Saiba tudo sobre o Torneio dosvox

O primeiro torneio


   Em agosto de dois mil e um, conversando no bate-papo da Rede Saci, os amigos Ernesto Geiseu Arruda, Davi de Sousa Lopes e Vinícius Alencar de Carvalho tiveram a idéia de realizar, através da Internet, o Torneio Dosvox de xadrez. Vinícius ficou responsável pela organização. Foi estabelecido um prazo de inscrição, após o qual elaborou-se o regulamento, que segue abaixo.

Regulamento do Primeiro Torneio Dosvox de xadrez virtual




   1) Os Participantes



   Participarão do torneio oito jogadores, os quais solicitaram suas inscrições até o prazo pré-estabelecido de vinte e três de Agosto. Os participantes serão os seguintes:
   Davi de Souza Lopes, Ernesto Geisel Arruda, Estevão Luiz Barreto de Souza, Januário Pereira Do Couto, Kellerson Souto Viana, Osvaldo Caldeira, Paulo Sérgio Resende de Almeida e Vinícius Alencar de Carvalho.



   1.1) Caso um dos jogadores queira ou precise abandonar o torneio, deverá comunicar ao organizador a sua desistência e as partidas que deixar de jogar serão declaradas vencidas por seus adversários. Entretanto, os jogadores que, por ventura, tenham perdido pontos para um desistente, não serão beneficiados, pois os pontos ganhos por um desistente não lhe serão tirados, quando ele se retirar do torneio.



   2) Fórmula de Disputa



   O torneio será disputado no Sistema Schuring, ou seja, todos enfrentarão todos, em um único turno.


   2.1) O sistema de pontuação será o habitual, com cada vitória valendo 1 (um) ponto e o empate dando meio ponto para cada jogador.



   2.2) Sagrar-se-á campeão o jogador que, ao final das sete rodadas, totalizar o maior número de pontos ganhos.



   2.3) Caso haja empate no número de pontos entre dois jogadores, em qualquer posição, os critérios de desempate, pela ordem, serão os seguintes:
   1) Confronto direto.
   2) Número de pontos obtidos conforme o critério Sonneborg-Berger. Esse critério de desempate atribui ao jogador o número dos pontos obtidos pelos adversários aos quais venceu, multiplicados por dez, mais o número de pontos conquistados pelos jogadores com os quais empatou, multiplicados por cinco.
   3) Caso percista o empate, entre dois jogadores, após observados os critérios acima, será realizada uma partida desempate, na qual, deverá jogar com as peças brancas o jogador que tiver jogado com as negras, no confronto entre os dois contendentes, durante o torneio.
   2.3.1) Se houver empate na partida desempate, será realizado um sorteio, que será feito da seguinte maneira:
   1) Os dois jogadores determinarão, entre si, quem será par e quem será impar, no sorteio.
   2) Será chamada uma pessoa que nada tem a ver com o torneio e será pedido que ela diga um número de 00 a 99. Se a pessoa disser um número par, a vitória será dada ao jogador que tiver escolhido par e vice-versa.
   2.3.2) Se o empate for na primeira colocação, entre três ou mais jogadores e percistir, após observados os critérios 1 e 2, expostos acima, os jogadores deverão realizar, entre si, um torneio desempate, cujo regulamento será estabelecido entre eles, se necessário.



   3) Datas e horários



   As partidas deverão ser realizadas aos Sábados, (a partir das quinze horas) e Aos Domingos (a partir das catorze horas), devendo durar, no máximo, três horas. O torneio tem seu início marcado para o dia 27/08 (vinte e sete de Agosto) e haverá rodadas em todos os Sábados e Domingos seguintes, até o término do campeonato, que acontecerá no dia 17/09 (Dezessete de Setembro).



   3.1) Uma partida poderá ter seu horário ou sua data mudados, desde que haja acordo entre os dois jogadores e que o organizador seja avisado previamente, a respeito da mudança.



   3.2) Se um jogador não tiver pedido a mudança de horário e não aparecer até uma hora depois da hora marcada para o início da partida, ele será declarado perdedor por W ó (não comparecimento) e o adversário receberá o ponto.



   3.2.1) Se os dois jogadores não aparecerem, até uma hora depois do horário pré-estabelecido, será marcada uma nova hora para a partida, aqual deve ser combinada entre os dois e levada ao conhecimento do organizador.


   3.3) Se uma partida não terminar no prazo de trÊs horas, essa deve ser interrompida e uma comição julgadora, composta por todos os jogadores não envolvidos na partida decidirá o resultado, baseando-se na posição das peças de cada jogador, no momento da interrupção do jogo.



