POESIAS DE DIVERSOS AUTORES



O rio de minha aldeia - F. Pessoa



o rio de minha aldeia


"O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,/
 Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia/
 Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia".


fernando pessoa

De minha aldeia... F. Pessoa





       De minha aldeia vejo o quanto da terra se pode ver do universo.
       Por isso a minha aldeia e tao grande como outra terra qualquer.
       Porque sou do tamanho do que vejo,
       e nao do tamanho da minha altura





              Fernando Pessoa


Se estou só, quero não estar - F. Pessoa





  Se estou só, quero não estar

Se estou só, quero não estar, Se não estou, quero estar só, Enfim, quero sempre estar Da maneira que não estou.

Ser feliz é ser aquele E aquele não é feliz, Porque pensa dentro dele E não dentro do que eu quis.

A gente faz o que quer Daquilo que não é nada, Mas falha se o não fizer, Fica perdido na estrada.

Fernando Pessoa


Mar Português - F. Pessoa

Oh, mar salgado quanto do teu sal sao lagrimas de Portugal Por te cruzarmos, quantas maes choraram! quantos filhos em vao rezaram! quantas noivas ficaram por casar para que fosses nosso, oó mar Valeu a pena? Tudo vale a pena, se a alma nao é pequena! Quem quer passar além do bojador Tem que passar alem da dor Deus ao mar o perigo e o abismo deu mas, nele é que espelhou o céu



  Fernando Pessoa

Mapa de anatomia - CECÍLIA MEIRELES



CECÍLIA MEIRELES

Mapa de Anatomia: O Olho



O Olho é uma espécie de globo,

é um pequeno planeta

com pinturas do lado de fora.

Muitas pinturas:

azuis, verdes, amarelas.

É um globo brilhante:

parece cristal,

é como um aquário com plantas

finamente desenhadas: algas, sargaços,

miniaturas marinhas, areias, rochas,

naufrágios e peixes de ouro.



Mas por dentro há outras pinturas,

que não se vêem:

umas são imagens do mundo,

outras são inventadas.



O Olho é um teatro por dentro.

E às vezes, sejam atores, sejam

cenas,

e às vezes, sejam imagens,

sejam ausências,

formam, no Olho, lágrimas.

Deve chamar-se tristeza - F. Pessoa





                      Deve chamar-se tristeza



                         - Fernando Pessoa -



                      Deve chamar-se tristeza
                     Isto que não sei que seja
                    Que me inquieta sem surpresa
                      Saudade que não deseja.



                    Sim, tristeza - mas aquela
                       Que nasce de conhecer
                   Que ao longe está uma estrela
                     E ao perto está não a Ter.



                   Seja o que for, é o que tenho.
                        Tudo mais é tudo só.
                   E eu deixo ir o pó que apanho
                   De entre as mãos ricas de pó.

Um dia você aprende que... - W. Shakspeare



           "Um dia Você Aprende que..."



                              "Depois de algum tempo você
           aprende a diferença, a sutil diferença,
                  entre dar a mão e acorrentar uma alma.
                               E você aprende que amar não
           significa apoiar-se, e que companhia
                  nem sempre significa segurança.
                               E começa a aprender que beijos
           não são contratos e presentes não
                  são promessas.
                               E começa a aceitar suas
           derrotas com a cabeça erguida e olhos
                  adiante, com a graça de um adulto e não com
           a tristeza de uma criança.
                              E aprende a construir todas as
           suas estradas no hoje, porque o
                  terreno do amanhã é incerto demais para os
           planos, e o futuro tem o
                 costume de cair em meio ao vão.
                              Depois de um tempo você aprende
           que o sol queima se ficar exposto
                 por muito tempo.
                              E aprende que não importa o
           quanto você se importe, algumas pessoas
                 simplesmente não se importam...E aceita que
           não importa quão boa seja uma
                 pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e
           você precisa perdoá-la, por isso.
                             Aprende que falar pode aliviar
           dores emocionais.
                             Descobre que se leva anos para se
           construir confiança e apenas
                 segundos para destrui-la, e que você pode
           fazer coisas em um instante, das
                 quais se arrependerá pelo resto da vida.
                            Aprende que verdadeiras amizades
           continuam a crescer mesmo a
                 longas distâncias.
                            E o que importa não é o que você
           tem na vida, mas quem você é na vida.
                            E que bons amigos são a família
           que nos permitiram escolher.
                            Aprende que não temos que mudar de
           amigos se compreendemos que os amigos mudam,
                 percebe que seu melhor amigo e você podem
           fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons
           momentos juntos.
                           Descobre que as pessoas com quem
           você mais se importa na vida são
                 tomadas de você muito depressa, por isso
           sempre devemos deixar as pessoas
                 que amamos com palavras amorosas, pode ser a
           última vez que as vejamos.
                          Aprende que as circunstâncias e os
           ambientes tem influência sobre
                 nós, mas nós somos responsáveis por nós
           mesmos.
                          Começa a aprender que não se deve
           comparar com os outros, mas com o
                 melhor que você mesmo pode ser.
                          Descobre que se leva muito tempo para
           se tornar a pessoa que quer
                 ser, e que o tempo é curto.
                          Aprende que não importa onde já
           chegou, mas onde está indo, mas se
                 você não sabe para onde está indo, qualquer
           lugar serve.
                          Aprende que, ou você controla seus
           atos ou eles o controlarão, e
                 que ser flexível não significa ser fraco ou
           não ter personalidade, pois não
                  importa quão delicada e frágil seja uma
           situação, sempre existem dois lados.



