Leia crônicas de F. Pereira da Nóbrega



Intimidade

Valores defendidos pela fé facilmente soam cafonas, superados. Conseguem status se defendidos pelas ciências do Homem. Então os sustentemos, ao menos por essas razões. Porque tudo o que é humano é cristão. A intimidade, por exemplo.

O homem é um ser que tem privacidade. Acesso a minha conta bancária, conversa telefônica,, carta que nem abri, espaços de meu lar? Esperem minha autorização. Da pedra ao homem, a Evolução foi um crescimento de interioridade.

Mais do que isso, detenho intimidade. Há espaços dentro de mim onde já não mais existe o meu, onde só o eu restou. Aí, minha identidade, último véu de proteção contra a exterioridade que banaliza.

Não é imoral um corpo nu. Minha nudez, ou a protejo ou a banalizo. Como a flor, a resguardo para quem amo. Assim também o sexo, no exílio do amor. Se pobre de enlevo, de encanto, resvala para bestialidade animalesca, condizente com os palavrões que a definem.

Vivemos a experiência do eu perdido. Rádio, cinema, tv, requintes da imagem e do som, nos sugam para fora de nós, como o avião que se abre, em pleno vôo. Quase estamos ao avesso de nós mesmos. Tempo falta para a intimidade da família. Até para minha consciência, que quer me falar. Beduíno da solidão, perdido de mim mesmo, convivo com milhões.

Na minha intimidade eu só admita quem amo, quem me ama. Mais que a nudez do corpo, a da alma consagrei aos reais amigos. Nesse espaço pronuncio segredos que a humanidade não pode ouvir. Também minha identidade, que só amor, amizade muita, merecem escutar.

Quando chegam à intimidade os que não são íntimos, podem esperar o desastre. Lembram-se da modelo brasileira na intimidade de Jaegers? Na cama queria o filho para, na Justiça, lhe arrancar milhões. Conseguiu ambos. Lembram-se de Mônica na cama de Clinton? Beirou o impeachmente a intimidade desses que não eram íntimos. Cada um de nós é uma flor em botão, esperando desvelar a nudez do corpo para quem se ama. A da alma, muito mais ainda.


Envie carta para Vini Jobis

Assine nosso Livro Nosso Mundo - Página Inicial Cantinho Lilás - Página Inicial Assine a Lista de Atualização de "Nosso Mundo"
Clique abaixo para participar da lista Espiritavox