Leia crônicas de F. Pereira da Nóbrega



F. Pereira Nóbrega Bush vem aí

Americanos fizeram amostra de democracia para o mundo se deslumbrar! Dois disputaram livremente. O povo votou tão livre que nem era obrigado a votar. A vitória passou por um empate técnico nas previsões. Um candidato felicitou o outro por sua derrota Que país democrático!

Mas a democracia americana morre em suas fronteiras. Para além delas, haja dominação. Nenhum outro país rico tem tropas sediadas nos cinco continentes. Os Estados Unidos as têm fora mais do que dentro. Por que, para quê? Se o Canadá, a seu lado, é Primeiro Mundo e potência mundial, se ele e outros países ricos não precisam disso, por que americanos precisariam?

Votaram, dizendo que Bush fez certo o que o mundo considerou errado: invadiu o Iraque para depor um ditador e poupar suas vítimas. Sadan recebia cerca de 16 cadáveres por mês. Agora são de 40 a 50 por dia. Haja mais 4 anos de bombas no Iraque, mentiras na imprensa, dizendo que Sadan tinha armas de destruição em massa.

Bush dirá que defende a democracia no mundo. Com ela, também o desenvolvimento. Porque sem um não haverá o outro. E com o desenvolvimento haja abundância de alimentos, extinção de miseráveis. Os números desmentem intenções de Bush e politização de americanos. No Iraque, Bush gastou até hoje US$80 bilhões, quantia superior a toda a ajuda internacional ao desenvolvimento: US$50 bilhões.

É espantoso como a mentira engana um povo, faz maioria, vence eleições, prepara a posse para indesejável do resto do mundo. Se eu vivesse naquela sociedade não seria um a mais para pensar assim? Se tivesse visto com meus olhos dois aviões pondo abaixo duas torres, matando tantos inocentes, não pensaria assim?

Se a racionalidade funciona em toda parte, não pensaria assim. Bush defendeu seu país do terrorismo internacional? O terrorismo não é tão internacional. É dirigido a certos alvos, não à humanidade como o é a dominação americana. Por que estes alvos foram escolhidos? Por que não os países escandinavos? Por que não os sulamericnaos?

O terrorismo é errado mas não é gratuito. É vítima antes de ser agressor. Nem escandinavos nem sul-americanos o provocaram. Os States recebem o retorno da dominação que pleiteiam. Quando um povo não foi capaz de enxergar os erros de seu governo, também seu governo não os enxergará.

E haja mais quatro anos de guerra.


Envie carta para Vini e Jobis

Assine nosso Livro Nosso Mundo - Página Inicial Cantinho Lilás - Página Inicial Assine a Lista de Atualização de "Nosso Mundo"
Clique abaixo para participar da lista Espiritavox