CANTINHO DA PANDORA

"Pesquisadores Cegos"



MARIA DO SOCORRO BELARMINO DE SOUZA

Inclusão do deficiente visual na rede regular de ensino: uma proposta criativa com o uso de metáforas
Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, em cumprimento das exigências para a obtenção do Grau de Mestre, em novembro de 2000.

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo discutir a criatividade como um caminho que possibilitará a inclusão de alunos deficientes visuais na rede regular de ensino.
Com tal intuito, investigamos o uso de metáforas para a introdução de conteúdos em Português, Matemática, Estudos Sociais e Ciências, numa turma de 4a série do ensino fundamental, composta por alunos cegos e videntes.
Os resultados demonstram a eficácia aula onde estejam incluídos alunos cegos, no entanto, sabe-se que não é habitual no sistema de ensino brasileiro O uso de metáforas, portanto, é necessário o treinamento e capacitação de professores para que melhor aproveitem as vantagens dessa técnica no processo ensino-aprendizagem.

ABSTRACT

The purpose of this study was to investigate creativity as a way to make possible to visual deficient students' inclusion in the regular classroom. it was investigated the use of metaphors for introducing portuguese contents, mathematics, social studies demonstrated the effectiveness of metaphors as a means of introducing different contents in the classroom to teach blind as well as regular sighted students. in
conclusion, it was recommended that teachers be trained in the use of metaphors to improve learning among all students.


Entre em contato com Maria do Socorro Belarmino de Souza







Volta à anterior

PÁGINA PRINCIPAL

Dê-nos sua opinião



Visite-nos sempre...

Reinvente o seu modo de "ver" o mundo a través da leitura...

Envie suas críticas e sugestões...