   4) Local dos jogos



   As partidas deverão ser realizadas, sempre, no Sítio do jogador que estiver com as peças negras e, caso esse não tenha um Sítio, deverá criá-lo, a menos que concorde em jogar no Sítio do adversário.



   4.1) Todos os Sítios em que se disputarão as partidas deverão ter um registro, para que possíveis dúvidas possam ser dirimidas.



   4.2) Antes de cada partida, os jogadores poderão escolher se permitirão, ou não, a entrada de alguém alheio ao torneio. Caso decidam que não querem público, os jogadores devem estabelecer senhas para as entradas no Sítio em que se realizará a partida.




   5) Lances



   Os jogadores terão a liberdade de escolher entre o sistema Augébrico e o descritivo, para dizerem seus lances ao adversário.



   5.1) Se um jogador fizer um lance irregular, o seu adversário deverá acusá-lo imediatamente e a jogada deverá ser repetida.


   5.1.1) Se um jogador só perceber que seu oponente fez um lance impossível, ou irregular, algum tempo depois do fato, mesmo assim poderá acusar a irregularidade e, nesse caso, os lances serão voltados, até o momento da anomalia.


   5.2) Cada lance deve demorar, no máximo, cinco minutos para ser feito, cabendo a cada jogador controlar o tempo gasto pelo adversário.


   Observação: O ítem acima deve ser tratado com bom senso e serve para evitar que um jogador demore demasiadamente para fazer seus lances. Caso o lance seja de grande complexidade, recomenda-se que os jogadores permitam que seus adversários ultrapassem os cinco minutos no processo de reflexão.

5.2.1) Caso um jogador retarde, comprovada e deliberadamente, seus lances, visando levar a partida para julgamento, isso deverá contar negativamente para ele, no momento da avaliação da partida, feita pelos participantes não envolvidos nela.




   6) Desconexões


   Se a conexão com a Internet de um dos jogadores cair, durante a partida, o seu adversário deverá esperar por meia hora e, caso o jogador que tiver caído não voltar, deverá ser marcado um novo horário para a continuação da partida, que deverá recomeçar do ponto que parou, com o tempo que faltava pras três horas, quando da desconexão..



   6.1) O tempo que um jogador levar para fazer uma nova conexão, caso a sua caia, não deve ser conciderado como tempo gasto na reflexão de um lance.



   6.2) Recomenda-se que os jogadores comecem a tentar conexão com a Internet vários minutos antes do início de suas partidas, para que elas não atrasem e para que não corram o risco de perderem por w ó (não comparecimento).




   7) Omição do Regulamento



   Em casos em que esse regulamento for omisso, será realizado um debate entre todos os participantes, em um Sítio ou por E-mail, com todos dando sua opinião, quanto a melhor forma de se resolver a situação.




   Assinado,


   Vinícius Alencar de Carvalho (Organizador)

Classificação final do primeiro torneio





   Campeão: Vinícius Alencar de Carvalho - 6.5 pontos.
   Segundo: Ernesto Geisel Arruda - 5 pontos.
   Terceiro: Paulo Resende - 5 pontos (perdeu nos critérios de desempate para Ernesto).
   Quarto: Januário Pereira do Couto = 4.5 pontos.
   Quinto: Davi de Souza Lopes - 3.5 pontos.
   Sexto: Kellerson Souto Viana - 2 pontos.
   Sétimo: Osvaldo Caldeira - 1.5 pontos.
    Oitavo: Estevão Luiz Barreto de Sousa - 0 pontos ganhos.



O único empate de Vinícius aconteceu na sétima rodada, contra Januário.

Aliás, este foi o único empate de todo o torneio. Estêvão perdeu a maioria de suas partidas por W ó. Você encontra nessa página (seção "Minhas partidas") as partidas:


