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Regulamento do Primeiro Torneio Dosvox de xadrez virtual
5.2.1) Caso um jogador retarde, comprovada e deliberadamente, seus
lances, visando levar a partida para julgamento, isso deverá contar
negativamente para ele, no momento da avaliação da partida, feita pelos
participantes não envolvidos nela.
Classificação final do primeiro torneio
Januário Pereira do Couto - Brasília/DF
Hugo Alvarenga Novais - Belo Horizonte/MG
Davi de Sousa Lopes - Belo Horizonte/MG
José Lucena Vaz - Belo Horizonte/MG
Ernesto Geisel Arruda - Belo Horizonte/MG
Osvaldo Caldeira - Belo Horizonte/MG
Kellerson Souto Viana - Belo Horizonte/MG
Crisolon Terto Vilas Boas - Belo Horizonte/MG
Vinícius Alencar de Carvalho - Guaxupé/MG
Regulamento do terceiro torneio
Regulamento do Terceiro torneio Dosvox de Xadrez Virtual
5.2.1) Caso um jogador retarde, comprovada e deliberadamente, seus
lances, visando levar a partida para julgamento, isso deverá contar
negativamente para ele, no momento da avaliação da partida, feita pelos
participantes não envolvidos nela.
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Em agosto de dois mil e um, conversando no bate-papo da Rede Saci,
os amigos Ernesto Geiseu Arruda, Davi de Sousa Lopes e Vinícius Alencar
de Carvalho tiveram a idéia de realizar, através da Internet, o Torneio
Dosvox de xadrez. Vinícius ficou responsável pela organização. Foi
estabelecido um prazo de inscrição, após o qual elaborou-se o
regulamento, que segue abaixo.
1) Os Participantes
Participarão do torneio oito jogadores, os quais solicitaram suas
inscrições até o prazo pré-estabelecido de vinte e três de Agosto. Os
participantes serão os seguintes:
Davi de Souza Lopes, Ernesto Geisel Arruda, Estevão Luiz Barreto de Souza,
Januário Pereira Do Couto, Kellerson Souto Viana, Osvaldo Caldeira,
Paulo Sérgio Resende de Almeida e Vinícius Alencar de Carvalho.
1.1) Caso um dos jogadores queira ou precise abandonar o torneio,
deverá comunicar ao organizador a sua desistência e as partidas que
deixar de jogar serão declaradas vencidas por seus adversários.
Entretanto, os jogadores que, por ventura, tenham perdido pontos para
um desistente, não serão beneficiados, pois os pontos ganhos por um
desistente não lhe serão tirados, quando ele se retirar do torneio.
2) Fórmula de Disputa
O torneio será disputado no Sistema Schuring, ou seja, todos
enfrentarão todos, em um único turno.
2.1) O sistema de pontuação será o habitual, com cada vitória
valendo 1 (um) ponto e o empate dando meio ponto para cada jogador.
2.2) Sagrar-se-á campeão o jogador que, ao final das sete rodadas,
totalizar o maior número de pontos ganhos.
2.3) Caso haja empate no número de pontos entre dois jogadores, em
qualquer posição, os critérios de desempate, pela ordem, serão os
seguintes:
1) Confronto direto.
2) Número de pontos obtidos conforme o critério Sonneborg-Berger. Esse
critério de desempate atribui ao jogador o número dos pontos obtidos
pelos adversários aos quais venceu, multiplicados por dez, mais o número de
pontos conquistados pelos jogadores com os quais empatou,
multiplicados por cinco.
3) Caso percista o empate, entre dois jogadores, após observados os
critérios acima, será realizada uma partida desempate, na qual, deverá jogar com as peças brancas o
jogador que tiver jogado com as negras, no confronto entre os dois
contendentes, durante o torneio.
2.3.1) Se houver empate na partida desempate, será realizado um
sorteio, que será feito da seguinte maneira:
1) Os dois jogadores determinarão, entre si, quem será par e quem
será impar, no sorteio.
2) Será chamada uma pessoa que nada tem a ver com o torneio e será
pedido que ela diga um número de 00 a 99. Se a pessoa disser um número
par, a vitória será dada ao jogador que tiver escolhido par e
vice-versa.
2.3.2) Se o empate for na primeira colocação, entre três ou mais
jogadores e percistir, após observados os critérios 1 e 2, expostos
acima, os jogadores deverão realizar, entre si, um torneio desempate,
cujo regulamento será estabelecido entre eles, se necessário.
