F. Pereira da Nóbrega


Propagandas


    Chego da rua. Quero relaxar. Ligo a TV. Ouço o que já me saturei de ouvir.


    “O telefone faz...


    Quero ser dono de minha casa. Ter a chave da porta não basta. Preciso não estar, a cada instante, obrigado a fechar portas de televisão. O programa agrada. A propaganda intercalada, repetitiva, imitando lavagem cerebral, ninguém agüenta mais. Termino fechando propaganda e programa..


    “O cachorro faz...”


    Se late ou morde, se agua postes, não me interessa o que o cachorro faz. As emissoras de TV são obrigadas a limitar os minutos de propaganda nos intervalos. O mesmo argumento limite a repetição do mesmo por semanas seguidas, se é de má qualidade.


    E tome “trim, trim, trim” nos ouvidos


    Quando estreou o programa de Ratinho, houve fortes reações. Grupos sociais, habituados a programas mais elitizados, protestavam contra o que chamavam de brega. O argumento se faz mais forte nessa crítica à propagandas de mau gosto.


    “ A vaca faz”...


    Ö protesto da elite é portador de uma verdade. Ninguém me diga que minha liberdade está protegida, porque posso mudar para outro canal. Liberdade nenhuma tem amparo se cada canal pode expor o mau gosto, o enervante.


    “ É trim, é trim”


    Haja propaganda, sim. Não foi esse o mundo que escolhemos? Mas dela se exija o que de Ratinho se reclamou. Se é o mau gosto que vai ao ar, por que, dessa bicharada toda – gato, cachorro, vaca – só o Ratinho é proibido? O resto tem imunidade tamanha de fazer inveja a deputado. O gato faz”...


    Um mínimo de qualidade a propaganda deve ostentar. Seja o cômico, o lírico, o romântico, o telúrico, tudo o que faz apelo à sensibilidade humana e deixa vontade de rever. Se tudo o que a propaganda ostenta é o puramente comercial, nem comercial ela consegue ser. De tanto nos enervar, termina sendo anti- propaganda.

É trim, trim, trim...


Envie carta para VINI E JOBIS Essa página foi gerada através do Intervox, mais um utilitário desenvovido pelo PROJETO DOSVOX
Fale com o Webmaster