Leia crônicas de F. Pereira da Nóbrega


F. Pereira Nóbrega Evolução e fé

Mundo feito em 7 dias? Então, antes de haver mundo já havia dia? Como fica isso se dia é duração do giro da Terra em torno de si? Deus, fazendo um boneco de barro, soprando sobre ele, para a origem do homem? São perguntas de cientistas que não entendem de Teologia.

Os répteis vêm dos anfíbios? O homem vem do macaco? E por que hoje macaco não mais vira gente? O que existe não foi criado por Deus? Foi aparecendo, cada um vindo de outro? São perguntas de teólogos que porventura nada entendam de Ciência.

A maior tragédia mental é do povo mesmo. Não entende de Ciência nem Teologia.

Diálogos de novelas, literatura de cordel falam como o povo fala. Não são de linguagem científica nem têm obrigação de ser. Também a Bíblia é linguagem do povo de milênios atrás, usando as categorias do pensamento de então, para dizer o que pretende.

A convivência humana seria quase ridícula, insuportável quase, se tivesse de ostentar saber científico. Em vez de água se diria protóxido de hidrogênio. Em vez de sal se diria cloreto de sódio.

A Bíblia não é livro de Ciência. Diga que o sol gira em torno da Terra se assim o povo melhor entende o que ela pretende comunicar.

E se houvesse de se ater ao rigor da Ciência, deveria usar a linguagem de hoje? Também, não. O hoje será superado pela exatidão científica do próximo milênio, de outros que depois dele virão. Nenhuma linguagem é definitiva, nem mesmo a da Ciência. A humanidade teria que esperar o último dia do avanço da Ciência para a Bíblia dizer a primeira palavra a homens das primeiras civilizações.

Um outro caminho parece mais compatível com os fins da comunicação. Usemos para cada povo suas categorias do pensar, ainda que pobres, despidas. Mais fácil o entendimento nessa linguagem do que na outra, dos laboratórios, universidades e provetas.

Se eu tivesse que falar ao índio do Alto Xingu sobre bomba atômica, não começaria a conversa lhe dando aula sobre o que seja energia, átomo, bomba. Mandaria imaginar que depois de uma noite de chuva um trovão ficou preso a uma estaca. Quando alguém o catucou ele explodiu com força tamanha que a luz do sol empalideceu, destruindo metade da Terra. E concluiria: bomba atômica é algo assim. Perdi em Ciência. Ganhei em comunicabilidade. [«]


Envie carta para Vini e Jobis

Assine nosso Livro Nosso Mundo - Página Inicial Cantinho Lilás - Página Inicial Assine a Lista de Atualização de "Nosso Mundo"
Clique abaixo para participar da lista Espiritavox