Leia crônicas de F. Pereira da Nóbrega



Vocação da matéria

A evolução da matéria já ocorre há 15 bilhões de anos. Uns olham e dizem que ela tem um sentido. Marcha para algum ponto predeterminado desde as origens. Outros dizem, sem bem olhar, que tudo é acaso. Por puro acaso, neste Planeta, surgiram aves e flores, homens e peixes.

O DNA é como um alfabeto. Basta se mudar uma de suas letras, de suas partes, e daí resultará um outro vivente diferente dos que o geraram.. Essas mutações ocorrem por acaso – dizem – resultando seres mais perfeitos por exceção, monstrengos de regra geral.

Então, por mutação casual, pura exceção, teriam surgido aves e flores, homens e peixes, mesmo quando a regra geral seria produzir monstrengos? A Ciência diz ainda que há seres vivos menos e mais dotados. Os mais dotados sobrevivem. Os outros desaparecem. Por isso haveria uma seleção natural, caminhando para seres cada vez mais perfeitos. E assim estaria explicada a ordem na vida.

Ninguém precisa negar dado científico para dizê-lo insuficiente, ao explicar. Quando peixes se tornaram anfíbios, isso ocorreu com várias espécies, ao mesmo tempo, em todos os mares. Assim também na passagem de anfíbios a répteis, a mamíferos, a primatas, a macacos. Isso – é lei da evolução, não é mutação casual quem pode explicará.

Uma só vez peixes se tornaram anfíbios. A evolução cessou no anterior, se concentrou no que acabou de criar. Sucessivamente foi gerando seres mais perfeitos, na ordem dos gêneros acima citados. A evolução é como uma fábrica de carros, cada ano produzindo um mais potente, mais acabado. O cérebro do anfíbio superou o do peixe, perdeu para o do réptil. O do mamífero superou o do réptil, perdeu para o do homem. Nunca houve retrocesso. Isso – é lei da evolução, não é mutação por casual quem explicará.

Por adaptação ao meio, há novas raças, não há mais novos gêneros animais. A evolução cessou em todos os patamares anteriores. Está concentrada na História e só no homem ela continuará.

Quando achamos impossível dentro do Universo só aqui haver vida. estamos dizendo que a matéria tem uma vocação que a evolução não pode esbarrar. Toda matéria pede vida e toda vida, cérebros cada vez mais acabados. A evolução parece uma espiritualização da matéria a caminho de mais consciência. Toda evolução está hoje concentrada no homem. Através dele, onde a História vai chegar? A resposta já foi dada: em mais consciência, espiritualidade.


Envie carta para Vini Jobis

Assine nosso Livro Nosso Mundo - Página Inicial Cantinho Lilás - Página Inicial Assine a Lista de Atualização de "Nosso Mundo"
Clique abaixo para participar da lista Espiritavox