                          Aprende que heróis são pessoas que
           fizeram o que era necessário
                  fazer, enfrentando as conseqüências.
                          Aprende que paciência requer muita
           prática.
                          Descobre que algumas vezes a pessoa
           que você espera que o chute
                  quando você cai é uma das poucas que o ajudam
           a levantar-se.
                          Aprende que maturidade tem mais a
           ver com os tipos de experiência
                   que se teve e o que você aprendeu com elas
           do que com quantos aniversários você celebrou.
                          Aprende que há mais dos seus pais em
           você do que você supunha.
                          Aprende que nunca se deve dizer a uma
           criança que sonhos são
                   bobagens, poucas coisas são tão humilhantes
           e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
                         Aprende que quando está com raiva tem
           o direito de estar com raiva,
                  mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.
                        Descobre que só porque alguém não o ama
           do jeito que você quer que ame,
                  não significa que esse alguém não o ama, pois
           existem pessoas que nos amam,
                  mas simplesmente não sabem como demonstrar
           isso.
                        Aprende que nem sempre é suficiente ser
           perdoado por alguém,
                  algumas vezes você tem que aprender a
           perdoar-se a si mesmo.
                       Aprende que com a mesma severidade com
           que julga, você será em algum
                  momento condenado.
                       Aprende que não importa em quantos
           pedaços seu coração foi
                  partido, o mundo não pára para que você o
           conserte.
                       Aprende que o tempo não é algo que
           possa voltar para trás.
                       Portanto,plante seu jardim e decore sua
           alma, ao invés de esperar
                  que alguém lhe traga flores.
                       E você aprende que realmente pode
           suportar... que realmente é
                  forte, e que pode ir muito mais longe depois
           de pensar que não se pode mais.
                       E que realmente a vida tem valor e que
           você tem valor diante da
                 vida!
                       Nossas dúvidas são traidoras e nos
           fazem perder o bem que
                poderíamos conquistar, se não fosse o medo de
           tentar."





William Shakespeare
Soneto da fidelidade - Vinícius de Moraes


    Soneto da Fidelidade



  Vinícius de Moraes





          De tudo, ao meu amor serei atento
          Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
          Que mesmo em face do maior encanto
          Dele se encante mais meu pensamento.





          Quero vivê-lo em cada vão momento
          E em seu louvor hei de espalhar meu canto
          E rir meu riso e derramar meu pranto
          Ao seu pesar ou seu contentamento.





          E assim, quando mais tarde me procure
          Quem sabe a morte, angústia de quem vive
          Quem sabe a solidão, fim de quem ama





          Eu possa (me) dizer do amor (que tive):
          Que não seja imortal, posto que é chama
          Mas que seja infinito enquanto dure.



Todas as cartas de amor são ridículas - Álvaro de Campos



  Todas as cartas de amor são ridículas

Todas as cartas de amor são Ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem Ridículas. Também escrevi em meu tempo cartas de amor, Como as outras, Ridículas. As cartas de amor, se há amor, Têm de ser Ridículas. Mas, afinal, Só as criaturas que nunca escreveram Cartas de amor É que são Ridículas. Quem me dera no tempo em que escrevia Sem dar por isso Cartas de amor Ridículas. A verdade é que hoje As minhas memórias Dessas cartas de amor É que são Ridículas. (Todas as palavras esdrúxulas, Como
 os sentimentos esdrúxulos, São naturalmente Ridículas.) Álvaro de
                        Campos, 21-10-1935.


