Projeto DOSVOX Introdução à Digestão Humana:


A digestão é a "fragmentação" dos alimentos para que possam ser absorvidos pelo sangue (organismo).

O Tubo digestório:

O Tubo Digestório é o "tubo" por onde passa o alimento. Ele é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Além dos órgãos do tubo digestivo também existem as glândulas salivares, o pâncreas e o fígado. Estes órgãos e o próprio intestino delgado produzem sucos digestórios que atuam na digestão.

Peristaltismo:

Em todo o tubo digestório existem músculos que fazem com que o alimento se movimente. Assim o alimento é transportado da boca até o ânus.

Digestão Mecânica e Digestão Química:

A digestão mecânica ocorre apenas na mastigação e obviamente é efetuada pelos dentes. A digestão química que atua em todo o tubo digestório é realizada pelos sucos digestórios.

Os Sucos Digestórios e suas Enzimas:

Os sucos digestórios (digestão química) são compostos principalmente pelas Enzimas. As enzimas são responsáveis pela "quebra" dos alimentos (para que possam ser absorvidos pelo sangue). Os alimentos que ingerimos contem nutrientes que precisamos para viver.

Cada alimento possui quantidades diferentes destes nutrientes. Eles (os nutrientes) são divididos em proteínas, gorduras, amido, sais minerais e vitaminas. Nós vamos trabalhar apenas com as proteínas, gorduras e amido pois os sais minerais e as vitaminas não precisam ser digeridas, elas já são pequenas o suficiente para atravessar a parede do intestino e passar para o sangue.

Como cada alimento pode ter nutrientes diferentes, o corpo humano também deve ter enzimas diferentes. Estas enzimas tem nome! Para digerir as proteínas existe a PEPSINA, para digerir as gorduras existem as LIPASES e para digerir o amido existe a PTIALINA ou AMILASE SALIVAR.

A Transformação!

Você se perguntou como se chamam os nutrientes depois de serem digeridos? Cada nutriente recebe um nome diferente depois de ser digerido (quebrado). As ex-proteínas passam a se chamar Aminoácidos, as ex-gorduras ou ex-lipídios viram Ácidos Graxos e Glicerol e o ex-amido vira Glicose.

A "quebra"!

Uma molécula de AMIDO é composta por várias moléculas de glicose ligadas uma a outra. Uma molécula de PROTEÍNA é composta por várias moléculas de aminoácidos ligadas umas as outras. Uma molécula de amido ou de proteína não é capaz de atravessar a parede do intestino porque ela é muito grande. O trabalho da enzima é de separar estas moléculas "grandes" para que possam atravessar a parede do intestino e passar para o sangue.

Novamente os Sucos!

As enzimas estão contidas em sucos digestórios, que também tem nome! A ptialina está contida na saliva, a pepsina está contida no suco gástrico, as lipases estão no suco pancreático e no suco entérico e a amilase está no suco pancreático.

As aventuras de um sanduíche:

Vamos conhecer as "Aventuras de um Sanduíche". Eu, na escola recebi uma apostila com este nome. Gostaria de contar pra você quais são as aventuras deste sanduíche...

Primeiramente vamos saber de que é composto o sanduíche OK? Pão, alface, queijo, carne e tomate. O pão contém muito amido, o alface contém fibras, o queijo contém gordura (lipídios) e a carne contém muitas proteínas (vamos deixar o tomate de fora...). Para que este sanduíche seja digerido vai ser necessária a atuação de várias enzimas.

Como o pão contém amido, ele vai começar a ser "quebrado" na boca pela saliva que contém a enzima PTIALINA, lembra? A ptialina o transformará em glicose ou em açúcares menores. Estes açúcares menores então serão "quebrados" no intestino delgado pelas amilases dos sucos pancreático e entérico. Depois que ele se transformar em inúmeras moléculas de glicose, ele pode ser absorvido pelo sangue.

O alface contém muito poucos nutrientes mas ele contém muita fibra. Ela não pode ser digerida mas a fibra ajuda o alimento a "escorregar" pelo tubo digestivo. 

O queijo contém muita gordura (lipídios). Os lipídios são digeridos pelas lipases que estão contidas no suco pancreático e no suco entérico. Depois de digeridos os lipídios se transformam em ácidos graxos e glicerol.

As proteínas da carne são digeridas quebradas no estômago pela PEPSINA. Para que a pepsina quebre a proteína ela precisa do ácido clorídrico que é produzido por algumas células da parede do intestino. Você já deve saber que o ácido corrói, mas o estômago possui uma camada de muco que o protege da ação do ácido clorídrico. Chegando ao intestino grosso, toda, ou quase toda água é retirada do que "sobrou". Esta água é utilizada por exemplo para criar a urina e outras coisas.

VOLTAR A CORPO HUMANO

VOLTAR A BIOLOGIA

VOLTAR AO PORTAL DA LEITURA

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL