Leia crônicas de F. Pereira da Nóbrega


F. Pereira Nóbrega Sonho milenar

Sonhei, voltando ao Oriente, onde o homem deixou seu cordão umbilical.

Com tudo o que de lá nos veio, galopando no dorso de milênios, foi gostoso sonhar. Natureza protegida, sol e fé, também a humanidade - tudo de bom nos veio de lá.

Primeiro, a natureza. Sonhei que, no novo milênio, ela será venerada. Serão rios transparentes, oceanos sem manchas, peixes sem veneno, aves que levitam, ar respirável.

Golfinhos e baleias virão à beira-mar para de nós matarem saudades. Porque a natureza não mais será desnaturada.

Sonhei com ela, com o sol também. Com um novo tempo em que, sobre ira alguma, o sol não mais se porá.

Então artefatos bélicos serão peças de museu. E os tempos de guerra serão ditos pré-história da humanidade. Sonhei com o sol, nascendo para todos. E cada ser humano será grão de esperança enquanto a vida durar.

Com o sol, com a fé também sonhei. Ela o imitava. Nasce ele para viver um só dia. Mas cada dia renasce para viver outra vez. Sonhei com a fé, de retorno. Não a que implora o que está ao alcance do homem e lhe cabe construir. No que depende da tecnologia, cada vez menos o homem precisará de Deus. E o procurará, contudo. A Transcendência nunca será descartável.

Natureza, sol, fé, era, em sonho, o cortejo do Oriente. Nele, o homem também. Depois que chegamos aos limites do Ocidente, como quem se penitencia, sonhei com o homem de volta às origens. Ri melhor quem ri por último. O terceiro milênio será melhor que os dois primeiros. Enfim os humanos entenderão que pele não diferencia nem preconceito tem lógica. A identidade maior do homem paira além de povos e raças.

Sonhei que um dia o ter e o carecer serão limitados. E os abastados se dirão: basta. Sonhei que os adultos invejarão as crianças. E, como elas, se darão as mãos, sem olharem a quem. Como elas, poderão brigar até todos os dias. Mas todas as noites se perdoarão. Sonhei que a noite perdoará o dia.

Sonhei que prepotentes não mais haverá. Sobre a Terra 4 reis ainda restarão: os de copa, ouro, paus, espada. [«]


Envie carta para Vini e Jobis

Assine nosso Livro Nosso Mundo - Página Inicial Cantinho Lilás - Página Inicial Assine a Lista de Atualização de "Nosso Mundo"
Clique abaixo para participar da lista Espiritavox