nasceu em Itapetim, no interior de Pernambuco. É a sétima filha de Gerci e Mariano Belarmino de Sousa, um casal de camponeses que teve 13 filhos, 7 dos quais são cegos - ela inclusive. Viveu os primeiros anos de sua infância em companhia dos pais, brincando no campo, tomando banho de riacho e travando conhecimento com árvores, pássaros e os animais domésticos que sua mãe criava.
Aos seis anos foi internada num colégio paracrianças cegas em João Pessoa, Estado da Paraiba, onde alfabetizou-se e cursou as quatro séries do 1.° grau. Seu interesse pela leitura, efetuada pelo método braile, logo se evidenciou. Travou conhecimento com o mundo encantado de Monteiro Lobato, e aos nove anos já havia escrito a sua versão de Reinações de Narizinho, que consistia em um resumo daquela famosa obra.
Em 1976, concluiu o Curso Normal e, em 1981, recebeu o diploma de bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraiba. Não teve maiores dificuldades para conseguir emprego. Aprovada por concurso público, passou a lecionar na mesma escola onde fizera os primeiros estudos, e como repórter foi admitida no jornal O Norte.
Escreve crônicas, poesias e contos. Seu primeiro livro, editado em João Pessoa, é uma reunião dos contos infantis escritos na adolescência e tem como titulo O patinho criança. Através da literatura, Joana procura relatar-nos a sua percepção do mundo. É ela quem nos diz:
"Sempre quis me expandir. Dizer o que penso, o que sinto, comunicar-me
com os outros, transmitir informações".
Leia algumas das minhas crônicas e textos.
Veja também os meus textos técnicos dentro das áreas de minha preferência.
Reinvente o seu modo de "ver" o mundo a través da leitura...
Envie suas críticas e sugestões...