Liberdade - F. Pessoa








    Liberdade





     Ai que prazer
    Não cumprir um dever,
    Ter um livro para ler
    E não o fazer!
    Ler é maçada,
    Estudar é nada.
    O Sol doira
    Sem literatura.
    O rio corre bem ou mal,
    sem edição original.
    E a brisa, essa,
    De tão naturalmente matinal,
    Como tem tempo não tem pressa ...
    Livros são papéis pintados com tinta.
    Estudar é uma coisa em que está indistinta
    A distinção entre nada e coisa nenhuma.
    Quanto é melhor, quando há bruma,
    Esperar por D. Sebastião,
    Quer venha ou não!
    Grande é a poesia, a bondade e as danças ...
    Mas o melhor do mundo são as crianças,
    Flores, música, o luar, e o sol, que peca
    Só quando, em vez de criar, seca.
    O mais do que isto
    É Jesus Cristo,
    Que não sabia nada de finanças
    Nem consta que tivesse biblioteca ...


A invenção do O - Luis Fernando Veríssimo


A INVENÇÃO DO "O"


Na Era da Pedra Lascada
da linguagem falada
antes de inventarem a letra
que imitava a lua cheia
as palavras significavam nada
e a Terra era parada
-- pau, piche, laje, areia.
Nada se mexia
era uma pasmaria
e ninguém dizia a que vinha
nem dizia a que ia.
A frase ficava estática
de maneira majestática
e grandes falas presumíveis
permaneciam indizíveis
-- eram imagens invisíveis
a distâncias invencíveis
apenas adivinhadas
e jamais articuladas.
Vivia-se em cavernas mentais
numa inércia dramática.
Transitar, nem pensar.
Ninguém mudava de lugar
que dirá de sintática.
Aí inventaram o "O"
e foi algo portentoso.
Assombroooso, maravilhoooso.
Tudo começou a rolar
e a se movimentar.
Palavras viraram pontes,
e o Homem ganhou "horizontes"
e viajou aos montes
montado na nova vogal.
E hoje existe a convicção
que sem a sua invenção
não haveria Civilização
ou qualquer noção de moral.
Um dia, como o raio inaugural
sobre o primeiro pantanal,
aquele que deu vida a tudo,
veio o acento agudo.
E então começou a História
e o Homem pôde, afinal
com todas as letras,
cantar vitória.
(Depois, é verdade
ficaram retóricos
e até um pouco gongóricos.
Mas isso, tenham dó,
não é culpa do "ó".)

Luis Fernando Veríssimo. *O Estado de S. Paulo*, 29/9/96.


Apetite sem esperança - Elisa Lucinda


Apetite sem esperança

Mãe eu tô com fome eu dizia eu gritava eu mugia minha vó zangada respondia você não está morrendo e nem tem fome Você tem é apetite Você sabe que vai comer, aonde comer, o quê vai comer. Fome não! A fome, minha neta, a fome, meu irmão, a fome, minha criança, é um apetite sem esperança. Quando há certeza de cereais, toalhas americanas, guardanapos e alegrias da coca-colândia não há fome de verdade. Minha vó já dizia pra mim um futuro de Brasil. Minha vó nem viu edifício crescer no lugar de pão no lugar de trigo nem viu criança com infância de semáforo vendendo mariola barata, criança que mata porque seu quintal tá sempre no vermelho criança cujo ralado de joelho dói menos do que o não morar, não existir, não contar com a fome tenaz Não há tenaz na escola há só a cola de cheirar a dor doída de um monstro estômago a roncar um animal doído dentro do corpo a uivar todo dia, sem boa vista, sem quinta zoológica onde morar Com a fome das crianças brasileiras forra-se a mesa, arma-se o banquete dos que sempre tiveram apenas apetite. A faminta criança foi apenas o álibi, o cardápio, o convite. Desmamada ela cresce procurando o peito da pátria amada uma banana, uma manga, uma feijoada e a mãe pátria diz nada. Tem ela apenas o horror, o descalor, a calçada um ódio a todos os tênis dos meninos nutridos um ódio a mochilas, a saudáveis barrigas com contínuo furor de assaltar os relógios um deter o tempo que é o seu verdadeiro balão um cai-cai balão que só cai à mão armada. A fome gera a cilada de uma pátria de não irmãos. A gente podia ter gripe, asma, catapora, bronquite A gente podia ter apetite mas fome não. Minha vó bem que dizia sem errança: fome é um apetite sem esperança.