3) Datas e horários
As partidas deverão ser realizadas aos Sábados, (a partir das quinze
horas) e Aos Domingos (a partir das catorze horas), devendo durar, no
máximo, três horas. O torneio tem seu início marcado para o dia 27/08
(vinte e sete de Agosto) e haverá rodadas em todos os Sábados e Domingos
seguintes, até o término do campeonato, que acontecerá no dia 17/09
(Dezessete de Setembro).
3.1) Uma partida poderá ter seu horário ou sua data mudados, desde
que haja acordo entre os dois jogadores e que o organizador seja avisado
previamente, a respeito da mudança.
3.2) Se um jogador não tiver pedido a mudança de horário e não
aparecer até uma hora depois da hora marcada para o início da
partida, ele será declarado perdedor por W ó (não comparecimento) e o
adversário receberá o ponto.
3.2.1) Se os dois jogadores não aparecerem, até uma hora depois do
horário pré-estabelecido, será marcada uma nova hora para a partida,
aqual deve ser combinada entre os dois e levada ao conhecimento do
organizador.
3.3) Se uma partida não terminar no prazo de trÊs horas, essa deve
ser interrompida e uma comição julgadora, composta por todos os
jogadores não envolvidos na partida decidirá o resultado, baseando-se na
posição das peças de cada jogador, no momento da interrupção do jogo.
4) Local dos jogos
As partidas deverão ser realizadas, sempre, no Sítio do jogador que
estiver com as peças negras e, caso esse não tenha um Sítio, deverá
criá-lo, a menos que concorde em jogar no Sítio do adversário.
4.1) Todos os Sítios em que se disputarão as partidas deverão ter um
registro, para que possíveis dúvidas possam ser dirimidas.
4.2) Antes de cada partida, os jogadores poderão escolher se
permitirão, ou não, a entrada de alguém alheio ao torneio. Caso decidam
que não querem público, os jogadores devem estabelecer senhas para as
entradas no Sítio em que se realizará a partida.
5) Lances
Os jogadores terão a liberdade de escolher entre o sistema Augébrico
e o descritivo, para dizerem seus lances ao adversário.
5.1) Se um jogador fizer um lance irregular, o seu adversário deverá
acusá-lo imediatamente e a jogada deverá ser repetida.
5.1.1) Se um jogador só perceber que seu oponente fez um lance
impossível, ou irregular, algum tempo depois do fato, mesmo assim poderá
acusar a irregularidade e, nesse caso, os lances serão voltados, até o
momento da anomalia.
5.2) Cada lance deve demorar, no máximo, cinco minutos para ser
feito, cabendo a cada jogador controlar o tempo gasto pelo adversário.
Observação: O ítem acima deve ser tratado com bom senso e serve para
evitar que um jogador demore demasiadamente para fazer seus lances. Caso
o lance seja de grande complexidade, recomenda-se que os jogadores
permitam que seus adversários ultrapassem os cinco minutos no processo
de reflexão.
6) Desconexões
Se a conexão com a Internet de um dos jogadores cair, durante a
partida, o seu adversário deverá esperar por meia hora e, caso o jogador
que tiver caído não voltar, deverá ser marcado um novo horário para a
continuação da partida, que deverá recomeçar do ponto que parou, com o
tempo que faltava pras três horas, quando da desconexão..
6.1) O tempo que um jogador levar para fazer uma nova conexão, caso
a sua caia, não deve ser conciderado como tempo gasto na reflexão de um
lance.
6.2) Recomenda-se que os jogadores comecem a tentar conexão com a
Internet vários minutos antes do início de suas partidas, para que elas
não atrasem e para que não corram o risco de perderem por w ó (não
comparecimento).
7) Omição do Regulamento
Em casos em que esse regulamento for omisso, será realizado um
debate entre todos os participantes, em um Sítio ou por E-mail, com
todos dando sua opinião, quanto a melhor forma de se resolver a
situação.
Assinado,
Vinícius Alencar de Carvalho (Organizador)
Campeão: Vinícius Alencar de Carvalho - 6.5 pontos.
Segundo: Ernesto Geisel Arruda - 5 pontos.
Terceiro: Paulo Resende - 5 pontos (perdeu nos critérios de
desempate para Ernesto).
Quarto: Januário Pereira do Couto = 4.5 pontos.
Quinto: Davi de Souza Lopes - 3.5 pontos.
