Projeto DOSVOX Saudade - Francisco Pereira da Nóbrega


F. Pereira Nóbrega


Saudade


    É palavra que nossa língua tem e se orgulha de só ela ter.

Mas quando se quer dizê-la, o silêncio emudece todas as línguas, a nossa também. Não se diz com palavras. Quem melhor a diz é a lágrima. Saudade é o que o poeta nunca escreveu, toda. Nem eu hoje vou conseguir decifrá-la.


    Menos do que ser, saudade é um nada.

É vazio que não se consegue preencher. E só sentimentos respondem a esse nada. É tentar a recuperação do eu perdido. Porque me apego a pessoas. E quando elas me fogem, levam pedaços de mim.

Isso serve para filosofar. Sinto-me ser incompleto. Busco nos outros completar-me. Sentimentos fazem essa ponte. Na presença é amor. Na ausência é saudade. Mas os dois se interdependem. Porque não há saudade sem amor nem amor sem saudade.


    Ela é tudo o que não poderia ser.

É presença do ausente, distância que não finda, busca que não acha. Saudade é vontade de ver, desejo de possuir, ânsia de mais amar. É morte lenta, nos roubando o sono. Mas é também vida em sonhos quando se sonha saudade. Os sonhos nos dão, de noite, o que a vida nos negou de dia.

Saudade é amor distante, desejo oculto. É o passado fisgando o presente, salpicando de tristeza as horas que passam.


    Saudade é o culto do impossível.

É desejar ver o que se fez invisível. É querer perto quem está longe, querer vivo quem não vive mais. É desejo que o passado volte a ser presente, sem eu sair do presente, sem eu também passar.

E mesmo assim, saudaEla é tão íntima da vida que não se vive sem saudade. A três por dois nos separamos. São abraços nos aeroportos, lenços acenando na distância que aumenta mais. É velhice olhando a mocidade. É juventude recordando a infância. É a menina buscando a boneca que não é mais.

A máquina fotografou quem partiu. Guardei na fita aquela voz, no videoteipe aquela imagem. Revejo hoje a foto, a voz, no teipe aquela imagem. Neles vejo, ouço o que na hora não foi registrado. Tudo aquilo está impregnado de saudades.


    Saudade é tudo o que fica de tudo o que não ficou..


Envie carta para Vini e Jobis

Logotipo do NCE Copyright (c) 2000 - Núcleo de Computação Eletrônica - Projeto DOSVOX
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Conectada à INTERNET através da RedeRio de computadores
Fale com o Webmaster