Davi X Vinícius e


Vinícius X Paulo Resende

Segundo torneio


   Empolgados com o primeiro torneio, os jogadores da Comunidade Dosvox resolveram realizar o segundo, em janeiro de dois mil e um. Dessa vez, o organizador foi Januário Pereira do Couto. Este foi o melhor dos três torneios já disputados, com a presença de dez jogadores, a maioria de Minas Gerais. Vários dos jogadores do torneio já disputaram diversas competições ao vivo, alguns com grandes resultados. Januário, por exemplo, já representou o Brasil em vários torneios internacionais entre cegos, enquanto Crisolon já venceu mais de uma vez o campeonato brasileiro para deficientes visuais. Os favoritos nessa segunda versão do torneio eram Paulo Resende, Crisolon, José Lucena, Januário e Vinícius, campeão do torneio anterior.
   Na primeira rodada, Crisolon perdeu para Vinícius (a partida pode ser encontrada no link "minhas partidas") e já ficou com menos chances. Na segunda rodada, Vinícius e Lucena empataram. O perde-ganha entre os principais jogadores perdurou até o final, mas Vinícius beneficiou-se das vitórias sobre Januário e Crisolon, além de derrotas inesperadas de seus mais fortes adversários e ficou com o título, aliás o bi-campeonato. O jogador guaxupeano só perdeu para Paulo Resende.
   O torneio teve regulamento praticamente idêntico ao do ano anterior.

Participantes



Participaram do torneio os seguintes jogadores:




Paulo Sérgio Resende de Almeida - Belém/PA

Januário Pereira do Couto - Brasília/DF

Hugo Alvarenga Novais - Belo Horizonte/MG

Davi de Sousa Lopes - Belo Horizonte/MG

José Lucena Vaz - Belo Horizonte/MG

Ernesto Geisel Arruda - Belo Horizonte/MG

Osvaldo Caldeira - Belo Horizonte/MG

Kellerson Souto Viana - Belo Horizonte/MG

Crisolon Terto Vilas Boas - Belo Horizonte/MG

Vinícius Alencar de Carvalho - Guaxupé/MG


   Observação: Hugo Novais desistiu logo no início e perdeu suas partidas por W ó.

Classificação final




1º Vinícius Alencar de Carvalho - 7.5 pontos 2º Paulo Resende - 7.0 3º José Lucena - 5.5 4º Davi de Sousa Lopes - 5.0 5º Januário Pereira do Couto - 5.0



Terceiro torneio


   O terceiro torneio foi disputado em janeiro de dois mil e dois, entre seis jogadores apenas. Por motivos particulares, José Lucena, Crisolon e Januário não puderam jogar. Os favoritos eram Vinícius e Paulo Resende, com Davi Lopes e Ernesto correndo por fora.
   Davi acabou surpreendendo e, pela primeira vez, venceu o torneio, com Paulo Resende ficando em segundo, pela segunda vez consecutiva. Vinícius foi o terceiro.
   Este torneio teve alguns W ós, provocados por não comparecimento dos jogadores Sérgio Brandão e Kellerson. Este último perderia para Vinícius, na terceira rodada, por não comparecimento, mas o segundo insistiu em jogar outro dia e acabou perdendo. Detalhe: se Vinícius tivesse vencido essa partida, forçaria, de acordo com o regulamento, uma disputa final entre ele, Davi e Paulo, pois os três terminariam empatados em todos os critérios.

Regulamento do terceiro torneio

Regulamento do Terceiro torneio Dosvox de Xadrez Virtual



   1) Os Participantes



   Participarão do torneio sete jogadores, os quais solicitaram suas inscrições até o prazo pré-estabelecido de vinte e três de Janeiro. Os participantes serão os seguintes:
   Cláudio, Davi de Souza Lopes, Ernesto Geisel Arruda, Kellerson Souto Viana, Paulo Sérgio Resende de Almeida, Sérgio Reis Mendes Brandão e Vinícius Alencar de Carvalho.


   1.1) Caso um dos jogadores queira ou precise abandonar o torneio, deverá comunicar ao organizador a sua desistência e as partidas que deixar de jogar serão declaradas vencidas por seus adversários. Entretanto, os jogadores que, por ventura, tenham perdido pontos para um desistente, não serão beneficiados, pois os pontos ganhos por um desistente não lhe serão tirados, quando ele se retirar do torneio.



   2) Fórmula de Disputa



   O torneio será disputado no Sistema Schuring, ou seja, todos enfrentarão todos, em um único turno.


   2.1) O sistema de pontuação será o habitual, com cada vitória valendo 1 (um) ponto e o empate dando meio ponto para cada jogador.



   2.2) Sagrar-se-á campeão o jogador que, ao final das sete rodadas, totalizar o maior número de pontos ganhos.



