Veja uma versão simplificada das regras do xadrez



   A seguir, procuramos explicar, de forma simples e direta, as regras do xadrez. Nosso objetivo é mostrar àqueles que nunca jogaram como é este jogo, bem como melhorar a nossão de regras dos jogadores principiantes.


O que é o xadrez?


   O xadrez é um jogo de tabuleiro, disputado por dois oponentes e inspirado nas guerras medievais. Há várias versões sobre sua origem - umas lendárias e outras mais realistas. O jogo que temos hoje apresenta diferenças em relação ao original. A dama, antigamente, mexia-se só uma casa por vez e não tinha esse nome. Na sociedade machista da idade média, o rei tinha ao seu lado o conselheiro, não sua consorte. O roque também não fazia parte do jogo original.


Objetivo do jogo


   O objetivo do jogo é dar xeque mate, isto é, colocar o rei adversário sob ataque, de tal modo que não se possa evitar, por meios legais, sua captura no lance seguinte.


O tabuleiro e as peças


   O jogo de xadrez é disputado sobre um tabuleiro quadrado de sessenta e quatro casas, alternadamente claras e escuras. Cada jogador dispõe inicialmente de dezesseis peças, sendo um rei, uma dama, dois bispos, dois cavalos, duas torres e oito peões. Um jogador joga com peças brancas, enquanto o outro vai com as negras. Os movimentos são feitos alternadamente, um por cada jogador, com o condutor das brancas mexendo primeiro.
   As linhas verticais do tabuleiro são denominadas colunas, enquanto as horizontais são as fileiras, que são numeradas de um a oito, ao passo que as colunas recebem letras de "a" a "h", da direita para a esquerda.

Posição inicial


   No início do jogo, o tabuleiro deve ser colocado entre os dois jogadores, de tal forma que a casa à direita de cada um seja branca. As fileiras um e dois devem ser ocupadas pelas peças brancas; as pretas ocupam a sétima e a oitava fileiras.
   As peças devem ser assim dispostas:
   As torres ficam nos cantos do tabuleiro, nas colunas "a" e "h". Os cavalos são postos ao lado delas, nas colunas "b" e "g". Os bispos posicionam-se inicialmente nas colunas "c" e "f". Sobram as casas "D" e "e" para a dama e o rei. A dama ficará na casa de sua cor, enquanto o rei ocupará a que sobrou. Na prática, pode-se dizer que a dama sempre se posicionará na casa "d", enquanto o rei estará na "e".
   Os peões são colocados à frente das outras peças, ocupando uma fileira inteira.
   As casas do tabuleiro são denominadas, de acordo com a coluna e a linha a que pertencem. Dessa maneira, a casa da primeira fileira mais à esquerda do jogador das brancas é a a1, onde fica no início uma das torres.
   Veja a seguir a posição completa das peças no início do jogo
   Brancas - torres em a1 e h1, cavalos em b1 e g1, bispos em c1 e f1, rei em e1, dama em d1 e peões em a2, b2, c2, d2, e2, f2, g2 e h2.
   Pretas - as negras são posicionadas nas mesmas colunas das brancas, só que seus peões ficam na fileira sete e as outras peças na oito.

Movimento das peças


   No xadrez, cada peça tem um tipo de movimento. Duas peças da mesma cor não podem ocupar a mesma casa. Se uma peça move-se para uma casa ocupada por uma peça adversária, esta é capturada, ou seja, retirada do tabuleiro, com a peça capturadora ocupando seu lugar.


Torre - a torre pode se mover para qualquer casa ao longo da fileira ou

coluna que ocupa.


Bispo - O bispo se move para qualquer casa ao longo da diagonal que

ocupa. Assim, se começa em uma casa branca, sempre se moverá pelas casas brancas.


Dama - a dama é a peça mais poderosa do jogo, podendo mover-se

para qualquer casa ao longo da diagonal, vertical ou horizontal que ela ocupa. Dessa forma, ela pode ser usada como se fosse um bispo ou uma torre.
   Observação: dama, bispo e torre não podem saltar por sobre nenhuma peça, de cor igual ou oposta.


Rei - o rei só pode mover-se uma casa por vez, em qualquer direção.


