Veja uma versão simplificada das regras do xadrez |
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O xadrez é um jogo de tabuleiro, disputado por dois oponentes e
inspirado nas guerras medievais. Há várias versões sobre sua origem -
umas lendárias e outras mais realistas. O jogo que temos hoje apresenta
diferenças em relação ao original. A dama, antigamente, mexia-se só uma
casa por vez e não tinha esse nome. Na sociedade machista da idade
média, o rei tinha ao seu lado o conselheiro, não sua consorte. O roque
também não fazia parte do jogo original.
O objetivo do jogo é dar xeque mate, isto é, colocar o rei
adversário sob ataque, de tal modo que não se possa evitar, por meios
legais, sua captura no lance seguinte.
O jogo de xadrez é disputado sobre um tabuleiro quadrado de sessenta
e quatro casas, alternadamente claras e escuras. Cada jogador dispõe
inicialmente de dezesseis peças, sendo um rei, uma dama, dois bispos,
dois cavalos, duas torres e oito peões. Um jogador joga com peças
brancas, enquanto o outro vai com as negras. Os movimentos são feitos
alternadamente, um por cada jogador, com o condutor das brancas mexendo
primeiro.
As linhas verticais do tabuleiro são denominadas colunas, enquanto
as horizontais são as fileiras, que são numeradas de um a oito, ao passo
que
as colunas recebem letras de "a" a "h", da direita para a esquerda.
No início do jogo, o tabuleiro deve ser colocado entre os dois
jogadores, de tal forma que a casa à direita de cada um seja branca. As
fileiras um e dois devem ser ocupadas pelas peças brancas; as pretas
ocupam a sétima e a oitava fileiras.
As peças devem ser assim dispostas:
As torres ficam nos cantos do tabuleiro, nas colunas "a" e "h". Os
cavalos são postos ao lado delas, nas colunas "b" e "g". Os bispos
posicionam-se inicialmente nas colunas "c" e "f". Sobram as casas "D" e
"e" para a dama e o rei. A dama ficará na casa de sua cor, enquanto o
rei ocupará a que sobrou. Na prática, pode-se dizer que a dama sempre se
posicionará na casa "d", enquanto o rei estará na "e".
Os peões são colocados à frente das outras peças, ocupando uma
fileira inteira.
As casas do tabuleiro são denominadas, de acordo com a coluna e a
linha a que pertencem. Dessa maneira, a casa da primeira fileira mais à
esquerda do jogador das brancas é a a1, onde fica no início uma das
torres.
Veja a seguir a posição completa das peças no início do jogo
Brancas - torres em a1 e h1, cavalos em b1 e g1, bispos em c1 e f1,
rei em e1, dama em d1 e peões em a2, b2, c2, d2, e2, f2, g2 e h2.
Pretas - as negras são posicionadas nas mesmas colunas das brancas,
só que seus peões ficam na fileira sete e as outras peças na oito.
No xadrez, cada peça tem um tipo de movimento. Duas peças da mesma
cor não podem ocupar a mesma casa. Se uma peça move-se para uma casa
ocupada por uma peça adversária, esta é capturada, ou seja, retirada do
tabuleiro, com a peça capturadora ocupando seu lugar.
Torre - a torre pode se mover para qualquer casa ao longo da fileira ou
Bispo - O bispo se move para qualquer casa ao longo da diagonal que
Dama - a dama é a peça mais poderosa do jogo, podendo mover-se
Observação: dama, bispo e torre não podem saltar por sobre nenhuma
peça, de cor igual ou oposta.
Rei - o rei só pode mover-se uma casa por vez, em qualquer direção.
Peão - Em seu primeiro lance, o peão pode-se mover-se uma ou duas casas
captura feita por peão - o peão é a única peça do jogo que move-se em
Exemplo: se um peão branco está em d4, só poderá capturar uma peça
preta se esta estiver em c5 ou e5.
Promoção do peão - se um peão branco conseguir chegar à fileira oito ou
Cavalo - O cavalo é a única peça que pode pular por sobre as outras.
Avanço e recuo - Todas as peças podem avançar e apenas o peão não pode
Movimentos especiais
Roque - No roque, o rei move-se duas casas em direção a torre e esta
No roque pequeno, o rei vai para a coluna "g" e a torre ocupa a
coluna "f". No roque grande, o rei vai para a coluna "c" e a torre passa
a ocupar a "d".
Condições para a realização do roque ou do gran roque
1 - rei e torre não podem ter mexido ainda;
2 - o rei não pode estar em xeque;
3 - a casa que o rei pulará não poderá estar ameaçada.
4 - não pode haver peça entre rei e torre.
En passant - Se um peão, no seu primeiro lance, mover-se duas casas,
Exemplo de tomada em en passant
As brancas possuem um peão em a2 e as pretas um em b4. Se o jogador
das brancas mover seu peão para a4, ele estará pulando a casa a3,
ameaçada pelo peão adversário. Neste caso, o jogador das pretas pode
fazer a captura no seu lance seguinte, como se o peão branco estivesse
em a3.
Xeque
Dizemos que o rei está em xeque quando uma ou mais peças o ameaçam.
Proibição
Não é permitido mover qualquer peça de tal forma que se exponha o
próprio rei a ameaça de uma peça adversária, ou seja, a um xeque.
O empate acontece nas seguintes situações:
1 - Quando nenhum dos jogadores possui meios legais para dar xeque
2 - Quando uma mesma posição é repetida três vezes;
3 - Quando um dos jogadores dá "xeque perpétuo", ou seja, efetua uma
4 - "Empate de salão" - Acontece quando os dois jogadores consentem,
5 - "Rei afogado"
A partida é considerada empatada quando o jogador que tem a vez de
jogar não tem nenhum movimento legal para fazer e não se encontra em xeque.
Nesse caso, diz-se que o rei "está afogado". Simplificando: se um
jogador não está em xeque, mas qualquer movimento que possa fazer o
colocará em xeque, ocorre o empate, por "afogamento do rei".
6 - O empate acontece também se, por cinqüenta lances consecutivos, não
Brevemente, pretendemos colocar nesse espaço algumas dicas sobre
aberturas e noções básicas de estratégia.
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