Leia crônicas de F. Pereira da Nóbrega



Escola e politização

Aos que esperam tudo da Escola peço prudência.

Essa vaca sagrada de há muito deixou de dar leite. Diplomas, sim, ela dá em abundância. E acredita que, com isso, cumpriu sua missão.

Nós nos acostumamos a pensar que só sabe quem passou pela Escola. Quem não, é ignorante. E cada nova necessidade social de se transmitirem informações nós a debitamos ao sistema de ensino.

Acontece que a Escola se tornou exageradamente escola. Envolveu-se num caráter quase fetichista. Foi entendida como um determinado tempo passado num determinado lugar.

A partir daí se pára a vida para se ir à Escola. Ela se tornou na vida o momento da teoria. E terminamos aprovados na Escola, reprovados no vestibular da vida. Porque a prática, mesmo a práxis, só a vida nos pode dar.

A tudo isso se some mais uma praga do Ocidente.

Enquanto no Oriente se vai à Escola para se aprender a viver, aqui vamos a ela para aprendermos a lucrar. Mias do que aprender a ter, a primeira coisa que ela nos deveria ensinar é como aprender a ser. Sob este aspecto a Escola está morta. E nem seus professores o sabem.

Tempos atrás circulou uma idéia de uma escola para políticos Alegava-se que eles ignoravam a própria Constituição, despreparados para o exercício do mandato. Então iríamos exigir um currículo de Ciências Políticas para quem quisesse se candidatar.

A atividade política, como gerência dos problemas nacionais, transborda qualquer ciência. Se o bom cientista faz o bom político, talvez nenhum de nossos reis, de nossos presidentes, prestou.

Se algum valeu foi graças não à Escola mas à experiência do saber viver. Em vez disto o que eles quiseram aprender foi o marketing político. Ensina como ganhar eleição. E sobre isso acho que já sabem demais. Hoje, não mais se desenvolve uma campanha política sem seu respectivo marketing.

Só há uma lição que o político aprende. É a que coloca em risco sua continuidade política. É o povo politizado.

Para o político aprender, o problema não está nele, está nos seus eleitores. Esses, sim, é que precisam aprender, não na Escola (que está quase proibindo o povo de pensar) mas na própria vida.


Envie carta para Vini Jobis

Assine nosso Livro Nosso Mundo - Página Inicial Cantinho Lilás - Página Inicial Assine a Lista de Atualização de "Nosso Mundo"
Clique abaixo para participar da lista Espiritavox