Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não
falam porque não aprenderam a falar. Muitas fazem a leitura labial,
outras não.
Quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando
atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço.
Quando estiver conversando com uma pessoa surda, fale de maneira clara,
pronunciando bem as palavras, mas não exagere. Use a sua velocidade
normal, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar.
Use um tom normal de voz, a não ser que lhe peçam para falar mais alto.
Gritar nunca adianta.
Fale diretamente com a pessoa, não de lado ou atrás dela.
Faça com que a sua boca esteja bem visível. Gesticular ou segurar algo
em frente à boca torna impossível a leitura labial. Usar bigode também
atrapalha.
Quando falar com uma pessoa surda, tente ficar num lugar iluminado.
Evite ficar contra a luz (de uma janela, por exemplo), pois isso
dificulta ver o seu rosto.
Se você souber alguma linguagem de sinais, tente usá-la. Se a pessoa
surda tiver dificuldade em entender, avisará. De modo geral, suas
tentativas serão apreciadas e estimuladas.
Seja expressivo ao falar. Como as pessoas surdas não podem ouvir
mudanças sutis de tom de voz que indicam sentimentos de alegria,
tristeza, sarcasmo ou seriedade, as expressões faciais, os gestos e o
movimento do seu corpo serão excelentes indicações do que você quer dizer.
Enquanto estiver conversando, mantenha sempre contato visual, se você
desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.
Nem sempre a pessoa surda tem uma boa dicção. Se tiver dificuldade para
compreender o que ela está dizendo, não se acanhe em pedir para que repita.
Geralmente, as pessoas surdas não se incomodam de repetir quantas vezes
for preciso para que sejam entendidas.
Se for necessário, comunique-se através de bilhetes. O importante é se
comunicar. O método não é tão importante.
Quando a pessoa surda estiver acompanhada de um intérprete, dirija-se à
pessoa surda, não ao intérprete.
Algumas pessoas mudas preferem a comunicação escrita, algumas usam
linguagem em código e outras preferem códigos próprios. Estes métodos
podem ser lentos, requerem paciência e concentração. Talvez
você tenha que se encarregar de grande parte da conversa.
Tente lembrar que a comunicação é importante. Você pode ir tentando com
perguntas cuja resposta seja sim/não. Se possível ajude a pessoa muda a
encontrar a palavra certa, assim ela não precisará de tanto esforço para
passar sua mensagem. Mas não fique ansioso, pois isso pode atrapalhar
sua conversa.
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