Sexto: Kellerson Souto Viana - 2 pontos.
Sétimo: Osvaldo Caldeira - 1.5 pontos.
Oitavo: Estevão Luiz Barreto de Sousa - 0 pontos ganhos.
O único empate de Vinícius aconteceu na sétima rodada, contra Januário.
Davi X Vinícius e
Vinícius X Paulo Resende
Empolgados com o primeiro torneio, os jogadores da Comunidade Dosvox
resolveram realizar o segundo, em janeiro de dois mil e um. Dessa vez, o
organizador foi Januário Pereira do Couto. Este foi o melhor dos três
torneios já disputados, com a presença de dez jogadores, a maioria de
Minas Gerais. Vários dos jogadores do torneio já disputaram diversas
competições ao vivo, alguns com grandes resultados. Januário, por
exemplo, já representou o Brasil em vários torneios internacionais entre
cegos, enquanto Crisolon já venceu mais de uma vez o campeonato
brasileiro para deficientes visuais. Os favoritos nessa segunda versão
do torneio eram Paulo Resende, Crisolon, José Lucena, Januário e
Vinícius, campeão do torneio anterior.
Na primeira rodada, Crisolon perdeu para Vinícius (a partida pode
ser encontrada no link "minhas partidas") e já ficou com menos chances.
Na segunda rodada, Vinícius e Lucena empataram. O perde-ganha entre os
principais jogadores perdurou até o final, mas Vinícius beneficiou-se
das vitórias sobre Januário e Crisolon, além de derrotas inesperadas de
seus mais fortes adversários e ficou com o título, aliás o
bi-campeonato. O jogador guaxupeano só perdeu para Paulo Resende.
O torneio teve regulamento praticamente idêntico ao do ano anterior.
Participaram do torneio os seguintes jogadores:
Paulo Sérgio Resende de Almeida - Belém/PA
Observação: Hugo Novais desistiu logo no início e perdeu suas
partidas por W ó.
1º Vinícius Alencar de Carvalho - 7.5 pontos
2º Paulo Resende - 7.0
3º José Lucena - 5.5
4º Davi de Sousa Lopes - 5.0
5º Januário Pereira do Couto - 5.0
O terceiro torneio foi disputado em janeiro de dois mil e dois,
entre seis jogadores apenas. Por motivos particulares, José Lucena,
Crisolon e Januário não puderam jogar. Os favoritos eram Vinícius e
Paulo Resende, com Davi Lopes e Ernesto correndo por fora.
Davi acabou surpreendendo e, pela primeira vez, venceu o torneio,
com Paulo Resende ficando em segundo, pela segunda vez consecutiva.
Vinícius foi o terceiro.
Este torneio teve alguns W ós, provocados por não comparecimento dos
jogadores Sérgio Brandão e Kellerson. Este último perderia para
Vinícius, na terceira rodada, por não comparecimento, mas o segundo
insistiu em jogar outro dia e acabou perdendo. Detalhe: se Vinícius
tivesse vencido essa partida, forçaria, de acordo com o regulamento, uma
disputa final entre ele, Davi e Paulo, pois os três terminariam
empatados em todos os critérios.
1) Os Participantes
Participarão do torneio sete jogadores, os quais solicitaram suas
inscrições até o prazo pré-estabelecido de vinte e três de Janeiro. Os
participantes serão os seguintes:
Cláudio, Davi de Souza Lopes, Ernesto Geisel Arruda, Kellerson Souto Viana,
Paulo Sérgio Resende de Almeida, Sérgio Reis Mendes Brandão e Vinícius Alencar de Carvalho.
1.1) Caso um dos jogadores queira ou precise abandonar o torneio,
deverá comunicar ao organizador a sua desistência e as partidas que
deixar de jogar serão declaradas vencidas por seus adversários.
Entretanto, os jogadores que, por ventura, tenham perdido pontos para
um desistente, não serão beneficiados, pois os pontos ganhos por um
desistente não lhe serão tirados, quando ele se retirar do torneio.
2) Fórmula de Disputa
O torneio será disputado no Sistema Schuring, ou seja, todos
enfrentarão todos, em um único turno.
2.1) O sistema de pontuação será o habitual, com cada vitória
valendo 1 (um) ponto e o empate dando meio ponto para cada jogador.
2.2) Sagrar-se-á campeão o jogador que, ao final das sete rodadas,
totalizar o maior número de pontos ganhos.