Elisa Lucinda (Escrito especialmente para a Campanha Ação da Cidadania Contra a Miséria e Pela Vida/ Betinho / 93. Encenado pela Cia. Teatral do Movimento sob a direção de Ana Kfouri)

Epitáfio para o Século XX - Affonso Romano de Sant'ana





         EPITÁFIO PARA O SÉCULO XX


 Aqui jaz um século onde houve duas ou três guerras mundiais e milhares de outras pequenas e igualmente bestiais.


 Aqui jaz um século onde se acreditou que estar à esquerda ou à direita eram questões centrais.


 Aqui jaz um século que quase se esvaiu na nuvem atômica. Salvaram-no o acaso e os pacifistas com sua homeopática atitude - _nux-vômica.


 Aqui jaz o século que um muro dividiu. Um século de concreto armado, canceroso, drogado, empestado, que enfim sobreviveu às bactérias que pariu.


 Aqui jaz um século que se abismou com as estrelas nas telas e que o suicídio de supernovas contemplou. Um século filmado que o vento levou.


 Aqui jaz um século semiótico e despótico, que se pensou dialético e foi patético e aidético. Um século que decretou a morte de Deus, a morte da história, a morte do homem, em que se pisou na Lua e se morreu de fome.


 Aqui jaz um século que opondo classe a classe quase se desclassificou. Século cheio de anátemas e antenas, sibérias e gestapos e ideológicas safenas; século tecnicolor que tudo transplantou e o branco, do negro, a custo aproximou.


 Aqui jaz um século que se deitou no divã. Século narciso & esquizo, que não pôde computar seus neologismos. Século vanguardista, marxista, guerrilheiro, terrorista, freudiano, proustiano, joyciano, borges-kafkiano. Século de utopias e hippies que caberiam num chip.


 Aqui jaz um século que se chamou moderno e olhando presunçoso o passado e o futuro julgou-se eterno; século que de si fez tanto alarde e, no entanto, - já vai tarde.


 Foi duro atravessá-lo. Muitas vezes morri, outras quis regressar ao 18 ou 16, pular ao 21, sair daqui para o lugar nenhum.


 Tende piedade de nós, ó vós que em outros tempos nos julgais da confortável galáxia em que irônicos estais. Tende piedade de nós - modernos medievais - tende piedade como Villon e Brecht por minha voz de novo imploram. Piedade dos que viveram neste século _per seculae seculorum.

Affonso Romano de Sant'Anna. _Epitáfio para o século XX e outros poemas.


Eu, etiqueta - Carlos D. de Andrade




                             Eu, etiqueta


                 Em minha calça está grudado um nome
               que não é meu de batismo ou de cartório,
                         um nome... estranho.
                  Meu blusão traz lembrete de bebida
                 que jamais pus na boca, nesta vida.
                Em minha camiseta, a marca de cigarro
                  que não fumo, até hoje não fumei.
                    Minhas meias falam de produto
                        que nunca experimentei
                   mas são comunicados a meus pés.
                    Meu tênis é proclama colorido
                     de alguma coisa não provada
                     por este provador de idade.
                Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
               minha gravata e cinto e escova e pente,
                       meu copo, minha xícara,
                  minha toalha de banho e sabonete,
                        meu isso, meu aquilo,
                desde a cabeça até o bico dos sapatos,
                            são mensagens,
                           letras falantes,
                           gritos visuais,
                  ordem de uso, abuso, reincidência,
                     costume, hábiot, premência,
                         indispensabilidade,
              e fazem de mim homemanúncio intinerante,
                    escravo da matéria anunciada.
                        Estou, estou na moda.
                É doce estar na moda, ainda que a moda
                     seja negar minha identidade,
                    trocála por mil, açambarcando
                     todas as marcas registradas,
                    todos os logotipos de mercado.
                  Com que inocência demitome de ser
                     eu que antes era e me sabia
                tão diverso de outros, tão mimmesmo,
                  ser pensante, sentinte e solitário
               com outros seres diversos e conscientes
                  de sua humana invencível condição.
                          Agora sou anúncio,
                       ora vulgar, ora bizarro,
               em língua nacional ou em qualquer língua
                     (qualquer, principalmente).
                   E nisto me comprazo, tiro glória
                          de minha anulação.
                Não sou vê lá anúncio contratado.
                      Eu é que mimosamente pago
                      para anunciar, para vender
              em bares festas praias pérgulas piscinas,
                  e bem à vista exibo esta etiqueta
                     global no corpo que desiste
               de ser veste e sandália de uma essência
                       tão viva, independente,
                que moda ou suborno algum compromete.
                        Onde terei jogado fora
                 meu gosto e capacidade de escolher,
                 minhas indiossicrasias tão pessoais,
                tão minhas que no rosto se espelhavam,
                      e cada gesto, cada olhar,
                         cada vinco de roupa
                        resumia uma estética?
                   Hoje sou costurado, sou tecido,
                   sou gravado de forma universal,
                   asio de estamparia, não de casa,
                  da vitrine me tiram, me recolocam,
                      objeto pulsante mas objeto
                 que se oferece como signo dos outros
                    objetos estáticos, tarifados.
                 Por me ostentar assim, tão orgulhoso
                de ser não eu, mas artigo industrial,
                    peço que meu nome retifiquem.
                 Já não me convém o título de homem,
                        meu nome novo é coisa.
                     Eu sou a coisa, coisamente.