   2.3) Caso haja empate no número de pontos entre dois jogadores, em qualquer posição, os critérios de desempate, pela ordem, serão os seguintes:
   1) Confronto direto.
   2) Número de pontos obtidos conforme o critério Sonneborg-Berger. Esse critério de desempate atribui ao jogador o número dos pontos obtidos pelos adversários aos quais venceu, multiplicados por dez, mais o número de pontos conquistados pelos jogadores com os quais empatou, multiplicados por cinco.
   3) Caso percista o empate, entre dois jogadores, após observados os critérios acima, será realizada uma partida desempate, na qual, deverá jogar com as peças brancas o jogador que tiver jogado com as negras, no confronto entre os dois contendentes, durante o torneio.
   2.3.1) Se houver empate na partida desempate, será realizado um sorteio, que será feito da seguinte maneira:
   1) Os dois jogadores determinarão, entre si, quem será par e quem será impar, no sorteio.
   2) Será chamada uma pessoa que nada tem a ver com o torneio e será pedido que ela diga um número de 00 a 99. Se a pessoa disser um número par, a vitória será dada ao jogador que tiver escolhido par e vice-versa.
   2.3.2) Se o empate for na primeira colocação, entre três ou mais jogadores e percistir, após observados os critérios 1 e 2, expostos acima, os jogadores deverão realizar, entre si, um torneio desempate, cujo regulamento será estabelecido entre eles, se necessário.



   3) Datas e horários



   As partidas deverão ser realizadas aos Sábados, (a partir das quinze horas) e Aos Domingos (a partir das dezesseis horas), devendo durar, no máximo, três horas. O torneio tem seu início marcado para o dia 26/01 (vinte e seis de Janeiro). Nesse dia, será realizada a primeira rodada, antes da qual poderão ser dirimidas possíveis dúvidas sobre o regulamento. As rodadas seguintes estão previstas para as seguintes datas: 27-01 (Segunda), 02-02 (terceira), 03-02 (quarta), 23-02 (quinta), 24-02 (sexta) e 02-03 (sétima e última). Como pode-se observar, procuramos não marcar jogos para o Carnaval e para a semana seguinte a ele, entretanto, caso haja interesse dos jogadores, partidas das três últimas rodadas poderão ter suas datas antecipadas para esses dias.



   3.1) Uma partida poderá ter seu horário ou sua data mudados, desde que haja acordo entre os dois jogadores e que o organizador seja avisado previamente, a respeito da mudança.



   3.2) Se um jogador não tiver pedido a mudança de horário e não aparecer até uma hora depois da hora marcada para o início da partida, ele será declarado perdedor por W ó (não comparecimento) e o adversário receberá o ponto.



   3.2.1) Se os dois jogadores não aparecerem, até uma hora depois do horário pré-estabelecido, será marcada uma nova hora para a partida, aqual deve ser combinada entre os dois e levada ao conhecimento do organizador.


   3.3) Se uma partida não terminar no prazo de trÊs horas, essa deve ser interrompida e uma comição julgadora, composta por todos os jogadores não envolvidos na partida decidirá o resultado, baseando-se na posição das peças de cada jogador, no momento da interrupção do jogo.



   4) Local dos jogos



   As partidas deverão ser realizadas, sempre, no Sítio do jogador que estiver com as peças negras e, caso esse não tenha um Sítio, deverá criá-lo, a menos que concorde em jogar no Sítio do adversário.



   4.1) Todos os Sítios em que se disputarão as partidas deverão ter um registro, para que possíveis dúvidas possam ser dirimidas.



   4.2) Antes de cada partida, os jogadores poderão escolher se permitirão, ou não, a entrada de alguém alheio ao torneio. Caso decidam que não querem público, os jogadores devem estabelecer senhas para as entradas no Sítio em que se realizará a partida.




   5) Lances



   Os jogadores terão a liberdade de escolher entre o sistema Augébrico e o descritivo, para dizerem seus lances ao adversário.



   5.1) Se um jogador fizer um lance irregular, o seu adversário deverá acusá-lo imediatamente e a jogada deverá ser repetida.


   5.1.1) Se um jogador só perceber que seu oponente fez um lance impossível, ou irregular, algum tempo depois do fato, mesmo assim poderá acusar a irregularidade e, nesse caso, os lances serão voltados, até o momento da anomalia.


   5.2) Cada lance deve demorar, no máximo, cinco minutos para ser feito, cabendo a cada jogador controlar o tempo gasto pelo adversário.


   Observação: O ítem acima deve ser tratado com bom senso e serve para evitar que um jogador demore demasiadamente para fazer seus lances. Caso o lance seja de grande complexidade, recomenda-se que os jogadores permitam que seus adversários ultrapassem os cinco minutos no processo de reflexão.

