Leia crônicas de F. Pereira da Nóbrega



É Nordeste, é São João

Nas estórias de crianças, os animais foram chamados para uma festa. A vida inteira sejamos crianças. Desejemos a festa maior, aquela que soma a natureza e o homem. Assim o Natal na Europa, assim, no Nordeste, o São João. Lá, a natureza tem sua parte na neve que cobre o chão. A isso o europeu ajunta elementos culturais da canção, da culinária, do folclore, das tradições.

O Natal do Nordeste, sua festa maior, é o São João. Não é do vinho, do milho, de uma coisa só. É festa de tudo porque é tudo em festa. A natureza não poderia esperar o Natal porque dela, aqui, não é esse o maior momento. O que prende o Natal europeu na intimidade do lar - abaixo de zero - é o que põe o nordestino na rua, nos folguedos de São João: o clima menos quente destes trópicos, em eterno verão.

Lá, a canção é Noite Feliz. Cá, são as quadrilhas de São João. Se Nordeste é pobreza, os elementos juninos evocam o viver dos simples. Milho não é artigo de banquete. O casamento é “na roça”. A fogueira foi a iluminação primeira. De palha, a palhoça, o chapéu também.

Simples ainda, as vestes das quadrilhas. A elite tem seus requintes excludentes de jóias e roupas da moda, do tapete que até parece estar ali para não ser pisado. São João é liberdade de viver sem as normas do padecer social. A natureza oferece o milho e se faz canjica. Oferece lenha e se faz fogueira. Em torno dela, o compadrio de quem adotou afilhado de São João.

Como os desejos que anos esconderam e um minuto revela, ali estouram foguetes, foguetões. Também fogos de lágrimas, banhando os céus, como as lágrimas que dentro de nós correram o ano inteiro, proibidas de manifestação. Sonhos saem de nós, leves como andorinhas, escalam os céus, em forma de balões. Lá vão eles, levando a chama da esperança que o pobre acendeu para viver mais um ano.

A lágrima desce cada dia. O balão sobe uma noite apenas. Ambos escondem a mesma face do folião junino. Seu maior desejo é seu maior segredo. Lá vai ele, dentro de um balão.


Envie carta para Vini Jobis

Assine nosso Livro Nosso Mundo - Página Inicial Cantinho Lilás - Página Inicial Assine a Lista de Atualização de "Nosso Mundo"
Clique abaixo para participar da lista Espiritavox