Leia crônicas de F. Pereira da Nóbrega


F. Pereira Nóbrega Prefeitos e perfeitos

Prefeitos se dizem perfeitos. Todo homem é falaz. Procuramos um mínimo do humano que nos garanta não chegarmos aos descalabros. Procuramos e raramente achamos.

A base da unidade nacional é o município. O resto é mais abstrato, mais conta de somar das unidades de base. Nos municípios se definem os destinos nacionais. Aí se encontram, tangíveis, contáveis, as reais necessidades populares.

Para isso procuramos homens de passado insuspeito, de confiabilidade intocável. E parece que não os há. Assim nos insinuam Tribunais de Conta e de Justiça.

Os de Conta os caçam. Os de Justiça os cassam. São tantas contas rejeitadas que, parece, prefeitos não sabem somar. Melhor se diria que as Aritméticas são diferentes. Nas Prefeituras somar é diminuir, ocultar, subtrair. Multiplicar é dividir com os amigos. Porque dividir com eles é multiplicar eleitores.

A Justiça, por sua vez, tem cassado prefeitos em crescente marcha. Sobram desonestidades eleitorais e financeiras. Prefeitos fabricam dívidas, se locupletam. Há uma crise financeira permanente nas Prefeituras apesar da Lei de Responsabilidade Fiscal. Quando se quer aumentar o salário mínimo, elas dizem que não têm como pagar. E os carentes que paguem o preço da má versação do dinheiro público.

Dizia-me um ex-prefeito do sertão que sobraria dinheiro se prefeitos desviassem apenas 30% do que fraudam.

Conheci um empregado de padaria em João Pessoa. Desapareceu, reapareceu como prefeito de um lugarejo no interior. Queria construir para si um edifício de apartamentos. Com dinheiro de pão, não foi.

Um amigo comum, a mim e a um prefeito, ouviu dele e me disse: o homem comentava em voz baixa que já comprara 2 propriedades, queria comprar mais 2 antes de terminar o mandato.

No Ceará, 70% dos deputados preferiram se candidatar a prefeitos neste pleito. Esqueceram-se de que os salários municipais são bem inferiores.

Não atribuamos todos esses males a cada prefeito. Honestos ainda há. Mas, se nem todo prefeito é ladrão, todo ladrão quer ser prefeito. [«]


Envie carta para Vini e Jobis

Assine nosso Livro Nosso Mundo - Página Inicial Cantinho Lilás - Página Inicial Assine a Lista de Atualização de "Nosso Mundo"
Clique abaixo para participar da lista Espiritavox