2.3) Caso haja empate no número de pontos entre dois jogadores, em
qualquer posição, os critérios de desempate, pela ordem, serão os
seguintes:
1) Confronto direto.
2) Número de pontos obtidos conforme o critério Sonneborg-Berger. Esse
critério de desempate atribui ao jogador o número dos pontos obtidos
pelos adversários aos quais venceu, multiplicados por dez, mais o número de
pontos conquistados pelos jogadores com os quais empatou,
multiplicados por cinco.
3) Caso percista o empate, entre dois jogadores, após observados os
critérios acima, será realizada uma partida desempate, na qual, deverá jogar com as peças brancas o
jogador que tiver jogado com as negras, no confronto entre os dois
contendentes, durante o torneio.
2.3.1) Se houver empate na partida desempate, será realizado um
sorteio, que será feito da seguinte maneira:
1) Os dois jogadores determinarão, entre si, quem será par e quem
será impar, no sorteio.
2) Será chamada uma pessoa que nada tem a ver com o torneio e será
pedido que ela diga um número de 00 a 99. Se a pessoa disser um número
par, a vitória será dada ao jogador que tiver escolhido par e
vice-versa.
2.3.2) Se o empate for na primeira colocação, entre três ou mais
jogadores e percistir, após observados os critérios 1 e 2, expostos
acima, os jogadores deverão realizar, entre si, um torneio desempate,
cujo regulamento será estabelecido entre eles, se necessário.
3) Datas e horários
As partidas deverão ser realizadas aos Sábados, (a partir das quinze
horas) e Aos Domingos (a partir das dezesseis horas), devendo durar, no
máximo, três horas. O torneio tem seu início marcado para o dia 26/01
(vinte e seis de Janeiro). Nesse dia, será realizada a primeira rodada,
antes da qual poderão ser dirimidas possíveis dúvidas sobre o
regulamento. As rodadas seguintes estão previstas para as seguintes
datas: 27-01 (Segunda), 02-02 (terceira), 03-02 (quarta), 23-02
(quinta), 24-02 (sexta) e 02-03 (sétima e última). Como pode-se observar,
procuramos não marcar jogos para o Carnaval e para a semana seguinte a ele,
entretanto, caso haja interesse dos jogadores, partidas das três últimas
rodadas poderão ter suas datas antecipadas para esses dias.
3.1) Uma partida poderá ter seu horário ou sua data mudados, desde
que haja acordo entre os dois jogadores e que o organizador seja avisado
previamente, a respeito da mudança.
3.2) Se um jogador não tiver pedido a mudança de horário e não
aparecer até uma hora depois da hora marcada para o início da
partida, ele será declarado perdedor por W ó (não comparecimento) e o
adversário receberá o ponto.
3.2.1) Se os dois jogadores não aparecerem, até uma hora depois do
horário pré-estabelecido, será marcada uma nova hora para a partida,
aqual deve ser combinada entre os dois e levada ao conhecimento do
organizador.
3.3) Se uma partida não terminar no prazo de trÊs horas, essa deve
ser interrompida e uma comição julgadora, composta por todos os
jogadores não envolvidos na partida decidirá o resultado, baseando-se na
posição das peças de cada jogador, no momento da interrupção do jogo.
4) Local dos jogos
As partidas deverão ser realizadas, sempre, no Sítio do jogador que
estiver com as peças negras e, caso esse não tenha um Sítio, deverá
criá-lo, a menos que concorde em jogar no Sítio do adversário.
4.1) Todos os Sítios em que se disputarão as partidas deverão ter um
registro, para que possíveis dúvidas possam ser dirimidas.
4.2) Antes de cada partida, os jogadores poderão escolher se
permitirão, ou não, a entrada de alguém alheio ao torneio. Caso decidam
que não querem público, os jogadores devem estabelecer senhas para as
entradas no Sítio em que se realizará a partida.
5) Lances
Os jogadores terão a liberdade de escolher entre o sistema Augébrico
e o descritivo, para dizerem seus lances ao adversário.
5.1) Se um jogador fizer um lance irregular, o seu adversário deverá
acusá-lo imediatamente e a jogada deverá ser repetida.
5.1.1) Se um jogador só perceber que seu oponente fez um lance
impossível, ou irregular, algum tempo depois do fato, mesmo assim poderá
acusar a irregularidade e, nesse caso, os lances serão voltados, até o
momento da anomalia.