Carlos Drummond de Andrade.



A Coisa - Millor fernandes


A Coisa

- Millôr Fernandes


         Tinha cabeça de ponte
         Cabelo de relógio
         Testa de ferro
         Cara-metade
         Ouvidos de mercador.
         Um olho d'água
         Outro da rua
         Pestana de violão
         Pupilas do Sr. Reitor
         Nariz de cera
         Boca de siri
         Vários dentes de alho
         E um de coelho
         Língua de trapo
         Barba-de-milho
         E costeletas de porco.
         Tinha garganta de montanha
         Um seio da pátria
         Outro da sociedade
         Braços de mar
         Cotovelos de estrada
         Uma mão-de-obra
         Outra mão boba
         Palmas de coqueiros
         Dois dedos de prosa
         Um do destino
         E unha de fome.
         Tinha corpo de delito
         Tronco de árvore
         Algumas juntas comerciais
         E outras de bois.
         Barriga de revisão
         Umbigo de laranja
         Cintura de vespa
         Costas d'África
         Pernas de mesa
         Canela em pó
         Um pé-de-moleque
         Outro de vento
         E plantas de arquitetura.



COMO A COISA SE VESTIA
         A Coisa usava
         Carapuça de política
         Lentes de Medicina
         Camisa de onze varas
         Com colarinho de chope
         Fraldas de montanha
         Punhos de campeão
         E botões de rosa
         Tinha gravata de "jiu-jitsu"
         Um terno olhar
         De pano do rosto
         Com uma manga espada
         E outra manganão
         Tinha um capote de bisca
         Usava anéis de Saturno
         Luvas de contrato
         "Shorts" cinematográficos
         De fazenda agrícola
         Bota-fora
         Com saltos das sete quedas
         E cordão carnavalesco
         Usava liga metropolitana
         Uma meia-lua
         Outra meia-noite
         Além do que se penteava
         Com um pente de balas
         E se envolvia toda
         Num lençol d'água.



O MOVIMENTO DA COISA
         Tinha porte de armas
         Ares da serra
         Tic de relógio
         Movimento revolucionário
         Andar de edifício
         Animação cinematográfica
         Passo de montanha
         Ação judicial
         Cadência musical
         Marcha carnavalesca
         Corrida de aço
         Parada militar
         Dava saltos de sapato
         Soco no sereno
         Pontapé na lua
         Pulos do nove
         E dançava na corda bamba
         A dança de São Guido.



A AUTÓPSIA DA COISA
         Tinha espírito de porco
         Cérebro mecânico
         E miolo de pão
         Coração materno
         Maus bofes
         Estomago forrado
         Bacia do Amazonas
         Tripas de Judas
         Nervos de aço
         Sangue de barata
         Artérias da cidade
         E ossos do ofício.



O CARDÁPIO DA COISA

Refeição Matinal
         Xá da Pérsia
         Café concerto
         Leite de colônia
         Pão nosso de cada dia
         Manteiga derretida
         Maçã do rosto
         Ovo de Colombo
         Sal da terra.

