Leia crônicas de F. Pereira da Nóbrega


F. Pereira Nóbrega Nossas elites

As elites brasileiras resistem. Prometem a modernidade e não saem da Caverna. Introduziram a informática, o robô, e desempregaram mais trabalhadores. A máquina vai substituindo o homem. Falam de competitividade. Significa ter o máximo de lucro e qualidade, com o mínimo de despesas. Novamente, é a máquina, protegida mais que o homem.

Nossas elites se portam indiferentes aos avanços sociais. O menor salário na Austrália corresponde a 5 mínimos nossos. Com isso é maior poder aquisitivo das massas, maior consumo, mais ativa a economia.

Nossas elites oferecem um dos menores salários mínimos do mundo. Anos atrás o Governo decretou que o Estado não mais se envolverá nas negociações do Trabalho. É a “livre” negociação, não mais entre patrão e empregados – agora, entre patrões e desempregados. Quando se fala de avanços sociais, respondem as elites que isso é coisa do Leste e com ele caiu. Neste país, tudo pode acontecer, menos as elites perderem.

Mais cruéis são as elites rurais. Mantêm suas milícias, fazem justiça pelas próprias mãos. Já mataram tantos que a Anistia Internacional gemeu a dor dos que aqui não têm voz. Denunciou nossos massacres de camponeses.

As elites brasileiras não são apenas econômicas. São também política – por pura decorrência. Ganham eleições porque têm dinheiro. Os bancos salvos da falência, os bilhões de dólares, que do Exterior venham, esperam a hora da campanha, para agradecerem aos políticos.

Passa a vitória política pelo monopólio das informações. São 80% das Comunicações brasileiras, pertencendo a apenas 20 famílias, sob as mesmas fortunas dos mesmos Senadores, Deputados, Governadores.

O país aumenta em pobreza, estaciona em natalidade. Aumenta em ignorância e doença enquanto as elites brasileiras tentam o retrocesso de todas as conquistas sociais. [«]


Envie carta para Vini e Jobis

Assine nosso Livro Nosso Mundo - Página Inicial Cantinho Lilás - Página Inicial Assine a Lista de Atualização de "Nosso Mundo"
Clique abaixo para participar da lista Espiritavox