5.2.1) Caso um jogador retarde, comprovada e deliberadamente, seus lances, visando levar a partida para julgamento, isso deverá contar negativamente para ele, no momento da avaliação da partida, feita pelos participantes não envolvidos nela.




   6) Desconexões


   Se a conexão com a Internet de um dos jogadores cair, durante a partida, o seu adversário deverá esperar por meia hora e, caso o jogador que tiver caído não voltar, deverá ser marcado um novo horário para a continuação da partida, que deverá recomeçar do ponto que parou, com o tempo que faltava pras três horas, quando da desconexão..



   6.1) O tempo que um jogador levar para fazer uma nova conexão, caso a sua caia, não deve ser conciderado como tempo gasto na reflexão de um lance.



   6.2) Recomenda-se que os jogadores comecem a tentar conexão com a Internet vários minutos antes do início de suas partidas, para que elas não atrasem e para que não corram o risco de perderem por w ó (não comparecimento).




   7) Omição do Regulamento



   Em casos em que esse regulamento for omisso, será realizado um debate entre todos os participantes, em um Sítio ou por E-mail, com todos dando sua opinião, quanto a melhor forma de se resolver a situação.




   Assinado,


   Vinícius Alencar de Carvalho (Organizador)


Observação: Cláudio acabou desistindo da competição, antes mesmo do seu

início.

Classificação final



   Campeão: Davi de Sousa Lopes, com quatro pontos.
   Vice-campeão: Paulo Resende, com quatro pontos também.
   Observação: Davi foi o campeão, porque venceu Paulo no confronto direto.
   Terceiro: Vinícius Alencar de Carvalho, com três pontos.
   Quarto: Ernesto, com dois.
   Quinto: Kellerson, também com dois, mas perdendo no confronto direto para Ernesto.
   Sexto: Sérgio Reis Mendes Brandão, sem nenhum ponto ganho.

Resultados da competição



   Todos os resultados do torneio


   Primeira rodada



   Davi 0 x 1 Vinícius
   Ernesto 1 x 0 Sérgio
   Kellerson 0 x 1 Paulo


   Segunda rodada
   Sérgio 0 x 1 Kellerson
    Vinícius 1 x 0 Ernesto
   Paulo 0 x 1 Davi


   Terceira rodada
   Davi 1 x 0 Ernesto
   Kellerson 1 x 0 Vinícius
   Paulo 1 x 0 Sérgio (w ó)


   Quarta rodada
   Vinícius 0 x 1 Paulo
   Ernesto 1 x 0 Kellerson (w ó)
   Davi 1 x 0 Sérgio (w ó)



  Quinta rodada
   Ernesto 0 x 1 Paulo
   Sérgio 0 x 1 Vinícius
   Kellerson 0 x 1 Davi



Paulo X Davi - partida que acabou sendo decisiva


   Segunda rodada
   Paulo x Davi




1.Cf3 d5 2.g3 c5 3.Bg2 e6 4.O-O Cc6 5.d3 b6 6.Cbd2 Bb7 7.e4 Dd7 8.c3 Td8 9.Cb3 Cf6 10.e5 Cg8 11.d4 cxd4 12.Cfxd4 Cxe5 13.f4 Cc6 14.Te1 Bc5 15.Be3 Bxd4 16.Cxd4 Cge7 17.Bf2 O-O 18.Bh3 Cxd4 19.Bxd4 Tfe8 20.Bf1 Cf5 21.Bf2 Dc6 22.Df3 Te7 23.Bd3 Cd6 24.Bd4 Cc4 25.Dg4 g6 26.Bf6 d4 27.Be4 Dc5 28.Bxe7 Dxe7 29.Bxb7 Dxb7 30.De2 d3 31.Df2 Dc6 32.b3 Ca3 33.Tad1 Dxc3 34.Te3 Cc2 35.Te2 Cd4 36.Ted2 Cf5 37.g4 Ce7 38.De3 Cd5 39.Dxd3 Db4 40.Df3 Tc8 41.f5 Tc3 42.Df2 Dxg4 + 43.Rh1 Tf3 44.Dg2 Dxf5 45.Te1 Rg7 46.De2 Te3 47.Df1 De4+ 0-1




As partidas Kellerson X Vinícius e Paulo X Vinícius podem ser

encontradas na seção Minhas partidas


Envie carta para Vini e Jobis

Nosso Mundo - Página Inicial - Cantinho Lilás - Página Inicial Assine a Lista de Atualização de "Nosso Mundo"
Clique abaixo para participar da lista Espiritavox