Almoço
         Arraia miúda
         Pés-de-galinha
         Pastéis tipográficos
         Brotinhos (cozidos em fogo-fátuo)
         Suco pancreático.

Sobremesa
         Cremes de Elizabeth Arden
         Bolos da Polícia Especial
         Doces momentos.

Jantar
         Entrada de cinema
         Frango de futebol
         Carne de minha carne
         Peru de jogo
         Batata da perna
         Língua de perguntador
         Gato por lebre
         Uma ova
         Água forte.

Sobremesa
         Suspiros de amor
         Balas Dum-Dum
         Laranja da China.

Ao Deitar
         Chá de sumiço
         Fumo da Arrogância.



ONDE A COISA MORAVA
         A Coisa morava
         Numa casa-forte
         Construída com paredes de grevistas
         Onde o diabo perdeu as botas.
         Tinha um quarto crescente
         (Com um leito de rio)
         E vários de hora.
         Na Copa do Mundo
         Havia uma cortina de ferro
         E outras de fumaça.
         O chão era de tacos de bilhar.


         E o teto tinha uma telha de menos.
         Uma mesa redonda
         Uma cadeira elétrica
         E várias dos quadris.
         A casa era iluminada por velas de navio
         Tinha um toca-discos voadores
         E era adornada com telas de arame
         Um espelho de virtudes
         Vários vasos de guerra
         E um vaso de sangue
         Com a flor dos anos.


Texto extraído do livro " Tempo e Contratempo ", Edições O
        Cruzeiro - Rio de Janeiro, 1954, pág.13.

Poema para o Dia das Mães - JOSEPH GUIARONI









                      POEMA PARA O DIA DAS MÃES


                           JOSEPH GUIARONI

Mãe, eu volto a te ver na antiga sala, Onde uma noite te deixei sem fala, Dizendo adeus, como quem vai morrer.

E me viste sumir pela neblina, Porque a sina das mães é esta sina: Amar, cuidar, criar, depois perder.

Perder o filho, é como achar a morte! Perder o filho quando, grande e forte, Já podia ampará-la e compensá-la;

Mas neste instante uma mulher bonita, Sorrindo, o rouba e a velha mãe, aflita, Ainda se volta para abençoá-la.

Assim parti, e nos abençoaste. Fui esquecer o bem que me ensinaste, Fui para o mundo me deseducar.

E tu ficaste, no silêncio frio, Olhando o leito que eu deixei vazio, Cantando uma cantiga de ninar.

Hoje volto, coberto de poeira, E te encontro quietinha na cadeira, A cabeça pendida sobre o peito...

Quero beijar-te a fronte e não me atrevo. Quero acordar-te, mas não sei se devo... Sinto que não me cabe este direito;

O direito de dar-te este desgosto De te mostrar, nas rugas do meu rosto, Toda a miséria que me aconteceu,

Quando ouvires, na expressão horrível Da minha máscara irreconhecível, Minha voz rouca murmurar: sou eu!

Eu bebi na taberna dos cretinos, Eu brandi o punhal dos assassinos, Eu andei pelos braços dos canalhas,

Eu fui jogral em todas as comédias, Eu fui vilão em todas as tragédias, Eu fui covarde em todas as batalhas!

Eu te esqueci. As mães são esquecidas. Vivi a vida, vivi muitas vidas E só agora, quando chego ao fim

Traído pela última esperança, E só agora, quando a dor me alcança, Lembro quem nunca se esqueceu de mim.

Não! devo voltar, ser esquecido... Mas, que foi? de repente ouço um ruído... A cadeira rangeu, é tarde agora!

Minha mãe se levanta, abrindo os braços E, me envolvendo num milhão de abraços, Rendendo graças, diz: meu filho! e chora!

E chora, e chora e treme e fala e ri, E parece que DEUS entrou aqui, Em vez do último dos condenados.

E o seu pranto, rolando em minha face, Quase é como se o céu me perdoasse E me limpasse de todos os pecados.

Mãe, nos teus braços eu me transfiguro; Lembro que fui criança, que fui puro! Sim! tenho mãe! e esta ventura é tanta,

Que eu compreendo o que significa: O filho é pobre, mas a mãe é rica; O filho é homem, mas a mãe é santa!

Santa que eu fiz envelhecer sofrendo Mas que me beija, como agradecendo Toda dor que, por mim, lhe foi causada.

Dos mundos onde andei, nada te trouxe; Mas tu me olhas num olhar tão doce Que, nada tendo, não te falta nada.

