VITÓRIA-RÉGIA



Numa Tribo de índios que vivia às margens do Grande Rio, junto aos igarapés silenciosos, as jovens índias cantavam e sonhavam.As índias ficavam por muitas horas olhando a Lua (Jaci, como chamavam a Deusa) e a beleza das estrelas.

Um dia, Neca-Neca, uma bela jovem índia , subiu numa árvore mais alta para ver se tocava na lua. Não conseguiu. Impacientes, as índias, noutro dia, foram às montanhas distantes para tocar com as mãos a lua e as estrelas. Nada. Quando lá chegaram, a lua estava tão distante que voltaram tristonhas para suas malocas, e na rede todas ficaram deitadas muito tristes. Ficaram tristes, porque, caso tocassem a lua ou as estrelas, tornar-se-iam uma delas com toda a sua beleza.

Numa outra noite, Neca-neca deixou sua rede muito tristonha, desiludida porque não conseguira tocar a lua. Era uma noite de lua cheia. Lá estava a lua grande e bela, refletida nas águas. Ela então resolveu pedir a Lua para Tocá-la e resolveu atirar-se no Rio para tentar tocá-la (o Reflexo da Lua no Rio) e desapareceu. A lua (Iaci) ficou com muita pena e resolveu imortalizá-la na terra, pois era impossível para ela levá-la para seu reino espiritual e transformá-la numa estrela ,então transformou-a numa flor, a vitória-régia.


VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL