Projeto DOSVOX F. Pereira Nóbrega



Confissão

Dentro em mim, sei que um monstro habita. Apressado pelas ruas, não escuta o mendigo, o menor abandonado. Reclama do tu e do vós. Do Eu o narcisista não guarda mágoas. Se lhe convém, faz saber ao outro que não está em casa. Diz acontecido na quinta feira o que ocorreu na quarta. Nas coisas pequenas, invoca o alibi para seu disfarce.

Dentro em mim, sei que um monstro habita. Se pergunto seu nome, ele responde o meu. É rápido para a ira, lento ao perdoar. Dos outros não se ocupa. De si ocupar-se basta. Do mundo de seus sonhos exilou a humanidade. Já prejudicou terceiros? Tombando, fez alguém cair. Sorrindo, fez alguém chorar. Dentro em mim ele tem de que se envergonhar. Desconversa, orgulha-se da esposa, filhos, enquanto de si se cala.

Dentro em mim, sei que um justo habita. Nas noites de chuva intensa, se preocupa com barreiras caídas sobre frágeis barracos. Ou com os curdos que Sadan persegue, com os oprimidos do Timor Leste, e outros de além mar. Sabe da menina que se perdeu de casa e tem desejo de procurá-la. Sabe das outras, ainda mais perdidas, onde a tolerância tem casas.

Dentro em mim, sei que um justo habita. E quando pergunto seu nome, ele responde o meu. Nos cinco continentes, nos portos dos sete mares, se compadece de nomes que ignora, de faces que nunca verá. Sabe seus sofrimentos e lhes deseja paz. Isso lhes ajuda nalguma coisa? É presente de pobre. Pois, presente de pobre é desejar aos outros o bem que não pode dar.

Dentro em mim, o justo guarda aversão ao médico que aborta e mata, ao engenheiro que constrói e cai. Aversão aos que vêm da fortuna para a política, dela fazendo um meio de vida a mais.

Mas hoje é encontro marcado. Estamos, face a face, o monstro, o justo e eu. Do monstro o justo se envergonha. Do justo o monstro gargalha. Alguma lágrima no rosto correu? No rosto do corpo ou da alma? Sangue é lágrima do corpo. Lágrima é sangue da alma. Alguma parou na face? É do justo arrependido do monstro que dentro traz.


Envie carta para VINI E JOBIS

Logotipo do NCE Copyright (c) 2000 - Núcleo de Computação Eletrônica - Projeto DOSVOX
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Conectada à INTERNET através da RedeRio de computadores
Fale com o Webmaster