Dia das mães é o dia da bondade, Maior que todo o mal da humanidade, Purificada num amor fecundo!

Por mais que o homem seja um sêr mesquinho, Enquanto a mãe cantar junto a um bercinho, Cantará a esperança para o mundo.



O amor - F. Pessoa




O Amor




                      O amor, quando se revela,
                         Não se sabe revelar.
                       Sabe bem olhar prá ela,
                       Mas não lhe sabe falar.


                     Quem quer dizer o que sente
                     Não sabe o que há de dizer.
                        Fala: parece que mente
                        Cala: parece esquecer


                     Ah, mas se ela adivinhasse,
                      Se pudesse ouvir o olhar,
                      E se um olhar lhe bastasse
                    Prá saber que a estão a amar!


                     Mas quem sente muito, cala;
                     Quem quer dizer quanto sente
                       Fica sem alma nem fala,
                        Fica só, inteiramente!


                     Mas se isto puder contar-lhe
                      O que não lhe ouso contar,
                      Já não terei que falar-lhe
                     Porque lhe estou a falar...

- Fernando Pessoa -






Poesia Matemática - Millor Fernandes




         POESIA MATEMÁTICA


Às folhas tantas
Um Quociente apaixonou-se
Um dia
Doidamente
Por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
E viu-a, do Ápice à Base,
Uma Figura Ímpar;
Olhos rombóides, boca trapezóide,
Corpo otogonal, seios esferóides.
Fez da sua
Uma vida
Paralela à dela
Até que se encontraram
No Infinito.
"Quem és tu?" indagou ele
Com ânsia radical.
"Eu sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode me chamar de Hipotenusa."
E de falarem descobriram que eram
- O que, em aritmética, corresponde
A almas irmãs --
Primos-entre-si.
E assim se amaram
Ao quadrado da velocidade da luz
Numa sexta potenciação
Traçando
Ao sabor do momento
E da paixão
Retas, curvas, círculos e linhas senoidais
Nos jardins da Quarta Dimensão.
Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidianas
E os exegetas do Universo Finito.
Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.
E, enfim, resolveram se casar
Constituir um lar
Mais que um lar,
Uma Perpendicular.
Convidaram para padrinhos
O Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro
Sonhando com uma felicidade
Integral
E diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante e três cones
Muito engraçadinhos.
E foram felizes
Até aquele dia
Em que tudo, afinal,
Vira monotonia.
Foi então que surgiu
O Máximo Divisor Comum
Freqüentador de Círculos Concêntricos
Viciosos
Ofereceu-lhe, a ela,
Uma Grandeza Absoluta,
E reduziu-a a um Denominador Comum.
Ele, Quociente, percebeu
Que com ela não formava mais Um Todo,
Uma Unidade. Era o Triângulo,
Tanto chamado amoroso.
Desse problema ela era a fração
Mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade
E tudo que era espúrio passou a ser
Moralidade
Como, aliás, em qualquer
Sociedade.

Millôr Fernandes. "Trinta anos de mim mesmo".




Soneto a quatro mãos - V. de Moraes e Paulo M. Campos


SONETO A QUATRO MÃOS

- Vinicius de Moraes e Paulo Mendes Campos -

Tudo de amor que existe em mim foi dado Tudo que fala em mim de amor foi dito Do nada em mim o amor fez o infinito Que por muito tornou-se escravizado.

Tão pródigo de amor fiquei coitado Tão fácil para amar fiquei proscrito Cada voto que fiz ergueu-se em grito Contra o meu próprio dar demasiado.

Tenho dado de amor mais que coubesse Nesse meu pobre coração humano Desse eterno amor antes não desse.

Pois se por tanto dar me fiz engano Melhor fora que desse e recebesse Para viver da vida o amor sem dano.



Ao Homem - Augusto dos Anjos







Ao homem

Tu és força nêurica somente movimentando células de argila lama de sangue e cal que se aniquila nos abismos do nada eternamente;

és mais, és muito mais, és a cintila do céu, alma de luz resplandescente que um mistério implacável e imclemente amortalhou na carne atra e intranqüila.

Apesar das verdades fisiológicas reflexas das ações psicológicas, nas células prímervas da existência

és um ser imortal e responsável que têns a liberdade incontestável e as lições da verdade na consciência.

