José Ricardo NOTÍCIA


Mouse ocular permite uso de computadores por deficientes


Marina Rosenfeld
Enviada especial ao Rio


Uma nova tecnologia foi criada para que pessoas que não têm movimentos dos membros superiores possam usar computadores. Com apenas um deslocamento dos olhos para a esquerda, para a direita, para cima ou para baixo, um cursor é movimentado na tela do micro, possibilitando ao usuário exercer todas as funções necessárias num computador. Nesse processo, um simples piscar de olhos também serve para selecionar um ícone, uma palavra ou uma letra.


Conhecido como mouse ocular, esse instrumento possibilita ao usuário digitar textos e ter acesso a Internet, sem a ajuda de terceiros.


A tecnologia utilizada pelo mouse ocular integra conhecimentos da fisiologia da movimentação do globo ocular e da caracterização destes movimentos pelos seus sinais elétricos biológicos capturados por meio de eletrodos fixados na face do usuário. Estes sinais são amplificados e filtrados para que possam ser codificados e processados no reconhecimento dos movimentos por um hardware. Logo em seguida, a codificação do movimento do globo ocular é enviada para o computador.


Desenvolvido pela Fundação Paulo Feitoza do Amazonas, com incentivo das indústrias e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o projeto está em fase de testes em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus.

Voltar a página inicial


Envie carta para José Ricardo