F. Pereira da Nóbrega





    Político é um ser movido a medo. É medo de perder o eleitor, de passar má imagem à opinião pública, de ser flagrado nas trapaças que fez. Por isso abraça quem odeia, ri forçadamente, viaja mais que ave de arribação. Por isso concorda com o que discorda, não perde enterro nem casamento, parabeniza desconhecidos, telegrafa a quem nunca viu, Assim é e não merece compaixão. Se nada faz por amor a seu povo, faça por medo dele.


    Numa coisa ao menos representa o povo. A nossa é uma História movida a medo. No descobrimento, o escravo temia o branco, o índio temia o invasor. O branco temia ambos.


    Pedro I se fez imperador, "antes que algum aventureiro lance mão da coroa". A frase cunhada na História é o eco do temor. Foi preciso haver Zumbi dos Palmares para haver abolição da escravatura. Foi preciso o nordestino temer a fome que mata, para, emigrando arrebatar o Acre da Bolívia, construir Brasília, São Paulo.


    Por tudo isso, o político é, culturalmente, um ser movido a medo. Nunca se pretendeu resolver definitivamente o problema de nossas secas. Mas, no início dos anos 60, o Nordeste estava em evidência, no mundo inteiro. Stevenson foi o americano que os States mandaram para ver o Nordeste das Ligas Camponesas. Voltou, dizendo que seria a próxima Cuba do continente. Imediatamente, a Sudene foi criada pelo medo.


    FHC assumiu. Não queria reforma agrária. Extinguiu seu Ministério no primeiro dia. Ficou a reboque do MST. Fez o que sua convicção não ditava. Movido a medo, nada faria se não existisse MST.


    O desemprego não seria tamanho se representasse algum temor aos políticos. E representaria, se desempregados se organizassem com o MST e seus métodos. Só isto garantiria que a política daquele Presidente fosse radicalmente outra.


    Governo jamais deu a mínima para as secas do Nordeste, Mas quando famintos começaram a se organizar para os saques - antes feitos desordenadamente - Governo temeu, faminto, correu, apagando o fogo incipiente.


    Neste país, quer fazer História? Faça medo aos políticos.




F. Pereira Nóbrega


Envie carta para VINI E JOBIS Essa página foi gerada através do Intervox, mais um utilitário desenvovido pelo PROJETO DOSVOX
Fale com o Webmaster