- Augusto dos Anjos -


(Poema extraído do livro "Parnaso de Além Túmulo", psicografado por Chico)




Ode ao Amor - Augusto dos Anjos

ODE AO AMOR

Enches o peito de cada homem, medras Nalma de cada virgem, e toda a alma Enches de beijos de infinita calma... E o aroma dos teus beijos infinitos Entra na terra, bate nos granitos E quebra as rochas e arrebenta as pedras!

És soberano! Sangras e torturas! Ora, tangendo tiorbas em volatas, Cantas a Vida que sangrando matas, Ora, davas brandindo em seva e insana Fúria, lembras, Amor, a soberana Imagem pétrea das montanhas duras.

Beijam-te o passo multidões escravas Dos Desgraçados! - Estas multidões Sonham pátrias doiradas de ilusões Entre os tórculos negros da Desgraça - Flores que tombam quando a neve passa No turbilhão das avalanches bravas!

Tudo dominas! Dos vergéis tranqüilos Aos Capitólios, e dos Capitólios Aos claros pulcros e brilhantes sólios De esplendor pulcro e de fulgências claras, Rendilhados de fulvas gemas raras E pontilhados de crisoberilos.

Sobes ao monte onde o edelweiss pompeia Nalma do que subiu àquele monte! Mas, vezes, desces ao segredo insonte Do mar profundo onde a sereia canta E onde a Alcíone trêmula se espanta Ouvindo a gusla crebra da sereia!

Rompe a manha. Sinos além bimbalham. Troa o conúbio dos amores velhos - As borboletas e os escaravelhos Beijam-se no ar. . . Retroa o sino. E, quietos Beijam-se além os silfos e os insetos Sob a esteira dos campos que se orvalham.

E em tudo estruge a tua dúlia - dúlia Que na fibra mais forte e até na fibra Mais tênue, chora e se lamenta e vibra... E em cada peito onde um Ocaso chora Levanta a cruz da redenção da Aurora Como a Judite a redimir Betúlia!

Bem haja, pois, esse poder terrível, - Essa dominação aterradora - Enorme força regeneradora Que faz dos homens um leão que dorme E do Amor faz uma potência enorme Que vela sobre os homens, impassível!

Esta de amor ode queixosa, Irene, Quedo, sonhei-a, aos astros, ontem, quando Entre estrias de estrelas, fosforeando, Egrégia estavas no teu plaustro egrégio Mais bela do que a Virgem de Corrégio E os quadros divinais de Guido Reni!

Qual um crente em asiático pagode, Entre timbales e anafis estrídulos, Cativo, beija os áureos pés dos ídolos, Assim, Irene, eis-me de ti cativo! Cativaste-me, Irene, e eis o motivo, Eis o motivo porque fiz esta ode.

- Augusto dos Anjos -


O Guardador de Rebanhos (fragmento) - F. Pessoa



                       O quardador de rebanhos


               Não acredito em Deus porque nunca o vi.
              Se ele quisesse que eu acreditasse nele,
                  Sem duvida que viria falar comigo
                 E entraria pela minha porta dentro
                       Dizendo-me, Aqui estou!
                                  
                 (Isto é talvez ridiculo aos ouvidos
        De quem, por não saber o que é olhar para as coisas,
                   Não compreende quem fala delas
         Com o modo de falar que reparar para elas ensina.)
                                  
                Mas se Deus é as flores e as arvores
                     E os montes e sol e o luar,
                        Então acredito nele,
                  Então acredito nele a toda hora,
            E a minha vida é toda uma oracao e uma missa,
            e uma comunhao com os olhos e pelos ouvidos.
                                  
                Mas se Deus é as arvores e as flores
                    E os montes e o luar e o sol,
                     Para que lhe chamo eu Deus?
          Chamo-lhe flores e arvores e montes e sol e luar;
                Porque, se ele se fez, para eu o ver,
               Sol e luar e flores e arvores e montes,
            Se ele me aparece como sendo arvores e montes
                       E luar e sol e flores;
                   é que ele quer que eu o conheça
            Como arvores e montes e flores e luar e sol.
                                  
                     E por isso eu obedeço-lhe,
         (Que mais sei eu de Deus que Deus de si proprio?),
                Obedeço-lhe a viver, espontaneamente,
                    Como quem abre os olhos e ve,
         E chamo-lhe luar e sol e flores e arvores e montes,
                      E amo-o sem pensar nele,
                     E penso-o vendo e ouvindo,
                   E ando com ele a toda a hora."


                          - Fernando Pessoa -


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