Projeto DOSVOX Vida e tecnologia - F. Pereira da Nóbrega


F. Pereira Nóbrega


Vida e tecnologia

Comemoramos o presente com otimismo. Do saber humano, 80% foram produzidos nesses últimos 100 anos. Comemoramos erradamente. Porque a tv, a rádio, o satélite, aviões e tudo o mais que inunda o espaço não são bons nem maus. Nem o dinheiro nem qualquer tipo de Poder o é. Há uma segunda instância em que se rompe a neutralidade. É quando o homem faz uso dessas coisas.

Então o presente merece lástima. Porque ciência e Tecnologia estão a serviço da dominação internacional. De cada 3 humanos 2 passam fome. Todos os dados da ONU apontam para um suicídio da civilização Ocidental se não chegar a tempo de dominar o Planeta.

Vejam o Brasil. Nesses Nordeste palavras como uva e maçã eram quase bíblicas. Nos mercados não se viam. Também dormiam nos dicionários palavras como estupro e sequestro. Ninguém pronunciava o que não existia. No Brasil se mata cada ano mais do que no Afeganistão e no Iraque juntos, mais do que na guerra dos Seis Dias. Há um crime organizado e esta guerra estamos perdendo.

Toda essa onda de crimes tem muito a ver com o decantado progresso humano. Repitamos que nenhum tipo de poder é mau. Rompe-se a neutralidade nas mãos de que dele usam. Então não menos importante que os bens materiais produzidos é a consciência moral da humanidade. Falo de valores éticos, responsabilidade, solidariedade, respeito à vida e à condição humana. Nenhum desses valores é referencial de vida no Ocidente. Mais importa um tal “vencer na vida” que significa o estrelato, o poder político, ganhar na concorrência, ter as chaves da dominação. Esta é a idéia central da civilização Ocidental, tamanha que a classe média jovem invejou os miseráveis, foi além no roubo, no crime de queimar vivos índios e mendigos.

Aparece agora, na boca de Lula a Transcendência como referencial de vida. Diz “graças a Deus”. Diz “se Deus quiser” Fala da humanidade como um todo e se preocupa com sua sorte. Certa mídia já começa a critícá-lo. Porque na civilização Ocidental se torna cada vez mais ridículo se falar de Deus, a não ser em hora de enterro. Melhor se aceita aquele ateu, chamado FH. Ousou comungar numa solenidade no Vaticano e “orou” no túmulo do Padre Cícero do Juazeiro para ganhar eleição.

Perdoem-me vocês o radicalismo. Tenho aplausos para todos os sintomas de progresso. Temo se a consciência moral ainda não for maior. Por isso sou daqueles que torcem pelo fim da civilização Ocidental.


Envie carta para Vini e Jobis

Logotipo do NCE Copyright (c) 2000 - Núcleo de Computação Eletrônica - Projeto DOSVOX
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Conectada à INTERNET através da RedeRio de computadores
Fale com o Webmaster