5.2) Cada lance deve demorar, no máximo, cinco minutos para ser
feito, cabendo a cada jogador controlar o tempo gasto pelo adversário.
Observação: O ítem acima deve ser tratado com bom senso e serve para
evitar que um jogador demore demasiadamente para fazer seus lances. Caso
o lance seja de grande complexidade, recomenda-se que os jogadores
permitam que seus adversários ultrapassem os cinco minutos no processo
de reflexão.
6) Desconexões
Se a conexão com a Internet de um dos jogadores cair, durante a
partida, o seu adversário deverá esperar por meia hora e, caso o jogador
que tiver caído não voltar, deverá ser marcado um novo horário para a
continuação da partida, que deverá recomeçar do ponto que parou, com o
tempo que faltava pras três horas, quando da desconexão..
6.1) O tempo que um jogador levar para fazer uma nova conexão, caso
a sua caia, não deve ser conciderado como tempo gasto na reflexão de um
lance.
6.2) Recomenda-se que os jogadores comecem a tentar conexão com a
Internet vários minutos antes do início de suas partidas, para que elas
não atrasem e para que não corram o risco de perderem por w ó (não
comparecimento).
7) Omição do Regulamento
Em casos em que esse regulamento for omisso, será realizado um
debate entre todos os participantes, em um Sítio ou por E-mail, com
todos dando sua opinião, quanto a melhor forma de se resolver a
situação.
Assinado,
Vinícius Alencar de Carvalho (Organizador)
Observação: Cláudio acabou desistindo da competição, antes mesmo do seu
Campeão: Davi de Sousa Lopes, com quatro pontos.
Vice-campeão: Paulo Resende, com quatro pontos também.
Observação: Davi foi o campeão, porque venceu Paulo no confronto
direto.
Terceiro: Vinícius Alencar de Carvalho, com três pontos.
Quarto: Ernesto, com dois.
Quinto: Kellerson, também com dois, mas perdendo no confronto
direto para Ernesto.
Sexto: Sérgio Reis Mendes Brandão, sem nenhum ponto ganho.
Todos os resultados do torneio
Primeira rodada
Davi 0 x 1 Vinícius
Ernesto 1 x 0 Sérgio
Kellerson 0 x 1 Paulo
Segunda rodada
Sérgio 0 x 1 Kellerson
Vinícius 1 x 0 Ernesto
Paulo 0 x 1 Davi
Terceira rodada
Davi 1 x 0 Ernesto
Kellerson 1 x 0 Vinícius
Paulo 1 x 0 Sérgio (w ó)
Quarta rodada
Vinícius 0 x 1 Paulo
Ernesto 1 x 0 Kellerson (w ó)
Davi 1 x 0 Sérgio (w ó)
Quinta rodada
Ernesto 0 x 1 Paulo
Sérgio 0 x 1 Vinícius
Kellerson 0 x 1 Davi
Paulo X Davi - partida que acabou sendo decisiva
Segunda rodada
Paulo x Davi
1.Cf3 d5 2.g3 c5 3.Bg2 e6 4.O-O Cc6 5.d3 b6 6.Cbd2 Bb7 7.e4 Dd7 8.c3 Td8
9.Cb3 Cf6 10.e5 Cg8 11.d4 cxd4 12.Cfxd4 Cxe5 13.f4 Cc6 14.Te1 Bc5 15.Be3
Bxd4 16.Cxd4 Cge7 17.Bf2 O-O 18.Bh3 Cxd4 19.Bxd4 Tfe8 20.Bf1 Cf5 21.Bf2
Dc6 22.Df3 Te7 23.Bd3 Cd6 24.Bd4 Cc4 25.Dg4 g6 26.Bf6 d4 27.Be4 Dc5
28.Bxe7 Dxe7 29.Bxb7 Dxb7 30.De2 d3 31.Df2 Dc6 32.b3 Ca3 33.Tad1 Dxc3
34.Te3 Cc2 35.Te2 Cd4 36.Ted2 Cf5 37.g4 Ce7 38.De3 Cd5 39.Dxd3 Db4
40.Df3 Tc8 41.f5 Tc3 42.Df2 Dxg4 + 43.Rh1 Tf3 44.Dg2 Dxf5 45.Te1 Rg7
46.De2 Te3 47.Df1 De4+
0-1
As partidas Kellerson X Vinícius e Paulo X Vinícius podem ser
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