não. O Cavalo preto em e3 impede o Rei branco de passar pela casa f1 para rocar. d) Diagrama 56 - 1. B-f6++ Diagrama 57 - 1. c7++ Diagrama 58 - 1. T-h8++ Diagrama 59 - 1. C-b5++ Diagrama 60 - 1. 0-0++ Final do Módulo 1