CRÔNICA DE F. PEREIRA DA NÓBREGA



F. Pereira Nóbrega


Sentido e vida

Era eu menino quando li que alguém andava “errante”, Achei interessante a palavra. Alguém andava sem rumo, sem destino. E isto já é um erro, mais no existir do que no andar.

Com a vida, o sentido entrou no mundo. Nas plantas, raízes, caule, folhas, flores, frutos, tudo tem destinação, finalidade. Como as letras, dando sentido às palavras, a ave é um conjunto de órgãos, cada um com sua finalidade. A ave é a palavra que a natureza escreveu com as penas que sabem voar.

Até aí tudo acontece por instinto. Com o homem começa a razão. Intenção e ação agora se interligam. Só no sonâmbulo se separam. Ele é ação sem intenção, sem consciência de si. Parece que plantas e animais são uns sonâmbulos da existência. Movem-se rumo a finalidades ignoradas.

No homem o universo acordou. Mas você acordou mesmo? Ou é um sonâmbulo da existência? Sua vida tem sentido? Ou você vive por viver? Atravessando o mar da vida, escolheu algum porto onde chegar”

Falei de escolha. Significa dizer: falei de amor. Começar a viver é começar a escolher. E começar a escolher é começar a amar. Quando você escolhe um porto, já perde mil outros possíveis. Mas você entende que algo está compensando a perda. É o amor. É ele quem faz um valer mais do que mil.

É ele, bússola de seu destino, quem indica seu rumo na vida. Mas escolher não significa necessariamente acertar. Os animais jamais escolhem. Também nunca erram o sentido de suas vidas. É o instinto - já disse. Duro é escolher e se arrepender, amar e se frustrar. É dar ã vida um sentido que não faz sentido. É assim, quando a gente ama mal O coração amou por não saber amar.

Na vida faz sentido o tóxico? O erotismo, que não tem carinho porque não tem amor? A vida se vive uma só vez. É a canção que você solfeja e ninguém mais a repetirá.

Não importa viver muito. Importa viver bem, fazer a escolha que plenifica a vida. E bem viver não é apenas curtir prazeres. A consciência, que se aceita, vai além do instante. Atravessa a vida e lhe dá sentido. O prazer é vírgula nas páginas da existência. O sentido da vida é seu ponto final.


Envie carta para Vini e Jobis

Projeto DOSVOX Fale com o Coordenador do Projeto Dosvox