Peão - Em seu primeiro lance, o peão pode-se mover-se uma ou duas casas

na vertical. A partir do seu segundo lance, ele apenas poderá avançar uma casa por vez, sempre de maneira vertical.


captura feita por peão - o peão é a única peça do jogo que move-se em

um sentido e captura peças do adversário em outro. Ele só pode pegar peças que estejam nas diagonais imediatamente a sua frente.
   Exemplo: se um peão branco está em d4, só poderá capturar uma peça preta se esta estiver em c5 ou e5.


Promoção do peão - se um peão branco conseguir chegar à fileira oito ou

um preto alcançar a fileira um, ele é promovido. Neste caso, retira-se o peão do tabuleiro e, no seu lugar, o jogador pode por outra peça à sua escolha, menos rei, porque não se pode jogar com dois monarcas. Claro que, na maioria dos casos, o dono do peão promovido escolhe trocá-lo por uma poderosa dama.


Cavalo - O cavalo é a única peça que pode pular por sobre as outras.

Seu movimento é sempre feito em "L". Assim, ele se move duas casas na horizontal e uma na vertical ou vice-versa, em qualquer direção.


Avanço e recuo - Todas as peças podem avançar e apenas o peão não pode

voltar.


Movimentos especiais


Roque - No roque, o rei move-se duas casas em direção a torre e esta

ocupa a casa pulada por ele. O roque pode ser realizado para os dois lados. Se efetuado com o rei movendo-se em direção à torre da dama (a da casa "a"), o movimento é chamado de gran roque, rocão ou roque grande. O roque para o lado da torre do rei (a de "h"), dizemos que houve o pequeno roque, ou simplesmente roque.
   No roque pequeno, o rei vai para a coluna "g" e a torre ocupa a coluna "f". No roque grande, o rei vai para a coluna "c" e a torre passa a ocupar a "d".


Condições para a realização do roque ou do gran roque


   1 - rei e torre não podem ter mexido ainda;
   2 - o rei não pode estar em xeque;
   3 - a casa que o rei pulará não poderá estar ameaçada.
   4 - não pode haver peça entre rei e torre.


En passant - Se um peão, no seu primeiro lance, mover-se duas casas,

pulando uma atacada por um peão adversário, este poderá capturá-lo, como se ele tivesse movido apenas uma casa. Este tipo de tomada é chamada "En passant", que significa "de passagem" e só pode ser realizada no lance imediatamente posterior ao movimento inicial do peão que será tomado.
   Exemplo de tomada em en passant
   As brancas possuem um peão em a2 e as pretas um em b4. Se o jogador das brancas mover seu peão para a4, ele estará pulando a casa a3, ameaçada pelo peão adversário. Neste caso, o jogador das pretas pode fazer a captura no seu lance seguinte, como se o peão branco estivesse em a3.


Xeque


   Dizemos que o rei está em xeque quando uma ou mais peças o ameaçam.


Proibição


   Não é permitido mover qualquer peça de tal forma que se exponha o próprio rei a ameaça de uma peça adversária, ou seja, a um xeque.

Empate


   O empate acontece nas seguintes situações:


1 - Quando nenhum dos jogadores possui meios legais para dar xeque

mate;


2 - Quando uma mesma posição é repetida três vezes;


3 - Quando um dos jogadores dá "xeque perpétuo", ou seja, efetua uma

série de ameaças ao rei adversário, sem que, contudo, possa ou consiga efetuar o mate;


4 - "Empate de salão" - Acontece quando os dois jogadores consentem,

no empate, após análise da posição;


5 - "Rei afogado"


   A partida é considerada empatada quando o jogador que tem a vez de jogar não tem nenhum movimento legal para fazer e não se encontra em xeque. Nesse caso, diz-se que o rei "está afogado". Simplificando: se um jogador não está em xeque, mas qualquer movimento que possa fazer o colocará em xeque, ocorre o empate, por "afogamento do rei".


6 - O empate acontece também se, por cinqüenta lances consecutivos, não

acontecer nenhum movimento de peão ou nenhuma captura. A partida também é considerada empatada se um jogador, tendo apenas o rei, consegue efetuar cinqüenta lances sem levar mate.




Próximas atualizações


   Brevemente, pretendemos colocar nesse espaço algumas dicas sobre aberturas e noções básicas de estratégia.


Envie carta para Vini e Jobis

Assine nosso Livro Nosso Mundo - Página Inicial Cantinho Lilás - Página Inicial Assine a Lista de Atualização de "Nosso Mundo"
Clique abaixo para participar da lista Espiritavox