Inclusão do deficiente visual na rede regular de ensino: uma proposta
criativa com o uso de metáforas
Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós
Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, em cumprimento
das exigências para a obtenção do Grau de Mestre, em novembro de 2000.
O presente estudo tem por objetivo discutir a criatividade como um
caminho que possibilitará a inclusão de alunos deficientes visuais na
rede regular de ensino.
Com tal intuito, investigamos o uso de metáforas para a introdução de
conteúdos em Português, Matemática, Estudos Sociais e Ciências, numa
turma de 4a série do ensino fundamental, composta por alunos cegos e
videntes.
Os resultados demonstram a eficácia aula onde estejam incluídos
alunos cegos, no entanto, sabe-se que não é habitual no sistema de
ensino brasileiro O uso de metáforas, portanto, é necessário o
treinamento e capacitação de professores para que melhor aproveitem as
vantagens dessa técnica no processo ensino-aprendizagem.
The purpose of this study was to investigate creativity as a way to
make possible to visual deficient students' inclusion in the regular
classroom. it was investigated the use of metaphors for introducing
portuguese contents, mathematics, social studies demonstrated the
effectiveness of metaphors as a means of introducing different contents
in the classroom to teach blind as well as regular sighted students. in
conclusion, it was recommended that teachers be trained in the use of
metaphors to improve learning among all students.
Entre em contato com Maria do Socorro Belarmino de Souza
Reinvente o seu modo de "ver" o mundo a través da leitura...
Envie suas críticas e sugestões...